Sistema de Concessão de Diárias e Passagens

 

SOLICITAMOS QUE OS FORMULÁRIOS DE VIAGEM SEJAM ENTREGUES ANTES DO DIA DA VIAGEM TENDO EM VISTA A PRESERVAÇÃO DAS GARANTIAS DO SERVIDOR (ACÓRDÃO TCU 1151/2007 – PLENÁRIO).

RECOMENDAMOS ENTREGAR NO MINIMO, 15 DIAS ANTES DA DATA DA VIAGEM PARA SER POSSÍVEL CORRIGIR EVENTUAIS ERROS A TEMPO.

 

Servidor deve criar um Documento Eletrônico:

  • Tipo do Documento: Formulário
  • Modelo: SCDP - Formulário de Concessão de Diárias e Passagens - Individual
  • Hipótese Legal: Informação Pessoal - dados pessoais e dados pessoais sensíveis (Art. 31 da Lei nº 12.527/2011)
  • Assunto: Solicitação de Diária - XX a XX/XX/XXXX
  • Salvar
  • Editar - Texto*
  • Salvar e Visualizar
  • Concluir
  • Assinar - Com Senha
  • Definir Identificador
  • Assinar Documento¹
  • Solicitar assinatura (Chefia Imediata e Proponente²)
  • Enviar solicitações
  • Após assinado, Finalizar Documento 

Em seguida deve criar um Processo Eletrônico:

  • Interessados: próprio servidor
  • Tipo de Processo: Viagens: Solicitação (Diárias e Passagens) e Prestação de Contas
  • Assunto: Solicitação de Diária - XX a XX/XX/XXXX
  • Setor de Criação: setor de exercício do servidor
  • Salvar
  • Upload de Documento Interno (adicionar o Documento Eletrônico criado anteriormente)
  • Adicionar ao requerimento
  • Upload de Documento Externo (adicionar Convite ou Programação do evento)
  • Encaminhar para CGP-HTO.

¹ Proposto: solicita
² Proponente: aprova (DAA ou DAE e DRG)
  Solicitante: lança

Documentos que devem ser entregues junto com a solicitação:

 

Na concessão de Diárias Nacionais: deverão ser apresentados os seguintes documentos no ato da solicitação:

a) Proposta de Concessão, Formulário de solicitação de diária (arquivo em word, tamanho 226.5 kb), devidamente preenchida e com as identificações e assinaturas nos campos apropriados 

b) Convocação que comprove a relação da viagem com a finalidade do evento/missão.

c) Nas viagens com veículo oficial, anexar a autorização de utilização de veículo oficial.

d) Outros documentos que julgar necessário a comprovação da concessão de diárias e passagens.

 

*EXEMPLO DE PREENCHIMENTO

Tipos de Proposto:

  • Servidor: servidores do próprio campus
  • Convidado: servidores de outra instituição federal
  • Colaborador Eventual: pessoa que não tem vínculo com o serviço público

No caso de Veículos Fretados deverá ser preenchido como Veículo Oficial e adicionada uma observação ao final no campo Observações: “Viagem realizada através de Veículo Fretado”.

Demais tipos de proposto podem ser consultados em https://www2.scdp.gov.br/tutoriais/scdp_solicitantes/html/demo_2.html.

Deve ser preenchida uma linha da tabela para a ida e outra para a volta. Exemplo: viagem de servidor do Hortolândia para a Reitoria (São Paulo) no período de 08 à 09/03/2022.

Origem              

Destino             

Data Início     

Data Fim         

Transporte         

Tempo de
Deslocamento

 Hortolândia  São Paulo  08/03/2022  09/03/2022 Veículo Oficial  1h30
  São Paulo   Hortolândia      09/03/2022  09/03/2022 Veículo Oficial  1h30

  

Assinaturas

Somente após isso, depois de colhidas as assinaturas necessárias no documento eletrônico e o processo completo com os documentos listados , esta solicitação será enviada pelo servidor por processo suap a CDI (serviço) ou CGP (capacitação) do Câmpus para seu “lançamento” no sistema.

