Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFSP realizará prova para ingresso nos cursos técnicos em 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP realizará prova para ingresso nos cursos técnicos em 2022

  • Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 15h11
  • Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 15h11

O processo seletivo para os cursos técnicos para ingresso no primeiro semestre de 2022 será realizado por meio de prova. Serão oferecidas vagas, em todo o estado de São Paulo, nas modalidades: integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio.  Fique atento ao período de isenção da taxa de inscrição 

Mudança 

No segundo semestre de 2017, o IFSP adotou a análise do currículo escolar como forma de classificação dos candidatos aos cursos técnicos. No entanto, o processo de seleção precisou ser revisto para atender ao acórdão judicial, resultante do Processo n.º 5008511-17.2017.4.03.6100, cuja ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Federal. A decisão determinou que o IFSP voltasse a adotar a prova como critério dos próximos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos, sob pena de multa. 

Dessa forma, o IFSP voltará a realizar seu “vestibulinho” com aplicação de provas abordando as disciplinas de Português e Matemática 

A avaliação será aplicada de maneira presencial concomitantemente em todas as cidades onde o IFSP oferecer vagas;  o candidato poderá se inscrever para um único curso e câmpus. Como o IFSP preza pela segurança de todos os candidatos e servidores envolvidos na aplicação, todas as normas de protocolo de segurança, para conter a contaminação por meio da Covid-19, serão respeitadas. 

Reserva de vagas 

O IFSP manterá a política de distribuição de vagas no seu processo seletivo, de forma a atender a legislação vigente. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras. 

As demais políticas de reserva de vagas poderão ser consultadas no edital, que será publicado em outubro.  

Datas e valores 

As datas e os valores, bem como todas as demais informações sobre o período de inscrição, serão divulgadas junto ao edital no mês de outubro, quando terá início o período de inscrição para os candidatos. 

Será cobrada uma taxa de inscrição para que os candidatos participem do processo seletivo. Haverá um prazo para isenção da taxa de inscrição que será divulgado em breve.  

Lembrando que todos os cursos oferecidos pelo IFSP são gratuitos, não há cobrança de mensalidade ou taxa de matrícula. Haverá apenas a cobrança de taxa de inscrição para cobrir os custos com a prova.  

Acompanhe todas as informações no site www.ifsp.edu.br e nas redes sociais https://www.facebook.com/IFSaoPaulo e https://www.instagram.com/ifsp_oficial/.  

Como era? O que muda?
Seleção por análise de histórico escolar Seleção por meio de prova
Inscrições gratuitas Haverá cobrança de taxa de inscrição, mas é possível pedir isenção
O que não muda?
Todos os cursos continuam sendo gratuitos, sem taxa de matrícula ou mensalidade. 
Será mantida a política de reserva de vagas*, sendo 50% das vagas para alunos oriundos de escola pública. Também há reserva de vagas para candidatos de baixa renda, negros, pardas, indígenas e pessoas com deficiência.

*Mesmo com a política de reserva de vagas, TODOS os candidatos deverão realizar a prova.

Informações originais em: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/2476-ifsp-realizara-prova-para-ingresso-nos-cursos-tecnicos-em-2022 

registrado em:
Fim do conteúdo da página