Contratação de professores substitutos

 

O   processo   de   contratação   de Professor Substituto  é  o procedimento operacional necessário para suprir a falta de professores Efetivos afastados ou em licença ou atendimento a necessidade excepcional, como nos casos de expansão da Rede Federal de Ensino,previstos na Lei nº 8.745/93.

Para  que  o  câmpus  possa efetivar  a contratação  de um Professor Substituto , deve ser observada a disponibilidade de vaga de um Professor Efetivo em licença ou afastado.

 

A contratação pode ocorrer de 2 formas: 

  • Abertura de Novo edital de substitutos: quando não tem candidatos em fila em edital vigente do câmpus(área) e nem de outros câmpus. 
  • Aproveitamento de Fila de Edital vigente do câmpus: quando tem candidatos na fila de edital vigente (área).

 

Fluxos de Processo: Abertura de Novo Edital/aproveitamento de fila

 

Aditamento de Contratos

Cada contrato é celebrado para suprir as aulas de um determinado semestre. Admitem-se prorrogações dos contratos por mais semestres, desde que não seja excedida a vigência de 24(vinte e quatro) meses de contrato. Ainda sobre a vigência contratual, esta deve estar de acordo com o período de licença ou afastamento do professor efetivo, não podendo ultrapassá-lo

 

 Fluxo de Processo:  Aditamento de Contratos