Se o processo estiver incompleto será devolvido ao proposto para a regularização.

 

Prestação de contas do SCDP

O servidor deve receber o processo e criar um Documento Eletrônico:

  • Tipo do Documento: Relatório
  • Modelo: SCDP - Relatório de Viagem Nacional 1
  • Hipótese Legal: Informação Pessoal - dados pessoais e dados pessoais sensíveis (Art. 31 da Lei nº 12.527/2011)
  • Assunto: Relatório de Viagem - XX a XX/XX/XXXX
  • Salvar
  • Editar - Texto
  • Salvar e Visualizar
  • Concluir
  • Assinar - Com Senha
  • Definir Identificador
  • Assinar Documento
  • Solicitar assinatura (Chefia Imediata e Proponente²)
  • Enviar solicitações
  • Após assinado, Finalizar Documento 

² Proponente: aprova (DAA ou DAE e DRG)

 

Após, deve adicioná-lo ao processo através do botão Adicionar Documento Interno.

Em seguida, deve adicionar um Comprovante de Participação através do botão Upload de Documento Externo .

Encaminhar para a CGP-HTO.

 

No processo de Prestação de contas, deverão ser apresentados também os seguintes documentos no ato da solicitação:

b) Nas viagens com veículo oficial, anexar a autorização de utilização de veículo oficial.

c) Nas viagens de ônibus, anexar as passagens. Imprimir o formulário “ANEXO VI - Formulário de Bilhetes e Passagens SCDP (documento em word, tamanho 178 kb), ” e colar as passagens de forma que seja possível digitalizar o documento, conforme Comunicado 01/2016 - SCDP (documento em pdf , tamanho 620 kb) e assinar e datar cada folha nos campos indicados.

d) Outros documentos que julgar necessário a comprovação da concessão de diárias e passagens.

 

Requerimentos e Relatórios

https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/101-navegar-por-perfil/servidor/diarias-e-passagens/226-diarias-e-passagens

Orientação de devolução de diárias GRU_SCPD (arquivo em pdf, tamanho 628.00 kb)

Manual interno para diárias e passagens (arquivo em pdf, tamanho 221.48 kb)

Nota Técnica - Currículo Colaborador - SCDP (arquivo em pdf, tamanho 177.00 kb)

Comunicado nº 03/2022 Prazos para lançamento de diárias

 

Demais informações (tutoriais ,videos explicativos ): SCDP - IFSP

 

 

A partir da vigência da Portaria 203/2021 (arquivo em pdf, tamanho 3.2 mb), não serão mais emitidas Portarias de Substituições individuais, com envio de processo a CDI do câmpus para emissão destes documentos.

Em atenção ao Art. 10º da portaria n º 203/2021  e ao Comunicado nº 02/2022 CGP-HTO quando houver substituição em caráter interino,  , deverá ser preenchido o Requerimento " Substituição e Função Gratificada ou Cargo de Direção por motivo de Afastamento do Titular" no Suap e encaminhado por processo diretamente a CGP-HTO antes do período da substituição.

O titular ou seu superior imediato deverá preencher requerimento especifico no SUAP, solicitando o pagamento da substituição no período.


A partir de 01/03/2021 as substituições interinas seguirão o fluxo abaixo:

 

Procedimentos

Titular ou chefia do titular :

