Programação


Consulte aqui os eventos da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia & Mostra de Arte e Cultura Do IFSP Câmpus Hortolândia. Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.

Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera 10 minutos antes do inicio do evento.

Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de 30 à 10 minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.

18/10/2016 - Terça-feira

Cerimônia de Abertura

Local: Auditório
Data: 18/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 30 min.

Workshop de Internet das coisas através das plataformas Groove e Radiuino - Mini-curso


O workshop visa introduzir os alunos ao ambiente e tecnologias de Internet das Coisas através de duas tecnologias: O Radiuino, uma plataforma open source para criação de Redes de Sensores sem Fio, e a plataforma de prototipagem de sensores Groove. Através de exposição prática, os alunos aprenderão como configurar e criar aplicações relacionadas a Internet das Coisas. 

Vagas: 2 de 9 Local: Laboratório B102
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 240 min.

Exposição de Mini Buggy - Mini-curso


Exposição de mini buggy desenvolvidos pelos alunos do Curso Técnico em Mecânica sob orientação dos professores Augusto Selke, Ícaro Zanetti de Carvalhoe  Karlos Roberto  Braga Martins e  no projeto de solda Prof Ricardo Linares e os engenheiros Luciano de Araújo e Allison Quinaia.


Local da exposição:

Local: Estacionamento
Vagas esgotadas Data: 18/10/2016  |  Horário: 08:50  |  Duração aprox.: 720 min.

Apresentação Cultural - GRUPO DE METAIS “ DA CAMPANA PRA FORA”


GRUPO DE METAIS “ DA CAMPANA PRA FORA”
É formado por instrumentos da família dos metais, tendo como característica uma sonoridade
brilhante, entretanto, explora ainda sonoridades escuras e leves dependendo da maneira como são
escritas as composições e arranjos. Pelo fato desses instrumentos tra- balharem em regiões
diferentes, o resultado é uma grande riqueza harmônica da tessitura- nas obras. Com o
acompanhamento da bateria, realça-se a estrutura rítmica das obras populares que fazem
parte do repertório, proporcionando um maior equilíbrio entre os instrumentos, enfatizando as
acentuações rítmicas de cada estilo

Local: Auditório
Data: 18/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 40 min.

Exposição - Tipos Brasileiros - Minirelevos pintados em Acrílico


Descrição: A presente coleção retrata diversos tipos brasileiros, das mais variadas regiões, etnias e suas misturas: o vaqueiro sertanejo, a baiana, o caboclo, o índio do Xingu, a Cigana, o Gaúcho e o matuto do interior.


Exposição na Biblioteca


Artista: Rodolfo Ledel


Nasceu em Porto Alegre no dia 22 de dezembro de 1939.

Começa a cursar engenharia elétrica pela URGS, mas abandona os estudos em 1964. Dedica-se ao comércio por muitos anos. Em paralelo pinta quadros, que comercializa em sua própria loja. Tem como hobby a fotografia, à qual se dedica com afinco e que lhe rende a participação em salões internacionais e conquista de prêmios importantes.

Em 1987 edita o jornal Espaço Ilustrado, com o apoio da Universidade local UNISINOS e da indústria local. Seu objetivo é valorizar a cultura da região.

Após passagem por Nova York no inicio dos anos 90, inaugura seu atelier em São Paulo no ano de 1993, agora definitivamente focado na pintura.

Seu tema preferido é o corpo humano. Suas mulheres podem ser negras, brancas, azuis, quem sabe verdes. Seu estilo é realista. Radicaliza em cores e texturas, adicionando um toque surrealista à sua obra.


Local: Biblioteca
Data: 18/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 720 min.

Agricultura Brasileira: Avanços e desafios na pós-colheita de frutas e hortaliças - Palestra


Visão geral da agricultura brasileira, avanços nas últimas décadas, com enfoque na produção de frutas e hortaliças. Perspectivas e desafios do setor. Perdas Pós-Colheita:  Principais razões e possibilidades de redução. Pesquisas em andamento na Embrapa Instrumentação. 

Palestrante: Marcos David Ferreira 

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo  , mestrado em Pós-Colheita pela University of Florida  , doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Texas A&M University. Pesquisador da Embrapa Instrumentação , São Carlos, SP na área de tecnologia pós-colheita de hortaliças e frutas, com ênfase em instrumentação aplicada a colheita - plataformas móveis, beneficiamento, análises não destrutivas, embalagens poliméricas com aplicação de nanopartículas e coberturas comestíveis. Professor credenciado na Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR e no programa de pós-graduação em alimentos e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus Araraquara, SP. Coordenador do curso de tecnologia pós-colheita - site:poscolheita.cnpdia.embrapa.br realizado na Embrapa Instrumentação desde 2011. 

Vagas: 88 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Segurança em Redes Sociais - Palestra


A palestra irá abordar os principais riscos que a má utilização das redes sociais podem trazer para as pessoas que as utilizam. Tipos de informações úteis que um criminoso pode obter facilmente. Dicas de cuidados que devemos ter ao utilizar as redes sociais. Casos reais de pessoas que sofreram algum tipo de crime ou dano por conta de informações inseridas indevidamente em redes sociais.

Palestrante: Rogério Nunes de Freitas 
Graduado em Tecnologia em Análise de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC) e especialista em Redes de Computadores e 

Telecomunicações. Dentre os cursos de extensão, é certificado ITIL, possui também certificações da Microsoft e da CISCO. Atuou como docente na Universidade Metodista de 

Piracicaba (UNIMEP), na Secretaria Nacional do Comercio (SENAC),  Anhanguera Educacional e na Faculdade Network. Atualmente é docente na Faculdade de Americana (FAM) e na 

Faculdade de Tecnologia de Americana (FATEC),  onde também atuou como Analista de Suporte em TI durante 5 anos, atuando principalmente, na implantação, manutenção e 

Administração da infra-estrutura de TI desta unidade.

Vagas: 6 de 50 Local: Sala A 105
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Desafio - Salvem os Ovos


Descrição da atividade: Os participantes serão desafiados a desenvolver dispositivos que façam com que um ovo cru arremessado do segundo andar não se quebre ao cair no chão. Utilizando sucata, materiais reciclados e muita criatividade, o objetivo é aplicar princípios físicos de forma divertida. As equipes que salvarem seus ovos ganham o direito de leva-los para casa. Além disso, as equipes serão classificadas de acordo com a engenhosidade, construção, eficiência e aparência de seus dispositivos. O grande prêmio? Mais ovos, é claro!

O desafio será organizado sobre um pequeno conjunto de regras, apresentado no começo da atividade e monitorado durante a confecção dos dispositivos. As equipes participantes serão divididas em duas categorias: Categoria Impacto (onde é proibido o uso de paraquedas) e Categoria Livre. Para tornar as coisas mais desafiadoras, o dispositivo de todas as equipes deve ser arremessado junto com os ovos, ficando proibida a construção de "colchões" que aguardam a chegada dos projéteis.

Os conceitos explorados no desafio "Salvem os Ovos!" aparecem em diversos ramos de aplicação. Nos últimos anos, por exemplo, ganharam destaque os dispositivos usados para aterrissagem de sondas em asteroides e planetas distantes. O desenvolvimento de veículos e capacetes mais seguros em caso de acidente também se baseia na redução e absorção de energia de impacto. Durante a atividade, as soluções propostas serão comparadas com casos reais, e os princípios físicos subjacentes serão discutidos com os participantes.

Coordenado por: Augusto Emmel Selke
 Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006, Mestre em Engenharia Mecânica formado pela UFSC em 2009 e Doutor em Engenharia Mecânica formado pela Ecole Centrale de Nantes em 2016. Professor do IFSP - Hortolândia desde 2015.

