Consulte aqui os eventos da A Jornada Acadêmica: X SNCT, Olha Ela e Consciência Negra.
Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a
lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.
Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera
10 minutos antes do inicio do evento.
Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de
30 à 10
minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.
Trabalhos a serem apresentados:
1) Clube de Leitura Felicidade Clandestina, por Nicoli de Campos, sob orientação de Carina Zanelato Silva.
2) Clube de Leitura Virtual, por Beatriz Bosco Benevenuto, sob orientação de Ana Helena Rufo Fiamengui.
3) Narrativas Poéticas, por Davi dos Santos Castro, sob orientação de Vanessa Stollar.
Avaliadores:
Graziela Reghini
Laura Gon
Atenção - link corrigido: meet.google.com/pyb-rmyq-qov
Vagas: 76 de 100 Local: meet.google.com/pyb-rmyq-qovTrabalhos a serem apresentados:
1) Como Amar-me?, por Lara Sophia Pimentel Coelho e Suellen Margarida dos Santos Nogueira, sob orientação de Fabiana Pasqualin Roxo e Melissa Kelly Aparecida Ferreira.
2) Música e Geografia: a relação entre música instrumental e o urbano, por Nelson Rodrigo Pedon.
3) Atividades interdisciplinares no Ensino Médio: intersecções entre Literatura, Filosofia e Sociologia, por Caio Augusto Lima, sob orientação de Carina Zanelato Silva. Professores colaboradores: Marival Baldoino de Santana e Mauro Sala.
Avaliadores:
Mariana Traldi
Luis Eduardo Fernandes
Link para a sessão: https://meet.google.com/uty-xpsc-ngh
Trabalhos apresentados
1) Estudo das Biomoléculas de Carboidratos através da Experimentação Demonstrativa realizados em Tempos de Pandemia e Ensino Remoto, por Isabella Maria Ribeiro; Giseli Felix de Souza e Alef Willian Carvalho Silva, sob orientação de Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira
2) Efeitos do treinamento combinado sobre a composição corporal e marcadores de controle do metabolismo glicêmico em adolescentes com excesso de peso, por Ivan Luiz Padilha Bonfante et alli.
3) Animais gritam por socorro, por Hevellin Do Santos Nascimento, Joice Polotto Dos Santos e Larissa Dominique Gaspar, sob orientação de Ana Paula da Costa Faustino e Maristela Miranda Da Cruz.
4) A diferença no meio ambiente, por Allana Cristina Ferreira Macherte e Rayssa Oliveira Trindade, sob orientação de Denelcina Fernandes de Freitas e Fabiana Pasqualim Roxo.
Avaliadoras
Luciana Jatobá
Lilian Marques Pino
Link para a sessão: https://meet.google.com/fii-tisk-sut
Trabalhos apresentados
1) Estudo comparativo de modelos lineares de representação de sistemas elétricos de potência para análise de estabilidade à pequenas perturbações, por Jamile Guidotti Caetano de Souza, sob orientação de Marcos Amorielle Furini.
2) DISTANCIÔMETRO: Protocolo de Segurança no Retorno as Aulas Presenciais, por Alice Felix Lima, Henrique Pasqualin Roxo Azevedo e Kallyel Alexandre Lopes Almeida, sob orientação de Alberto Alves Marques.
3) Um Oceano de Energia Limpa, Barata e Água Potável, por Carlos Eduardo Matos dos Santos, sob orientação de Denelcina Fernandes de Freitas.
4) Investigação do fenômeno de hunting, por Vitor Henrique Gomes, sob orientação de Leonardo Baruffaldi
Avaliadores
John Faber
Fabio Garcia Neira
Link para a sessão: https://meet.google.com/tzy-mnet-xdk
Vagas: 85 de 100 Local: https://meet.google.com/tzy-mnet-xdkTrabalhos apresentados
1) CeraMina CeraMana, por Huyra Estevão, Érica Calisto e Marina Nunes, sob orientação de Huyra Estevão.
2) Mulheres na Ciência Quem são? e como trazer mas mulheres à Ciência?, por Maria Eduarda Justino de Oliveira, Maria Eduarda Santos de Mello, Valentina de Oliveira Cabral, sob orientação de Ana Paula da Costa Faustino e Fabiana Pasqualim Roxo
3) Beleza Ecoconsciente, por PIANCA, Maria Clara Cruz; SOUSA, Ana Julia Silva Souza & SOUZA, Bianca Oliveira, sob orientação de Cruz, Maristela Miranda & Faustino, Ana Paula da Costa.
4) Cyberbullying: # E se fosse com você?, por Ana Clara Amaral de Oliveira; Daniela Pasqualin Roxo Azevedo e Giovanna Santos de Lima. Sob orientação de Fabiana Pasqualin Roxo e Ana Paula da Costa Faustino.
https://meet.google.com/qxd-fwjv-jyo
Avaliadoras
Priscila Benar
Simone Marilia Lisboa
A presente palestra pretende abordar aspectos singulares do mundo contemporâneo - o homem e suas relações de afetos e também os conflitos em tempos de crise, considerando possibilidades, indagações e cuidados para atravessar e superar os desafios atuais.
