Programação


Consulte aqui os eventos da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Hortolândia. Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.

Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera 10 minutos antes do inicio do evento.

Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de 30 à 10 minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.

17/10/2017 - Terça-feira

Abertura - A Matemática Pode Ser Criativa?: Matemática Em Vídeos E Em Performance Teatral - Palestra


É comum, hoje em dia, que vários alunos considerem a Matemática como uma disciplina estática, cheia de fórmulas e algoritmos. Entretanto, existem tendências na área de Educação Matemática que buscam apontar outras vertentes da disciplina, como sua aplicação no cotidiano, seu potencial na criação de modelos que auxiliem na resolução de problemas de outras áreas de conhecimento, entre outras. Uma área de estudo que vem crescendo é a Performance Matemática Digital (PMD). As PMDs consistem em narrativas ou textos multimodais que aliam arte com tecnologia digital, realizando a comunicação de ideias ou conceitos matemáticos por meio de performances artísticas expressas em forma de música, vídeo, poesia, dentre outros. (BORBA; SCUCUGLIA; GADANIDIS, 2014). Nesta apresentação enfocaremos a PMD por meio dos vídeos e de uma encenação teatral.

Os vídeos exibidos fazem parte do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância” aprovado na chamada universal do CNPq (processo nº 400590/2016-6) e coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), da UNESP, de Rio Claro. Uma das ações desse projeto foi o Festival de Vídeos, em que alunos e professores da Educação Básica e das Licenciaturas em Matemática, submeteram vídeos produzidos por eles, em que conteúdos matemáticos eram o foco do enredo. Os vídeos foram analisados por um júri composto por artistas, cineastas, matemáticos e educadores matemáticos, sendo discutidos e analisados quanto à natureza da Ideia Matemática, a Criatividade e a Qualidade Artístico-Tecnológica. Nesta palestra apresentaremos alguns vídeos submetidos ao Festival, dando destaque àqueles que apresentam aplicações da Matemática, vindo ao encontro do tema da Semana Nacional de Tecnologia “A Matemática está em tudo”. Por meio de vídeos produzidos por alunos, pretendemos mostrar a percepção desses sobre a presença da matemática em diversas áreas do conhecimento e no cotidiano das pessoas. Os vídeos submetidos ao Festival estão hospedados no site www.festivalvideomat.com, tornando-se assim um repositório onde professores, alunos e tutores possam utilizar como um local de pesquisa de vídeos com conteúdo matemático.

A encenação teatral, por sua vez, tem como objetivo apresentar uma outra forma, também artística, de comunicar ideias matemáticas. A partir da linguagem teatral, é possível dar corpo a entes matemáticos, voz a ideias e cor a conceitos. Nesse sentido, o livro TeatroMático (CASTRO, 2007) propõem cenas teatrais curtas com histórias sobre logaritmos, números primos, incógnitas, dentre outras. Por meio de uma apresentação da cena “A incógnita X”, pretendemos retratar um outro olhar frente às incógnitas e às equações. Buscamos, ao aproximarmos as Artes, as Tecnologias Digitais e a Educação Matemática, transformar a imagem pública da Matemática, e abrir as portas da sala de aula, compartilhando ideias matemáticas para além dos muros das escolas.

PALESTRANTES: Vanessa Oechsler e Hannah Lacerda.

Vanessa Oechsler é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, em Rio Claro (SP), mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2012) pela Universidade Regional de Blumenau e licenciada em Matemática (2008) pela mesma instituição. É professora de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, formação de professores, educação de jovens e adultos e tecnologias no ensino de Matemática.

Hannah Lacerda é doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (UNESP/ Rio Claro). Mestre em Educação Matemática (2015) pela UNESP/ Rio Claro. Especialista em Eduação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em 2011 em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFRP). Atriz pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas (2009). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Estudos e projetos desenvolvidos com os temas Vídeos Digitais, Teatro e Educação Matemática e Performances Matemática Digitais.

Vagas: 41 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 08:30  |  Duração aprox.: 90 min.

2ª Desafio: - Oficina


Como salvar um ovo atirado do segundo andar de um edifício do destino fatídico esperado? Depois de uma 1ª Edição movimentada, contando com alguns conceitos de sucesso, neste ano o Desafio "Salvem os ovos!" está de volta com novidades. Sumiram os pára-quedas! Os participantes poderão contar apenas com a absorção de impacto e com um direcionamento inteligente das cargas para salvar as cascas dos ovos. Como forma de inspirar os participantes, será apresentada uma pequena introdução aos conceitos de absorção de impacto e estruturas de sacrifício, e sua aplicação em casos reais.


Palestrantes:Prof. Dr. Augusto Emmel Selke, docente do IFSP - Hortolândia.

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC. Doutor em Engenharia Mecânica pela École Centrale de Nantes. Professor do IFSP - Hortolândia desde 2015.

Vagas: 7 de 26 Local: OFICINA DE ENSAIOS MECÂNICOS
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 220 min.

Exposição - Tipos Brasileiros em Relevo


A presente coleção retrata
diversos tipos brasileiros, das mais variadas regiões, etnias e suas misturas:
o vaqueiro sertanejo, a baiana, o caboclo, o índio do Xingu, a Cigana, o Gaúcho
e o matuto do interior.

Exposição na
Biblioteca

Artista: Rodolfo
Ledel - 
Nasceu em Porto
Alegre no dia 22 de dezembro de 1939. Começa a cursar engenharia elétrica pela URGS, mas abandona
os estudos em 1964. Dedica-se ao comércio por muitos anos. Em paralelo pinta
quadros, que comercializa em sua própria loja. Tem como hobby a fotografia, à
qual se dedica com afinco e que lhe rende a participação em salões
internacionais e conquista de prêmios importantes. Em 1987 edita o jornal Espaço Ilustrado,
com o apoio da Universidade local UNISINOS e da indústria local. Seu objetivo é
valorizar a cultura da região. Após passagem por Nova York no inicio dos anos 90, inaugura seu
atelier em São Paulo no ano de 1993, agora definitivamente focado na pintura.Seu
tema preferido é o corpo humano. Suas mulheres podem ser negras, brancas,
azuis, quem sabe verdes. Seu estilo é realista. Radicaliza em cores e texturas,
adicionando um toque surrealista à sua obra.

Local: Biblioteca
Data: 17/10/2017  |  Horário: 09:45  |  Duração aprox.: 120 min.

Um papo sobre Python - Mini-curso


Minicurso de introdução sobre a linguagem de programação Python.

Palestrante: André Luis Bordignon.
Professor do IFSP Campus Hortolândia. Possui mestrado em Engenharia da Computação (2004) e graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Local: B104
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 160 min.

Oficina de Xadrez - Oficina


A oficina tem o objetivo de introduzir as regras e conceitos básicos do xadrez. Com duração de duas horas, a oficina introduzirá as regras do xadrez, mates elementares e princípios de tática e estratégia. Os participantes terão a oportunidade de praticar jogando algumas partidas entre si.


Palestrantes: Prof. Dr. Fabiano Ionta Andrade Silva e Prof. Me. Flávio Margarito Martins de Barros
Fabiano Ionta Andrade Silva: Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2003). Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC-2009), na área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Energia. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC 2017) na área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Energia. Tem experiência em Matemática Aplicada, Estatística, Ensino de Matemática nos níveis básico e superior. Professor EBTT Matemática do IFSP Hortolândia


Flávio Margarito Martins de Barros: Flávio M. M. Barros é Professor EBTT do Câmpus Hortolândia, bacharel e licenciado em Física pela Unicamp, bacharel em Estatística pela Unicamp e Mestre em Engenharia Agrícola também pela Unicamp. Tem experiência com xadrez, tendo representado o Centro Acadêmico do Instituto de Física em torneios de ligas universitárias e também já participou de outros torneios como do Círculo Militar de Campinas.



Local: B204
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Construção de Boné - Oficina


Nesta oficina confeccionaremos boné em E.V.A. utilizando conceitos de Geometria Plana, tais como: reta e segmento de reta, base, lado e altura de triângulos, triângulo isósceles, mediatriz, arco e centro de circunferências, secante, tangente, perpendicularidade e paralelismo.

Palestrante:Simone Amaly Abud Saccomori.
Simone Amaly Abud Saccomori é aluna do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 2 de 25 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Mesas de Bilhar e Curvas Cônicas - Oficina


A Oficina das mesas de bilhar e as Curvas cônicas é uma exposição voltada para os alunos do Câmpus e tem como proposta mostrar algumas propriedades de reflexão da elipse e da parábola de forma divertida e concreta utilizando mesas de bilhar com formatos nessas curvas. Observando o que acontece, o visitante é levado a pensar em quais objetos do cotidiano tais propriedades são úteis e utilizadas, trazendo uma familiaridade com a geometria teórica.


Palestrante: Prof. Me. Thiago Tambasco Luiz, João Marcelo Vieira Santa Maria.

Thiago Tambasco Luiz: Possui graduação em Matemática pela Unicamp (2007), Mestrado Profissional em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Professor do IFSP Câmpus Hortolândia desde 2016.

João Marcelo Vieira Santa Maria é aluno do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 9 de 30 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Oficina de Redação: Os gêneros textuais solicitados pela Unicamp nos últimos anos - Oficina


Serão apresentados e discutidos os diferentes gêneros textuais solicitados pelo vestibular da Unicamp nos últimos anos. Também serão apresentados exemplos de redações acima e abaixo da média dos últimos exames com o intuito de proporcionar aos participantes um conhecimento mais aprofundado de tais gêneros.


Palestrantes: Profa. Dra. Davina Marques, Prof. Dr. Gabriel Leopoldino dos Santos, Profa. Ma. Graziela Rocha Reghini Ramos e Profa. Dra. Julia Fracarelli Lucca.
Davina Marques

Possui graduação em Português e Inglês (UNIMEP), graduação em Pedagogia (UNICAMP), mestrado em Educação (UNICAMP), MA in Curriculum and Teaching (Michigan State University/EUA) e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP-HTO), onde coordena o Experimentações: Núcleo de Pesquisa em Leituras,Escritas e Imagens. Participa ainda do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI - IFSP) e é membro, desde 2011, da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB).