Local: Sala 1
Data: 18/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Montagem de circuitos, hidráulica e eletrohidráulica e sua aplicação industrial - Mini-curso


"A automação está presente em diversas aplicações industriais que requerem esforço repetitivo. As tecnologias para transmissão de energia, tais como mecânica, pneumática, elétrica e hidráulica constituem-se como mecanismos indispensáveis para a automação industrial. A tecnologia hidráulica e eletro-hidráulica caracteriza-se por utilizar fluido hidráulico circulando por um conjunto de dispositivos para a transferência de potência e consequentemente, automação de máquinas, equipamentos e ferramentas industriais. O minicurso proposto visa apresentar os fundamentos básicos e a aplicação da tecnologia hidráulica através da montagem de circuitos representativos de máquinas e equipamentos industriais em bancadas didáticas". 

Palestrante:  Karlos Roberto da Silva Braga Martins

Planejador de Manutenção na AMBEV - Filial Equatorial
Traineer de Engenharia Mecânica na Alcoa SA
Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia
Engenheiro Mecânico
Graduação em Formação Pedagógica para Ensino Técnico e Tecnológico 
Mestre em Engenharia Mecânica
Doutor em Engenharia Mecânica
Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia lecionando disciplinas de caráter teórico e prático na área de automação, inclusive com Tecnologia Pneumática e Hidráulica.

Local: Laboratório de Hidráulica e Pneumatica
Vagas esgotadas Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Oficina de Redação Para o ENEM - Mini-curso


 Nesta oficina propõe-se apresentar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), destacando, especialmente, os critérios de correção da prova. A metodologia da atividade consistirá na apresentação e discussão de redações-modelo e na escrita de breves parágrafos por parte dos participantes desta oficina. Espera-se que ao final os inscritos tenham uma compreensão mais abrangente acerca desta parte fundamental do ENEM que é a redação.


Palestrantes: Gabriel Leopoldino dos Santos (IFSP-HTO); Davina Marques (IFSP-HTO); Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa (IFSP-HTO)


Breve currículo dos palestrantes:


Gabriel Leopoldino dos Santos

Possui graduação em letras (licenciatura plena - português e espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2008) e mestrado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2012). Atualmente é professor da área de Letras - Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia. É também pesquisador discente (nível doutorado) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em semântica histórica da enunciação, semântica do acontecimento e história das ideias linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: designação, político, acontecimento enunciativo, política de línguas, relação entre línguas, argumentação, metáfora e espaço de enunciação. Além disso, tem experiência docente e de pesquisa em ensino de espanhol para brasileiros e de português para brasileiros e estrangeiros.


Davina Marques:


Possui graduação em Português e Inglês - Licenciatura Plena (UNIMEP), graduação em Pedagogia (UNICAMP), mestrado em Educação (UNICAMP), MA in Curriculum and Teaching (Michigan State University/EUA) e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP-HTO), onde coordena o Experimentações: Núcleo de Pesquisa em Leituras, Escritas e Imagens. É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos Audiovisuais - OLHO da Faculdade de Educação da UNICAMP e participo do GT Deleuze da ANPOF. Participa ainda do Grupo de Estudos em Narrativas Médicas (GENAM - USP) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI - IFSP). É membro, desde 2011, da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB), onde coordena, em parceria, a Comissão Editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, filosofia, educação, ensino de línguas e tradução.


Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa:


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Linguística pela mesma universidade, onde também concluiu a graduação em Licenciatura em Letras Inglês-Português. Desenvolve pesquisa na área de Inglês para Propósitos Acadêmicos (IPA) e Teoria do Gênero. Tem experiência de ensino de língua inglesa em diferentes contextos como em instituto de idiomas, contexto empresarial e universitário. Atuou como professora substituta do Departamento de Letras Modernas da Unesp Araraquara- FClar e hoje trabalha como professora de Inglês-Português no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Hortolândia.


Graziela Rocha Reghini Ramos 


Professora
de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP - HTO) em regime de dedicação
exclusiva. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto
de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (PPGL-IEL/Unicamp).
Mestre em Linguística pela Unicamp. Bacharel em Linguística pela Unicamp. Licenciada
em Letras-Português/Inglês pela Faculdade de Americana (FAM). Bacharel e
licenciada em Letras-Português pela Unicamp. Tecnóloga em Segurança da
Informação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC). Experiência em
aulas de Português e Inglês para o Ensino Fundamental, Médio e Superior e em
correções de redações segundo critérios adotados pelos vestibulares.


Local: Sala A105
Vagas esgotadas Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Oficina Eco Biju: a arte de criar bijuterias a partir da reutilização de garrafas Pet - Oficina


A Oficina “Eco Biju: A arte de criar bijuterias a partir da reutilização de garrafas PET” propõe aos participantes o estudo e a prática do Consumo Consciente, ou seja, a responsabilidade do descarte do que consumimos e logo, o desenvolvimento de produtos a partir da matéria-prima Politereftalato de Etileno (PET) que é encontrado nas garrafas plásticas de águas, refrigerantes e sucos. A garrafa plástica é um componente do lixo contemporâneo que leva mais de 100 anos para se decompor, desta forma, através da oficina será estimulada, de forma lúdica e artesanal, a reflexão dos participantes sobre suas relações com a natureza, seus hábitos, seu comportamento em relação ao consumo, o descarte de materiais e tem como objetivo resignificar a reutilização de garrafas PET para o desenvolvimento de produtos artesanais, promovendo bijuterias com um resultado sofisticado e inovador.

Palestrante: Cybelle Janaína Freitas de Souza Lima

Designer de Moda com experiência em desenvolvimento de acessórios e semi-jóias, especialista em Educação e professora colaboradora do Curso Técnico em Vestuário do CENTEC/CE.

Vagas: 12 de 25 Local: Sala B204
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Joomla Para Iniciantes: Criando Sites - Mini-curso


Quer construir e gerir um site com maior agilidade e praticidade? Então venha conhecer o Joomla! Gestor de conteúdos de código aberto utilizado em diversos sites pelo mundo. Neste minicurso interativo você criará seu primeiro website em Joomla, aprendendo a fazer as configurações iniciais e conhecendo o funcionamento da ferramenta.

Palestrante: Josiane Rosa de Oliveira Gaia

Graduada em Análise de Sistemas pela FATEC Americana e Especialista em Plataformas de Desenvolvimento Web pela Claretiano, atua com Tecnologia da Informação desde 2009. Atualmente trabalha com desenvolvimento de aplicações web no IFSP.

Vagas: 2 de 20 Local: Laboratório B101
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 120 min.

Oficina de Robótica com Lego Mindstorm - Publico externo - Oficina


As oficinas de robótica são eventos voltados a estudantes de nível fundamental e médio para a divulgação da robótica educacional e para o incentivo ao desenvolvimento da criticidade, do trabalho colaborativo multidisciplinar e da autonomia dos participantes na busca de soluções inovadoras e criativas na área de robótica. Cada oficina terá duração de 2h e serão utilizados conjuntos didáticos Lego Mindstorm e software de programação eV3 (similar ao LabView). Durante a oficina os participantes serão desafiados a construírem e programarem um robô autônomo explorador simples.
20 vagas 

Responsáveis: prof. Luiz Marangoni, Daniela Marques, Renato Silva e Fernando Lino

Local: Sala de Estudos
Vagas esgotadas Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 210 min.

Desafio - Salvem os Ovos


Descrição da atividade: Os participantes serão desafiados a desenvolver dispositivos que façam com que um ovo cru arremessado do segundo andar não se quebre ao cair no chão. Utilizando sucata, materiais reciclados e muita criatividade, o objetivo é aplicar princípios físicos de forma divertida. As equipes que salvarem seus ovos ganham o direito de leva-los para casa. Além disso, as equipes serão classificadas de acordo com a engenhosidade, construção, eficiência e aparência de seus dispositivos. O grande prêmio? Mais ovos, é claro!

