O que é o NDE?

O Núcleo Docente Estruturante, ou NDE, é um conjunto de professores (docentes) responsável pela elaboração, consolidação e reformulação de um curso de graduação.

As atribuições desse núcleo foram definidas pela Portaria nº 01 de 17 de julho de 2010, da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

No caso do curso de Engenharia de Controle e Automação do câmpus Hortolândia, o NDE foi constituído oficialmente pela Portaria HTO.0078/2016, de 29 de novembro de 2016 e alterado posteriormente pelas portarias HTO.0083/2017, de 04 de dezembro de 2017, HTO.0080/2018, de 31 de outubro de 2018, HTO.0021/2019, de 13 de março de 2019.

Atividades

Atualmente, o NDE do curso de do câmpus Hortolândia elabora o documento do PPC que será apresentado à Pró-Reitoria de Ensino (PRE) para apreciação.

Agenda de atividades

Resultados

Baixe a versão mais recente da Grade Curricular ou do Projeto Pedagógico do Curso.

É com pesar que o NDE do curso de Engenharia de Controle e Automação comunica que não serão abertas vagas para o primeiro semestre de 2019, uma vez que o Conselho Superior do IFSP decidiu, na reunião do dia 06 de novembro, retirar de pauta a apreciação do nosso curso. Confira o

.

Composição

Presidente: Prof. Me. Leonardo Bartalini Baruffaldi

Prof. Dr. Aliandro Henrique Costa Santos
Prof. Me. Carlos Eduardo Pagani
Prof. Me. Ícaro Zanetti de Carvalho
Prof. Me. José Aldo Galiza
Prof. Me. José Renato Borelli
Prof. Dr. Karlos Roberto da Silva Braga Martins
Prof. Dr. Ricardo Barroso Leite
Prof. Dr. Rogério Vani Jacomini
Prof. Dr. Rovilson Dias da Silva

Colaboradores:
Cleber Fernandes Nogueira (Pedagogo)

O curso de Engenharia de Controle e Automação está em processo de implementação.

Segundo o que foi aprovado para inclusão no , o curso deverá possuir uma certificação intermediária em Tecnologia de Controle e Automação, o que dará aos alunos a possibilidade de continuar no IFSP para concluir o bacharelado em engenharia.

Informação à comunidade

A abertura efetiva do curso depende de duas etapas. A primeira etapa, que ocorre no câmpus Hortolândia, é a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que definirá o perfil do aluno formado e a estrutura da graduação. A segunda etapa depende da aprovação do PPC por parte da Reitoria do IFSP.

Até o momento (maio de 2018), o PPC foi encaminhado para apreciação na Reitoria e já houve uma rodada de correções. O NDE aguarda retorno dos próximos pareceres, mas a abertura do curso deve ocorrer no primeiro semestre de 2019, de modo que os estudantes que fizerem o ENEM e ingressarem no SISU em 2018 poderão concorrer a vagas no curso.

Para acompanhar os trabalhos de elaboração do curso, acesse a página do Núcleo Docente Estruturante (NDE).