Gabriel Leopoldino dos SantosPossui graduação em Letras (licenciatura plena - português e espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor da área de Letras - Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em semântica histórica da enunciação, semântica do acontecimento e história das ideias linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: designação, político, acontecimento enunciativo, política de línguas, relação entre línguas, argumentação, metáfora e espaço de enunciação. Além disso, tem experiência docente e de pesquisa em ensino de espanhol para brasileiros e de português para brasileiros e estrangeiros.

Graziela Rocha Reghini RamosPossui graduação em Linguística e Letras-Português pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e em Letras-Português/Inglês pela FAM (Faculdade de Americana). É Mestre em Linguística também pela Unicamp. Tem vasta experiência em correção de redações segundo os critérios adotados pelos vestibulares e é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia, desde setembro de 2016.

Julia Fracarelli LuccaÉ professora de Português e Inglês no IFSP-HTO. É graduada em Ciências Sociais, Linguística e Letras e é mestra e doutora em Linguística. Já foi corretora de redações do ENEM e da COMVEST.

Vagas: 1 de 42 Local: B205
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 160 min.

Reforma Da Previdência e Trabalhista No Brasil: Avanço ou Retrocesso? - Mesa redonda


Será uma atividade de cunho informativo, com o intuito de tratar de temas delicados e muito importantes para a vida da população brasileira.

Palestrante: Me. Lucas Salvador Andrietta, Marina Cunha Sampaio, Me. Marival Baldoino de Santana.
Marina Cunha Sampaio - Auditora-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho. Tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Anhanguera - UNIDERP. É formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas. É graduanda em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É co-fundadora do Instituto Trabalho Digno, no qual atua como diretora de Educação. Integra o Programa de Combate ao Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho em São Paulo e o Grupo de Trabalho da Reforma Trabalhista do Instituto de Economia da UNICAMP.

Lucas Salvador Andrietta - Bacharel em Ciências Econômicas (2011) e Mestre em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente, é doutorando pela mesma instituição.

Marival Baldoino de Santana - Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em História da Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Católica de Uberlândia. Licenciado em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo - Campus Hortolândia. Tem experiência na área de Educação Religiosa no Ensino Fundamental, Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente no tema: O Sujeito e a questão do Poder.


Vagas: 10 de 40 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 160 min.

Oficina de Pinturas Anamórficas - Oficina


Serão apresentados os principais conceitos de anamorfismo, contando com a apresentação de algumas amostras, os participantes terão a oportunidade de desenvolver algumas dessas pinturas contando com a orientação do aplicador da oficina.


 Palestrentes: Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira, discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 3 de 25 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 11:30  |  Duração aprox.: 70 min.

Cine-debate: Quebrando a banca - Seção Oral


Exibição do filme quebrando a banca e debate sobre os conceitos matemáticos ali presentes: probabilidade e contagem de cartas.


Palestrante: Prof. Ms. Carlos Eduardo de Oliveira e João Marcelo Vieira Santa Maria.
Carlos Eduardo de Oliveira, professor de matemática do IFSP, câmpus Hortoândia, graduado em Matemática pela Unicamp (2006), Mestre em Matemática pela Unicamp (2014). 
João Marcelo Vieira Santa Maria, discente do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Hortolândia.

Vagas: 3 de 40 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 180 min.

Robótica básica com o Lego Mindstorm - Oficina


Nesta oficina os participantes terão contato com os fundamentos da robótica de maneira lúdica e divertida através da programação de robôs Lego Mindstorms. Os alunos serão desafiados a desenvolverem seus próprios programas e a utilizarem o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a criatividade na solução de diversos desafios.

Palestrante:Prof. Dr. Luiz Claudio Marangoni de Oliveira.
Graduado em física aplicada, mestre em engenharia elétrica na área de Microondas e Óptica e Doutor em engenharia mecânica na área de mecânica computacional e projetos mecânicos pela UNICAMP. Atuou nas áreas de instrumentação científica para raios-X, de microeletrônica e sistemas embarcados, e no desenvolvimento e fabricação de novos dispositivos microeletromecânicos MEMS para aplicações ópticas. Atualmente atua como professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo na área de automação industrial, sistemas embarcados e desenvolvimento projetos. Entusiasta das novas tecnologias educacionais, coordena o NURIA – Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial – criado a partir de projeto CNPq para difusão da robótica educacional e da cultura Maker como ferramentas para melhoria da educação.


Local: SALA DE ESTUDOS
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 240 min.

Oficina de Cubo Mágico - Oficina


A Oficina de Cubos Mágicos é uma oficina voltada para os alunos do do Câmpus e tem como proposta mostrar técnicas de resolução de cubos mágicos de diferentes tamanhos e também de outros quebra-cabeça similares, mas não necessariamente cubos e fazer relações com conceitos de análise combinatória. Os visitantes serão orientados sobre tais técnicas e podem participar de mini competições sobre a resolução de cubos mágicos.

Palestrantes: João Marcelo Vieira Santa Maria, Rafael Matai de Souza, Thiago Henrique Coelho de Camargo e Ivan Luis de Lima.
João Marcelo Vieira Santa Maria, Rafael Matai de Souza e Thiago Henrique Coelho de Camargo e Ivan Luis de Lima são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 1 de 23 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Workshop de Ensaios Mecânicos (Sessão I) - Mini-curso







Ao longo dos últimos dois anos, a
máquina universal de ensaios do campus esteve desativada, o que impossibilitou
que algumas turmas dos cursos técnicos concomitante em Fabricação Mecânica e
integrado ao EM em Mecânica fizessem aulas práticas. A presente proposta tem a
intenção de sanar, ainda que parcialmente, essa lacuna de formação ao oferecer
uma oficina de demonstração do uso da máquina, que recentemente foi colocada em
operação. Pretende-se, ainda, atingir outros alunos, professores e servidores técnico-administrativos
que tenham interesse no assunto. Serão realizados ensaios de tração, compressão
e flexão em diversos tipos de materiais com o uso da máquina EMIC DL 30000,
levantamento de curvas características de força x deslocamento e tensão x deformação
de engenharia e instalação de acessórios de ensaio.

Sessão I: Ensaios de compressão e flexão
em três pontos : Fundamentação teórica: falhas em compressão e flexão; tensões
de compressão e tensões normais e cisalhantes na flexão; dados extraídos dos ensaios;
Apresentação da máquina de ensaios EMIC DL 30 000; Instalação dos acessórios de
compressão; Execução de ensaios de compressão; Levantamento das curvas e
análise dos resultados; Instalação dos acessórios de flexão; Execução de
ensaios de flexão; Observação dos modos de falha; Levantamento das curvas eanálise
dos resultados.

Palestrante: Prof.Me. Ícaro Zanetti de Carvalho, Prof. Me.
Leonardo Bartalini Baruffaldi.

Ícaro Zanetti de Carvalho possui
graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2008)
e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2012)
na área de mecânica da fratura. Atuou como analista de processos na empresa B.Bosch
Galvanização do Brasil em Jundiaí e como engenheiro de processos na empresa
ferroviária Progress Rail (grupo Caterpillar) em Hortolândia. Atualmente, atua
como professor dos cursos de Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia de São Paulo Campus Hortolândia, onde ministra disciplinas na área
de materiais e processos de fabricação.

Leonardo Bartalini Baruffaldi é engenheiro mecânico, formado
pela Escola Politécnica da USP (2008), com mestrado em Engenharia Mecânica pela
UNICAMP (2010). Participa das atividades do Laboratório Ferroviário da UNICAMP
como colaborador, desenvolvendo pesquisas na área de dinâmica multicorpos e
simulação de contato. Atuou como engenheiro de P&D na Siemens TUSA, em
Jundiaí, e na Schaeffler. Atualmente, é professor dos cursos de Mecânica do
IFSP, campus Hortolândia, onde ministra disciplinas da área de projeto (CAD),
metrologia e ensaios dos materiais.








Vagas: 20 de 40 Local: OFICINA DE ENSAIOS MECÂNICOS
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 14:30  |  Duração aprox.: 120 min.

Oficina de Dama Chinesa - Oficina


A oficina apresentará a história do jogo, em seguida será feita a confecção do tabuleiro do jogo, a apresentação de suas regras e por fim uma partida será realizada. Serão trabalhadas as noções de lógica, geometria e análise combinatória.

Palestrante: Nayanne Cristina da Silva Israel e Tuani Heloísa Silva Gomes dos Santos.
Nayanne Cristina da Silva Israel e Tuani Heloísa Silva Gomes dos Santos, alunas do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP câmpus Hortolândia.

Vagas: 2 de 25 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 15:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Ferramentas de Corte para usinagem inteligente com tecnologia Iscar. - Palestra







O palestrante discorrerá
sobre tecnologias atuais na área das ferramentas de corte na usinagem mecânica.
Ferramentas de corte são os componentes que de fato fazem o corte e a remoção
de material nas operações de usinagem.

Palestrante: Ricardo
Freitas - possui 30 anos de experiência profissional na área de Usinagem dos
Metais. Atualmente é Gerente de Educação e Usinagem da Iscar do Brasil. Possui
formação como técnico em Mecânica ETI Lauro Gomes; graduação em Análise de Sistemas
FASP – São Paulo e pós-graduação em Marketing – ESPM – São Paulo.







Vagas: 29 de 40 Local: B204
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 15:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Gincana de Matemática e Física - Oficina


A Gincana de Matemática e Física é um evento voltado para os alunos dos cursos integrados do Câmpus e tem como proposta aplicar, de forma divertida, os conhecimentos adquiridos em Física e Matemática em situações do cotidiano. Para vencer a gincana, as equipes disputarão atividades que envolvem raciocínio lógico e trabalho em equipe.