O desafio será organizado sobre um pequeno conjunto de regras, apresentado no começo da atividade e monitorado durante a confecção dos dispositivos. As equipes participantes serão divididas em duas categorias: Categoria Impacto (onde é proibido o uso de paraquedas) e Categoria Livre. Para tornar as coisas mais desafiadoras, o dispositivo de todas as equipes deve ser arremessado junto com os ovos, ficando proibida a construção de "colchões" que aguardam a chegada dos projéteis.

Os conceitos explorados no desafio "Salvem os Ovos!" aparecem em diversos ramos de aplicação. Nos últimos anos, por exemplo, ganharam destaque os dispositivos usados para aterrissagem de sondas em asteroides e planetas distantes. O desenvolvimento de veículos e capacetes mais seguros em caso de acidente também se baseia na redução e absorção de energia de impacto. Durante a atividade, as soluções propostas serão comparadas com casos reais, e os princípios físicos subjacentes serão discutidos com os participantes.

Coordenado por: Augusto Emmel Selke
 Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006, Mestre em Engenharia Mecânica formado pela UFSC em 2009 e Doutor em Engenharia Mecânica formado pela Ecole Centrale de Nantes em 2016. Professor do IFSP - Hortolândia desde 2015.

Local: Sala 1
Data: 18/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Android Smart Teens - Mini-curso


Trata-se de mini-curso para jovens para o desenvolvimento de aplicativos para Android com o uso do Mit App Inventor. 
Evento para o público externo. 20 vagas

Palestrante: Gustavo Bartz Guedes

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tecnólogo e mestre pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Vagas: 30 de 40 Local: Laboratório B104
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 15:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Aplicação de Usinagem 5 Eixos com Manufatura Assistida por Computador - Palestra


Usinagens complexas em um mesmo setup

Fresamento em 5 eixos, Tipos de máquinas, Porque se preparar? Alguns desafios, Como as melhores empresas se diferenciam?


Palestrante: Luciano Siqueira


Formação

Técnico Processamento de Dados - D.PEDRO II

Técnico Mecânico - ETEC

Engenheiro de Produção - FAC

Experiência

Instrutor Formação Profissional

Coordenador de Usinagem

Técnico em Aplicações e Recursos CAD/CAM

Técnico em Processos de Usinagem

Desenhista Projetista Mecânico

Desenvolvimento de Produtos e Ferramentas

Programador CAD/CAM CNC

Projetos Participados

Desenvolvimentos Válvulas OIL & GAS - PETROBRAS

Máquinas Operatrizes - ROMI

Novos Treinamentos – SENAI

Desenvolvimentos Novos Recursos e Ferramentas – SANDVIK

Implantação ISO 9001 e 14001 - ISO


Vagas: 15 de 40 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Segurança da Informação: o que isso interfere em minha vida? - Mesa redonda


Num mundo em que a internet marca presença em computadores, smartphones, notebooks e outros dispositivos, os riscos de ataques virtuais são cada vez maiores e mais ofensivos. 
Os membros da mesa vão debater ideias e conceitos, assim como compartilhar conhecimentos e experiências sobre os temas abordados, para possibilitar aos participantes o entendimento sobre os perigos do mundo virtual, além das medidas necessárias para sua própria proteção.

Palestrantes: Adriano de Souza, Prof. Rodolfo Francisco de Oliveira e Prof. Alexandre Grotta

Adriano de Souza
Graduado em Sistemas de Informação pela USP, concluindo MBA em Business Intelligence pela Metrocamp. Possui 19 anos de experiência em tecnologia da informação, atuando principalmente com desenvolvimento de sistemas e administração de banco de dados. Trabalha atualmente na Unicamp, sendo um dos administradores do banco de dados acadêmico.

Prof. Rodolfo Francisco de Oliveira
Mestrando em Gestão de Redes de Telecomunicações, Especialização em Gestão de Projetos de TI e Técnologo em Processamento de Dados. Atua na área de TI à mais de 10 anos, com enfase na área de infraestrutura e rede de computadores. Atualmente é professor do IFSP - Campus Hortolândia.

Prof. Alexandre Grotta
Professor de Informática no IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia. Anteriormente, gestor de projetos de tecnologia de informação e arquiteto de softwares com 17 de experiência em TI, dos quais mais de 10 anos com liderança de equipes. Responsável por grandes projetos, incluindo estruturação operacional, desenvolvimento de soluções tecnológicas para mercados corporativos de vários ramos, como varejo, bancário, industrial, marketing, petroquímica e setor público. Mestrando em Ciência da Computação pela PPgSI/USP, MBA em Administração pela Fundace/USP, Ciência da Computação pela Univ. Federal de Uberlândia, certificações internacionais em gerência de projetos 
como PMP, Prince2 Practitioner, Scrum Master, fluência em inglês e espanhol, e ampla formação completar.

Rodrigo Alexander de Andrade Pierini
Tecnólogo em Segurança da Informação formado pela FATEC Americana em 2013, Trabalha atualmente no Instituto Federal de São Paulo - Cãmpus Hortolândia no setor de Tecnologia da Informação, cuidando principalmente da parte de redes e servidores do câmpus.

Vagas: 78 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Programa de Estagio do CIEE - Palestra


A palestra terá por objetivo mostrar aos jovens um pouco da realidade do mercado de trabalho, o que as empresas buscam em um profissional, e como eles podem se portar, para estarem a frente.

Além dessas dicas, apresenta uma breve apresentação do que é o CIEE, o Programa Estágio e como eles podem participar das vagas disponíveis.

Sobre a palestrante:
Iolanda Sobrinho - Centro de Integração Empresa Escola - CIEE

Vagas: 26 de 40 Local: Sala A204
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Ferramentas Digitais Para Produção de Trabalhos Acadêmicos - Mini-curso


Neste mini-curso serão apresentadas algumas ferramentas digitais que facilitam a escrita de trabalhos acadêmicos, como TCCs. Dentre essas ferramentas, a principal será o organizador de referências Mendeley, com suas principais funções, interface de funcionamento com o Microsoft Word e Open Office e opções de formatação de referências no texto.

Palestrante: Luciana de Jesus Jatoba (Professora do IFSP Hortolândia)

Mini-Currículo: Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2016), com período sanduíche junto ao Grupo de Alelopatia da Universidade de Cádiz, Espanha (2013). Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atua como Professora de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Hortolândia.

Vagas: 8 de 20 Local: Laboratório B101
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 180 min.

NR12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e equipamentos - Palestra


A Norma Regulamentadora NR 12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção da ocorrência de acidentes e de doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização.

Palestrante:  Alex Sandro Batistela
Graduado Engenheiro Eletricista/Telecomunicações pela Faculdade de Americana - FAM;Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEP;
Atualmente trabalha no SENAI - SP onde, leciona nas áreas de Segurança do Trabalho, e Eletroeletrônica e ministra palestras na área de Segurança do Trabalho;
Conselheiro Fiscal e membro da AREATI – Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos. Tecnólogos e Técnicos das Indústrias

Vagas: 27 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Kanban com Trello: do Scrum ao churrasco - Oficina


Apresentação de situações reais da vida pessoal e profissional que requerem algum tipo de controle e monitoramento. Baseado nessas necessidades, conceituar e aplicar em estudos de caso o KANBAN, uma técnica de gestão de processos oriunda na manufatura automobilística (Toyota), mas com muitas aplicações práticas em projetos de qualquer natureza. Utilizaremos a plataforma de software Trello (trello.com) como ferramenta de apoio durante o curso.