Palestrante:
Fábio Costa é Filósofo, Teólogo e Psicólogo Clínico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como Psicanalista em Belo Horizonte e Arcos. Docente da PUC-Minas.
https://meet.google.com/sur-ayhq-dbh
O Prof. Msc. Fernando Lino vai apresentar as oportunidades de estudo e trabalho que o IFSP oferece durante e após o período do curso (graduação na área, empregos na área).
Quem tem medo das mulheres que jogam futebol? Nesta oficina vamos fazer uma bate-bola a partir desta inquietação. Iremos conhecer algumas mulheres futebolísticas históricas e que seguiram lutando pelos gramados brasileiros. Para fechar, vamos trocar passes sobre iniciativas coletivas atuais e que incentivam a prática do futebol para mulheres na região.
Palestrante
Nathalia Cristina Servadio é bacharel em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas, da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Atualmente é mestranda em Educação e Ciências Sociais na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP).
https://meet.google.com/igj-qtfm-yfq
Nessa oficina vamos conversar sobre alimentação em um sentido amplo, que abarca questões culturais, de convívio social e de saúde, para refletirmos como ter uma alimentação saudável no dia a dia de forma acessível e prática, sem radicalismos.
Palestrante
Luciana Jatobá é bióloga e doutora em ciências formada pela UFSCar, é professora do IFSP campus Hortolândia desde 2015. Além da formação formal, tem experiência como atleta amadora e vegetariana há mais de 5 anos.
https://meet.google.com/htm-trnh-ofd
Nesta oficina, Leonardo Baruffaldi e a discente Isadora Deodato vão apresentar algumas funcionalidades do ROS (Robot Operating System), sistema de software flexível para robôs que permite integrar módulos independentes de sensores, atuadores e controladores por meio de trilhas de comunicação, através das quais são passadas mensagens. Para participar da oficina, é necessário conhecimento básico de Arduino (saber executar um exemplo como o Blink é suficiente) e de programação. Possuir um computador com Linux Ubuntu pode facilitar, mas não é fundamental. Para executar toda a oficina em casa, será necessária uma placa Arduino, computador, cabos USB, protoboard, sensor de CO2 MQ135, resistor 1 kiloohm.
Palestrantes
Leonardo Baruffaldi é engenheiro mecânico (USP). Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp na área de simulação de contato aplicado a sistemas multicorpos para simulação de veículos ferroviários. É doutorando (Unicamp) no tema dinâmica multicorpos aplicada a sistemas ferroviários. Trabalhou como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento e atualmente atua como professor da área de Mecânica no IFSP Campus Hortolândia, onde coordena um subgrupo do NuRIA (Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial) dedicado ao estudo de veículos autônomos para transporte urbano.
Isadora Deodato é discente do curso de Mecânica (IFSP Campus Hortolândia) e faz iniciação científica sobre o ROS e suas aplicações a veículos autônomos.
https://meet.google.com/rzk-dbnf-nfe
Link para adicionar à agenda do Google:
Nas últimas décadas, houve uma necessidade crescente de busca por novas fontes limpas e renováveis de energia elétrica. Nesse cenário, houve um grande interesse no aproveitamento da energia eólica, pois possui uma reduzida emissão de gases poluentes, um regime complementar ao hidrológico em algumas regiões e à rapidez na construção do parque eólico.
Esta apresentação irá introduzir os fundamentos desse tipo de geração de energia elétrica, abordando suas vantagens e desvantagens, o cenário mundial e brasileiro e conceitos básicos elétricos e mecânicos para a conversão eletromecânica dessa fonte de energia.
Palestrante:
Filipe Sarmento Trindade possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo desde 2016. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: geração de energia eólica, eletrônica de potência, sistemas de controle e máquinas elétricas.
https://meet.google.com/qrv-mbzf-yqh
Quer ganhar uma medalha de ouro e ainda por cima ter a chance de viajar para competir em eventos científicos? Quer ampliar seus horizontes e aprender mais sobre o universo?
Neste bate-papo, Marcelo Cardinali vai expor sua experiência na organização e orientação das equipes para eventos como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog). Suas equipes já receberam medalhas de ouro em competições nacionais por diversos anos consecutivos. Também vão fazer parte da conversa os discentes Danielle dos Santos Chagas e Lucas Elias, medalhistas destes eventos.
Palestrantes
Marcelo Camponez do Brasil Cardinali possui graduação em Física Computacional pela Universidade de São Paulo (2009), licenciatura plena em Física (2013) e mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de São Paulo campus Piracicaba.
