Colegiado 

O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Para garantir a representatividade dos segmentos, será composto pelos seguintes membros:

  1. Coordenador de Curso (ou, na falta desse, pelo Gerente Acadêmico), que será o presidente do Colegiado.
  2. No mínimo, 30% dos docentes que ministram aulas no curso.
  3. 20% de discentes, garantindo pelo menos um.
  4. 10% de técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos, garantindo pelo menos um;

Os incisos I e II devem totalizar 70% do Colegiado, respeitando o artigo n.º 56 da LDB.

As competências e atribuições do Colegiado de Curso, assim como sua natureza e composição e seu funcionamento, estão apresentadas na Instrução normativa nº 02/PRE, de 26 de março de 2010.

De acordo com esta normativa, a periodicidade das reuniões é, ordinariamente, duas vezes por semestre, e extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocadas pelo seu Presidente, por iniciativa ou requerimento de, no mínimo, um terço de seus membros.

Os registros das reuniões devem ser lavrados em atas, a serem aprovadas na sessão seguinte e arquivadas na Coordenação do Curso.

As decisões do Colegiado do Curso devem ser encaminhadas pelo coordenador ou demais envolvidos no processo, de acordo com sua especificidade.

O colegiado do curso de Licenciatura em Matemática será constituído no primeiro semestre de 2017. 

Eleição para composição do colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Hortolândia

Coordenação do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Hortolândia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo torna público Edital IFSP/CLM HTO-MAT 01/2017 que regulamenta o processo eleitoral de escolha dos representes para o Colegiado do Curso.

Colegiado do Curso é um órgão consultivo e deliberativo,  composto pelo coordenador do curso (seu presidente) e por representantes dos segmentos docente, discente e técnico em assuntos educacionais ou pedagogo, na proporção de 70%, 20% e 10%, respectivamente. 

 

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes, de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme a Resolução CONAES no  01, de 17 de junho de 2010. A constituição, as atribuições, o funcionamento e outras disposições são normatizadas pela Resolução IFSP n° 833, de 19 de março de 2013.

Sendo assim, o NDE constituído inicialmente para elaboração e proposição deste PPC, conforme a Portaria de nomeação n º 0013/2016, de 22 de Junho de 2016, é:

Kênia Cristina Pereira Silva (Doutora);

Carlos Eduardo de Oliveira (Mestre);

Fabiano Ionta Andrade Silva (Mestre);

Ricardo Inácio Batista Júnior (Mestre);

Thiago Tambasco Luiz (Mestre);

Flávio Margarito Martins de Barros (Mestre);

Marcelo Camponez do Brasil Cardinali (Mestre);

Guilherme Ramanho Arduini (Doutor);

Daniela Marques (Doutora);

Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa (Mestre).

Segundo portaria do Núcleo Docente Estruturante (NDE)  (arquivo em pdf, tamanho 134.25 kb).