Palestrante: Fernando Sambinelli

17 anos de experiência em serviços de desenvolvimento de software atuando em papéis técnicos e gerenciais em empresa nacionais e multinacionais, como CI&T e CPqD. 

Doutorando em tecnologia de Sistemas de Informação (UNICAMP); mestre em Ciência da Computação(UNIMEP); especialista em Melhoria de Processo de Software (UFLA-MG); bacharel em Ciência da Computação(UEM-PR). 

Possui as certificações internacionais: Project Management Professional (PMP), Scrum Product Owner (CSPO) e IT Service Management (ITIL).

Vagas: 1 de 23 Local: Laboratório B103
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 180 min.

Aplicação de Impressora 3D Para Fabricação de Protótipos, Peças ou Produtos - Palestra


Nessa apresentação falamos um pouco sobre a impressão 3D como equipamento para conceitos e para projetos de produtos. Depois avançamos para protótipos funcionais, com exemplos da indústria. Na segunda metade da palestra temos a utilização da impressora 3D dentro da fábrica, através da fabricação de ferramentas, dispositivos e gabaritos para a linha de produção. Na última parte da palestra abordamos a possibilidade de utilizarmos as impressoras 3D para a fabricação de peças finais, algo que ainda está em seu estágio inicial, mas já encontra oportunidade em vários nichos de indústria.

Palestrante: Wilson do Amaral Neto - Empresa SKA

Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mackenzie e Mestre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica pelo programa EAM-S - Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica, atua há mais de 15 anos na área de Manufatura Aditiva como Engenheiro de Aplicações, com experiência nas tecnologias FDM (Fused Deposition Modeling) e Polyjet, ambas tecnologias pertencentes à Stratasys. Durante esse período pôde instalar equipamentos, capacitar e instruir usuários na utilização deles e hoje, ainda como Engenheiro de Aplicações, se especializou na apresentação dos equipamentos e suas funções para clientes novos ou como consultor de novas aplicações para clientes já experientes no uso dessa tecnologia. Também ministra palestras e apresentações em eventos e instituições de ensino como Feira da Mecânica, FEIMEC, FEIMAFE, Intertooling, Instituto Mackenzie, SENAIs, USP, Universidades e Institutos Federais e outros
 

Vagas: 8 de 40 Local: Sala B203
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 20:15  |  Duração aprox.: 60 min.

Data Mining - Palestra


Data Mining é o processo de extrair de forma automática padrões consistentes de um imenso conjunto de dados. Nesta palestra será apresentada uma visão geral dos principais conceitos, aplicações e ferramentas utilizadas para a mineração de dados.

Palestrante: Adriano de Souza

Graduado em Sistemas de Informação pela USP, concluindo MBA em Business Intelligence pela Metrocamp. Possui 19 anos de experiência em tecnologia da informação, atuando principalmente com desenvolvimento de sistemas e administração de banco de dados. Trabalha atualmente na Unicamp, sendo um dos administradores do banco de dados acadêmico.

Vagas: 6 de 40 Local: Sala A204
Inscrições encerradas Data: 18/10/2016  |  Horário: 20:15  |  Duração aprox.: 75 min.

19/10/2016 - Quarta-feira

Impressora 3D: História, Mercado, Tipos de Impressora, Processo de Impressão, Tipos de Filamento, Aplicações... - Palestra


Impressora 3D : História, Mercado, Tipos de Impressora, Processo de Impressão, Tipos de Filamento, Aplicações, Processo de criação e Futuro.

Sobre o palestrante:

Sergio Carminitti, 42 anos, Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade São Francisco, com pós graduação em Engenharia de Software pela Unicamp.
Atualmente atuando como Gerente de Desenvolvimento na Sethi3D, para soluções relacionadas a impressoras 3D.

Vagas: 70 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Linguagens de Programação para Aplicativos Móveis - Palestra


Em um mercado cada vez mais disputado e populado por inúmeros apps, a abordagem tecnológica torna-se cada vez mais importante para otimizar o desenvolvimento de um projeto e reduzir os custos na criação de um produto. Felizmente, as plataformas e ferramentas disponíveis possibilitam uma tomada de decisão de qual caminho seguir e quais os benefícios desta escolha!

Sobre o palestrante:  Gustavo Tiengo - MOVILE

Coordenador de desenvolvimento mobile na Movile desde 2015, atuou diretamente no desenvolvimento de diversos projetos Android em parceria com operadoras de telefonia e também apps B2C.
Atualmente envolvido na área de inovação da empresa, estuda as melhores maneiras de mudar as vidas das pessoas com chat bots, o canal de comunicação do momento, tendo inclusive coordenado o desenvolvimento do primeiro bot aprovado no Messenger de uma empresa brasileira.

Vagas: 2 de 44 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho - Palestra


 Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho.

Palestrante: Solange Helena Aguilera

Possui certificação PMP e é Scrum Master na IBM e tem vasta experiência como gerente de projetos globalizados de TI. Ela trabalhou dez anos na Inglaterra onde fez pós-graduação em Administração e mestrado em Ciência da Computação. É formada também em Letras (Unicamp), é coach pelo IBC e palestrante em temas atuais do mundo corporativo. São mais de 20 anos de experiência na área de TI.Escreve no blog: www.solangeaguilera.com

Vagas: 90 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Desenvolvimento e Tecnologia Assistiva: Desafios e Perspectivas - Palestra


A palestra apresentará um panorama das tecnologias assistivas disponíveis no mercado, indicando sua relação de custo x benefício. Relatos do processo de desenvolvimento de software para produtos de tecnologia assistiva, relacionando os desafios e perspectivas na área. 
Palestrante: Suzana Viana Mota (Mestranda em Engenharia da Computação, Unicamp)
Mini-Currículo: Mestranda em Engenharia da Computação na Unicamp, graduada em Sistemas de Informação pela PUC-Campinas. Atua na área de acessibilidade no desenvolvimento de softwares embarcados em produtos de tecnologia assistiva.

Vagas: 20 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Intervalo Musical - Aline Mont' Alvão de Oliveira


.

Local: Pátio
Data: 19/10/2016  |  Horário: 10:40  |  Duração aprox.: 60 min.

Meditação no Campus


Coordenado por:  Luciana Jatobá  11h40-12h30

Local: Sala B205
Data: 19/10/2016  |  Horário: 11:40  |  Duração aprox.: 60 min.

Montagem de Circuitos, Hidráulica e Eletrohidráulica e Sua Aplicação Industrial - Mini-curso


"A automação está presente em diversas aplicações industriais que requerem esforço repetitivo. As tecnologias para transmissão de energia, tais como mecânica, pneumática, elétrica e hidráulica constituem-se como mecanismos indispensáveis para a automação industrial. A tecnologia hidráulica e eletro-hidráulica caracteriza-se por utilizar fluido hidráulico circulando por um conjunto de dispositivos para a transferência de potência e consequentemente, automação de máquinas, equipamentos e ferramentas industriais. O minicurso proposto visa apresentar os fundamentos básicos e a aplicação da tecnologia hidráulica através da montagem de circuitos representativos de máquinas e equipamentos industriais em bancadas didáticas". 

Continuação do curso do dia 18/10

Palestrante:  Karlos Roberto da Silva Braga Martins

Planejador de Manutenção na AMBEV - Filial Equatorial
Traineer de Engenharia Mecânica na Alcoa SA
Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia
Engenheiro Mecânico
Graduação em Formação Pedagógica para Ensino Técnico e Tecnológico 
Mestre em Engenharia Mecânica
Doutor em Engenharia Mecânica
Professor Efetivo do Instituto Federal de São Paulo campus Hortolândia lecionando disciplinas de caráter teórico e prático na área de automação, inclusive com Tecnologia Pneumática e Hidráulica.

