Encontram-se abertas as inscrições de trabalhos para o IV Workshop da Mecânica. Os alunos do IFSP - Hortolândia, em especial dos cursos Concomitante em Fabricação Mecânica e Integrado em Mecânica, estão convidados a submeter resumos de seus trabalhos entre os dias 16/05/2018 e 06/06/2018.

Para enviar seu trabalho, clique no link para o formulário de inscrição. Atenção: todos os campos marcados com asteriscos vermelhos são de preenchimento obrigatório. O endereço de e-mail fornecido será o único endereço contactado pela organização do evento para cada trabalho enviado. Os resumos não devem ultrapassar 2.000 caracteres.

Os resumos serão avaliados pela comissão organizadora do evento. Os autores dos trabalhos aceitos para apresentação serão comunicados por e-mail e terão até o dia 13/06/2018 para enviar um pôster que ficará exposto no Auditório no dia do evento.

O Workshop da Mecânica

LogoIVWorkshopMecanica

O Workshop da Mecânica do IFSP - Hortolândia chega à sua quarta edição, proporcionando um ambiente de compartilhamento de informações e divulgação de projetos para toda a comunidade interna do campus. As mostras de trabalho são divididas em duas sessões, vespertina e noturna, atendendo público dos cursos Integrado em Mecânica e Concomitante em Fabricação Mecânica.

Como em outras edições, a mostra de trabalhos promete contar com uma grande variedade de projetos envolvendo diversas áreas de pesquisa da mecânica. Será também a ocasião de demonstrar protótipos e conceitos inovadores em desenvolvimento dentro do nosso câmpus. Uma banca avaliadora estará circulando e oferecendo contribuições aos trabalhos.

O IV Workshop da Mecânica acontece dia 20/06/2018, no Auditório do IFSP - Hortolândia. A sessão vespertina acontece das 13h30 às 17h30, enquanto a sessão noturna acontece das 19h00 às 22h35. Venha prestigiar os trabalhos em exposição. Contamos com sua presença!

 

Informações importantes

O quê:  IV Workshop da Mecânica

Quando: 20/06/2018 (sessão vespertina: 13h30 às 17h30; sessão noturna: 19h00 às 22h35)

Onde: Auditório do IFSP - Hortolândia

Período de submissão de resumos: 16/05/2018 - 06/06/2018 através deste link

Período de envio dos pôsteres: 01/06/2018 - 13/06/201

 

Ícones do logotipo feitos por Freepik em www.flaticon.com e licenciado por CC 3.0 BY.

Acesse o formulário de interesse em participar da equipe de Fórmula Drone SAE Brasil do campus.

Gosta de botar a mão na massa? Sempre quis fazer um drone?

Então vamos formar a equipe de Formula Drone do campus Hortolândia! A competição nacional será em Itajubá, Minas Gerais, entre os dias 7 e 9 de setembro de 2018 e nós competiremos contra diversas outras escolas técnicas do Brasil, inclusive contra colegas de outras unidades do Instituto Federal.

É uma grande oportunidade de trabalhar em equipe, expandir o conhecimento, fazer amigos e já colocar seu nome no mercado de trabalho.

Mais informações e regras, no site da SAE: http://portal.saebrasil.org.br/programas-estudantis/sae-brasil-helidesign 

P1020357Os estudantes do 4° módulo do curso técnico em Fabricação Mecânica visitaram, no dia 20 de novembro de 2017, o Campo de Provas da Pirelli na cidade de Sumaré - SP visando testes no Drift Trike Motorizado e Baja, ambos veículos projetados e construídos por eles como proposta de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Durante a fase de elaboração dos projetos os estudantes foram orientados pelos técnicos de laboratório e engenheiros Luciano Araújo e Alisson Quinaia, pelos docentes da disciplina de Projeto Integrado Augusto Emmel Selke e José Aldo de Galiza e pelo professor da disciplina de Fundamentos de Soldagem Ricardo Linares. Durante a visita e testes, os alunos foram acompanhados pelo coordenador do curso professor Karlos Roberto da Silva Braga Martins e servidores Augusto Emmel Selke, José Aldo de Galiza e Luciano Araújo e Alisson Quinaia. O Piloto de testes da Pirelli Alexandre Moro apresentou aos visitantes uma palestra sobre a dinâmica de testes de pneus Pirelli em veículos, além de mostrar as áreas técnicas do campo de provas. Os resultados mostraram boa performance de sistemas dinâmicos e estruturais dos veículos durante os quase 50 minutos de testes. Todas as etapas do projeto constituem fases valiosas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para o enriquecimento científico, tecnológico, cultural e contextualização curricular. As próximas fases do projeto visarão futuras melhorias.

 

Leia mais:Estudantes do Curso Técnico de Fabricação Mecânica fazem testes de Drift Trike Motorizado e Baja...

Visita a Pirelli e testes do mini buggy em pista de provaOs estudantes do curso técnico em Fabricação Mecânica visitaram, no dia 03 de dezembro de 2016, o Campo de Provas da Pirelli na cidade de Sumaré - SP visando testes do mini buggy projetado e construído por eles como proposta de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Durante a fase de elaboração do projeto os estudantes Caio Augusto, Gabriel Denigris, Gabriel José, Gustavo de Almeida, Gustavo de Souza, Gustavo Wender, Henrique Ricci, Leonardo de Almeida, Nicolas Pardin, Nilson Neto e Roney Siqueira, foram orientados pelo técnico de laboratório e engenheiro Luciano Araújo, pelo docente da disciplina de Projeto Integrado Augusto Emmel Selke e pelo professor da disciplina de Fundamentos de Soldagem Ricardo Linares. Durante a visita e testes, os alunos foram acompanhados pelos servidores Karlos Braga, Augusto Emmel Selke, Luciano Araújo e Renato Silva. O Piloto de testes da Pirelli Alexandre Moro fez uma breve apresentação da empresa e da dinâmica de testes de pneus Pirelli, além de mostrar as áreas técnicas do campo de provas. Os testes realizados no mini buggy foram realizados em pista com curvas e retas. Os resultados mostraram boa performance de freio, direção, aceleração e resistência da estrutura de chassi durante os 50 minutos de testes. Todas as etapas do projeto constituem fases valiosas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para o enriquecimento científico, tecnológico, cultural e contextualização curricular. As próximas fases do projeto visarão futuras melhorias. 

Leia mais:Estudantes do Curso Técnico de Fabricação Mecânica fazem testes de Mini Buggy no Campo de Provas...
Página 1 de 2