  • Acessar o Suap.
  • Adicionar Documento Eletrônico: Em Documentos/Processos→ Documentos eletrônicos→ Modelo: Requerimento →Tipo: Pagamento de Substituição Interina -FCC/ FG/ CD (Portaria nº 203/2021)→ Nível de Acesso: Restrito→ Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011)→Setor Dono: Selecione seu setor de exercício→ Assunto: Substituição de Função Por afastamento do Titular.  Após editar o texto , assinar e solicitas as assinaturas do Interino e DRG , e por fim finalizar o documento.
  • Criar Processo eletrônico: No documento eletrônico criado, clicar em Criar Processo Eletrônico no Suap→ Interessado: servidor requisitante→Nível de acesso Restrito e Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011) ;
  • Incluir  Cópia da Portaria de indicação do substituto eventual emitida pela CGP-DGP e
  • Documento comprobatório do afastamento do titular (conforme cada situação);
  • Enviar o processo para CGP do Câmpus , que realizará o cadastramento do interino (caso se faça necessário) e inclusão do pagamento no SIAPE e finaliza.Caso falte alguma assinatura,  DRG ou interino poderão assinar através de despacho no processo Suap;
  • IMPORTANTE: O titular deverá conceder permissão ao interino indicado no respectivo período de substituição no Suap (antes de sair de férias/afastamento): manual substituição interina

 

Link para consultaPortarias de Substitutos Interinos - Campus Hortolândia

 

 

Fundamentação legal

 

Importante: No rodapé do documento eletrônico do suap, constam informações como as assinaturas, lista de documentos que compõe o processo e os trâmites.

 

A concessão do Auxilio-transporte aos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é realizada conforme regras explicitadas na Instrução Normativa 001/2019 (arquivo em pdf, tamanho 2,77 MB).

Nos casos em que o Auxílio-transporte seja referente à utilização de veículo próprio nos deslocamentos diários, o valor a ser utilizado é baseado no mesmo que o transporte coletivo.

O Auxílio-transporte será concedido na folha de pagamento do mês anterior ao da competência, para o atendimento parcial dos gastos com o deslocamento do servidor.

 

Como requerer: Através de processo SUAP.

Procedimentos

  • Acessar o Suap;
  • Adicionar o Documento eletrônico : Em Documentos/Processos→Documentos eletrônicos →Documentos→Adicionar Documento de Texto→Tipo: Requerimento→Modelo: Auxílio Transporte→Nível de Acesso: Restrito→Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011)→Setor Dono: Selecione seu setor de exercício→ Assunto: Atualização Cadastral . Após editar o texto e assinar ,finalizar o documento.
  • Criar Processo eletrônico: No documento eletrônico criado, clicar em Criar Processo Eletrônico no Suap → Interessado: servidor requisitante→Nível de acesso Restrito e Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011) ;
  • Print com pesquisa de valores das passagens e itinerário (com data) em conformidade com a Instrução Normativa 001/2019.
  • Encaminhar processo a CGP.

 

Qualquer alteração ( valor, dias de utilização e etc) deverá ser informada por meio de um novo processo no Suap com o requerimento.

O lançamento referente a alteração será realizado a partir da data de entrega, sendo o valor calculado, a partir da mesma.

 

Atenção: Nos afastamentos com  período igual  ou superior  a  30  dias (como, por exemplo, para capacitação ou qualificação), será  excluído o  auxílio  transporte.

Cabe esclarecer que, no retorno do afastamento ,o servidor  deverá requerer o auxílio transporte   novamente   por   meio   de   novo   preenchimento   de   formulário e envio de processo a CGP. 

Salientamos que o benefício será pago novamente a partir da data de entrega do novo requerimento.

 

Fundamentação Legal:

 

 

 Registro de Frequência 

 

 

A Instrução Normativa nº 08 de 01/07/2022 estabelece o procedimento padrão, no âmbito do IFSP, para o registro regular da jornada de trabalho e orienta os procedimentos operacionais e fluxo do sistema de ponto via Suap.

O sistema Oficial para registro de ponto (frequência) no âmbito do IFSP, é o SUAP- Sistema Unificado de Administração Pública, conforme  Comunicado nº 25/2019 - DGP-PRD  (arquivo em pdf, tamanho 201 kb).

Dessa forma,  as justificativas de faltas, atrasos, saídas antecipadas, viagens a serviço e demais ocorrências referentes ao registro de ponto eletrônico deverão constar  no SUAP .

