Página inicial > Últimas Notícias > Institucional > Institucional: Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio > Unicamp, IFSP, Unisanta, UFES, USP e UFJF organizam terceira edição de simpósio sobre projeto de equipamento ferroviário

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 08h48 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 08h50

Evento já ocorreu em 2017 e 2018, na Unicamp, e atraiu público acadêmico e industrial.

No dia 22 de agosto de 2019 ocorre, no Auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o III Simpósio de Engenharia Ferroviária. O evento é uma iniciativa da própria Unicamp, por meio da FEC e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Hortolândia (IFSP), da Universidade Santa Cecília (Unisanta), da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), da Escola Politécnica da USP (Poli/USP) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Vale, que é concessionária de duas estradas de ferro no Brasil: Carajás e Vitória-Minas. Neste ano o evento conta, ainda, com o patrocínio da Rumo, que administra a chamada malha paulista de ferrovias.

A proposta do Simpósio é tornar-se um fórum regular de contato entre pesquisadores da academia e engenheiros e técnicos da indústria. A programação do dia é dividida em diversas palestras sobre temas que têm sido objeto de pesquisa, como perfis de rodas e trilhos, comportamento dinâmico (movimentos e forças) de vagões, economia de combustível e características de materiais utilizados na indústria ferroviária. Uma mesa redonda, composta por representantes de concessionárias e de entidades públicas e privadas, discute um tema atual e de impacto: neste ano, é abordado como se espera que as renovações das concessões ferroviárias afetem o desenvolvimento e o fomento de pesquisas na área.

O número de vagas para o evento é limitado.

Mais informações e inscrições no site  https://www.simposio-ferroviario.com.br/