Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias: Ensino > IFSP-HTO se classifica para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes - MOBFOG
Notícias: Ensino

Equipe do IFSP-HTO se classifica para participar da Jornada de Foguetes na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. O foguete lançado pelos alunos alcançou 131 metros.

Confira o resumo dos dois dias de evento:https://youtu.be/TxgzGCVeJBg

• Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h18
  • Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h22

O Câmpus Hortolândia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia, realizou nos dias 04 e 11 de maio a II Olimpíada de Foguetes, etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Participaram do evento 25 equipes do IFSP-HTO e 8 equipes da EMEF Padre Domingos Zatti, de Campinas.

Na competição, as equipes construíram e lançaram seus próprios foguetes com o objetivo de obter o maior alcance horizontal possível. O 1° lugar no nível 4, em que os foguetes utilizam uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre como combustível, ficou com a equipe "Lux Christi", formada pelos alunos do 3° ano do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do IFSP Lucas Elias, Nathalia Santos e Ana Clara Rocha. A equipe obteve a marca de 131 metros e se credenciou para disputar a etapa nacional da competição.

Esta edição contou com a participação de 8 equipes do 9° ano da EMEF Padre Domingos Zatti no nível 3, em que os foguetes utilizam água e ar comprimido como combustível. A equipe "Five Migas" alcançou o primeiro lugar com a marca de 135 metros.

O professor Marcelo Cardinali comemora os resultados das equipes: "O empenho e dedicação dos alunos nesta edição foi surpreendente. Além do excelente resultado obtido por todas as equipes, conseguimos a classificação para a próxima fase".

A abertura oficial do evento contou com a presença do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini e, ao termino da competição, foi realizada a cerimônia de entrega de medalhas onde estiveram presentes o Diretor Geral do Câmpus Hortolândia, Edgar Noda e o Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia, Régis Athanázio Bueno. As três melhores equipes dos níveis 3 e 4 receberam medalhas.