Afim de padronizar procedimentos e informar a comunidade, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) divulga os comunicados:

2020

001/2020 - Atualização das Diretrizes de Uso do Moodle -Inclusão do "Cadastro da Foto Pessoal"

2018

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)

2017

2016

 

 

005/2016 CTI: Portal Institucional - Publicação de conteúdo

004/2016 - CTI-DRG-CDI: Diretrizes para Publicação de Conteúdo no Portal do Câmpus

003/2016 - CTI: Procedimentos para instalação de Softwares em Equipamentos do Câmpus

001/2016 - CTI-CAE: Normas de Uso dos Laboratórios de Informática

2015

001 CTI - Procedimentos para Instalação de Softwares em Equipamentos Institucionais (revogado)

ANEXO I - SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARES

2014

001 CTI - Instalação de Softwares Laboratório

2013

002 CTI/DRG - Atualização do Sistema de Impressão no Campus Hortolândia

002 CTI - Instalação de Softwares Laboratório (revogado)

001 CTI/DRG - Implementação do Sistema de Cotas de Impressão (revogado)

 

1- Objetivos

Normatizar a utilização e gestão dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) do Moodle dentro do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia, bem como instruir as boas práticas de utilização da plataforma.

2 - Acesso

  1. O acesso ao sistema requer conexão com a internet. É de responsabilidade do usuário a organização de seu cronograma pessoal para utilização do Moodle em computadores com acesso a internet;

  2. O acesso ao Moodle será realizado mediante o login/usuário e senha utilizados na rede local do câmpus;

  3. A senha deverá estar em consonância com a política de senhas vigente do câmpus;

  4. O login/usuário é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade do usuário a guarda de suas credenciais de acesso;

  5. É vedada aos usuários criar falsa identidade ou assumir, de qualquer maneira, a identidade de terceiros;

  6. A alteração da senha de acesso é realizada diretamente no Moodle;

  7. Poderão acessar o Moodle:

    1. Alunos do câmpus matriculados e frequentantes dos cursos do câmpus que utilizem a plataforma;

    2. Professores do câmpus que lecionem disciplinas que utilizem a plataforma;

    3. Servidores com perfil de cadastradores de disciplinas, gestão de cursos ou apoio aos cursos realizados;

  8. O acesso a novos servidores administrativos deve ser solicitado mediante abertura de chamados no sistema de suporte.

3 - Do conteúdo

  1. Todo conteúdo incluído no Moodle é de responsabilidade do usuário;

  2. O conteúdo a ser disponibilizado por qualquer um dos meios fornecidos pelo Moodle (arquivos, textos, fóruns, etc) não poderá, em hipótese alguma:

    1. Difamar, ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros;

    2. Incentivar a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo;

    3. Prejudicar os servidores de rede ou usuários e terceiros através da disponibilização de programas maliciosos;

    4. Infringir direitos de terceiros, sejam imagens, áudio, fotografias, vídeos, softwares ou qualquer material protegido por leis de propriedade intelectual, incluindo leis de direitos autorais, marcas ou patentes;

    5. Enviar ou divulgar mensagens de conteúdo falso ou exagerado que possam induzir a erro o seu receptor;

    6. Inserir endereços eletrônicos (links) que direcionem para páginas impróprias e/ou que violem as legislações vigentes;

    7. Incluir propagandas políticas ou comerciais de terceiros sem a realização de processos e trâmites legais;

  3. O conteúdo deve estar em consonância com a legislação vigente, destacando-se:

    1. Lei dos Direitos Autorais Nº 9.610 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm >

    2. Capítulo II (Dos Direitos da Personalidade) do Código Civil, Artigo 20º Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm >

    3. Lei da Acessibilidade Nº 10.098 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm >

  4. Será de responsabilidade dos usuários incluir os conteúdos com antecedência. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI)  não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

  5. Os conteúdos inseridos podem ser removidos ao término do semestre;

4 - Armazenamento de Arquivos

  1. Os arquivos serão armazenados somente no semestre vigente de utilização do Moodle;

  2. O limite de tamanho de arquivos a serem disponibilizados será definido conforme a disponibilidade de disco rígido dos servidores de rede do câmpus. A plataforma Moodle informa o tamanho do arquivo permitido durante o envio;