Vagas: 10 de 10 Local: Laboratório de Hidráulica e Pneumatica
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Segurança da Informação no Ambiente Organizacional do IFSP - Palestra


A importância da segurança da informação no dia a dia das empresas, focando principalmente no ambiente organizacional do IFSP Hortolândia, denotando sobre como os princípios de Segurança da Informação são aplicados e quais os riscos inerentes nesse tipo de ambiente especificamente, em questões como controle de acesso, spams, ataques cibernéticos comuns em ambientes corporativos e as consequências do sucesso desses ataques.

Palestrante: Rodrigo Alexander de Andrade Pierini

Tecnólogo em Segurança da Informação formado pela FATEC Americana em 2013, Trabalha atualmente no Instituto Federal de São Paulo - Cãmpus Hortolândia no setor de Tecnologia da Informação, cuidando principalmente da parte de redes e servidores do câmpus.

Vagas: 23 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Arduino Turma 1 - Mini-curso


Palestrante: Naur Joao Janzantti Junior

Vagas: 2 de 20 Local: Laboratório B103
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Auditoria interna e processo da qualidade - Palestra


Palestrantes
Cicera Gianotto Marzullo, Especialista da Qualidade  na empresa Magneti Marelli , graduada em Administração de Empresa  com  especializações na área mecânica e eletrônica com 30 anos de experiência na área de gestão  da Qualidade . Responsável pelas implementações das normas internacionalmente reconhecidas como ISO 9001, ISO TS16949 e ISO IEC17025 .
 
Edercio da Silva Junior, Engenheiro Qualidade Fornecedor na empresa Magneti Marelli , graduado em Engenharia e MBA Administração para Engenheiros com experiência de 18 anos no processo de nomeação e gestão de fornecedores.

Vagas: 26 de 40 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 60 min.

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D - Oficina


Unity 3D é uma máquina de jogos que oferece um conjunto de bibliotecas, para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Nesse minicurso, o aluno irá aprender a desenvolver um jogo simples usando o Unity 3D no qual envolve a criação do ambiente em um plano 3D com o uso do motor gráfico 3D, o uso do motor de física para simular gravidade e detectar colisão, a receber entrada pelo teclado para movimentação do personagem, a programar animações e o uso de sons e efeitos sonoros.


Prof. Dr. André Constantino
Preferencialmente para estudantes dos cursos técnicos

Vagas: 11 de 40 Local: Laboratório B102
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 240 min.

Exposição - Tipos Brasileiros - Minirelevos pintados em Acrílico


Descrição: A presente coleção retrata diversos tipos brasileiros, das mais variadas regiões, etnias e suas misturas: o vaqueiro sertanejo, a baiana, o caboclo, o índio do Xingu, a Cigana, o Gaúcho e o matuto do interior.


Exposição na Biblioteca


 Artista: Rodolfo Ledel


 Nasceu em Porto Alegre no dia 22 de dezembro de 1939.

Começa a cursar engenharia elétrica pela URGS, mas abandona os estudos em 1964. Dedica-se ao comércio por muitos anos. Em paralelo pinta quadros, que comercializa em sua própria loja. Tem como hobby a fotografia, à qual se dedica com afinco e que lhe rende a participação em salões internacionais e conquista de prêmios importantes.

Em 1987 edita o jornal Espaço Ilustrado, com o apoio da Universidade local UNISINOS e da indústria local. Seu objetivo é valorizar a cultura da região.

Após passagem por Nova York no inicio dos anos 90, inaugura seu atelier em São Paulo no ano de 1993, agora definitivamente focado na pintura.

Seu tema preferido é o corpo humano. Suas mulheres podem ser negras, brancas, azuis, quem sabe verdes. Seu estilo é realista. Radicaliza em cores e texturas, adicionando um toque surrealista à sua obra.

Local: Biblioteca
Data: 19/10/2016  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 720 min.

1ª Corrida de Carrinho de Ratoeira


A 1a corrida de carrinho de ratoeira tem como proposta potencializar o aprendizado de Física, em especial, os conceitos da cinemática e da conservação da energia mecânica - velocidade, aceleração, energia cinética e potencial elástica, por meio da construção de um carrinho construido com uma ratoeira. Como a fonte de energia é limitada, as equipes devem pensar em um sistema de transformação (energia elástica da ratoeira para energia cinética do carrinho) que tenha a máxima eficiência, aproveitando ao máximo a liberação de energia da mola da ratoeira.

Coordenadores: Marcelo C. Brasil Cardinali, Renato Rafael da Silva, Danny Anderson Menezes Cunha, José Aldo de Galiza.

Local: Pátio
Data: 19/10/2016  |  Horário: 14:30  |  Duração aprox.: 180 min.

O Movimento Maker e o surgimento da FIT - Feira de Inovação e Tecnologia - Palestra


Breve descrição da atividade: A FIT - Feira de Inovação e Tecnologia é um evento gratuito cujo objetivo é fomentar a discussão sobre inovações e tecnologias com alunos, professores, profissionais do mercado e comunidade.


Palestrante: Kesede Rodrigues Julio 

Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade São Francisco (1995), Especialista em Docência no Ensino Superior (2011) pela Faculdades Metrocamp - Grupo ibmec e atualmente cursando mestrado na área de Reconhecimento de Padrões de Imagens Médicas na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Ministra disciplinas da área de Computação nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação da Faculdades Metrocamp - Grupo ibmec. Foi sócio-fundador da Tales Tecnologia de Sistemas, e participou do desenvolvimento do software gráfico Formax: O Editor de Formulários. Áreas de interesse: Computação Gráfica, Reconhecimento de Padrões de Imagem, Visão Computacional e Processamento de Imagem. 

Vagas: 24 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 15:30  |  Duração aprox.: 60 min.

Arduino Turma 2 - Mini-curso


Palestrante: Naur Joao Janzantti Junior

Local: Laboratório B103
Vagas esgotadas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 180 min.

Ferramentas de Corte Para Usinagem CNC - Palestra


Palestrante: Ricardo Freitas - Empresa ISCAR

Vagas: 14 de 40 Local: Sala A204
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

“A batalha dos fungos: revisitando o experimento de Fleming para despertar vocações nas áreas de química, biologia e biotecnolo - Palestra


O Laboratório de Bioquímica Micromolecular de Micro-organismos - LaBioMMi - DQ - UFSCar - desenvolve o projeto de extensão “A batalha dos Fungos”,  junto aos alunos de ensino médio da escola E. E. E. I. Sebastião de Oliveira Rocha. O projeto educadional visa incentivar, de forma lúdica, a curiosidade científica, despertar o interesse para os aspectos biotecnológicos e químicos associados aos micro-organismos e auxiliar o aprendizado de ciências, com destaque para as disciplinas de microbiologia e química. A primeira etapa do trabalho consistiu em travar uma “batalha” entre fungos isolados da flor do ibisco, piolho de cobra, besouro e boldo através da técnica de cultivo misto, a qual pode permitir a detecção de uma molécula que seja capaz de controlar ou até mesmo inibir o crescimento do fungo concorrente. Foi em situação semelhante à essa que Alexander Fleming descobriu o famoso e divino antibiótico penicilina.

Palestrante: Dra. Luciana da Silva Amaral

Graduada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Doutorado em Ciências área de concentração Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2014) com período sanduíche na Universidade de Tecnologia de Viena. Possui experiência na área de Química Orgânica com ênfase em produtos naturais microbianos, atuando principalmente no estudo do metabolismo secundário fúngico, biossíntese e biotransformação. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no LaBioMMi, e atua, conjuntamente com o Prof. Dr. Edson Rodrigues Filho e demais membros, no desenvolvimento do projeto de extensão “A batalha dos fungos: revisitando o experimento de Fleming para despertar vocações nas áreas de química, biologia e biotecnologia de fungos filamentosos em alunos do ensino médio”.