Palestrantes: Prof. Me. Marcelo C. B. Cardinali e Prof. Me. Thiago Tambasco Luiz
Marcelo C. B. Cardinali: Possui graduação em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (2009), licenciatura plena em Física (2013) e mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2012). Professor do IFSP Câmpus Hortolândia desde 2015.Thiago Tambasco Luiz: Possui graduação em Matemática pela Unicamp (2007), Mestrado Profissional em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Professor do IFSP Câmpus Hortolândia desde 2016.

Vagas: 17 de 50 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 15:30  |  Duração aprox.: 150 min.

Xilogravura popular brasileira - Palestra


A atividade pretende apresentar a xilogravura
popular brasileira por meio de palestra, imagens e vídeos. Para tanto, os
seguintes aspectos serão abordados:Técnicas usadas e possibilidades artísticas
da xilogravura;O encontro da xilogravura com os cordéisXilogravura popular e o
mercado da arte; chegada do acervo de xilogravura popular de Giuseppe Baccaro
no IEB/USP, Estudo do caso série “Apocalipse”, de Amaro Francisco Borges; a
importância dos números e Xilogravura contemporânea no Brasil.



Palestrante: Luísa Bartalini França,
Estagiária na Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos Brasileiros
(IEB/USP).Aluna do curso de graduação de Filosofia (FFLCH/USP); Estagiária na
Coleção de Artes Visuais (IEB/USP); Aluna de escultura e fundição artística no
Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE) - 2015 até o presente momento.
Tem como principal área de interesse na filosofia o campo da estética.

Vagas: 25 de 40 Local: B205
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 15:30  |  Duração aprox.: 60 min.

Letras e números - divulgação científica e matemática. Lançamento do livro “Transformações na Terra das Goiabeiras”. - Palestra


Apresentação da palestra e do
livro "Transformações na Terra das Goiabeiras", discussão com o
público sobre divulgação de ciência e tecnologia e a importância/influência da
matemática para/na literatura.

Palestrante: Prof.
Dr. Adilson Roberto Gonçalves, docente do Instituto de Pesquisa em Bioenergia
(IPBEN)-UNESP Rio Claro e aluno do curso de Especialização em Jornalismo
Científico no LabJor - UNICAMP

): Doutor em Química pela
Unicamp, Livre-Docente pela USP, Pesquisador do IPBEN-UNESP. Escreve artigos de
opinião sobre ciência, tecnologia, ambiente e educação e publicou o livro
"Transformações na Terra das Goiabeiras", uma compilação desses
textos. Foi professor no IFSP-Hortolândia e na PUCCAMP e pesquisador no
CTBE-CNPEN (Campinas).

Vagas: 31 de 40 Local: B204
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 16:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Intervenção - Coral Emoção em Libras - Palestra


Coral de Libras - formado pelos alunos do Cursos de Extensão Libras I ministrada pela docente Patrícia Andrade.

Local: Sala
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 16:00  |  Duração aprox.: 5 min.

Pinturas Anamórficas - Oficina


Serão apresentados os principais conceitos de anamorfismo, contando com a apresentação de algumas amostras, os participantes terão a oportunidade de desenvolver algumas dessas pinturas contando com a orientação do aplicador da oficina.

Palestrante: Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira.
Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 1 de 24 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 16:30  |  Duração aprox.: 90 min.

A Matemática Está Em Tudo - Palestra


Origens, evolução histórica e aplicações atuais da Matemática. A importância da quantidade e da forma na vida. Onde está a Matemática?


Palestrante: Prof. Dr. Sergio Lorenzato.
Professor Colaborador na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Possui licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (UNESP); mestrado em Educação pela Universidade de Brasília/UnB; doutorado em Ciências Humanas pela UNICAMP – área de metodologia do ensino da Matemática; pós-doutorado em Educação Matemática pela Université Laval (Canadá). Possui experiência em Educação Matemática, direcionada para a formação inicial e continuada de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com ênfase nos temas matemática visual, metodologia do ensino, prática docente e aprendizagem significativa. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GEPEMAI), da Faculdade de Educação/UNICAMP.

Vagas: 41 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

SMARTTECH - Soluções de simulação numérica e CAE com softwares da linha Dassault Systems - Palestra


Palestra sobre soluções de simulação numérica e CAE com softwares da linha Dassault Systems.
Palestrante:Bruno Soares Chimarelli, Especialista em Aplicações na SMARTTECH - Holambra.
Técnico em Metal-Mecânica pelo SENAI Americana. Graduando em Engenharia de Produção pela UNINTER. Especialista em Aplicações na SMARTTECH - Holambra. Experiência de 4 anos como analista mecânico e de CAE na indústria. Há 8 anos trabalha na área de software da linha Dassault Systems, com experiência em análise estrutural, térmica, dinâmica de fluidos, multi corpos, injeção plástica e fundição.

Vagas: 14 de 40 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Minicurso Básico de Arduino: uma Introdução à Internet das Coisas (IoT) - Mini-curso


Minicurso de introdução ao Arduino e à Internet das Coisas (IoT).

Palestrante:Prof. Me. Leandro Ledel, docente do IFSP - Hortolândia.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2005), na área de Engenharia de Computação. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, linguagens de programação, programação orientada a objetos e hardwares de baixo custo.

Local: SALA DE ESTUDOS
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 210 min.

Mesa de discussão: A formação no IFSP e a experiência de trabalho em eletroeletrônica - Seção Oral


Como
o IFSP tem formado os técnicos para o mercado de trabalho? Você conhece os
passos para ingressar na sua profissão? Venha ouvir a experiência dos ex-alunos
e discutir aspectos importantes da formação técnica e carreira profissional.


Palestrante:Nayhan Victor Oliveira e Matheus
Barbosa Germano, ex-alunos do Curso Técnico em Eletroeletrônica do IFSP –
Hortolândia.

Nayhan Victor Oliveira é formado
no curso técnico em Eletroeletrônica do IFSP câmpus Hortolândia (2016) e
atualmente cursando o curso em Fabricação Mecânica na mesma escola. Trabalhou
como estagiário técnico na Elektro Redes S.A durante o ano de 2016 e atualmente
é técnico de projeto de redes. Durante sua formação no IFSP participou de
cursos complementares (Montagem de Circuitos Pneumáticos e Eletropneumáticos) e
de um projeto de Iniciação Científica (Desenvolvimento de um Conversor
Eletrônico de Potência CC-CA para Estudo de Controle de Máquinas Elétricas
Trifásicas).

Matheus Barbosa Germano é formado
nos cursos técnicos em Fabricação Mecânica (2014) e Eletroeletrônica (2016) do
IFSP câmpus Hortolândia (2016) e cursa Engenharia Mecânica na ESAMC. Foi
estagiário de manutenção na Merial Sanofi Company durante 2016 e atualmente
trabalha na Boehringer Ingelheim Animal Health como mecânico de manutenção.

Vagas: 24 de 40 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 210 min.

Uma breve introdução ao arduíno - Mini-curso


Introdução básica ao arduíno.


Palestrante: Rodolfo Francisco de Oliveira

Vagas: 3 de 15 Local: A104
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 210 min.

Criando um servidor web na nuvem - Mini-curso


O servidor web é o responsável por compartilhar websites completos e outros arquivos com usuários através do browser. Atualmente, é imprescindível que uma empresa divulgue o seu portfólio na Internet. Assim, várias delas recorrem ao desenvolvimento de websites e procuram por profissionais de tecnologia da informação. O surgimento da computação em nuvem permitiu que as empresas descentralizassem os seus servidores web, reduzindo o seu custo de manutenção, além de, permitir uma melhor escalabilidade dos seus serviços. O objetivo principal é apresentar, aos interessados, os fundamentos de computação em nuvem, bem como suas vantagens e proporcionar uma prática de criação de um servidor web. Neste curso, propõe-se o uso da plataforma, de computação em nuvem, da empresa DigitalOcean, como sistema operacional o Debian Jessie e, para gerenciar o servidor, o VestaCP. Todo acesso a plataforma é realizado de forma remota através do protocolo de comunicação SSH (Secure Shell). Com este curso, pretende-se que os interessados experimentem o VestaCP para um controle total do servidor web, dos endereços de domínios ao firewall do servidor. Este curso proporciona aos interessados um conhecimento básico sobre computação em nuvem, bem como, sobre a implementação de servidores web.

Palestrante: Lucas Souza Montanheiro.Possui curso técnico em Redes de Computadores pelo Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos (2013). Atualmente cursando graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, onde participa de projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica nas áreas de Desenvolvimento Web e Segurança da Informação.Lattes: http://lattes.cnpq.br/0654762664250317

Vagas: 4 de 25 Local: B103
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 240 min.

Cine-debate: O quarto de Fermat - Seção Oral


Exibição do filme O quarto de Fermat debate sobre os conceitos matemáticos ali presentes: desafios e enigmas lógicos.

Palestrante: Prof. Ms. Carlos Eduardo de Oliveira.
Carlos Eduardo de Oliveira, professor de matemática do IFSP, câmpus Hortoândia, graduado em Matemática pela Unicamp(2006) , Mestre em Matemática pela Unicamp (2014).

Vagas: 22 de 40 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Conhecendo o Software GeoGebra - Mini-curso


Este minicurso tem como proposta apresentar o software GeoGebra, e explorar suas potencialidades para ser utilizado em situações de ensino e aprendizagem de matemática. Vamos conhecer suas ferramentas e possibilidades para se trabalhar em atividades utilizando as teorias previstas no currículo básico, de forma que o aluno relacione conteúdos, como geometria e álgebra, resolvendo problemas de maneiras diferentes.

Palestrante: Profa. Ma. Marília Franceschinelli de Souza.
Mestra em Matemática pelo programa de mestrado profissional em rede Nacional - Profmat (2014), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Matemática Aplicada e computacional (2005) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professora do Instituto Federal de São Paulo, campus Hortolândia. Possui experiência na docência do Ensino Fundamental II, Médio e Superior, e em projetos interdisciplinares e de educação não-formal.