Danielle dos Santos Chagas é discente do curso de Mecânica (IFSP Campus Hortolândia)
Lucas Elias foi discente do curso de Automação (IFSP Campus Hortolândia).
https://meet.google.com/ibi-erwt-usg
A oficina tem como objetivo apresentar duas tecnologias que podem ser empregadas para o desenvolvimento de aplicações relacionadas a Internet das Coisas: NodeMCU (uma placa de prototipação que utiliza como base o ESP8266, o qual contém um módulo Wi-Fi integrado) e o leve protocolo de comunicação assíncrono MQTT. Para tal, iremos criar uma aplicação simples para o monitoramento da qualidade do ar em nossas residências, através da métrica AQI (Air Quality Index). A implementação do cenário será realizada ao vivo, e todos que possuírem os equipamentos necessários (mais abaixo) são convidados a implementar a proposta.
Pré requisitos para acompanhar a oficina: Conhecimentos básicos em redes de computadores, lógica de programação, Arduino (ou NodeMCU) e sistemas operacionais GNU/Linux.
Equipamentos necessários para implementar a proposta:
- 01 Smartphone com conexão a rede local
- 01 Computador (Desktop, Notebook ou Single Board Computer) com um sistema operacional GNU/Linux baseado em Debian (Debian, Ubuntu, Linux Mint, etc) instalado. O computador deve estar conectado a mesma rede local do Smartphone.
- Senha da rede Wifi
- 01 NodeMCU
- 01 Sensor de gás MQ-135
- 01 Protoboard (Breadboard)
- 03 Jumpers macho x fêmea OU fêmea x fêmea.
Atenção! A pedido do professor, essa oficina foi transferida para o dia 16/11, às 16 horas.
Palestrante:
Rodolfo Oliveira possui Mestrado em Gestão de Redes de Telecomunicações pela PUC Campinas (2017), licenciatura em informática (2013) pelo IFSP e graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela FATEC (2008) . Atua na área de TI há 16 anos, tendo principal interesse as áreas de Internet das Coisas e sistemas operacionais GNU/Linux. Atualmente é professor do IFSP Campus Hortolândia.
https://meet.google.com/vfv-tjxu-zjp
Nesta oficina, o poeta Legant, com larga experiência na organização de batalhas de slams e outras experiências poéticas , vai expor seu trabalho e conversar sobre seu processo criativo. Os participantes da oficina estão convidados a também lerem suas poesias e fazerem perguntas sobre slam, poesia e o tema que desejarem. A mediação do bate-papo será de Patrícia Forestieri.
Aprenda a programação CNC para fresamento/torneamento e conheça os recursos tecnológicos do CNC SINUMERIK através do simulador SinuTrain, que pode ser baixado em seu próprio computador!
Neste mini-curso será apresentado exemplos práticos de usinagem através da programação por ciclos parametrizáveis, uma forma moderna e mais ágil de programação de máquinas-ferramentas, que conta com ilustrações gráficas, animações e simulação 3D para facilitar a programação pelos usuários e aumentar a produtividade no chão-de-fábrica.
Palestrante
Guilherme Oliveira é Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Profissional de Desenvolvimento de Negócios de máquinas-ferramentas na Siemens, promovendo o CNC Sinumerik junto a instituições de ensino, usuários finais, fabricantes e importadores de máquinas.
https://meet.google.com/nbi-bcsy-qyw
Gabriel Luigi Campanini apresentará alguns resultados de seu projeto de pesquisa e transmitirá alguns conhecimentos básicos sobre programação concorrente em Golang.
Regentes:
Hélio da Silva Ordonio - possui graduação em direito, capacitação em temas de educomunicação, cursando pós graduação em Educação Digital, e atualmente está coordenando os projetos impressa jovem e rádio federal Campus Hortolândia.
Nesta mesa, discutiremos alguns assuntos relacionados à intersecção entre ciência e gênero: o que a ciência disse, no passado e no presente, sobre o conceito de gênero? É possível afirmar que a produção científica também é moldada pela condição de gênero dos produtores e divulgadores da ciência? O espaço da ciência ainda é um espaço de dominação masculina?
Palestrantes:
Vânia Gomes possui mestrado e doutorado em Filosofia da Educação e participou do programa de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada. É professora do IFSP Campus Salto, onde coordena o Grupo Multidisciplinar de Estudos de Linguagens e Manifestações Culturais (LIMC).
Evelise Góis Freire é professora da Universidade Federal de Lavras em MG. É doutora em Eng. Mecânica (USP). Faz parte da coordenação do Comitê de Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) na gestão 2021-2023 e, desde 2020, é uma das embaixadoras do Movimento Parent in Science.
Anna Canavarro Benite é doutora em Ciências e graduada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na química bioinorgânica medicinal. Em 2009, implantou o Coletivo CIATA - Grupo de Estudos sobre Descolonização do Currículo de Ciências. É também ativista do grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.
Mediadoras
Marília Franceschinelli de Souza é doutoranda em Ensino de Matemática (Unicamp) e professora do IFSP Campus Hortolândia.