    1. Os docentes que quiserem disponibilizar arquivos maiores que o suportado na plataforma, devem:

      1. Utilizar a nuvem do IFSP para arquivos que não sejam de vídeo;

      2. Utilizar os serviços da RNP para hospedagem de videoaulas;

  3. Será de responsabilidade dos usuários o envio prévio dos arquivos. A CTI não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

5 - Gestão das Disciplinas/Cursos

  1. A CTI não terá acesso para administrar cursos e/ou disciplinas. Assim, os itens abaixo relacionados deverão ser tratados diretamente com as coordenadorias e/ou professores responsáveis:

    1. Reabertura de prazos;

    2. Problemas com recebimento de notas;

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

6 - Dados cadastrais

  1. As alterações de dados cadastrais são solicitadas da seguinte forma:

    1. E-mail: o usuário acessa o Moodle e modifica seu e-mail;

    2. Dados pessoais: o usuário comparece à CTI munido de documento de identificação com foto solicitando as alterações.

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

7 - Manutenção

  1. Todas as manutenções programadas serão divulgadas no portal do câmpus. As manutenções que podem interferir na disponibilidade são:

    1. Manutenções na plataforma Moodle;

    2. Manutenções nos servidores de rede do câmpus;

    3. Manutenções no serviço de internet do câmpus;

    4. Manutenções nas instalações elétricas do câmpus.

8 - Suporte

  1. A correta utilização do sistema é de completa responsabilidade dos usuários;

  2. O suporte será realizado apenas durante o horário de atendimento da CTI, disponível no portal do câmpus;

  3. O suporte técnico é referente apenas à disponibilidade do sistema, limitando-se à continuidade dos serviços disponibilizados;

  4. Não será provido ambiente especial de provas em laboratórios. Ao aplicar provas utilizando o sistema Moodle, o docente será responsável por monitorar seus alunos e impedir o acesso a outras páginas da internet;

9 - Backup - Cópia dos arquivos

  1. Somente será realizado o backup de arquivos inseridos por docentes;

  2. O backup ficará disponível por dez dias corridos da data de publicação;

  3. A solicitação de restauração do backup deverá ser realizada mediante abertura de chamado no sistema de suporte da CTI;

  4. O prazo para restauração do backup será de quinze dias úteis;

10 - Extensões

  1. Podem ser solicitadas apenas por servidores do câmpus;

  2. Devem ser gratuitas e compatíveis com a versão utilizada do Moodle;

  3. Devem possuir comunidade ativa de desenvolvedores e suporte;

  4. Devem ser solicitadas através da abertura de chamado no sistema de chamados do câmpus;

  5. Extensões que impeçam a atualização do Moodle serão removidas.

11 - Segurança e Privacidade

  1. A CTI não solicita senhas, não coleta nem compila dados de identificação pessoal para divulgação ou venda a terceiros para quaisquer fins;

12 - Disponibilidade

  1. A plataforma Moodle estará condicionada às instalações físicas do câmpus, disponibilidade de orçamento para melhorias da infraestrutura e continuidade de serviços externos (energia elétrica, internet).

13 - Do cadastro da foto pessoal

  1. O usuário poderá incluir uma foto de perfil para sua identificação na plataforma ou utilizar a foto de ambientes geridos por terceiros (Gravatar e afins) desde que a foto respeite os seguintes procedimentos:
    1. A foto deve exibir o rosto da pessoa, somente dos ombros para cima. Não poderá utilizar foto de meio corpo ou corpo inteiro;
    2. Somente o usuário responsável pela conta deve aparecer na foto;
    3. Não é permitido usar adereços que dificultem a identificação do usuário, tais como óculos de sol, chapéus, máscaras e outros;
    4. O usuário de óculos de grau deve verificar se eles criaram o efeito de reflexo na foto. Se for o caso, deve ser tirada uma nova foto sem os óculos;
    5. A foto não deve conter nenhum tipo de conteúdo ofensivo ou proibido de acordo com as outras diretrizes de uso do Moodle e a legislação vigente;
    6. Não pode ser utilizada caricatura, avatar ou afins;
    7. A foto deve ter um fundo limpo, não podem ser utilizadas fotos com slogans de campanha, sejam eles quais forem.

