Este projeto tem como objetivo contribuir para a
formação continuada de professores da rede municipal de Hortolândia. Entende-se
formação continuada como um processo crítico-reflexivo do saber docente, mais
especificamente, no caso deste projeto, o saber docente para o ensino da
Matemática. O intuito é o de oferecer aprofundamento nos conteúdos e
metodologias utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. O projeto surgiu de uma parceria estabelecida entre o Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus
Hortolândia e a Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia. A ação dá
sequência ao projeto de oficinas desenvolvido no ano de 2019 que tomou como
ponto de partida as demandas apresentadas pelos professores, coordenadores
pedagógicos e gestores da secretaria, sendo agora reformulado baseado também
nas avaliações dos questionários das oficinas já realizadas e nos protocolos de
segurança relacionados à Covid 19. No ano de 2020 o projeto não pode ser
desenvolvido pois previa atividades presenciais.
A proposta do projeto é desenvolver nos(nas) professores(as) um
conhecimento mais profundo da matemática elementar, aquela presente no
currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e praticada em sala de aula.
As oficinas combinam atividades multimídia assíncronas (2h), que introduzem e
discutem um determinado conteúdo matemático, com um encontro síncrono (2h) para
aprofundar essa discussão e sanar dúvidas, para cada um dos temas. Apesar de
tratarem de tópicos pontuais, as oficinas possuem alguns princípios pedagógicos
norteadores, como: promover uma compreensão profunda da matemática elementar;
promover uma visão mais saudável de matemática, que veja o erro do estudante
como oportunidade para o aprendizado e que aceite múltiplos caminhos na
resolução de um problema e que priorize a compreensão sobre mecanização.
O blog (https://projetoextensaoifsp.wordpress.com/) é o canal de comunicação entre os participantes das oficinas e a
equipe organizadora. Contempla fotos, materiais e questionários das oficinas. É
uma ferramenta de divulgação das oficinas e pode ser útil para quem não teve a
oportunidade de participar.
Temas | Inscrições e Atividades Assíncronas | Encontro síncronas |
Cálculo com horas | 07/04/2021 | 14/04/2021 |
Divisão por estimativas | 20/04/2021 | 28/04/2021 |
Ideias iniciais de Probabilidade | 05/05/2021 | 12/05/2021 |
África e matemática: Começando pelos jogos africanos | 19/05/2021 | 20/05/2021 |