Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias: Ensino > IFSP Câmpus Hortolândia realiza a 1ª etapa da II Olimpíada de Foguetes - Mostra Brasileira de Foguetes
Notícias: Ensino

• Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 15h04
  • Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 14h27

O IFSP Câmpus Hortolândia realizou no sábado a 1ª etapa da II Olimpíada de Foguetes do IFSP-HTO - Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na competição, os alunos constroem seus próprios foguetes com garrafas PET e utilizam uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio como combustível. O objetivo é que o foguete tenha o maior alcance possível. O evento contou com o apoio da prefeitura na limpeza e terraplanagem do terreno, construção de escada de acesso, além da instalação de uma tenda para a comunidade presente.

A 1ª etapa contou com a participação de 25 equipes formadas por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores do IFSP HTO. Dessas, 11 equipes obtiveram alcances superiores a 80 metros e se classificaram para a 2ª etapa, que acontecerá no próximo sábado (11/05) a partir das 7h no IFSP Câmpus Hortolândia. A equipe "Lux Christi" obteve o alcance de 129 metros, o recorde do Câmpus até o momento. Assim como as demais equipes classificadas, eles terão a oportunidade de melhorar a marca na 2a etapa para conseguir medalhas da MOBFOG. O evento ainda contará com a participação de 8 equipes de 9° ano da EMEF Padre Domingos Zatti, de Campinas.

Estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, e o secretário de inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno. O prefeito ressaltou a que o evento incentiva o estudo das ciências nas escolas da cidade. Estiveram presentes também a direção da EMEF Professora Janilde Flores Gaby do Vale e alunos de 9° da EMEF Padre Domingos Zatti de Campinas. Os alunos prestigiaram o evento e fizeram uma visitação ao Câmpus, acompanhados pelo grêmio estudantil.

O evento faz parte do projeto de extensão "II Olimpíada de Foguetes do IFSP-HTO", e tem como objetivo ampliar a participação dos estudantes da comunidade nas olimpíadas técnico-cientificas e fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. A ação conta com a realização de oficinas em escolas de ensino fundamental para a construção de foguetes e participação nos eventos. Fazem parte da ação os professores Marcelo Cardinali, Thiago Tambasco, Danny Anderson, Naur Janzantti, Flávio Barros e a pedagoga Caroline Jango.

MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

A MOBFOG é uma olimpíada experimental  realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos do ensino fundamental e médio de todo território nacional e tem por finalidade fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins.

Fotos: Flávia Torezin / Danny Anderson