Kenia Cristina Pereira Silva é doutora em Matemática Aplicada (Unicamp) e Diretora Adjunta Educacional do IFSP Campus Hortolândia.
https://www.youtube.com/watch?v=kd8mNEvTflI
A oficina é voltada para alunos e profissionais de informática ou com interesses na área, idealmente com algum conhecimento em Linux básico. Idealmente, se o participante quiser fazer o conteúdo prático durante a palestra é necessário ter um computador com ao menos 4GB de RAM e processador de 4 núcleos/threads com 20GB de espaço livre. Se quiser, também poderá acompanhar apenas de forma expositiva.
Link para appliance do virtualbox (usuário aluno, senha ifsp): https://drive.google.
Palestrante:
Rodrigo Pierini possui graduação em Tecnologia em Segurança da Informação pela Faculdade de Tecnologia de Americana (2013) e Pós-graduação Lato Sensu em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2018). Atualmente é técnico de laboratório - área de informática do Instituto Federal de São Paulo em Hortolândia e atuou como professor substituto da área de Arquitetura e Redes de Computadores no mesmo local. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Segurança da Informação.
https://meet.google.com/mcv-kjwd-fmi
Experiências de ensino e pesquisa de iniciação científica em história da técnica e da tecnologia utilizando animes como fonte de pesquisa, em especial, "Your Name" (Kimi no na wa, 2016) e "O Conto da Princesa Kaguya" (Kaguya-hime no Monogatari, 2013), para o estudo das tecnologias de informação e comunicação, das técnicas mecânicas e de produção de alimentos no Japão medieval.
A "Conexão Tambor" tem como propósito apresentar a grande contribuição do povo negro para a nossa musicalidade brasileira.
Durante os encontros trataremos do contexto histórico, bem como abordaremos diversos conteúdos, trazendo o aprendizado sobre a tradicionalidade que herdamos dos nossos antepassados através da Cultura da Oralidade.
Palestrante
Rodrigo Alves é alabê (Músico de Terreiro) há 20 anos. Formado no curso Técnico em Percussão na Escola Pracatum no Candeal em Salvador. Há mais de 15 anos atua como percussionista principalmente em atividades culturais. É Mestre percussionista e instrutor do grupo de Dança e Percussão Afro Oju Oba, atividade ligada ao Ponto de Cultura Caminhos de Hortolândia, desde 2004. Atualmente cursa Percussão – Música - MPB e Jazz no conservatório de música em TATUI. - SP
https://meet.google.com/ejs-siur-zzo
Quer conhecer quais são os grupos de pesquisa que existem no Campus? Já pensou em fazer parte de algum deles? Ou nem sabe o que é um grupo de pesquisa e como ele trabalha?
Se a sua resposta for sim para alguma dessas perguntas, então essa oficina é para você. Nela vamos apresentar os seguintes grupos:
Grupo de Estudos e Pesquisas em Internet das Coisas (GEPIC);
Grupo de Pesquisa Mobilidade e Novas Tecnologias de Interação;
Grupo de Estudos e Pesquisa em Energias Renováveis e Eficiência Energética (GEPEREE);
Núcleo de Pesquisa em Leituras, Escritas e Imagens.
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC).
Grupo de Estudos Educação Física, Corpo e Arte (GEFICA)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Ensino e Sociedade (GEPLES)
Está pensando em começar uma faculdade em 2022? Que tal conhecer a Ilum?
A Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica. A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM.
O curso será gratuito para o aluno, e a sua seleção de vagas será feita com base no resultado do ENEM, em uma manifestação de interesse escrita pelo candidato e, por fim, entrevista. O processo de ingresso para admissão de alunos teve início em outubro de 2021 e o início do curso está previsto para fevereiro de 2022, com 40 vagas abertas anualmente. O perfil do aluno buscado pela Escola é o jovem curioso, que tenha interesse genuíno por ciência.
Palestrantes
Ivia Minelli, professora de História com doutorado pela Unicamp e pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Daniel Cassar, professor de Computação com doutorado pela Ufscar e pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
https://meet.google.com/ati-zsqo-bdvjavascript:nicTemp();
Nesta mesa, vamos discutir o papel da ciência e da inovação no combate às desigualdades de gênero e racial. Como organizar as ações e orçamentos para esse combate? Como promover oportunidades de inclusão para grupos historicamente afastados da formação acadêmica? De forma geral e principalmente nesta perspectiva, quais são as políticas institucionais do IF-SP para estimular a ciência e a inovação?
Palestrantes
Adalton Masalu Ozaki é professor de gestão do IFSP, estando como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP desde abril deste ano. É doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo.
Henrique Tahan Novaes é economista (Unesp/Araraquara) e e doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. Leciona na Unesp de Marília e publicou, entre outros textos, os livros "O fetiche da tecnologia - a experiência das fábricas recuperadas" e "Movimentos sociais e crises contemporâneas à luz dos clássicos do materialismo crítico".
