Curso | Período de oferta | Carga Horária | Responsável |
Ciência e Tecnologia na Prática |
Março à Junho de 2016 e
Agosto à Dezembro de 2016
|
32 horas |
Luciana de Jesus Jatobá |
Objetivo: |
Busca-se explorar a ciência e a tecnologia que permeiam o nosso cotidiano, assim como as suas relações e seus impactos no nosso dia-a-dia. Essa exploração será feita de forma prática, por meio do desenvolvimento de projetos didáticos de pesquisa com a participação direta dos alunos do ensino médio, tanto aqueles da comunidade interna do IFSP quanto os da rede pública de ensino no município de Hortolândia. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos poderão ser inscritos para participação em feiras de ciências regionais e nacionais. |
|
|
|
|
Dança e consciência corporal: Técnica Klauss Vianna |
Março à Junho de 2016 e
Agosto à Dezembro de 2016
|
32 horas |
Henrique Okajima Nakamoto |
Objetivo: |
A 'Técnica Klauss Vianna' foi sistematizada na década de 1980 por Rainer Vianna e Neide Neves, a partir do trabalho desenvolvido pelo coreógrafo, diretor e preparador corporal brasileiro Klauss Vianna. Abrange propostas em que o professor não atua como modelo, mas, ao invés disso, busca orientar o reconhecimento e a reorganização do próprio corpo, educando para uma maior consciência, para o respeito a si e para uma maior disponibilidade ao movimento e à comunicação com o ambiente e com o outro. Possui foco na dança, no teatro e na saúde, com ênfase na reorganização de padrões posturais cristalizados, na improvisação e na pesquisa do movimento, a partir da relação sensível com o próprio corpo e com o ambiente. |
|
Espanhol: cultura e língua(nível básico) |
Agosto à Novembro/2016 |
32 horas |
Gabriel Leopoldino dos Santos |
Objetivo: |
Visa oportunizar aos alunos e servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, e a membros da comunidade externa uma relação de conhecimento com o mundo hispânico, abrangendo características da língua espanhola e da cultura hispânica. Assim, será foco do curso abordar estudo da língua acompanhado da disseminação da cultura. |
|
História da arte: Leituras & Contextos – módulo 1 |
Março à Junho de 2016 |
32 horas |
Danny Anderson Menezes da Cunha |
Objetivo: |
Pretende promover uma aproximação com a história das artes visuais possibilitando assim o entendimento de sua relação com a vida em sociedade e as transformações culturais ocorridas através dos séculos. Para tanto, a dinâmica das ações estará pautada não apenas pelos aspectos técnicos da criação das obras, mas também pela leitura dos campos de sentido e contextos presentes em sua produção, representação e recepção. Com o intuito de promover à inclusão das pessoas com deficiência auditiva, no mínimo 50% das produções artísticas analisadas durante o curso terão audiodescrições. |
|
Miniempresa |
Maio à Setembro/2016 |
56 horas |
Associação Junior Achievement Brasil e Dell |
Objetivo: |
Proporcionar a estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e a na operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Na versão Miniempresa, os estudantes terão possibilidade de entender como a tecnologia pode ajudar no processo de administração de um negócio. |
|
Pensando o ensino integrado: contribuição do marxismo |
Março à Junho de 2016 e
Agosto à Novembro de 2016
|
32 horas |
Mauro Sala |
Objetivo: |
Apresentar e discutir a contribuição da teoria marxista para se pensar as relações entre o trabalho e a educação, apresentando e discutindo autores fundamentais dessa tradição. Trata-se de um aporte importante para se pensar o projeto de ensino integrado, que visa articular as dimensões da formação geral-intelectual com a formação para o trabalho. Nesse curso apresentaremos a questão da escola única do trabalho e a discussão sobre o trabalho como princípio educativo, visando contribuir para o debate sobre a educação técnica e tecnológica, visando superar as dificuldades de integração, bem como as perspectivas unilaterais que pensam a formação para o trabalho apenas em uma perspectiva de mercado. |
|
Resíduos sólidos e poluição do ar: ações de sustentabilidade da química na sociedade |
Março à Junho de 2016 e
Agosto à Novembro de 2016
|
32 horas |
Adilson Roberto Gonçalves
Priscila Benar
|
Objetivo: |
Discutir os principais problemas ambientais do município e seu entorno, fornecendo o embasamento científico introdutório para seu entendimento, especialmente os relacionados à Química. Apresentar estratégias de participação para solucionar ou mitigar esses problemas. Os principais objetivos são o entendimento dos processos poluentes e de degradação ambiental que acontecem na região e o estímulo à intervenção pessoal e coletiva para mitigar ou eliminar esses problemas. |
|
Resolução de problemas matemáticos |
Março à Junho de 2016 |
32 horas |
Carlos Eduardo de Oliveira |
Objetivo: |
Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas. |
|
Libras |
Junho à Dezembro de 2015 |
50 horas |
Maria Cecília Cazelli Mendes Soares |
Objetivo: |
Conhecer o uso da Libras como primeira língua dos surdos e seu uso junto à língua portuguesa; dominar o básico de Libras; diminuir a barreira linguística e cultural entre ouvintes e surdos. |
|
Comunicação básica em Língua Inglês |
Março a Junho de 2015 |
32 horas |
Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa |
Objetivo: |
Ensinar a língua inglesa para fins gerais, ou seja, sem focar em especificidades de áreas profissionalizantes. Haverá desenvolvimento das quatro habilidades (produção oral, produção escrita, compreensão escrita e compreensão oral) porém o maior foco será o desenvolvimento da habilidade oral. |
|
Informática Aplicada aos processos administrativos |
Setembro à Dezembro de 2014 |
40 horas |
Keth Rousbergue Maciel de Matos |
Objetivo: |
Atender os interessados em aprimorar seus conhecimentos na área de informática para que possam desempenhar suas funções administrativas. |
|
Montagem e Manutenção de computadores |
Setembro à Fevereiro de 2014 |
84 horas |
Gustavo Bartz Guedes |
Objetivo: |
Atender os interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Informática, na parte teórica e prática, em especial na área de montagem e manutenção de computadores, desenvolvendo habilidades relacionadas a profissão de técnico em manutenção de hardware e softwares básicos. |