Quando houver a necessidade da compra de algum Material ou Contratação de Serviço, deve-se encaminhar a CLT - Coordenadoria de Licitações e Contratos os seguintes documentos, em PDF (somente):

  1. Termo de Referência: É neste documento que o requisitante irá descrever todas características e peculiaridades daquilo que se pretende adquirir ou Contratar como por exemplo a descrição completa, condições de garantia, início dos serviços e etc. Modelos: Serviços , Materiais e Acervo (preencher somente o que está em amarelo).
  2. Mapa Comparativo: Serve para comprovar que o preço estimado representa de fato a realidade do mercado. São necessários três orçamentos para cada item, e a média desses valores será o preço registrado em processo;
  3. Orçamentos: é a forma como se comprova a economicidade da compra, é também a comprovação do preço médio praticado no mercado. A pesquisa de mercado deve seguir as regras da IN 03/2017: apresentar três orçamentos (priorizando sempre Comprasnet ou Outro ente público). Os orçamentos podem ser obtidos das seguintes formas:
  • Comprasnet ou Outros entes públicos: utiliza o Painel de Preços;
  • Fornecedores: consulta por meio de fornecedores (é obrigatórios apresentar os e-mail da solicitação formal do requisitante e resposta do fornecedor);
  • Sítios Eletrônicos/Mídias Especializadas: para orçamentos obtidos por sites é obrigatório que conste data e horário da pesquisa;
  • Outro método

Caso não seja possível encontrar três orçamentos para compor o Mapa Comparativo ou também no caso de utilização de outro método de pesquisa, a justificativa deve ser feita por Memorando, onde conste ciências da Chefia Imediata e do Diretor Geral.

Para facilitar a busca no portal do Comprasnet, utilizar se necessário o Manual de Pesquisa (Caderno de Logística). 

 

Depois de preparada toda a documentação o requisitante deve encaminhar os arquivos em PDF à CLT, para continuidade do processo de aquisição ou contratação.

Na CLT após ajustes necessários, e preparo de todos os documentos referentes ao processo licitatório como Edital e Minuta de Contrato, o processo será enviado por meio da Nuvem para a Reitoria, e somente após a aprovação da Reitoria a documentação é impressa para assinatura das partes envolvidas, e envio do processo físico para possíveis recomendações e aprovação da PRF - Procuradoria Regional Federal.

Após esta aprovação o Pregão Eletrônico é publicado no DOU - Diário Oficial.

O Pregão fica publicado por oito dias no DOU para dar ampla visibilidade aos licitantes/fornecedores. Após os oito dias de publicação o Pregão é aberto para disputas.

Após o encerramento do Pregão as áreas requisitantes são informadas do resultado neste portal do resultado.

 

CLT
Coordenadoria de Licitações e Contratos