Cleber Santos Viera é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e professor do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, campus Guarulhos. É graduado em História (UNESP/Franca) e doutor em Educação (USP).
Debatedora:
Mariana Traldi possui graduação em Ciências Sociais e Jurídicas/Direito (PUC-Campinas) e Geografia (Unicamp). É doutora em Geografia (Unicamp) com tese que recebeu menção honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).
Mediador:
Leonardo Baruffaldi é é engenheiro mecânico (USP). Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp na área de simulação de contato aplicado a sistemas multicorpos para simulação de veículos ferroviários. É doutorando (Unicamp) no tema dinâmica multicorpos aplicada a sistemas ferroviários. Trabalhou como engenheiro de pesquisa e desenvolvimento e atualmente atua como professor da área de Mecânica no IFSP Campus Hortolândia, onde coordena um subgrupo do NuRIA (Núcleo de Robótica e Inteligência Artificial) dedicado ao estudo de veículos autônomos para transporte urbano.
Nesta mesa-redonda, especialistas na área de educação e inclusão discutem diferentes aspectos do entrelaçamento dessas questões.
Apresentação de trabalhos
1) Arte Mundana - Circuito Artístico e Cultural: Guilherme Barbosa Farias; Luana Letícia de Souza Alves; Débora Dantas Queiroz; Natália Biston - Orientador: Carlos Vinicius Veneziani dos Santos2) A PERCEPÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO EM PITANGUEIRAS-SP:Maikon Vinicius Viesba - Orientadora: Marília Guimarães Pinheiro3) OS HAI-KAIS COMO SÍNTESE DA EXPRESSÃO POÉTICA NAS CULTURAS ORIENTAIS E OCIDENTAIS: Mayla Awana dos Santos - Orientador: Eduardo César Catanozi4) Energia eólica no estado do Ceará: como funcionam os contratos de arrendamento eólico?: Vânia Santos Xavier Silva - Orientadora: Mariana TraldiAvaliadores
1) Contar de Pessoas em Ambientes Fechados, por Giovanna
Rodrigues Costa, Diego Pinto, Bruno Issamu Ishioka, Júlia Gabrielle Pessôa do
Carmo, Gabriel Domiciano de Souza, sob orientação de Reinaldo Golmia
Dante e João Vitor Silva Robazzi.
2) Automação residencial com ESP32 e Node-RED, por Pedro
Eduardo Suga Machado, sob orientação de Jair de Martin Junior e Marcos
Aparecido Chaves Ferreira.
3) DISPOSITIVO DE
TREINAMENTO DE DIGITAÇÃO DE ESCRITA TÁTIL BRAILLE EM MÁQUINA PERKINS, por Victor
Gavazoni, sob orientação de Fábio Garcia Neira.
4) PROJETO GÊNESIS:
FAÇA A LUZ !! MENINAS NA ROBÓTICA: A Aplicabilidade da Programação com Arduino no Processo Aprendizagem, por Alberto Alves Marques, sob orientação de Alberto Alves Marques.
Avaliadores:
Willian Ramalho
Marco Bergamaschi
https://meet.google.com/dst-ehtj-mhw
Apresentação de trabalhos
1) A PRÁTICA DA LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS CANÔNICOS NO ENSINO MÉDIO: Alan Rogério Caldi - Orientador: Eduardo Sésar Catanozi2) Os desafios no desenvolvimento de aplicativos para o ensino de inglês: Danielle dos Santos Chagas - Orientadoras: Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa; Michelle Barion
Apresentação de trabalhos
1) Investigações da Matemática com o GeoGebra: Giovanni Torres de Melo - Orientadora: Ana Paula Barros2) Um olhar para demonstrações matemáticas em um livro didático na Educação Básica: Vinícius da Costa Garcia - Orientadora: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros/ Coorientadora: Kênia Cristina Pereira Silva3) Aprendizagens de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática relacionadas ao projeto de extensão em formação continuada: Rayssa Ferreira Pires; Ivani Lucimar Carvalho; Mirella de Almeida Villas Boas: Orientadora: Kênia Cristina Pereira Silva4) Educação Inclusiva no período da pandemia, por Uilson Lima de Almeida, sob orientação de Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros.
Avaliadores
Trabalhos apresentados:
1) JobsTeen: sistema de cadastro e
divulgação de vagas do programa jovem aprendiz, por Ana Beatriz de Cerqueira Silva, Priscila Alves da Silva e Vitória
Izaine do Santos, sob orientação de Michele Cristiani Barion2) Construção de ferramenta
computacional para auxílio na alocação de tarefas/requisições em nuvens
computacionais distribuídas, por Nathan da Silva dos Santos, sob
orientação de Carlos Eduardo Pagani3) Coletores IOT, por Bruno P Dorizzotto e Enrico Gherardi, sob orientação de Ricardo
Leite.