Vagas: 33 de 40 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Teste de Qualidade de Software - Palestra


Teste de Qualidade de Software - descrição das principais metodologias e ferramentas utilizadas para testar a qualidade de softwares e apresentação das carreiras nessa área.

Palestrante: 
Francisco Carlos da Silva

Graduado em Ciência da Computação pela UNIFEV. Mestre em Engenharia Biomédica com projeto em parceria com a UMC/UNIFESP/USP/UNICAMP e estágio no laboratório AOMF da universidade de Toronto/Canadá. Trabalha na IBM ha 10 anos na área de testes de qualidade de software. Atua como professor universitário e técnico ha 10 anos em diversas instituições como UBC, FAP-UNIESP, CEUNSP e FAC-Anhanguera. Possui 9 certificações técnicas: SCCD,RTC,RQM,RCC,CLM,RUP,SOA,COBIT,ITIL. São mais de 20 anos de experiência na área de TI. http://lattes.cnpq.br/3382716815211464

Vagas: 76 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Oficina de Robótica com Lego Mindstorm - Público interno - Palestra


As oficinas de robótica são eventos voltados a estudantes de nível fundamental e médio para a divulgação da robótica educacional e para o incentivo ao desenvolvimento da criticidade, do trabalho colaborativo multidisciplinar e da autonomia dos participantes na busca de soluções inovadoras e criativas na área de robótica. Cada oficina terá duração de 2h e serão utilizados conjuntos didáticos Lego Mindstorm e software de programação eV3 (similar ao LabView). Durante a oficina os participantes serão desafiados a construírem e programarem um robô autônomo explorador simples.

Responsáveis: prof. Luiz Marangoni, Daniela Marques, Renato Silva e Fernando Lino

Vagas: 5 de 20 Local: Sala de Estudos
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 150 min.

Ferramentas digitais para produção de trabalhos acadêmicos - TCC - Mini-curso


Neste mini-curso serão apresentadas algumas ferramentas digitais que facilitam a escrita de trabalhos acadêmicos, como TCCs. Dentre essas ferramentas, a principal será o organizador de referências Mendeley, com suas principais funções, interface de funcionamento com o Microsoft Word e Open Office e opções de formatação de referências no texto.

Palestrante: Luciana de Jesus Jatoba (Professora do IFSP Hortolândia)

Mini-Currículo: Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2016), com período sanduíche junto ao Grupo de Alelopatia da Universidade de Cádiz, Espanha (2013). Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atua como Professora de Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, campus Hortolândia

Vagas: 15 de 20 Local: Laboratório B101
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 210 min.

O uso de Drones como ferramenta para desenvolvimento de atividades voltadas ao exercício da Engenharia - Palestra


Apresentação da ferramenta Drone e suas aplicações voltadas ao monitoramento de área verdes e de replantio de mudas das espécies da Mata Atlântica. Haverá demonstração.

Palestrante: Prof. Dr. Jodir Pereira da Silva

Graduado em Ciências Biológicas (PUC-Campinas)
Mestre e Doutor em Ciências pela (USP - Universidade de São Paulo)
Professor de Fotografia
Piloto de Drone (desde 2014)
Coordenador do Projeto drone (CTC-UNICAMP)
Coordenador do Projeto de monitoramento de áreas de reflorestamento do município com uso de drones (CTC-UNICAMP)

Vagas: 25 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Big Data - Palestra


Big Data e atuação dos profissionais nessa área e as diversas carreiras relacionadas.

Palestrante: Juliano Francisco Monteiro

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela UNITAU, possui Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV. Com carreira Certificada pela IBM em IT Specialist, também detêm Certificação de Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, e Practitioner em Programação Neuro-linguística pelo INEXH. Além inúmeras Certificações em Gerenciamento de Dados pela Microsoft e IBM, também possui Certificações em Gerenciamento em TI pela Exin e Scrum.org. São mais de 20 anos de experiência na área de TI em grandes multinacionais. Know-how em infraestrutura, redes, desenvolvimento e banco de dados. Atualmente atua como  SME em Gerenciamento de Dados pela IBM Global Services, atendendo grandes clientes globais da companhia. https://br.linkedin.com/in/julianofmonteiro

Vagas: 63 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 19/10/2016  |  Horário: 20:15  |  Duração aprox.: 60 min.

20/10/2016 - Quinta-feira

Recepção: IFSP de Portas Abertas e Mostra de Cursos


nenhuma por enquanto

Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 30 min.

Engenharia Social - Palestra


A palestra falará sobre as técnicas e teorias utilizadas nos ataques de Engenharia social para roubo de informações sensíveis. Citando os princípios da persuasão estudadas por Robert B. Cialdini (Pesquisador norte-americano da área de psicologia comportamental) e conectando-os com as técnicas de persuasão utilizadas por Kevin Mitnick (Um dos Hackers mais conhecidos nos dias de hoje).

Palestrante:

Rodrigo Alexander de Andrade Pierini, formado em Tecnologia em Segurança da Informação pela FATEC de Americana em 2013, teve como tema do TCC a "Persuasão na Engenharia Social", estudando os principais métodos de persuasão utilizado por Crackers. Têm interesse nas áreas de redes de computadores, ciência de dados e psicologia comportamental. Atualmente trabalha como Técnico de Laboratório da Área de Informática do IFSP - Câmpus Hortolândia, trabalha principalmente na administração dos computadores servidores e dos serviços de rede prestados.

Vagas: 3 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 40 min.

Mostra de Trabalhos - Período Matutino e Integrados



Local: Pátio
Data: 20/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Minicontos e Objetos de Memória – oficina de redação - Mini-curso


A oficina busca incentivar a escrita criativa dos participantes através do contato com minicontos e objetos de memória. Trata-se de um exercício de experimentação com textos, imagens e objetos.


Palestrante: Davina Marques 

Formada em Letras (Português/Inglês) e em Pedagogia. É Doutora em Letras (USP) e Mestre em Educação (UNICAMP). É professora no IFSP-Hortolândia

Vagas: 4 de 20 Local: Sala A204
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 180 min.

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity 3D - Mini-curso


Descrição: Unity 3D é uma máquina de jogos que oferece um conjunto de bibliotecas, para simplificar e abstrair o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Nesse minicurso, o aluno irá aprender a desenvolver um jogo simples usando o Unity 3D no qual envolve a criação do ambiente em um plano 3D com o uso do motor gráfico 3D, o uso do motor de física para simular gravidade e detectar colisão, a receber entrada pelo teclado para movimentação do personagem, a programar animações e o uso de sons e efeitos sonoros.


Preferencialmente para estudantes dos cursos técnicos

Local: Laboratório B102
Vagas esgotadas Data: 20/10/2016  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 220 min.

Programação com Arduino e Raspberry - Mini-curso


No minicurso será realizada uma comparação entre as principais plataformas de baixo custo existentes no mercado (Arduino, Raspberry Pi, Beaglebone etc.), com ênfase em suas aplicações. Também serão executados experimentos práticos com o Arduino e o Raspberry Pi.

Palestrante: 
Leandro Camara Ledel

Mini currículo: 
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2005), na área de Engenharia de Computação. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSP - Campus Hortolândia. Tem experiência na área de Computação, atuando nos seguintes temas: engenharia de software, programação orientada a objetos e hardwares de baixo custo

Vagas: 8 de 30 Local: Laboratório B104
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 180 min.

Recepção: IFSP de Portas Abertas e Mostra de Cursos


nenhuma por enquanto

Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 50 min.

