Página inicial > Últimas Notícias > Institucional > Institucional: Coordenadoria de Extensão (CEX) > Finalização do Curso de Extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática”

Finalização do Curso de Extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática”

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h13 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h15

No último sábado, 14 de dezembro, ocorreu o último encontro presencial da primeira turma do curso de extensão “Vídeos do Youtube no Ensino de Matemática”, voltado para professores de matemática de Hortolândia e região, que teve como formadora a professora do câmpus Marília Franceschinelli de Souza.

O curso, que faz parte da pesquisa de doutorado da docente, foi semipresencial, e teve como principais objetivos promover uma formação com tecnologias digitais de forma integrada, em que se discutisse o papel dessas tecnologias como agentes da produção do conhecimento matemático, e, em particular, dos vídeos do Youtube; além de proporcionar vivências aos professores para que eles se sentissem encorajados a desenvolver suas próprias atividades com vídeos digitais.

Durante três meses os professores participantes puderam vivenciar, refletir e discutir acerca do papel das tecnologias digitais no ensino de matemática, principalmente dos vídeos do Youtube, mídias que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos, e, através de atividades práticas, foi possível compreender como introduzi-las nas aulas de matemática de forma significativa.

Ao final do curso, os professores elaboraram suas próprias propostas pedagógicas utilizando alguns vídeos do Youtube, sendo possível também aplicá-las com seus alunos.

Os professores participantes relataram que a experiência foi muito positiva e construtiva, destacando o papel da ação formativa em grupo, de forma coletiva e colaborativa, em que se valorizou a prática e a realidade de cada um.

Esta foi a primeira edição do curso, que será novamente ofertada no próximo semestre.