Avaliadores:
1) Rodolfo Oliveria
2) Jovander da Silva Freitas
https://meet.google.com/xyr-vwna-jqe
Nesta palestra, Sergio Amadeu lança novo livro, chamado Colonialismo de dados: como opera a trincheira algorítmica na guerra neoliberal. Neste livros, discute-se o colonialismo digital e o imperialismo de dados que se engendram nas estruturas sociais, econômicas e políticas da atualidade.
André Bordignon é professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Campinas, ministrando disciplinas da área de computação. É um dos fundadores da organização Minha Campinas, uma rede de pessoas conectadas na construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade utilizando tecnologia social e digital. É voluntário na Casa Hacker. Defensor das tecnologias abertas e livres. Tem mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas.
Apresentação de trabalhos
1) Ensino de língua inglesa no contexto emergencial: Ana Beatriz de Cerqueira Silva - Orientadora: Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa
2) Moralidade e Beleza em Immanuel Kant e Friedrich Schiller: Danillo Augusto Ramos - Orientadora: Carina Zanelato Silva3) Libração: Ana Júlia Santos Monteiro - Orientadora: Melissa Kelly Aparecida Ferreira/ Coorientadora: Ana Paula Da Costa Faustino4) Cordel: medieval e o contemporâneo: Felipe Arruda Nascimento -Orientadora: Fabiana de Lacerda VilaçoAvaliadores:1) Gabriel Leopoldino2) Raquel Lima Silva CostaLink:
Apresentação de Trabalhos
1) Criação de mecanismos para ilustração de conceitos de Elementos de Máquinas: Wesley Cesar Freire - Orientador: Augusto Emmel Selke2) Curva Mestra de Sinterização: Letícia Cristina Teixeira Bassani - Orientador: Huyra Estevao de Araujo3) Investigação do fenômeno de hunting: Vitor Henrique Gomes - Orientador: Leonardo Baruffaldi
2) Ana Flavia Nascimento
https://meet.google.com/atf-bfqa-vkr
Apresentação de trabalhos
4) Intervenção na Dislexia Através de Website, por Ana
Clara Corrêa dos Santos Vicentim, Gabriel Pinheiro Araújo, Nicolas
Deivid Seroiska Rodrigues, Sayid Rayhan Abdel Gader Safa - Orientador: Alexandre Grotta.
Apresentação de trabalhos
Apresentação de trabalhos
1) True Beauty: Francielle Borba; Gabriele Xavier Queiroz; Giovanna Rogati dos Santos; Laura Franklin da Silva - Orientadores: Michele Cristiani e Alexandre Grotta
2) Mãos que Alimentam: Francielle Borba; Geovanna Novais; Manuela Rocha; Maria Clara Guimarães; Maria Eduarda Ventura; Tifany dos Santos - Orientador: Alexandre Grotta
3) Sweet Pet: Adrieli de Campos Dias, Camilly Christine Carvalho Santos, Kathleen Santos Batista e Ketyele Neres Alves da Silva. - Orientador: Alexandre Grotta
4) Guia da Graduação, por Kamila Simonato, Livia Perin e Julia Cardoso. - Orientador: Alexandre Grotta
Apresentação de trabalhos
1) Experiência de Ensino com o GeoGebra: uma interlocução entre PIBID e a disciplina de Prática Docente no ensino remoto: Ivani Lucimar de Carvalho Ana Ester do Nascimento - Orientadores: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros Tiago Giorgetti Chinellato2) A experiência de planejar uma tarefa inclusiva no contexto universidade-escola: Antônio Marcos da Luz; Julia Maria Saurin - Orientadora: Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros3) EM FRENTE ÀS CÂMERAS: GRAVAÇÃO DE VÍDEOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE DESIGN DE INTERIORES - Leonardo Ribeiro Moço Pessanha4) HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE HISTÓRIA E MATEMÁTICA: André Andrade Oscar - Orientador: Bernardo Soares Pereira
1) Cristina Meyer2) Rodrigo Dantas de Lucas
Nesta oficina, Cléber Nogueira dialogará com as pesquisas especializadas e as experiências pessoais de estudantes sobre as relações afetivas podem contribuir para as relações de ensino-aprendizagem.
Palestrante
Cléber Nogueira é pedagogo do IFSP Campus Hortolândia e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.
https://meet.google.com/ptk-zyzw-uqs
A palestra/oficina versará sobre relatos da vivência em participação de projetos de tecnologia assistiva em grupos multidisciplinares de trabalho, ou seja, envolvendo e integrando aspectos da engenharia (hardware, software, desenho industrial, estudo de materiais, otimização de custo, etc), da área da saúde (fisioterapia, terapias ocupacionais, psicologia, psicomotricidade, neurologia, etc) e, fundamentalmente, da real necessidade de melhoria de vida do usuário (maior autonomia, melhoramento da cognição, acompanhamento diagnóstico, etc).
Palestrantes:
José Antônio Resende Beiral é engenheiro e trabalhou no Centro de Tecnologia da Informação (CTI - Renato Archer). Foi premiado pelo XIV Seminário de Cuidadores Informais de Assistência Domiciliar.
