Certificados

Os certificados da Formação continuada em Matemática para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. ja estão disponíveis para quem fez inscrição e confirmou sua presença.

Aos que se inscreveram no momento do evento os certificados serão emitidos gradativamente.

Apresentação

Este projeto tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores da rede municipal de Hortolândia. Entende-se formação continuada como um processo crítico-reflexivo do saber docente, mais especificamente, no caso deste projeto, o saber docente para o ensino da Matemática. O intuito é o de oferecer aprofundamento nos conteúdos e metodologias utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto surgiu de uma parceria estabelecida entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Câmpus Hortolândia e a Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia. A ação dá sequência ao projeto de oficinas desenvolvido no ano de 2019 que tomou como ponto de partida as demandas apresentadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da secretaria, sendo agora reformulado baseado também nas avaliações dos questionários das oficinas já realizadas e nos protocolos de segurança relacionados à Covid 19. No ano de 2020 o projeto não pode ser desenvolvido pois previa atividades presenciais.

A proposta do projeto é desenvolver nos(nas) professores(as) um conhecimento mais profundo da matemática elementar, aquela presente no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e praticada em sala de aula. As oficinas combinam atividades multimídia assíncronas (2h), que introduzem e discutem um determinado conteúdo matemático, com um encontro síncrono (2h) para aprofundar essa discussão e sanar dúvidas, para cada um dos temas. Apesar de tratarem de tópicos pontuais, as oficinas possuem alguns princípios pedagógicos norteadores, como: promover uma compreensão profunda da matemática elementar; promover uma visão mais saudável de matemática, que veja o erro do estudante como oportunidade para o aprendizado e que aceite múltiplos caminhos na resolução de um problema e que priorize a compreensão sobre mecanização.

O blog (https://projetoextensaoifsp.wordpress.com/) é o canal de comunicação entre os participantes das oficinas e a equipe organizadora. Contempla fotos, materiais e questionários das oficinas. É uma ferramenta de divulgação das oficinas e pode ser útil para quem não teve a oportunidade de participar.

Datas Importantes

As inscrições para as oficinas são abertas 8h e neste momento as atividades assíncronas já podem ser iniciadas. O encontro síncrono será realizado de 18h30 à 20h30.
TemasInscrições e Atividades AssíncronasEncontro síncronas
Cálculo com horas 07/04/202114/04/2021
Divisão por estimativas20/04/202128/04/2021
Ideias iniciais de Probabilidade05/05/202112/05/2021
África e matemática: Começando pelos jogos africanos19/05/202120/05/2021

Comissão Organizadora

Kênia Cristina Pereira Silva
Ana Paula Rodrigues Magalhaes de Barros
Flávio Margarito Martins de Barros



 
Formação continuada em Matemática para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
© 2021 - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Câmpus Hortolândia
Desenvolvido por Equipe