P1020357Os estudantes do 4° módulo do curso técnico em Fabricação Mecânica visitaram, no dia 20 de novembro de 2017, o Campo de Provas da Pirelli na cidade de Sumaré - SP visando testes no Drift Trike Motorizado e Baja, ambos veículos projetados e construídos por eles como proposta de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Durante a fase de elaboração dos projetos os estudantes foram orientados pelos técnicos de laboratório e engenheiros Luciano Araújo e Alisson Quinaia, pelos docentes da disciplina de Projeto Integrado Augusto Emmel Selke e José Aldo de Galiza e pelo professor da disciplina de Fundamentos de Soldagem Ricardo Linares. Durante a visita e testes, os alunos foram acompanhados pelo coordenador do curso professor Karlos Roberto da Silva Braga Martins e servidores Augusto Emmel Selke, José Aldo de Galiza e Luciano Araújo e Alisson Quinaia. O Piloto de testes da Pirelli Alexandre Moro apresentou aos visitantes uma palestra sobre a dinâmica de testes de pneus Pirelli em veículos, além de mostrar as áreas técnicas do campo de provas. Os resultados mostraram boa performance de sistemas dinâmicos e estruturais dos veículos durante os quase 50 minutos de testes. Todas as etapas do projeto constituem fases valiosas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para o enriquecimento científico, tecnológico, cultural e contextualização curricular. As próximas fases do projeto visarão futuras melhorias.

 

Cartaz Baja IFSP

Estão abertas as inscrições para uma visita técnica ao Enduro da 23ª Competição Baja SAE.

Banner do II Workshop de mecânica

Venham participar do evento II Workshop da Mecânica que será realizado no dia 17/11/16 das 13h30 às 17h10 (período vespertino) e das 19h às 22h30 (noturno) no auditório do IFSP Câmpus Hortolândia. O evento gratuito que tem sua segunda edição, é uma iniciativa da área da Mecânica em conjunto com a Extensão e visa incentivar a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de cunho científico e tecnológico sob a orientação dos docentes tanto da área da Mecânica quanto de áreas correlatas do câmpus, ressaltando a interdisciplinaridade e o espírito de cooperação que devem permear todas as ações do IFSP Câmpus Hortolândia. 

Visita a Pirelli e testes do mini buggy em pista de provaOs estudantes do curso técnico em Fabricação Mecânica visitaram, no dia 03 de dezembro de 2016, o Campo de Provas da Pirelli na cidade de Sumaré - SP visando testes do mini buggy projetado e construído por eles como proposta de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Durante a fase de elaboração do projeto os estudantes Caio Augusto, Gabriel Denigris, Gabriel José, Gustavo de Almeida, Gustavo de Souza, Gustavo Wender, Henrique Ricci, Leonardo de Almeida, Nicolas Pardin, Nilson Neto e Roney Siqueira, foram orientados pelo técnico de laboratório e engenheiro Luciano Araújo, pelo docente da disciplina de Projeto Integrado Augusto Emmel Selke e pelo professor da disciplina de Fundamentos de Soldagem Ricardo Linares. Durante a visita e testes, os alunos foram acompanhados pelos servidores Karlos Braga, Augusto Emmel Selke, Luciano Araújo e Renato Silva. O Piloto de testes da Pirelli Alexandre Moro fez uma breve apresentação da empresa e da dinâmica de testes de pneus Pirelli, além de mostrar as áreas técnicas do campo de provas. Os testes realizados no mini buggy foram realizados em pista com curvas e retas. Os resultados mostraram boa performance de freio, direção, aceleração e resistência da estrutura de chassi durante os 50 minutos de testes. Todas as etapas do projeto constituem fases valiosas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para o enriquecimento científico, tecnológico, cultural e contextualização curricular. As próximas fases do projeto visarão futuras melhorias. 

Alunos e docentes que visitaram a 31º Feira de Mecânica. Créditos da Foto: Prof. Karlos BragaNo dia 19 de maio, estudantes do IFSP Câmpus Hortolândia visitaram a 31° Feira Internacional da Mecânica 2016, realizada nos dias 17 a 21 de maio no Anhembi, na cidade de São Paulo. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Fabiano dos Santos Correa, Karlos Roberto da Silva Braga Martins e Augusto Emmel Selke. Durante o evento, os estudantes conheceram as inovações e oportunidades para todos os segmentos industriais com a maior variedade de máquinas e equipamentos voltados para a elaboração de projetos, produção, controle de qualidade e transporte de carga. Dessa maneira, o contato com as novas oportunidades e inovações do setor constitui fase valiosa no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que contribui para o enriquecimento científico, tecnológico, cultural e contextualização curricular.