Local: A105
Vagas esgotadas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Oficina de Currículo - Oficina







Discutir o cenário atual do mercado de
trabalho: desafios e possibilidades e elaborar um currículo.

Palestrante: Prof. Dr. Rovílson Dias da Silva.
- Professor da Área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Hortolândia. Com Formação na
área de Administração. Link para o Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4986150624706990







Vagas: 4 de 20 Local: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA MECÂNICA
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 150 min.

Workshop de Ensaios Mecânicos (Sessão II) - Mini-curso








Ao
longo dos últimos dois anos, a máquina universal de ensaios do
campus esteve desativada, o que impossibilitou que algumas turmas dos
cursos técnicos concomitante em Fabricação Mecânica e integrado
ao EM em Mecânica fizessem aulas práticas. A presente proposta tem
a intenção de sanar, ainda que parcialmente, essa lacuna de
formação ao oferecer uma oficina de demonstração do uso da
máquina, que recentemente foi colocada em operação. Pretende-se,
ainda, atingir outros alunos, professores e servidores
técnico-administrativos que tenham interesse no assunto. Serão
realizados ensaios de tração, compressão e flexão em diversos
tipos de materiais com o uso da máquina EMIC DL 30000, levantamento
de curvas características de força x deslocamento e tensão x
deformação de engenharia e instalação de acessórios de ensaio.

Sessão
II: Ensaios de tração - 
Fundamentação
teórica: falhas frágeis e dúcteis em metais; tensão e deformação
de engenharia; norma de ensaio de tração; tratamento dos dados;
Apresentação da máquina de ensaios EMIC DL 30 000; Instalação
dos acessórios de tração (campo superior e campo lateral);
Execução de ensaios de tração com metais; Levantamento das curvas
e análise dos resultados; Execução de ensaios de tração em
polímeros; Observação dos modos de falha; Levantamento das curvas
e análise dos resultados.

Palestrante:Prof.
Me. Ícaro Zanetti de Carvalho, Prof. Me. Leonardo Bartalini
Baruffaldi.

Ícaro
Zanetti de Carvalho possui graduação em Engenharia Mecânica pela
Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado em Engenharia
Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) na área de
mecânica da fratura. Atuou como analista de processos na empresa
B.Bosch Galvanização do Brasil em Jundiaí e como engenheiro de
processos na empresa ferroviária Progress Rail (grupo Caterpillar)
em Hortolândia. Atualmente, atua como professor dos cursos de
Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
de São Paulo Campus Hortolândia, onde ministra disciplinas na área
de materiais e processos de fabricação.

Leonardo
Bartalini Baruffaldi é engenheiro mecânico, formado pela Escola
Politécnica da USP (2008), com mestrado em Engenharia Mecânica pela
UNICAMP (2010). Participa das atividades do Laboratório Ferroviário
da UNICAMP como colaborador, desenvolvendo pesquisas na área de
dinâmica multicorpos e simulação de contato. Atuou como engenheiro
de P&D na Siemens TUSA, em Jundiaí, e na Schaeffler. Atualmente,
é professor dos cursos de Mecânica do IFSP, campus Hortolândia,
onde ministra disciplinas da área de projeto (CAD), metrologia e
ensaios dos materiais.







Vagas: 6 de 30 Local: OFICINA DE ENSAIOS MECÂNICOS
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Matemática nas Literaturas e Literatura Matemática - Oficina







O debate a respeito das conexões entre Literatura e Matemática propicia
a abertura de novas possibilidades para aprendizagem da matemática em
diferentes contextos. Com a apresentação de alguns clássicos da literatura,
procuraremos retirar deles elementos que representem uma argumentação lógica,
formada por padrões e pelo estabelecimento de regras, para evidenciar a
apropriação da matemática em literaturas clássicas. Sem se estabelecer nenhum
paradigma inicial pretende-se, nessa oficina, aprofundar esse debate. A Oficina
também tem por objetivo apresentar literaturas cujos títulos são temas e
conceitos matemáticos, tais como: “O Último Teorema de Fermat”, “O Livro dos
Códigos”, “e: A História de um Número”, dentre outros de ficção ou não ficção,
que ensejam um deslumbramento com a matemática.

Palestrante: Prof. Me. Ricardo Inácio Batista Junior - licenciou-se em Matemática pela
Universidade Estadual de Campinas em 2003. Efetivou-se Professor de Educação
Básica pela Secretaria do Estado da Educação (SEE-SP) em 2004 e, em 2009 pela
Secretaria Municipal de Educação (SME-Campinas-SP). Trabalhou como Orientador
Educacional On Line pela Rede de Formação (Redefor) da SEE-SP de 2010 a 2012.
Participou dos projetos "Aprendiz ComGás" e “Conhecimentos escolares
relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana”. Em
2011 ingressou no Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) pela
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" (UNESP - SP)
Campus Rio Claro e em 2014 defendeu sua dissertação de Mestrado intitulada
"Matemática Financeira Contextualizada em Sistemas de Amortização e
Imposto de Renda". Em 2013 efetivou-se como Professor de Educação Básica,
Técnica e Tecnológica (Professor EBTT) do Instituto Federal de Ensino, Ciência
e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do Campus Hortolândia, no qual leciona as
Disciplinas de Geometria Plana e Euclidiana para o curso de Licenciatura em
Matemática e Matemática Financeira para o Curso de Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas e de Matemática para o Curso de Técnico em
Automação Industrial em Fabricação Mecânica. Coordena o curso de Licenciatura
em Matemática do referido Câmpus.







Vagas: 24 de 30 Local: B204
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Introdução a Arquitetura Hexagonal: Saindo do MVC e aplicando uma nova arquitetura. - Palestra


A palestra possui o intuito de apresentar a arquitetura hexagonal um padrão de arquitetura conhecido como Porta e Adaptador em contraste a arquitetura MVC que tem como premissa a segmentação de seus componentes. Dentre os tópicos a ser apresentados será discutido sobre o uso inadequado do MVC, as consequências de alto acoplamento e baixa coesão e a divisão ineficaz de cada componente da arquitetura. Por fim será apresentado uma demo exemplificando uma solução com a arquitetura Hexagonal.

Palestrante:Tiago Ap. de Souza Costa e Denis
Wilson de Souza Oliveira, Beblue (Ribeirão Preto – SP).

Tiago Ap. de Souza Costa, formado
em Ciencia da Computação pela Universidade de Franca - UNIFRAN, Possuo 5 anos
de experiência na área de desenvolvimento de software, praticante dos padrões
DDD (Domain Driven Design) atualmente desenvolve sistemas em Java 8, utilizando
ecossistema Spring Framework.

Denis Wilson de Souza Oliveira,
formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP, especialista em
Desenvolvimento de Sistemas Móveis pelo IFSP, cursou mestrado em Sistemas
Distribuído e Rede de Computadores pela UFSCar, trabalha com desenvolvimento de
diversas linguagens, atualmente é desenvolvedor iOS na Beblue, já participou de
outras palestras como CocoaHeads, ANSP, FLISOL e participou da organização de
eventos na UFSCar como ERAP e no IFSP de São Carlos.

Vagas: 94 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 17/10/2017  |  Horário: 20:30  |  Duração aprox.: 60 min.

18/10/2017 - Quarta-feira

Controle de Acesso e Autenticação em Sistemas - Palestra


A palestra focará em assuntos relacionados a controle de acesso e permissões em sistemas de informação, abordando a parte de autenticação, autorização e contabilização (AAA) de acesso, permissões (ACL, DAC, RBAC e MAC) e demais conceitos.

Palestrante: Rodrigo Alexander de Andrade Pierini.
Formado em Técnico de Informática pela ETEC Polivalente de Americana, Tecnólogo em Segurança da Informação pela FATEC de Americana e Pós-graduando em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), trabalha atualmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Hortolândia como Técnico de Laboratório em Informática e Professor Substituto na área de Informática - Arquitetura e Redes de Computadores, é atualmente o principal responsável no Câmpus pela infraestrutura de rede e servidores de dados.


Vagas: 4 de 40 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Cine-debate: O jogo da imitação - Seção Oral


Exibição do filme O jogo da Imitação e debate sobre os conceitos matemáticos ali presentes: criptografia de dados.

Palestrante: : Prof. Ms. Carlos Eduardo de Oliveira.
Carlos Eduardo de Oliveira, professor de matemática do IFSP, câmpus Hortoândia, graduado em Matemática pela Unicamp(2006) , Mestre em Matemática pela Unicamp (2014). Ivan Luis de Lima, discente da Licenciatura em Matemática do IFSP – Hortolândia.

Vagas: 9 de 40 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 210 min.

Campeonato de Xadrez - Oficina


Torneio de xadrez de acordo com as regras oficiais da FIDE (https://www.fide.com/fide/handbook.html?id=171&view=article). O torneio será realizado em cinco rodadas no sistema suiço (https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_su%C3%AD%C3%A7o), a inscrição é aberta a todos os membros da comunidade interna e externa do Câmpus Hortolândia e o tempo de partida é de15 minutos por jogador. Uma vitória vale um ponto, um empate vale meio ponto e uma derrota vale zero ponto. A arbitragem será realizada pelos professores do Câmpus.

Palestrante: Prof. Dr. Fabiano Ionta Andrade Silva e Prof. Me. Flávio Margarito Martins de Barros.

Fabiano Ionta Andrade Silva: Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2003). Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC-2009), na área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Energia. Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC 2017) na área de concentração Planejamento e Operação de Sistemas de Energia. Tem experiência em Matemática Aplicada, Estatística, Ensino de Matemática nos níveis básico e superior. Professor EBTT Matemática do IFSP Hortolândia.

Flávio Margarito Martins de Barros: Flávio M. M. Barros é Professor EBTT do Câmpus Hortolândia, bacharel e licenciado em Física pela Unicamp, bacharel em Estatística pela Unicamp e Mestre em Engenharia Agrícola também pela Unicamp. Tem experiência com xadrez, tendo representado o Centro Acadêmico do Instituto de Física em torneios de ligas universitárias e também já participou de outros torneios como do Círculo Militar de Campinas.

