Aprovado pela Portaria nº 2.110, de 10 de maio de 2013, o Programa de Capacitação e Qualificação do IFSP tem por objetivo a promoção do desenvolvimento integral do servidor por meio de seu aperfeiçoamento técnico, científico e cultural, visando a melhoria de seu desempenho profissional.

Capacitação é o processo de aprendizagem não formal, realizado de forma interna ou externa, visando a atualização, o aprofundamento ou a complementação da formação do servidor.

Capacitação Interna: Ações de capacitação desenvolvidas no âmbito interno da Instituição, destinadas aos servidores docentes e técnico-administrativos.  Compreende as seguintes modalidades:

I. Treinamentos internos: realizados no ambiente de trabalho dos diversos setores do IFSP, envolvendo ou não a participação de servidores lotados em outros câmpus. Poderão tratar da implantação de novos procedimentos, atualizações de sistemas ou assuntos pertinentes às atividades diárias do servidor;

II. Cursos internos: propostos e realizados pela instituição, são cursos relacionados ao ambiente organizacional, condicionados à existência de recursos, nas modalidades in company, turmas fechadas do IFSP, EAD ou videoconferência.

As capacitações internas, quando realizadas por servidores técnico-administrativos, envolverão dispensa de atividades sem necessidade de compensação de horário; quando realizadas por docentes, envolverão reposição de aulas de acordo com a necessidade e determinação da Coordenação de Curso e da Direção Geral do Câmpus.

Capacitação Externa: Participação em cursos, treinamentos, congressos, feiras, visitas técnicas ou outros eventos de mesma natureza.

A participação poderá ocorrer em três situações:

I. Sem ônus: realizada fora do horário de trabalho, sem necessidade de dispensa de atividades e auxílio financeiro do IFSP. Não está sujeita a qualquer restrição;

II. Com ônus limitado: realizada com recursos próprios, requer dispensa das atividades diárias, que poderá ser concedida a critério da chefia imediata. No caso de servidor docente, há necessidade de reposição das aulas que coincidirem com o período do evento;

III. Com ônus: realizada mediante requisição de um ou mais elementos que seguem: (i) dispensa das atividades diárias, (ii) custeio de passagem aérea, (iii) pagamento de diárias, (iv) pagamento de taxa de inscrição.

A participação do servidor em capacitação externa que ocorra fora do país, em período de efetivo exercício ou recesso (exceto férias), fica condicionada à autorização de afastamento do país expedida pelo Reitor.

Os procedimentos e requisitos para solicitação e/ou participação em Capacitação Externa estão especificados no Anexo II – Procedimentos para Capacitação Externa.

 

ANEXO I - Capacitação Interna (documento em Word, 637.5 kb)

ANEXO II - Capacitação Externa (documento em Word, 658 kb)

ANEXO III - Capacitação Externa - Dispensa de Atividades  (documento em Word, 595 kb)

ANEXO VI - Solicitação de Afastamento do País  (documento em Word, 93.5 kb)

ANEXO VII - Relatório de Viagem (documento em Word, 48.5 kb)

 

Programa de Capacitação e Qualificação (documento em pdf, 3,92 mb)

Anexos - Programa de Capacitação e Qualificação (documento em pdf, 222,82 kb)