 

Os alunos regulares do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agora podem ter acesso ao e-mail institucional. A criação do e-mail é realizada pelo próprio aluno, de forma simples, através do sistema SUAP. Veja a notícia na íntegra: E-mail Acadêmico e Office 365.

Com o e-mail institucional, o aluno poderá acessar a versão gratuita do pacote Microsoft Office 365.

A conta de e-mail seguirá o padrão: nomealuno@aluno.ifsp.edu.br , onde o próprio discente escolherá o "nomealuno" através do SUAP.

Alunos menores de idade precisarão, além de criar o e-mail, entregar o Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB) na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria). A CRA fará a validação do termo e o aluno poderá fazer o primeiro acesso.

 

Tutoriais:

  1. Criar a conta de E-mail Institucional;
  2. Não recebi o e-mail com as instruções - Passos para a recuperação da chave de acesso do e-mail institucional;
  3. Acesso ao e-mail institucional do aluno;
  4. Esqueci minha senha - Recuperar senha de acesso.

Criar a conta de E-mail Institucional 

 

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. No quadro de Informações e Avisos, assine o termo de uso;
  3. Leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar;
  4. No quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail;
    • Se for menor de idade, entregue o Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB) na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria). A CRA fará a validação do termo;
    • OBSERVAÇÃO: Durante a quarentena do COVID19 os termos deverão ser assinados e enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , bem como devem ser entregues os originais assim que as aulas retornarem;
  5. Selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar;
  6. Verifique em seu e-mail pessoal (o mesmo cadastrado no SUAP) e siga as instruções de acesso do seu novo e-mail;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização. Após a atualização, siga os passos descritos em "Não recebi o e-mail com as instruções";


Tutorial para que o aluno crie seu e-mail institucional

 

Não recebi o e-mail com as instruções

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. Clique em seu nome no canto superior esquerdo, para acessar seus dados;
  3. Selecione a aba Dados Pessoais;
  4. Ao final da página, na sessão Informações para Contato, localize seu E-mail Acadêmico e a Chave de primeiro acesso;
  5. Volte na página inicial do sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  6. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Tutorial para quando o aluno não consegue receber o e-mail pessoal com as instruções de acesso ao e-mail institucional

 

Como acessar a conta de e-mail institucional do aluno

  1. Acesse o sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  2. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Destaque no sistema SUAP do local onde o aluno acessa o e-mail institucional

 Esqueci minha senha

  1. Acesse o sistema SUAP e clique na opção Primeiro Acesso / Trocar minha senha;
  2. Preencha os dados solicitados. Será enviado um e-mail para seu e-mail pessoal;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização do e-mail pessoal em seu cadastro de aluno.
  3. Abra o e-mail recebido e siga as instruções;
    • Se o e-mail não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de Lixo Eletrônico, SPAM ou afins.

O sistema de chamados GLPI foi institucionalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do Comunicado Nº 002/2016 – CTI: Sistema de Chamados GLPI. Veja algumas dicas de utilização do sistema:

 

 Abrir um chamado

  1. Acesse o sistema GLPI, Faça login utilizando suas credenciais da rede local;

  2. Selecione o setor Destino para que a Categoria do chamado possa ser preenchida;

    Na parte superior direita, clique em "IFSP Hortolândia" para selecionar o setor ao qual você abrirá o chamado;glpi selecionar setor

    No menu que abrir, clique no botão expandir [+] ao lado de "IFSP Hortolândia" para aparecer a lista de setores. Selecione então o setor que deseja abrir o chamado.