Vagas: 3 de 30 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 280 min.

Cubo Mágico - Oficina


A Oficina de Cubos Mágicos é uma oficina voltada para os alunos do do Câmpus e tem como proposta mostrar técnicas de resolução de cubos mágicos de diferentes tamanhos e também de outros quebra-cabeça similares, mas não necessariamente cubos e fazer relações com conceitos de análise combinatória. Os visitantes serão orientados sobre tais técnicas e podem participar de mini competições sobre a resolução de cubos mágicos.

Palestrante: João Marcelo Vieira Santa Maria, Rafael Matai de Souza, Thiago Henrique Coelho de Camargo e Ivan Luis de Lima.
João Marcelo Vieira Santa Maria, Rafael Matai de Souza e Thiago Henrique Coelho de Camargo e Ivan Luis de Lima são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 1 de 25 Local: SALA DE ESTUDOS
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:00  |  Duração aprox.: 180 min.

Workshop de Ensaios Mecânicos (Sessão III) - Oficina







Ao longo dos últimos dois anos, a máquina universal de ensaios do campus
esteve desativada, o que impossibilitou que algumas turmas dos cursos técnicos
concomitante em Fabricação Mecânica e integrado ao EM em Mecânica fizessem
aulas práticas. A presente proposta tem a intenção de sanar, ainda que
parcialmente, essa lacuna de formação ao oferecer uma oficina de demonstração
do uso da máquina, que recentemente foi colocada em operação. Pretende-se,
ainda, atingir outros alunos, professores e servidores técnico-administrativos
que tenham interesse no assunto. Serão realizados ensaios de tração, compressão
e flexão em diversos tipos de materiais com o uso da máquina EMIC DL 30000,
levantamento de curvas características de força x deslocamento e tensão x
deformação de engenharia e instalação de acessórios de ensaio.

Sessão III: Ensaios de tração - Fundamentação teórica: falhas frágeis e
dúcteis em metais; tensão e deformação de engenharia; norma de ensaio de
tração; tratamento dos dados; Apresentação da máquina de ensaios EMIC DL 30
000; Instalação dos acessórios de tração (campo superior e campo lateral);
Execução de ensaios de tração com metais; Levantamento das curvas e análise dos
resultados; Execução de ensaios de tração em polímeros; Observação dos modos de
falha; Levantamento das curvas e análise dos resultados.

Palestrante: Prof. Me. Ícaro Zanetti de Carvalho e Prof. Me. Leonardo
Bartalini Baruffaldi.

Ícaro Zanetti de Carvalho possui graduação em Engenharia Mecânica pela
Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado em Engenharia Mecânica pela
Universidade Estadual de Campinas (2012) na área de mecânica da fratura. Atuou
como analista de processos na empresa B.Bosch Galvanização do Brasil em Jundiaí
e como engenheiro de processos na empresa ferroviária Progress Rail (grupo
Caterpillar) em Hortolândia. Atualmente, atua como professor dos cursos de
Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus Hortolândia, onde ministra disciplinas na área de materiais e processos de
fabricação.









Leonardo Bartalini Baruffaldi é engenheiro mecânico, formado pela Escola
Politécnica da USP (2008), com mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP
(2010). Participa das atividades do Laboratório Ferroviário da UNICAMP como
colaborador, desenvolvendo pesquisas na área de dinâmica multicorpos e
simulação de contato. Atuou como engenheiro de P&D na Siemens TUSA, em
Jundiaí, e na Schaeffler. Atualmente, é professor dos cursos de Mecânica do
IFSP, campus Hortolândia, onde ministra disciplinas da área de projeto (CAD),
metrologia e ensaios dos materiais.








Vagas: 7 de 30 Local: OFICINA DE ENSAIOS MECÂNICOS
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:30  |  Duração aprox.: 120 min.

Exposição - Tipos Brasileiros em relevo


A presente coleção retrata
diversos tipos brasileiros, das mais variadas regiões, etnias e suas misturas:
o vaqueiro sertanejo, a baiana, o caboclo, o índio do Xingu, a Cigana, o Gaúcho
e o matuto do interior.

Exposição na
Biblioteca

Artista: Rodolfo
Ledel - Nasceu em Porto
Alegre no dia 22 de dezembro de 1939. Começa a cursar engenharia elétrica pela URGS, mas abandona
os estudos em 1964. Dedica-se ao comércio por muitos anos. Em paralelo pinta
quadros, que comercializa em sua própria loja. Tem como hobby a fotografia, à
qual se dedica com afinco e que lhe rende a participação em salões
internacionais e conquista de prêmios importantes. Em 1987 edita o jornal Espaço Ilustrado,
com o apoio da Universidade local UNISINOS e da indústria local. Seu objetivo é
valorizar a cultura da região. Após passagem por Nova York no inicio dos anos 90, inaugura seu
atelier em São Paulo no ano de 1993, agora definitivamente focado na pintura.Seu
tema preferido é o corpo humano. Suas mulheres podem ser negras, brancas,
azuis, quem sabe verdes. Seu estilo é realista. Radicaliza em cores e texturas,
adicionando um toque surrealista à sua obra.

Local: Biblioteca
Data: 18/10/2017  |  Horário: 09:47  |  Duração aprox.: 120 min.

Redação: O ENEM e o texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. - Oficina


Serão apresentados e discutidos os critérios de correção utilizados na prova do ENEM, de acordo com as informações fornecidas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) . Serão apresentados também exemplos de redações que poderiam ser consideradas acima e abaixo da média com o objetivo de proporcionar aos participantes um conhecimento mais aprofundado sobre como se dá a avaliação de cada um dos critérios.


Palestrante: Profa. Dra. Davina Marques, Prof. Dr. Gabriel Leopoldino dos Santos, Profa. Ma. Graziela Rocha Reghini Ramos e Profa. Dra. Julia Fracarelli Lucca.
Davina Marques - Possui graduação em Português e Inglês (UNIMEP), graduação em Pedagogia (UNICAMP), mestrado em Educação (UNICAMP), MA in Curriculum and Teaching (Michigan State University/EUA) e doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Hortolândia (IFSP-HTO), onde coordena o Experimentações: Núcleo de Pesquisa em Leituras, Escritas e Imagens. Participa ainda do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI - IFSP) e é membro, desde 2011, da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil (ALB).

Gabriel Leopoldino dos Santos - Possui graduação em Letras (licenciatura plena - português e espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor da área de Letras - Português e Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia. Tem experiência na área de linguística, com ênfase em semântica histórica da enunciação, semântica do acontecimento e história das ideias linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: designação, político, acontecimento enunciativo, política de línguas, relação entre línguas, argumentação, metáfora e espaço de enunciação. Além disso, tem experiência docente e de pesquisa em ensino de espanhol para brasileiros e de português para brasileiros e estrangeiros.

Graziela Rocha Reghini Ramos - Possui graduação em Linguística e Letras-Português pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e em Letras-Português/Inglês pela FAM (Faculdade de Americana). É Mestre em Linguística também pela Unicamp. Tem vasta experiência em correção de redações segundo os critérios adotados pelos vestibulares e é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia, desde setembro de 2016.

Julia Fracarelli Lucca - É professora de Português e Inglês no IFSP-HTO. É graduada em Ciências Sociais, Linguística e Letras e é mestra e doutora em Linguística. Já foi corretora de redações do ENEM e da COMVEST.

Vagas: 1 de 43 Local: B205
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 160 min.

Um papo sobre Python - Mini-curso


Minicurso de introdução sobre a
linguagem de programação Python.

Palestrante:André Luis Bordignon -  docente do
IFSP - Hortolândia 
Professor do IFSP
Campus Hortolândia. Possui mestrado em Engenharia da Computação (2004) e
graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de
Campinas (1997).

Vagas: 2 de 27 Local: A104
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 10:00  |  Duração aprox.: 100 min.

Pinturas Anamórficas - Oficina


Serão apresentados os principais conceitos de anamorfismo, contando com a apresentação de algumas amostras, os participantes terão a oportunidade de desenvolver algumas dessas pinturas contando com a orientação do aplicador da oficina.

Palestrante: Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira.
Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 1 de 25 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 11:00  |  Duração aprox.: 100 min.

Competição de carrinho de Ratoeira - Oficina







A 2a competição de carrinho de Ratoeira envolve a disputa de modelos
reduzidos de carros movidos a ratoeira, construído por equipes de alunos dos
cursos integrados. As equipes devem desenvolver um carrinho que apresente
máxima eficiência na transformação da energia elástica em energia cinética,
além de dedicarem-se à criatividade, design e acabamento em sua construção. A
competição avaliará a maior distância atingida e o design do carrinho. O júri
técnico será formado por professores do IFSP. Não há necessidade de inscrição
prévia para assistir à competição.

Palestrante : Prof. Me. Marcelo C. B. Cardinali, Prof. Danny A. M.
Cunha, Prof. Me. Renato R. da Silva, Prof. Me. Flavio M. M. Barros e Prof. Dr.
Marcos Espindola.

Danny Anderson Menezes Cunha -Graduação em Artes Visuais e
Especialização em Artes para Professores do Ensino pela Universidade Estadual
Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil (2013). Professor de artes do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Marcos Fernando Espindola - Professor do IFSP São Paulo - Campus
Hortolândia. Áreas de Interesse: Energias renováveis, eficiência energética e
smart-grid; sistemas de computação embarcada em open hardware e open source;
ensino de exatas; tecnologias sociais, tecnologia assistiva e acessibilidade
digital.

Renato Rafael da Silva - Possui graduação em Mecânica - Processos de
Produção pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2006) e
mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2008).
Atualmente é pesquisador em nível de doutorado da Universidade Estadual de Campinas
e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São
Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Metais
Celulares, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de células
abertas e metais celulares.