Exposição - Tipos Brasileiros - Minirelevos pintados em Acrílico


Descrição: A presente coleção retrata diversos tipos brasileiros, das mais variadas regiões, etnias e suas misturas: o vaqueiro sertanejo, a baiana, o caboclo, o índio do Xingu, a Cigana, o Gaúcho e o matuto do interior.

 Artista: Rodolfo Ledel

Exposição na Biblioteca

 Nasceu em Porto Alegre no dia 22 de dezembro de 1939.
Começa a cursar engenharia elétrica pela URGS, mas abandona os estudos em 1964. Dedica-se ao comércio por muitos anos. Em paralelo pinta quadros, que comercializa em sua própria loja. Tem como hobby a fotografia, à qual se dedica com afinco e que lhe rende a participação em salões internacionais e conquista de prêmios importantes.
Em 1987 edita o jornal Espaço Ilustrado, com o apoio da Universidade local UNISINOS e da indústria local. Seu objetivo é valorizar a cultura da região.
Após passagem por Nova York no inicio dos anos 90, inaugura seu atelier em São Paulo no ano de 1993, agora definitivamente focado na pintura.
Seu tema preferido é o corpo humano. Suas mulheres podem ser negras, brancas, azuis, quem sabe verdes. Seu estilo é realista. Radicaliza em cores e texturas, adicionando um toque surrealista à sua obra.

Local: Biblioteca
Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 720 min.

Mostra de projestos Extensão do IFSP_HTO


Objetivo da mostra:  apresentar para a comunidade interna e externa as atividades realizadas pelos bolsistas de extensão com  videos, cartazes, fotografias, material para panfletagem, áudios, etc.

E nem sempre esse material fica visível para a comunidade interna e externa.
Das 9 as 21 na sala A 202 - 
Projetos:
1- Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP - Juliana Fernanda da Silva
2- Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO - Marina Roquette Lopreato
3- Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia - Marival Baldoino de Santana
4- Comunic@JovemIFSP - Rodrigo Crivelaro
5- English is Fun - Stefanie F. Pistoni Della Rosa
6- Memórias em moda de viola – Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia - Guilherme Ramalho Arduini
7- Minicontos e Experimentações Escritas - Davina Marques
8- Oficinas de Dança no Câmpus - Henrique Okajima Nakamoto

Bolsistas
Aline Caroline Pedroza da Silva
Cintia Medrado Santos
Divana Aparecida Josaphat do Espírito Santo
Elisangela Dubiel dos Santos
Fábio Nonato Oliveira Santos
Hellen Ferreira Carneiro de Araújo
Juliano Riccelli da Silva
Lilian Silva Oliveira Damasceno
Renata Gomes da Silva
Caio Augusto Riva
Fabiane Corvelo de Araújo
Jean Vitor do Nascimento Silva
Amanda Caroline Pereira Rodrigues
Juliana Cazelli Mendes Soares

Local: Sala A 202
Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 720 min.

Vivência de Danças Circulares no Intervalo


Coordenador por: Priscyla dos Santos Vieira

Local: Pátio
Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:10  |  Duração aprox.: 15 min.

Recepção: IFSP de Portas Abertas e Mostra de Cursos


nenhuma por enquanto

Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 09:45  |  Duração aprox.: 75 min.

Atividade Arduino para escolas visitantes - Mini-curso


Palestrante: Naur Joao Janzantti Junior

Vagas: 12 de 20 Local: Laboratório B103
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Mulheres, Tecnologia e Educação: Liderança à Vista! - Palestra


O incentivo às mulheres em posições de liderança é o melhor barômetro para o potencial de crescimento de uma nação. A tecnologia é responsável por grandes mudanças no mundo, e a maioria da nossa população hoje é mulher, porque não unir mulher e tecnologia? Teremos muitos ganhos a longo prazo. Depende de nós poder melhorar a velocidade dessas mudanças. A educação e a forma como se enxerga as áreas tecnológicas pelas meninas merece uma atenção maior.

 Palestrante: Clarissa Correia Lima Loureiro

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e pelo INSA (Institut National des Sciences Appliquées de Lyon), França (2006), mestrado em Engenharia Elétrica e Computação na área de Engenharia Biomédica pela Unicamp (2011). Atualmente é doutoranda em Engenharia Elétrica na UNICAMP, e pela George Mason University, em Washington DC, pelo programa de doutorado sanduíche, da CAPES -   presidente do IEEE WIE (Women in Engineering) da América Latina e Caribe em 2015, é presidente da  Apogeeu (Associação dos Pós-graduandos da Unicamp). Sua área de pesquisa envolve neurociências, engenharia elétrica aplicada a novos diagnósticos e terapias de doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras. Já trabalhou com robótica, radiações ionizantes e eletromagnetismo. Faz projetos na área de tecnologia para a educação em escolas públicas. Participou do projeto de planejamento Smart City da secretaria de desenvolvimento de Campinas, já deu mais de 30 palestras pelo Brasil incentivando o empoderamento das mulheres nas áreas científicas e tecnológicas, participa de algumas ONGs relacionadas a educação infantil e apoio as mulheres no mercado de trabalho.

Vagas: 23 de 40 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Conhecendo o Projeto Oficina do Futuro - Palestra


Uma breve apresentação sobre o projeto Oficina do Futuro, para quem se destina, cursos e calendários e alguns números ao longo de 12 anos de projetos.

Palestrante: Luiz Fabiano Viana da Rocha

Formado pela PUC – Campinas como Analista de Sistemas. Trabalha no Instituto Eldorado há 8 anos, sendo que no projeto Oficina do Futuro já são 3 anos. Tem experiência em Telefonia, Redes, Linux e Desenvolvimento. Participou de projetos como implantação e integração de impressões inteligentes; integração de centrais telefônicas;  projeto Hackatruck em sua fase de montagem e também como professor.

Ministra cursos na Oficina de Java, MainFrame, Banco de Dados, DB2, Lógica de Programação, Testes, Linux e Aix.


Vagas: 22 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Mostra de Trabalhos - Período Vespertino e Integrados


nenhuma por enquanto

Local: Pátio
Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Torneio Interno de Robótica com Lego Mindstorm - Publico Interno - Oficina


No torneio de robótica os participantes serão desafiados a construírem um robô explorador autônomo seguidor de linhas que realize um percurso aleatório com vários obstáculos no menor tempo possível. 

Público alvo: Estudantes participantes das oficinas de robótica do campus

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Claudio Marangoni de Oliveira

Vagas: 5 de 20 Local: Pátio
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 210 min.

Android Smart Teens - Mini-curso


Trata-se de mini-curso para jovens para o desenvolvimento de aplicativos para Android com o uso do Mit App Inventor. ( os participantes receberão 01 camiseta)


Palestrante: Gustavo Bartz Guedes
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 
Tecnólogo e mestre pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP).

Vagas: 10 de 40 Local: Laboratório B104
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 60 min.

Atividade Arduino para escolas visitantes - Mini-curso



Palestrante: Naur Joao Janzantti Junior

Local: Laboratório B103
Vagas esgotadas Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Recepção: IFSP de Portas Abertas e Mostra de Cursos



Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Sarau de Inauguração da Rádio Federal



Coordenador:  Rodrigo Crivelaro

Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 60 min.

Atividade Arduino para escolas visitantes - Mini-curso



Palestrante: Naur Joao Janzantti Junior

Local: Laboratório
Vagas esgotadas Data: 20/10/2016  |  Horário: 15:15  |  Duração aprox.: 45 min.

Recepção: IFSP de Portas Abertas e Mostra de Cursos



Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 15:15  |  Duração aprox.: 45 min.