Marcos Fernandes Espíndola é professor do IFSP Campus Campinas.
https://meet.google.com/nhp-tzqp-wqj
Faz diferença ser branco, negro ou pardo na universidade? E ser homem ou mulher? Qual é o argumento de quem defende as cotas na universidade (ou de quem é contra)? Por que afinal o tema das cotas raciais provocam ainda polêmica, mesmo tendo estudos que comprovam que não há diferenças de desempenho dos alunos cotistas e não-cotistas durante o curso de graduação? Para tratar de um tema tão importante, vamos fazer um bate-papo informal e descontraído com Leandro da Silva Severino e Taina Silva Santos, que contarão suas experiências bem sucedidas no âmbito universitário. ATENÇÃO! LINK DA SESSÃO CORRIGIDO LOGO ABAIXO!!! http://meet.google.com/rue-wfng-tyn (Copie e cole em sua barra de endereços).
Palestrantes
Leandro da Silva Severino, médico graduado pela Faculdade de Medicina de Valença- Rj, pós graduado em Medicina de Familia e Comunidade pela Universidade Severino Sombra, atualmente pós graduando em Gestão em Serviços de Saúde.Atuante em Saude Pública desde 1997, hoje lotado junto a Secretaria de Saude de Hortolândia.
Taina Silva Santos é bacharel em História e mestranda em História Social pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Tem realizado estudos sobre gênero e raça na sociedade brasileira.
Nesta oficina, você aprenderá que RPA é uma tecnologia não invasiva que “imita” um usuário humano na manipulação de aplicações. Aplicá-la para automatização dos processos tem as seguintes vantagens:
1- Sem robôs físicos, implementado nas estações de trabalhos ou máquinas virtuais; 2- Emula a execução humana, são como funcionários digitais executando processos, aumentando a acurácia e a eficiência; 3- Usa a interface do usuário, interagindo com múltiplos sistemas da mesma forma que um humano; 4- Rápida implementação, implementado em poucas semanas.
Para participar dessa oficina, é necessário realizar a seguinte preparação:
1) Realizar cadastro no portal Automation Anywhere: https://www.automationanywhere.com/start-free-trial
2) Efetuar cadastro no portal e clicar em “Start Your Free Trial”.
3) Receberá um email com três informações (Free Trial URL, Username e Password).
4) Ir ao evento de posse das três informações.
Link atualizado:
https://meet.google.com/ure-jcbw-cim
Palestrante
Arthur Marcos da Silva é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na IFSP, cursando MBA em Data Science e Analytics na USP. Possui experiência com projetos de automação inteligente utilizando ferramentas de RPA, OCR, ODM, Node-red, Docker, Python, Power BI, Netcool entre outras. Atuou e atua nas indústrias telecom, energia, automobilística, televisão, fast food e consultoria.
Esta palestra visa debater a importância do uso do desenvolvimento de sistemas como um meio de discutir, projetar e apresentar diferentes soluções e visões para solução de problemas sociais, apresentando o Workeer, meu trabalho de conclusão de curso, como um exemplo para tema da palestra.
Palestra
Guilherme Lenin Cossu é aluno do IFSP Campus Campinas, ex-bolsista do programa Juventude Conectada, projeto da Coordenadoria da Juventude de Campinas. Atualmente trabalha como trainee no Instituto de Pesquisas Eldorado.
http://meet.google.com/cyw-pbxe-syo
Nos últimos anos tem aumentado consideravelmente as ações de ciberativismo no Brasil e no Mundo. Mas é que de fato é o ciberativismo. Nesse bate papo vamos ver como podemos utilizar o ciberativismo na busca por direitos essenciais para a sociedade.
Os contos de fadas folclóricos ou populares foram coletados em todo o mundo e representam um rico arsenal da cultura folclórica, do diálogo entre formas narrativas e da criatividade do ser humano ao longo de milênios. O conto “O rei da montanha de ouro”, coletado pelos Irmãos Grimm no início do século 19, é exemplo dessa pluralidade narrativa e da confluência de diferentes tradições. Trata-se de um conto cheio de aventuras e reviravoltas inesperadas, cujo herói lida com um diabo disfarçado, gigantes indecisos e uma princesa encantada. Em minha palestra pretendo apresentar esse conto e discutir como ele traz elementos do passado e como essas imagens também povoam a literatura mais recente, como as obras de Tolkien e J.K.Rowling.