Flávio Margarito Martins de Barros - Professor EBTT do Câmpus
Hortolândia, bacharel e licenciado em Física pela Unicamp, bacharel em
Estatística pela Unicamp e Mestre em Engenharia Agrícola também pela Unicamp.
Tem experiência com xadrez, tendo representado o Centro Acadêmico do Instituto
de Física em torneios de ligas universitárias e também já participou de outros
torneios como do Círculo Militar de Campinas.

Marcelo C. B. Cardinali - Possui graduação em Física Computacional pela
Universidade de São Paulo (2009), licenciatura plena em Física (2013) e
mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2012). Professor do
IFSP Câmpus Hortolândia desde 2015







Local: Pátio
Vagas esgotadas Data: 18/10/2017  |  Horário: 13:30  |  Duração aprox.: 270 min.

Bate-papo robótico - Aprendendo robótica básica com o Arduino - Seção Oral


Aprenda os fundamentos de robótica e computação física com o Arduino de uma forma divertida. Nesta atividade os participantes irão montar um rosto robótico com olhos, boca e sombrancelhas e serão convidados a criar um tema e uma narrativa para o trabalho que será realizado em grupos de 04 a 05 pessoas. Serão utilizadas técnicas de Design Thinking e ferramentas como Scratch e o Audacity e ao final cada grupo apresentará o resultado de seu trabalho.

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Claudio Marangoni de Oliveira.
Graduado em física aplicada, mestre em engenharia elétrica na área de Microondas e Óptica e Doutor em engenharia mecânica na área de mecânica computacional e projetos mecânicos pela UNICAMP. Atuou nas áreas de instrumentação científica para raios-X, de microeletrônica e sistemas embarcados, e no desenvolvimento e fabricação de novos dispositivos microeletromecânicos MEMS para aplicações ópticas. Atualmente atua como professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo na área de automação industrial, sistemas embarcados e desenvolvimento projetos. Entusiasta das novas tecnologias educacionais, coordena o NURIA – Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial – criado a partir de projeto CNPq para difusão da robótica educacional e da cultura Maker como ferramentas para melhoria da educação.

Local: SALA DE ESTUDOS
Vagas esgotadas Data: 18/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 240 min.

impressão 3D e criação de chaveiros personalizados - Oficina


A impressão 3D vem se consolidando como uma importante técnica para a prototipagem rápida e o teste de ideias e conceitos. Nesta oficina os participantes terão contato com esta tecnologia e às técnicas de criatividade e design thinking através do maior repositório de modelos 3D da atualidade e poderão personalizar e imprimir um pequeno chaveiro personalizado.

Palestrante: Prof. Me. Ícaro Zanetti de Carvalho.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) na área de mecânica da fratura. Atuou como analista de processos na empresa B.Bosch Galvanização do Brasil em Jundiaí e como engenheiro de processos na empresa ferroviária Progress Rail (grupo Caterpillar) em Hortolândia. Atualmente, atua como professor dos cursos de Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Hortolândia, onde ministra disciplinas na área de materiais e processos de fabricação.

Vagas: 1 de 23 Local: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA MECÂNICA
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 240 min.

Mesas de Bilhar e Curvas Cônicas - Oficina


A Oficina das mesas de bilhar e as Curvas cônicas é uma exposição voltada para os alunos do Câmpus e tem como proposta mostrar algumas propriedades de reflexão da elipse e da parábola de forma divertida e concreta utilizando mesas de bilhar com formatos nessas curvas. Observando o que acontece, o visitante é levado a pensar em quais objetos do cotidiano tais propriedades são úteis e utilizadas, trazendo uma familiaridade com a geometria teórica.

Palestrante: Prof. Me. Thiago Tambasco Luiz ; João Marcelo Vieira Santa Maria.
Thiago Tambasco Luiz: Possui graduação em Matemática pela Unicamp (2007), Mestrado Profissional em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Professor do IFSP Câmpus Hortolândia desde 2016.

João Marcelo Vieira Santa Maria é aluno do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 10 de 40 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Usinagem CNC e aplicação industrial - Oficina







A usinagem CNC caracteriza-se
como processo de fabricação de peças ou componentes por retirada de material
através da execução de um programa CNC numa máquina ferramenta automatizada. As
principais máquinas-ferramenta CNC e mais utilizadas na industria são o Torno
CNC e Centro de Usinagem, sendo esta última mais versátil. Nesta atividade será
proposto um roteiro de usinagem de peças a ser executado no Centro de Usinagem
incluindo a interpretação de desenho, preparação set-up e execução do programa
CNC na máquina.



Palestrante: Prof. Dr. Karlos Roberto
da Silva Braga Martins - Planejador de Manutenção - AMBEV; Trainee de
Engenharia – ALCOA; Doutor em Engenharia Mecânica - UNICAMP Professor efetivo
EBTT - IFSP Câmpus Hortolândia.    







Local: B204
Vagas esgotadas Data: 18/10/2017  |  Horário: 14:00  |  Duração aprox.: 180 min.

Jogo das Funções - Oficina


Jogo elaborado por alunos da turma de Licenciatura em Matemática, onde os participantes têm como objetivo alcançar o "infinito" passando por desafios e atividades onde terão que colocar em prática conceitos de funções e seus gráficos, com níveis variados de acordo com o grau de dificuldade dos participantes.
Palestrante: Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira.
Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Local: B202
Vagas esgotadas Data: 18/10/2017  |  Horário: 15:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Passado, Presente e Futuro - Robótica e suas Aplicações no Mundo - Palestra







A robótica está cada vez mais presente em nossa realidade, avançando
todos os dias a passos largos. Saiba como robôs saíram da ficção científica
para fazer parte da vida moderna de forma cada vez mais intensa. Conheça
algumas das principais áreas onde robôs estão presentes no nosso cotidiano.
Entenda como a robótica tem modificado o mercado de trabalho e a vida das
pessoas.

Palestrante:Prof. Me. Rafael Pereira Bachega.





Rafael Pereira Bachega é professor e pesquisador do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nas áreas de Robótica e
Controle. Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2007) pelo
IFSP. Nesta mesma Instituição concluiu suas pesquisas de Especialização em
Controle de Processos (2010) e Mestrado em Controle e Automação (2013). Membro
integrante do Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do IFSP com experiência
nas áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica. Suas
áreas de pesquisa são: Robôs Biomiméticos; Locomoção com Pernas; Força e
Sensoriamento Táctil.







Vagas: 11 de 40 Local: B205
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 15:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Intervenção - Coral Emoção em Libras


Coral de Libras - formado pelos alunos do Cursos de Extensão Libras I ministrada pela docente Patrícia Andrade.

Local: Sala
Data: 18/10/2017  |  Horário: 16:00  |  Duração aprox.: 5 min.

Pinturas Anamórficas - Oficina


Serão apresentados os principais conceitos de anamorfismo, contando com a apresentação de algumas amostras, os participantes terão a oportunidade de desenvolver algumas dessas pinturas contando com a orientação do aplicador da oficina.

Palestrantes: Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira.
Mirella de Almeida Villas Boas, Ivan Luis de Lima e Lucas Juan Leonel Pereira são alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, câmpus Hortolândia.

Vagas: 3 de 30 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 16:30  |  Duração aprox.: 90 min.

Empreendedorismo - Palestra







Discutir a ação empreendedora a partir da criatividade.Palestrante: Prof. Dr. Rovílson Dias da Silva - Professor da Área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Hortolândia. Com Formação na área de Administração. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/4986150624706990







Local: B204
Vagas esgotadas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

WorkShop Introdução ao CAM - Usinagem auxiliada por computador - Mini-curso







Durante o Workshop serão expostos os
fundamentos da tecnologia de Usinagem Auxiliada por Computador (CAM) e
programação com a geração de código CNC para centro de usinagem com comando
Sinumerik, 3 eixos. Será utilizado o software HSM Inventor instalado no
laboratório de informática da Mecânica.

Palestrante: Prof. Me. Fábio
Garcia Neira. - 
O palestrante é Tecnólogo nas áreas de projetos e
processos de fabricação pela FATEC São Paulo. É mestre em automação e controle
pelo IFSP Câmpus São Paulo e possui 28 anos de experiência no desenvolvimento
de produtos mecânicos e eletrônicos em empresa do ramo metalúrgico e de medição
remota.







Vagas: 1 de 22 Local: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA MECÂNICA
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Passado, Presente e Futuro - Robótica e suas Aplicações no Mundo - Palestra







A
robótica está cada vez mais presente em nossa realidade, avançando
todos os dias a passos largos. Saiba como robôs saíram da ficção
científica para fazer parte da vida moderna de forma cada vez mais
intensa. Conheça algumas das principais áreas onde robôs estão
presentes no nosso cotidiano. Entenda como a robótica tem modificado
o mercado de trabalho e a vida das pessoas.

Palestrante:Prof.
Me. Rafael Pereira Bachega.







Rafael
Pereira Bachega é professor e pesquisador do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nas áreas de
Robótica e Controle. Possui graduação em Tecnologia em Automação
Industrial (2007) pelo IFSP. Nesta mesma Instituição concluiu suas
pesquisas de Especialização em Controle de Processos (2010) e
Mestrado em Controle e Automação (2013). Membro integrante do
Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do IFSP com experiência nas
áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia
Eletrônica. Suas áreas de pesquisa são: Robôs Biomiméticos;
Locomoção com Pernas; Força e Sensoriamento Táctil.