    GLPI: Como selecionar um setor



  3. Clique em Cria um chamado e preencha as seguintes informações:Destaque no link Criar Chamado da tela inicial do GLPI
    1. Entidade: Representa o setor que receberá o chamado.
    2. Tipo: pode ser incidente ou requisição:
      • Incidente: interrupção/falha inesperada ou redução na qualidade de um serviço de Tecnologia da Informação (TI);
      • Requisição: qualquer tipo de solicitação, contato, pedido de informação ou dúvida referente à TI.
    3. Categoria: ao selecionar corretamente a categoria são exibidas informações na descrição que permitem à CTI obter informações importantes que levem a solução do chamado com maior agilidade;
    4. Descrição: todas as informações solicitadas devem ser preenchidas. É importante realizar a leitura de eventuais informações extras fornecidas pela CTI. Descreva o incidente/requisição com o máximo de detalhes o possível, agilizando o processo de solução;
    5. Localização: preencha o local do incidente/requisição;
  4. Anexe arquivos que contribuam para a compreensão do chamado e clique em Enviar.glpi tela chamado setores

 


 

Consulta de chamados

Clique na guia chamados para visualizar todas as solicitações. Na coluna Status é possível verificar o andamento de seu chamado. Atenção: chamados pendentes podem carecer de esclarecimentos solicitados através de acompanhamentos.GLPI Destaque no menu Chamados

Acompanhamentos de chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Selecione o setor em "IFSP Hortolândia", para que os chamados sejam exibidos;
  3. Clique na guia Processando chamado e depois em Acompanhamentos;GLPI: Destaque no menu Acompanhamentos do chamado
  4. Para adicionar um novo acompanhamento, digite o texto na caixa Descrição de novo item e clique em Adicionar. É possível também adicionar arquivos no acompanhamento;
  5. A lista de acompanhamento dos chamado é exibida em forma de conversa;GLPI: Destaque dos acompanhamentos do chamado

Visualizar informações do chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Navegue pelas abas para obter mais informações, conforme abaixo:
    • Processamento de chamado -Acompanhamentos: informações adicionais solicitadas pela CTI e/ou respondidas pelo usuário;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Aprovações): determinadas solicitações podem requerem a aprovação do Coordenador de TI ou da chefia imediata do requerente. Nestes casos, a CTI solicitará a aprovação e somente irá executar o chamado após este ser aprovado;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Solução): parecer final que permite o encerramento do chamado. Pode ser aprovado ou recursado pelo requisitante. A recursão deve ser acompanhada de explicação sobre o não atendimento da solicitação;
    • Itens: permite visualizar os documentos e anexar novos arquivos;
    • Histórico: todas as ações realizadas no chamado;
    • Todos: permite visualizar todas as informações referentes ao chamado.

 

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), a fim de melhorar e organizar o atendimento referente às requisições de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR), a partir do dia 11 de dezembro de 2018  estabelece o seguinte processo:

  1. O servidor interessado deve abrir um chamado no sistema GLPI, do tipo Requisição, categoria Instalação de Software;
  2. No chamado o servidor deverá informar os sistemas e compartilhamentos que irá utilizar;
  3. Se houver a necessidade de instalação e configuração específica no notebook pessoal do servidor, a CTI responderá o chamado através de acompanhamento e fará o agendamento com o servidor para que ele traga o notebook pessoal para a devida configuração. Caso não haja necessidade de configuração, a CTI informará ao requisitante;

Acrescenta-se que:

  1. Apenas será realizada a configuração em equipamentos que utilizem o mesmo sistema operacional e navegadores utilizados nos computadores do câmpus, de modo a garantir a compatibilidade do sistema;
  2. A CTI não está autorizada, de nenhuma maneira, a instalar softwares cujo câmpus possui licença, tais como Microsoft Office, Windows, etc. Estes softwares devem ser fornecidos pelo requisitante;
  3. A CTI não realiza manutenção em equipamentos pessoais, portanto o requisitante deve certificar-se que o equipamento a ser trazido apresenta funcionamento estável;
  4. O prazo para atendimento da requisição será de 3 dias úteis.

Hortolândia, 17 de Dezembro de 2018.

Carlos Roberto dos Santos Júnior

Coordenador de Tecnologia da Informação

 

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)