O modelo de ensino tradicional baseado majoritariamente em aulas
discursivas vem passando por grandes questionamentos e transformações
por conta do volume crescente de informações, a chamada explosão do
conhecimento, e pela disponibilidade de grande variedade dispositivos
tecnológicos para o seu acesso. Neste contexto, tem-se destacado a
metodologia para aquisição do conhecimento chamada aprendizagem ativa.
Dentre as diferentes técnicas para aplicação da aprendizagem ativa em
sala de aula a presente proposta foca na metodologia STEM ou STEAM,
acrônimo para os termos em inglês Science, Technology, Engineering, Arts
and Mathematics. Nesta metodologia o estudante tem a disposição
ferramentas convencionais e digitais e um ambiente seguro que estimule a
criatividade, a experimentação e a aprendizagem por meio de projetos.
Este projeto propõe a organização de um ciclo de oficinas com duração de
5h em que serão apresentadas a professores e formadores do ensino
fundamental e médio ferramentas e práticas que podem ser utilizados para
o desenvolvimento das metodologias ativas baseadas em projetos em sala
de aula. Os participantes utilizarão ferramentas como o Arduino,
TinkerCad e a modelagem e impressão 3D e desenvolverão atividades por
meio de projetos simples feitos a cada encontro. Espera-se que esta
formação possa difundir o uso de ferramentas digitais nas escolas da
rede pública e privada desta região e que com isso possamos contribuir
para a melhoria nos indicadores educacionais regionais.