Vagas: 9 de 50 Local: B205
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Escrita Científica e LaTeX - Mini-curso







A comunicação dos cientistas com a sociedade é algo que se faz
necessário e um dos meios pelo qual isso é possível são os artigos científicos,
e em alguns casos de divulgação. Esses últimos podem ser mais difíceis de
produzir, pois o cientista precisa manter a precisão da informação ao mesmo
tempo que necessita tornar o texto acessível a um público não especializado. A
escrita de um artigo científico, em particular, deve obedecer a critérios
semelhantes àqueles do método científico, uma vez que a publicação só é
justificável se houver contribuições relevantes. Ou seja, o artigo deve ser
resultado de um trabalho de pesquisa sistemático, criteriosamente planejado
para resolver problemas científico-tecnológicos que tragam avanços significativos
ao campo de pesquisa. O conhecimento da literatura e o domínio da metodologia
apropriada são essenciais para atingir tal objetivo. Com o intuito de auxiliar
nessa escrita, O Minicurso “Escrita Científica e LaTex” abordará de forma
sintetizada tópicos do método científico e elementos estruturantes para
iniciantes em LaTex. LaTex consiste em um conjunto de macros para o programa de
diagramação de textos TEX utilizado amplamente na produção de textos
matemáticos e científicos.



Palestrante: Prof. Me. Ricardo Inácio Batista Junior - licenciou-se em
Matemática pela Universidade Estadual de Campinas em 2003. Efetivou-se
Professor de Educação Básica pela Secretaria do Estado da Educação (SEE-SP) em
2004 e, em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação (SME-Campinas-SP).
Trabalhou como Orientador Educacional On Line pela Rede de Formação (Redefor)
da SEE-SP de 2010 a 2012. Participou dos projetos "Aprendiz ComGás" e
“Conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em
microbacia urbana”. Em 2011 ingressou no Mestrado Profissional em Matemática
(ProfMat) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita"
(UNESP - SP) Campus Rio Claro e em 2014 defendeu sua dissertação de Mestrado
intitulada "Matemática Financeira Contextualizada em Sistemas de
Amortização e Imposto de Renda". Em 2013 efetivou-se como Professor de
Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Professor EBTT) do Instituto Federal de
Ensino, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do Campus Hortolândia, no qual
leciona as Disciplinas de Geometria Plana e Euclidiana para o curso de
Licenciatura em Matemática e Matemática Financeira para o Curso de Tecnologia
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Matemática para o Curso de
Técnico em Automação Industrial em Fabricação Mecânica. Coordena o curso de
Licenciatura em Matemática do referido Câmpus.







Vagas: 8 de 20 Local: B104
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Equipamento de Proteção Individual - EPI - Palestra


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são itens fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores em atividades que apresentem qualquer tipo de risco. Nesta palestra, serão discutidos aspectos da legislação que regulamenta o uso dos EPIs, seus tipos, usos e riscos evitados.


Palestrante: Alisson Quinaia, Técnico Administrativo da área da Mecânica no IFSP – Hortolândia.

Engenheiro de Instrumentação, Automação e Robótica pela UFABC. Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unicamp. Perito e Assistente Técnico em perícias trabalhistas. Técnico Administrativo da área da Mecânica no IFSP - Hortolândia.

Vagas: 21 de 40 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Palestra: Uma Introdução a Tecnologia Blockchains - Palestra


Breve introdução à tecnologia Blockchain, sua arquitetura, aplicações e implicações na segurança da Tecnologia da Informação.


Palestrante: Me. Pedro Chaves, doutorando da Engenharia Elétrica da UNICAMP.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1991), graduação em Engenharia de Telecomunicações pela London South Bank University (2001), pós graduação em Segurança de Redes pela Policamp de Campinas (2009), pós graduação em Gerenciamento de Projetos pelo Senac Jundiaí (2013) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016). Atualmente desenvolve pesquisa na área de redes sem fio e cursa disciplinas do curso de doutorado na faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas e trabalha como professor de inglês. Até outubro de 2015 trabalhou como analista de redes na AT&T (American Telephone and Telegraph). Tem experiência de 6 anos na área de Sistemas de Telecomunicações.

Vagas: 20 de 40 Local: B202
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 120 min.

Conhecimento Matemático de Alunos, de Professores e de “Outros”: Discutindo Necessidade de Especificidades - Palestra


Quando alguém fala em conhecimento
matemático muitas interpretações podem ser consideradas, pois o “significado”
de conhecimento matemático vai variar tanto por conta do locutor quanto do
ouvinte. Pensando em concreto no contexto escolar (alunos) e nos contextos de
formação de professores, é cada vez mais premente a necessidade de que esse
conhecimento matemático seja discutido considerando o trabalho que cada um irá
desenvolver.



Partindo de alguns exemplos envolvendo temas matemáticos que todos
assumimos conhecer, nesta comunicação irei discutir algumas dessas
especificidades do conhecimento de alunos, professores e de “outros”. Essa
discussão pretende ampliar a visão, significado, conteúdo do conhecimento
matemático e das necessárias conexões envolvidas em um mais completo
entendimento também da realidade.

Palestrante: Prof. Dr. Miguel Ribeiro, docente
da Faculdade de Educação da UNICAMP

Possui graduação em
Licenciatura em Matemática (ensino de) pela Universidade da Beira Interior,
Portugal (2001); mestrado em Matemática pela Universidade de Coimbra, Portugal
(2005); mestrado em Didática da Matemática pela Universidad de Huelva, Espanha
(2008); e doutoramento em Didática da Matemática pela Universidad de Huelva
(2010). Trabalhou na Universidade do Algarve (2001-2009/2010-2011) e na Escola
Superior de Educação de Lisboa como professor convidado (2009) - Portugal; na
UNESP - Rio Claro, em um Pós-Doutoramento e em um Pós-Doutoramento na Noruega
(2015). Desde o inicio do doutorado (como visitante), ou como professor
visitante trabalhou também na University of Oxford (Reino Unido); University of
Michigan (USA); Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade de Huelva
(Espanha); Universidade Frederico II (Itália); Universidade Católica de
Valparaíso e Universidade de los Lagos, Puerto Montt (Chile); Universidad de
Zacatecas (México). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Tem vindo a publicar diversos artigos de pesquisa mas também de divulgação,
tendo sempre uma preocupação de que os resultados da pesquisa tenham impacto na
prática do professor e nas aprendizagens dos alunos. Desde que chegou a UNICAMP
tem desenvolvido algumas formações no âmbito da matemática voltadas
essencialmente para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Vagas: 84 de 120 Local: Auditório
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 60 min.

Polymer: Desbloqueie o poder dos Web Components - Mini-curso


O Polymer permite que você construa elementos encapsulados e reutilizáveis que funcionam exatamente como elementos HTML padrão, para usar na construção de aplicativos da Web. O objetivo principal é apresentar, os fundamentos de Web Components e Polymer, mostrando sua utilização, suas vantagens, bem como suas desvantagens e como pode auxiliar na construção de uma aplicação Web Moderna. Após a apresentação dos conceitos e do desenvolvimento de um componente Web o aluno será capaz de criar seus próprios componentes para utilizar em suas aplicações.

Palestrante: Luiz Alexandre de Sousa Freitas.
Desenvolvedor Web na empresa Kood.me, com ênfase no desenvolvimento de aplicações móveis híbridas, atualmente cursando Tecnologia em Sistemas para Internet no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1411540633539106

Vagas: 4 de 25 Local: B103
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 180 min.

Mesa redonda - Matemática aplicada à engenharia mecânica: simulação numérica e otimização - Mesa redonda


A matemática está por trás de grandes campos de estudos da mecânica e fornece ferramentas importantes para as etapas de concepção, projeto e análise de diversos tipos de sistema. Através da simulação numérica, acelera-se o processo de projeto de componentes e sistemas, reduzindo a necessidade de fabricação e teste de protótipos e permitindo a previsão e correção de eventuais problemas ainda no começo do processo de projeto. Ferramentas de otimização podem ser utilizadas para escolher as melhores soluções para um determinado problema de interesse dadas as restrições de projeto, reduzindo o desperdício de recursos e melhorando o desempenho dos componentes. Nesta mesa redonda, os palestrantes discutirão sobre a importância das ferramentas matemáticas para alguns campos da engenharia mecânica (sólidos, estruturas, térmica, fluidos, dinâmica, multi corpos) e trarão exemplos ilustrativos derivados de suas trajetórias profissionais.


Palestrante: Prof. Dr. Augusto Emmel Selke (moderador), Prof. Dr. Karlos Roberto da Silva Braga Martins e Prof. Me. Leonardo Bartalini Baruffaldi, docentes do IFSP – Hortolândia; Dr. Jony Javorski Eckert, pesquisador do Laboratório Ferroviário da UNICAMP.

Palestrante (moderador): Augusto Emmel Selke

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC, com ênfase simulação numérica de sólidos. Doutor em Engenharia Mecânica pela École Centrale de Nantes, com ênfase na simulação numérica termomecânica de modelos materiais aplicáveis a polímeros. Professor do IFSP - Hortolândia desde 2015.

Palestrante: Karlos Roberto da Silva Braga Martins

Mini currículo: Planejador de Manutenção na AMBEV. Trainee de Engenharia na ALCOA. Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, na área de fluidos e térmica. Professor do IFSP - Hortolândia. Coordenador do Curso Técnico em Fabricação Mecânica.

Palestrante: Leonardo Bartalini Baruffaldi

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com pesquisas na área de simulação de contato aplicado a sistemas multicorpos aplicado a veículos ferroviários. Atualmente desenvolve pesquisas de Doutorado na Unicamp, na área de simulação dinâmica multicorpos para sistemas ferroviários. Experiência como Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Schaeffler Brasil Ltda. Professor do IFSP - Hortolândia.

Palestrante: Jony Javorski Eckert

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com ênfase em dinâmica veicular longitudinal. Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com ênfase em otimização de sistemas de transmissão veicular. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Laboratório Ferroviário da Unicamp, com ênfase em otimização para redução de potência em composições ferroviárias para transporte de minérios.