O uso da tecnologia dos polímeros de Silicone no nosso dia a dia - Palestra


Palestrante: Álvaro Luiz Gomes
Application Engineering & Technical Services

Dow Corning do Brasil Ltda.
A wholly owned subsidiary of The Dow Chemical Company


Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2011), além de MBA em gestão econômica de negócios (USP). Atualmente é Químico de Aplicações Senior na Dow Corning do Brasil. Suas áreas de conhecimento incluem a físico-química de polímeros, principalmente biopolímeros e silicones e também suas diferentes aplicações como cosméticos, produtos médico-farmacêuticos, domissanitários e aditivos para processamento do petróleo. Além de uma larga experiência na formulação e avaliação de produtos para os cuidados pessoais, possui também conhecimento e vivência em gerenciamento de projetos, inclusive com certificação 6-Sigma green belt , além de familiaridade com processos como Commercialization Excellence e Fast Formulation . Procura focalizar esforços nas soluções sustentáveis e eco-innovação. É criador do prêmio Dow Corning de inovação sustentável com silicones (promovido em toda a América Latina a cada dois anos e sua quarta edição ocorreu em 2015 no Congresso Latino-americano de Químicos Cosméticos, do Uruguai). É autor do livro O Uso da Tecnologia Cosmética no Trabalho do Profissional Cabeleireiro e também de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas e tecnológicas. Possui 5 patentes envolvendo aplicações dos silicones nas áreas de cosmetologia e de petróleo. Obteve diversos reconhecimentos, entre eles o prêmio de Personalidade Técnica na Cosmetologia em 1999, promovido pela Revista Atualidade Cosmética do Brasil. É contribuidor atuante da Associação Brasileira de Cosmetologia sendo o coordenador científico dos Congressos Brasileiros de Cosmetologia em 2014 e 2015 (edições 27 e 28).
 

Vagas: 14 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 15:15  |  Duração aprox.: 60 min.

Premiações Desafio, Corrida, Torneio e Mostra de Artes



Local: Auditório
Data: 20/10/2016  |  Horário: 16:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Data Warehousing - Palestra


Data warehousing é o processo de construção e uso de um data warehouse (armazém de dados), cuja principal finalidade é oferecer suporte aos processos de tomada de decisão. Nesta palestra serão abordados os conceitos envolvidos na construção e utilização de data warehouses.

Adriano de Souza
Data Mining é o processo de extrair de forma automática padrões consistentes de um imenso conjunto de dados. Nesta palestra será apresentada uma visão geral dos principais 

Vagas: 16 de 40 Local: Sala A105
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Conectando itens do dia a dia a internet das coisas com RFID - Palestra


Nesta palestra abordaremos uma breve teoria sobre a tecnologia RFID UHF, uma visão geral dos casos de uso da tecnologia, relação do RFID com a Internet das Coisas(IoT) e como metodologias ágeis tem ajudado na entrega de projetos com mais foco nas necessidades dos usuários da tecnologia.

Palestrante: Alexandre Viera dos Santos

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Unicamp (2003), MBA em gestão estratégica dos negócios aplicada a tecnologia da informação pela FGV(2011), certificações RFID pela CompTIA(2011) e pela Impinj(2010). Já trabalhou em projetos de softwares bancários, logísticos e de recursos humanos e softwares globais na IBM. Foi sócio fundador da empresa Taggen Soluções RFID em Campinas de 2010 até 2013, atuando como especialista certificado em RFID e TI. Atualmente trabalha como Arquiteto de Soluções para a Impinj, especialista em soluções inovadoras com RFID e em Arquitetura de Softwares para projetos de RFID com tecnologias Java e .Net.

Vagas: 73 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Expressões regulares: que bicho é esse? - Palestra


Descomplique sua vida com as expressões regulares. Utilizadas
em ferramentas de edição de texto e planilhas, programas de sistemas
operacionais, banco de dados e linguagens de programação, as expressões
regulares são métodos para definir padrões de texto, facilitando a
implementação de validações e consultas. Nesta palestra você conhecerá os conceitos
básicos e verá exemplos práticos de como utilizar estas expressões.

Palestrante: Lucas Vinicius Pimenta

Bacharel em Análise de Sistemas e
Tecnologia da Informação pela FATEC Americana, Especialista em Plataformas de
Desenvolvimento Web pela Claretiano.

Vagas: 28 de 40 Local: Sala A204
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 45 min.

Os comportamentos do empreendedor - Palestra


Nesta palestra, o participante irá conhecer as características de um empreendedor, e poderá avaliar suas próprias competências de modo a rever posições e predispor-se a elaborar novas ideias, buscar o autoconhecimento para desenvolver suas competências empreendedoras e equilibrar o uso das competências empreendedoras no desenvolvimento de seu negócio.


Palestrante: Bruno Pereira dos Santos, 28 anos.


Formado em Publicidade e Propaganda pela Metrocamp. Atua no Sebrae-SP como Analista de Negócios há 4 anos. Especialista em Empreendedorismo, Legislação Aplicada às MPEs, Marketing e Administração pelo Sebrae-SP.

Vagas: 13 de 40 Local: Sala B202
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 30 min.

Mostra de Trabalhos - Período Noturno


nenhuma por enquanto

Local: Pátio
Data: 20/10/2016  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Oficina de Robótica - Elementos de Máquina com Lego Ev3 - Público interno= - Oficina


Esta oficina visa apresentar os conceitos fundamentais de elementos de máquina e mecanismos a utilizando os recursos do Lego Mindstorm Technic. Os participantes aplicarão os conceitos de transmissão de movimento por engrenagens, correias, fusos e outros dispositivos utilizando o conjunto Lego e testando através da construção de máquinas e mecanismos simples.

Público alvo: Estudantes curso técnico em mecânica/fabricação mecânica 
Responsáveis: prof. Paulo Paino e Luiz Marangoni

Vagas: 2 de 20 Local: Sala de Estudos
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 20:15  |  Duração aprox.: 120 min.

Energia Fotovoltáica - Palestra


A proposta é introduzir os alunos, primeiramente aos conceitos dos sistemas fotovoltaicos, destacado sua importância em cenários de eficiência energética e sustentabilidade. Posteriormente, será abordado o design dos sistemas fotovoltaicos, de uma forma ampla, destacando a importância e desempenho de cada componente (Painel Fotovoltaico, Inversores, Baterias, etc..). Por fim, será demostrado a aplicabilidade do sistema fotovoltaico em conceitos como IoT (Internet of Things), Smart Grid e Smart Cities, através do Protótipo Sunflower. 

Sobre os palestrantes:

José Loschi
Formado em Engenharia de Controle e Automação (Universidade Paulista - 2014) e mestrando pelo Decom / Feec / Unicamp (Departamento de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp). Atualmente, um pesquisador do laboratório de comunicações visuais (LCV). Os principais temas de interesse são: Redes sem fio, Internet das Coisas, TV digital, Radiodifusão, Células e Sistemas Fotovoltaicos, Energia e Rastreamento Solar 

Luiz Antonio de Sousa Ferreira é Mestrando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui certificação IBM DB2: Database and Application Fundamentals (2013) e IBM Virtualization and Linux Workshop(2009). Ingressou no serviço público pelo IFSULDEMINAS no ano de 2010 e desde então atuou como Coordenador de sistemas / SIMEC (Reitoria, 2011-2012) e como Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação do Campus Poços de Caldas (2012-2014). Membro do Laboratory of Visual Communications junto ao orientador Prof. Yuzo Iano.

Vagas: 6 de 40 Local: Sala B203
Inscrições encerradas Data: 20/10/2016  |  Horário: 20:15  |  Duração aprox.: 60 min.


 
V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia & Mostra de Arte e Cultura Do IFSP Câmpus Hortolândia
© 2016 - Instituto Federal de São Paulo
Desenvolvido por Equipe