Palestrante
Karin Volobuef possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado e doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991/1996). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: Romantismo, conto de fadas, fantástico, ficção científica e romance fantasia (Fantasy Novel). É autora dos livros Mito e magia e Frestas e arestas: a prosa de ficção do romantismo na Alemanha e no Brasil, publicados pela Editora UNESP.
https://meet.google.com/xga-jrtz-ukh
Neste minicurso, aprenderemos a aplicar o YOLO, um detector de objetos baseado em redes neurais, e o OpenCV, uma biblioteca de visão computacional, para identificar e demarcar objetos em vídeos. O minicurso será ministrado em linguagem de programação Python. Palestrante Adriano da Silva Ferreira atua com P&D em aprendizado de máquina e visão computacional na startup Avaltech. É Doutor pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (2020) e tecnológo em Informática pela Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (2009). https://meet.google.com/vna-udrf-qnr
Você sabe o que é slam? Já participou de algum? E poesia, já fez alguma, gosta de ler? Venha conversar sobre esses temas com Emerson Alcalde, reconhecido nacional e internacionalmente pela sua habilidade em fazer poesia e slam pelas ruas de São Paulo, especialmente em lugares como a Vila Guilhermina ou a Vila Madalena.
Palestrante
Emerson Alcalde é poeta, slammer, ativista social e co-fundador do Slam da Guilhermina. Publicou os seguintes livros: (A) massa (2011), O vendedor de travesseiros (2015) e Diário bolivariano (2019). Organizou a Coleção Slam (2019). É vice-campeão da Copa do Mundo de Slam, em Paris.
https://meet.google.com/rfq-adpw-vjv
Um bate papo sobre a carreira no setor privado (nacional e internacional), setor público, carreira acadêmica e as dificuldades que a mulher enfrenta para conquistar seus sonhos e seu espaço. Um momento para refletir sobre a trajetória de duas mulheres que vieram da escola pública e buscaram oportunidades para construir suas carreiras.
Palestrantes
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta é Analista de Sistemas e mestranda em Ciência da Computação. Servidora pública desde 2011, ingressou na carreira acadêmica em 2019. Além do interesse por tecnologia, aprecia o estudo e ensino de idiomas, trabalhos artesanais e o contato com a natureza.
Andréia Camila da Silva é formada em Ciência da Computação e atua como desenvolvedora de software desde 2011. De lá para cá atuou em sistemas distribuídos, monolíticos e gambiarríticos, tendo foco no setor privado nacional e internacional. Gosta muito de cachorros, cinema e música.
https://meet.google.com/ynk-odrn-vqg
Olá, estudantes dos cursos integrados! No próximo dia 19/11, sexta às 09:30 horas, teremos uma Roda de Conversa com as coordenações. O tema será o retorno presencial, que ocorrerá a partir do dia 22/11, segunda feira. Venha e compartilhe suas dúvidas e expectativas. Sua participação é fundamental para que possamos juntos organizar da melhor forma o retorno. Contamos com sua presença!!
Apresentação de trabalhos artísticos de alunos do IFSP - Câmpus Hortolândia.
Local: MS Teams - Grupo: Estudantes (Integrados)O Baque Mulher é um movimento de empoderamento feminino formado por mulheres e sediado na cidade de Recife - PE. Em Campinas, a filial nasceu em 2014. O grupo foca no desenvolvimento, manutenção e disseminação do Maracatu entre as mulheres.
Entre na equipe do Teams da Licenciatura e participe da roda de conversa do curso, para fechar com chave de ouro nossa Jornada Acadêmica.
Participe da Roda de Conversa conjunta da Fabricação Mecânica e da Engenharia.
Mediadores:
Daiane Mastrangelo Tomazeti - Especialista em Desenvolvimento de Software (UFSCar), professora do IFSP Campus Hortolândia e Coordenadora do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFSP Campus Hortolândia.
Paulo Eduardo Nogueira - Mestre em Ciência da Computação (Universidade Federal de Uberlândia) e professor do IFSP Campus Hortolândia.
Participantes:
Egressos do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática (MSI):
Arthur Gonçalo Barreto Dantas
Empresa: Automahelp Soluções em TI e Automação Comercial - Campinas-SP;
Cargo: Analista de Suporte em TI.
Gabriel Falopa
Empresa: Clicknet Internet - Hortolândia-SP;
Cargo: Líder do setor de Qualidade (Analista de Qualidade).
Maysa Saran Teixeira
Empresa: Stefanini IT Solutions - Hortolândia-SP;
Cargo: Analista de Suporte Técnico Júnior.
Egressos do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS):
Angelica dos Santos de Carvalho Torres
Empresa: CPS Soluções em TI - Campinas-SP;
Cargo: Analista de Desenvolvimento Júnior.
Divana Aparecida Josaphat do Espírito Santo
Empresa: IBM Brasil - Hortolândia-SP;
Cargo: Analista de Qualidade - Tester.
Dumas Morais de Carvalho
Empresa: Samsung R&D Institute Brazil - Campinas-SP;
Cargo: DevOps Analyst (Analista de Engenharia de Software).
Erick Henrique Leite da Silva
Empresa: Instituto de Pesquisas Eldorado - Campinas-SP;
Cargo: Líder Técnico.
Fabio Augusto Francelino
Empresa: Banco do Brasil - Brasília-DF;
Cargo: Analista de Sistemas Pleno.