  

 

 MANUAL DE REGISTRO DE FREQUÊNCIA A PARTIR DE 01/03/23

 

 

Casos em que os servidores deverão anexar documentação comprobatória para o abono da falta e/ou atraso no seu registro de frequência pelo Suap (por enquanto informar a chefia por email ou via processo suap com a documentação):

a) Atestado de horas para Ausência Parcial por motivo de saúde do servidor ou de seu familiar;

b) Declaração para: Participação do Tribunal do Júri; Justiça Eleitoral; Militar; Doação de Sangue (nos casos de Justiça Eleitoral e Doação de Sangue, os documentos originais deverão ser entregues na CGP depois de anexados no SUAP);

c) Anexos I e II da portaria IFSP n. 4011/2018 para Trabalho Remoto (TR).

   

OBS : Os manuais de registro de frequência serão atualizados pela DGP.

 Mais informações acessar link da Reitoria : Ponto eletrônico

 

Programa de Gestão  de Desempenho (Teletrabalho)

Link PGD

 

Fundamentação Legal:

 

 

 

 

 

Sumário

 

O SIGEPE - Portal de Serviços do Servidor é mantido pelo Governo Federal e possui informações sobre a vida funcional.

 Primeiro acesso

Após acessar o SIGEPE, clique em acesso SIGAC.

SIGEPE SIGAC pagina inicial

 

Será exibida a tela abaixo. Em "Precisa de Ajuda", selecione primeiro acesso.

SIGAC primeiro acesso

 

Na próxima tela, informar número do CPF, código da imagem e continuar.

SIGAC primeiro acesso identificacao do usuario

 

Seguir instruções da tela.

 

Recuperar senha

Após acessar SIGEPE, clique em acesso SIGAC.

SIGEPE SIGAC pagina inicial

 

Será exibida a tela abaixo. Em "Precisa de Ajuda", selecione esqueci minha senha.

SIGAC primeiro acesso

Seguir instruções da tela. Será encaminhado um e-mail com a nova senha para o endereço eletrônico cadastrado. Agendamento de férias ainda é feito pelo Sigepe.

 

Contracheque

Para visualização do contracheque, acesse SOUGOV , siga os passos indicados no Comunicado 20/2021 DDGP-DGP(arquivo em pdf, tamanho 112 kb).

A prévia do contracheque é importante para verificar, antecipadamente, se os lançamentos efetuados estão corretos.

Como a prévia do contracheque fica disponível, para consulta, por pouco tempo, o aplicativo SouGov.br enviará um alerta (push) para avisá-lo. 

1º) Para consultar a prévia do seu contracheque, clique no símbolo ao lado de "Prévia":

previa_sougov.PNG

 

  

 

 

2º) Ao clicar em "Meus Contracheques" serão apresentadas informações mais detalhadas:Para acesso ao último contracheque, selecionar o ícone, conforme abaixo:

  

previa_sougov1.PNG

 

 

 

Comprovante de Rendimentos

Para visualização do contracheque, acesse SOUGOV

1º) É importante, antes de acessar o seu comprovante de rendimentos, verificar seu vínculo, caso tenha mais de um. Na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior: 

 

informe_rendimentos.PNG

 

 

 

 

 

2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em “Rendimentos IRPF”:

 

informe_rendimentos1.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º) Clique na seta ao lado para escolher o ano desejado e para gerar o arquivo do documento, clique na seta ao lado de "Comprovante de Rendimentos"

 

informe_rendimentos_2.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º) Caso queira enviar o comprovante de rendimentos para o whatsApp ou e-mail, clique nos três pontinhos, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada:

informe_rendimentos3.PNG

 

  

 Desbloqueio de Usuário

 
As solicitações de desbloqueio de usuário no SIGEPE deverão ser encaminhadas exclusivamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo o nome completo e CPF do servidor interessado.


Comunicamos ainda que as solicitações serão atendidas no prazo de três dias úteis.