Atendendo a demanda recorrente da comunidade do câmpus, a prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano, foram iniciadas as obras de melhoria no acesso ao câmpus (veja o projeto na íntegra) o que contempla a adequação da passagem de pedestres, implantação do retorno de veículos, adequação do ponto e parada de ônibus e instalação de  novos dispositivos para segurança de pedestres e veículos que trafegam no local. Essa ação é uma resposta do poder público às diversas solicitações da comunidade que por meio da interlocuçao da Direção Geral do Câmpus junto aos  representantes da prefeitura pode ser viabilizada.

Após análise da equipe de engenharia do Departamento de Mobilidade Urbana e em observância às normas de trânsito específicos para o local (estrada, espaço disponível, fluxo previsto) e topologia, apresentou como projeto viável um retorno no canteiro central, à altura na qual hoje se situa o totem do câmpus (ao lado da via de acesso ao câmpus). A escolha do local, segundo a engenheira responsável pela obra, se dá em razão a topologia apresentada no entorno e capacidade de execução.
 
A segurança dos veículos e dos pedestres que necessitarem cruzar a avenida Thereza Ana Cecon Breda será garantida através de sinalização semafórica nas duas vias. Para atravessar a avenida, os pedestres contarão com o controle dos semáforos através de botoeiras instaladas em 4 pontos ao longo da passagem de pedestres. Os veículos também contarão com um sistema semelhante de controle dos semáforos, composto por um conjunto de sensores semelhantes aos utilizados por radares em rodovias, denominado "laço".
 
De acordo com a equipe do Departamento de Mobilidade Urbana, quando os veículos passam sobre estes sensores, o equipamento é acionado, e após decorrido o tempo padrão de ciclo do equipamento, é acionada a parada do semáforo.
 
Além da sinalização por semáforos, complementará a sinalização aviso de semáforo piscante (a 150 metros do semáforo), placas de sinalização visual (limite de velocidade e aviso de travessia de pedestres) e sinalização através de pinturas asfálticas (faixa de pedestres, aviso de semáforo, aviso de travessia de pedestres e faixas zebradas).