Vagas: 17 de 40 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Mesa Redonda - Matemática Aplicada à engenharia mecânica: simulação numérica e otimização


Matemática Aplicada à engenharia mecânica

Local: B203
Data: 18/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Matemática Aplicada à engenharia mecânica: simulação numérica e otimização - Mesa redonda


A matemática está por trás de grandes campos de estudos da mecânica e fornece ferramentas importantes para as etapas de concepção, projeto e análise de diversos tipos de sistema. Através da simulação numérica, acelera-se o processo de projeto de componentes e sistemas, reduzindo a necessidade de fabricação e teste de protótipos e permitindo a previsão e correção de eventuais problemas ainda no começo do processo de projeto. Ferramentas de otimização podem ser utilizadas para escolher as melhores soluções para um determinado problema de interesse dadas as restrições de projeto, reduzindo o desperdício de recursos e melhorando o desempenho dos componentes. Nesta mesa redonda, os palestrantes discutirão sobre a importância das ferramentas matemáticas para alguns campos da engenharia mecânica (sólidos, estruturas, térmica, fluidos, dinâmica, multi corpos) e trarão exemplos ilustrativos derivados de suas trajetórias profissionais.


Palestrante: Prof. Dr. Augusto Emmel Selke (moderador), Prof. Dr. Karlos Roberto da Silva Braga Martins e Prof. Me. Leonardo Bartalini Baruffaldi, docentes do IFSP – Hortolândia; Dr. Jony Javorski Eckert, pesquisador do Laboratório Ferroviário da UNICAMP.

Palestrante (moderador): Augusto Emmel Selke

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC, com ênfase simulação numérica de sólidos. Doutor em Engenharia Mecânica pela École Centrale de Nantes, com ênfase na simulação numérica termomecânica de modelos materiais aplicáveis a polímeros. Professor do IFSP - Hortolândia desde 2015.

Palestrante: Karlos Roberto da Silva Braga Martins

Mini currículo: Planejador de Manutenção na AMBEV. Trainee de Engenharia na ALCOA. Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, na área de fluidos e térmica. Professor do IFSP - Hortolândia. Coordenador do Curso Técnico em Fabricação Mecânica.

Palestrante: Leonardo Bartalini Baruffaldi

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com pesquisas na área de simulação de contato aplicado a sistemas multicorpos aplicado a veículos ferroviários. Atualmente desenvolve pesquisas de Doutorado na Unicamp, na área de simulação dinâmica multicorpos para sistemas ferroviários. Experiência como Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento na Schaeffler Brasil Ltda. Professor do IFSP - Hortolândia.

Palestrante: Jony Javorski Eckert

Mini currículo: Engenheiro Mecânico pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com ênfase em dinâmica veicular longitudinal. Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, com ênfase em otimização de sistemas de transmissão veicular. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Laboratório Ferroviário da Unicamp, com ênfase em otimização para redução de potência em composições ferroviárias para transporte de minérios.

Vagas: 24 de 40 Local: B203
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Materiais didáticos e Tecnologias Digitais em Aulas de Matemática - Oficina


Em nosso dia-a-dia a tecnologia se faz presente, seja por meio do celular, da televisão, do computador, da internet, entre outras utilizações. Essas são responsáveis por diversas mudanças em nossa sociedade, inclusive no âmbito escolar. Assim, é importante tanto compreendermos potencialidades desses recursos no processo educativo, quanto as possíveis abordagens pedagógicas que podem fazer o uso das tecnologias. Conteúdos Matemáticos podem ser explorados com a utilização de softwares, vídeos, dentre outros recursos tecnológicos presentes em nosso cotidiano. Nesse sentido, propomos nessa oficina apresentar e elaborar junto aos participantes, atividades de Matemática que podem ser realizadas com recursos tecnológicos. Mais precisamente apresentaremos adaptações para uma proposta pedagógica de atividades presentes no material didático do Estado de São Paulo e na coleção M³, site que disponibiliza atividades didáticas por meio de softwares, experimentos, áudios e vídeos, utilizando recursos disponibilizados na internet para tal feito, por exemplo, o software GeoGebra. Também será proposta ao participante a elaboração de uma atividade nessa perspectiva. Esperamos que a oficina forneça ao professor ou futuro professor de Matemática subsídios para a apropriação das tecnologias em seus planejamentos de aula.


Palestrante: Prof. Me. Tiago Giorgetti Chinellato e Profa. Ma. Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros.

Tiago Giorgetti Chinellato é natural de Limeira, SP. Fez licenciatura em Matemática na Universidade Federal de São João Del-Rei e Mestrado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro, onde investigou a utilização dos computadores nas escolas públicas estaduais de Limeira / SP. Doutorando em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. Atualmente também atua no Instituto Federal de São Paulo e no Ensino Superior.

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia. Atualmente é aluna regular do curso de doutorado em Educação matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Rio Claro). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Presidente Prudente). É participante do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e do Grupo de pesquisa de tecnologias digitais e Educação matemática (PECIMAT). Participa também do Grupo de Sábado (GdS), que é um grupo colaborativo onde professores e acadêmicos compartilham e investigam práticas de sala de aula. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática, sala de aula, formação de professores, ensino híbrido, Construcionismo e Ciências da Complexidade.

Vagas: 9 de 20 Local: B102
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 20:30  |  Duração aprox.: 120 min.

A matemática está em tudo e pode ser para todos - Palestra







A matemática geralmente é
relacionada com a variedade de técnicas e tecnologias que nos deparamos
diariamente em todas as nossas ações. Considerada difícil e muitas vezes
inatingível, a matemática estabelece uma crença de ser para poucos, no entanto,
ela é uma importante ferramenta para a compreensão da realidade política e
social, bem como, na implementação de propostas de mudanças em busca de uma
sociedade com menos injustiça. Assim, destacamos a importância de que todas as
pessoas saibam ler e escrever. o mundo com a matemática, em especial os grupos
sub-representados que vivem à margem da sociedade. Esta palestra é um convite
para a reflexão sobre a necessidade de um ensino de matemática para todos e
sobre os desafios e possibilidades da educação inclusiva no diz respeito ao
ensino e a aprendizagem de matemática para estudantes público alvo da educação
especial.



Palestrante: Ma. Amanda Moura. -
Licenciada em Matemática pela Unesp/Rio Claro e Mestre em Educação Matemática
pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp/Rio Claro.
Atualmente, cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática da Unesp, Campus de Rio Claro sob orientação da Prof Dra. Miriam
Godoy Penteado. Participante do Grupo Épura – Grupo de Pesquisas em Educação
Matemática e Inclusão – atua na linha de Ensino e Aprendizagem de Matemática,
desenvolvendo pesquisas voltadas para a organização de ambientes de ensino e de
aprendizagem segundo a perspectiva da educação matemática crítica, tendo como
foco a inclusão de pessoas com deficiência. Tem experiência na área de Educação
Matemática, principalmente nos seguintes temas: educação matemática e inclusão,
ensino de matemática para estudantes surdos, diálogo em educação matemática,
educação matemática crítica, educação matemática para a justiça social e ensino
e aprendizagem da matemática.







Vagas: 29 de 40 Local: B204
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 20:30  |  Duração aprox.: 60 min.

SuperLogo e construções utilizando programação - Oficina







A linguagem de programação LOGO foi desenvolvida em meados dos anos 1960
no Massachusetts Instituto de Tecnologia, nos EUA, por Seymour Papert e
colaboradores, com o objetivo de utilizá-la para fins educacionais. O SuperLogo
é um software originado do Logo desenvolvido para Windows. A Oficina “Super
Logo e Construções utilizando programação” abordará propostas do ensino de
geometria utilizando construções geométricas a partir do software SuperLogo
3.0.

Palestrante:Prof. Me. Ricardo Inácio Batista Junior.

Ricardo Inácio Batista Junior licenciou-se em Matemática pela
Universidade Estadual de Campinas em 2003. Efetivou-se Professor de Educação
Básica pela Secretaria do Estado da Educação (SEE-SP) em 2004 e, em 2009 pela
Secretaria Municipal de Educação (SME-Campinas-SP). Trabalhou como Orientador
Educacional On Line pela Rede de Formação (Redefor) da SEE-SP de 2010 a 2012.
Participou dos projetos "Aprendiz ComGás" e “Conhecimentos escolares
relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana”. Em
2011 ingressou no Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) pela
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" (UNESP - SP)
Campus Rio Claro e em 2014 defendeu sua dissertação de Mestrado intitulada
"Matemática Financeira Contextualizada em Sistemas de Amortização e
Imposto de Renda". Em 2013 efetivou-se como Professor de Educação Básica,
Técnica e Tecnológica (Professor EBTT) do Instituto Federal de Ensino, Ciência
e Tecnologia de São Paulo (IFSP) do Campus Hortolândia, no qual leciona as Disciplinas
de Geometria Plana e Euclidiana para o curso de Licenciatura em Matemática e
Matemática Financeira para o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento
de Sistemas e de Matemática para o Curso de Técnico em Automação Industrial em
Fabricação Mecânica. Coordena o curso de Licenciatura em Matemática do referido
Câmpus.







Vagas: 12 de 20 Local: B104
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Introdução aos Testes Automatizados - Palestra


É uma prática comum de
quem desenvolve sistemas aplicar algum teste, mesmo que simples, em uma unidade
de código, para validar seu funcionamento (funcional). Entretanto, um dos
maiores desafios para quem testa é determinar um conjunto mínimo de testes,
seja para garantir que o sistema esteja funcional (implementa aquilo que foi
especificado), seja para revelar bugs. Nesta palestra vamos aprender como
aplicar alguns dos critérios básicos de testes estruturais (baseados no código)
e como podemos utilizar de ferramentas para facilitar a geração de casos de
teste. Pré-requisitos: Conhecimento básico de Java.

Palestrante: Wallace Felipe Cardoso é Analista
de Desenvolvimento na empresa Venturus e doutorando na UNICAMP.

Wallace Felipe Cardoso é Analista
de Desenvolvimento na empresa Venturus e doutorando na Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp). Suas áreas de interesse são em testes de software, é
graduado e mestre em Ciência da Computação, pela Universidade do Oeste Paulista
e pela Unicamp, respectivamente.?

Vagas: 6 de 30 Local: B201
Inscrições encerradas Data: 18/10/2017  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 60 min.


 
VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Hortolândia
© 2017 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Hortolândia
Desenvolvido por Equipe