Afim de padronizar procedimentos e informar a comunidade, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) divulga os comunicados:

2020

001/2020 - Atualização das Diretrizes de Uso do Moodle -Inclusão do "Cadastro da Foto Pessoal"

2018

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)

2017

2016

 

 

005/2016 CTI: Portal Institucional - Publicação de conteúdo

004/2016 - CTI-DRG-CDI: Diretrizes para Publicação de Conteúdo no Portal do Câmpus

003/2016 - CTI: Procedimentos para instalação de Softwares em Equipamentos do Câmpus

001/2016 - CTI-CAE: Normas de Uso dos Laboratórios de Informática

2015

001 CTI - Procedimentos para Instalação de Softwares em Equipamentos Institucionais (revogado)

ANEXO I - SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARES

2014

001 CTI - Instalação de Softwares Laboratório

2013

002 CTI/DRG - Atualização do Sistema de Impressão no Campus Hortolândia

002 CTI - Instalação de Softwares Laboratório (revogado)

001 CTI/DRG - Implementação do Sistema de Cotas de Impressão (revogado)

 

1- Objetivos

Normatizar a utilização e gestão dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) do Moodle dentro do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia, bem como instruir as boas práticas de utilização da plataforma.

2 - Acesso

  1. O acesso ao sistema requer conexão com a internet. É de responsabilidade do usuário a organização de seu cronograma pessoal para utilização do Moodle em computadores com acesso a internet;

  2. O acesso ao Moodle será realizado mediante o login/usuário e senha utilizados na rede local do câmpus;

  3. A senha deverá estar em consonância com a política de senhas vigente do câmpus;

  4. O login/usuário é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade do usuário a guarda de suas credenciais de acesso;

  5. É vedada aos usuários criar falsa identidade ou assumir, de qualquer maneira, a identidade de terceiros;

  6. A alteração da senha de acesso é realizada diretamente no Moodle;

  7. Poderão acessar o Moodle:

    1. Alunos do câmpus matriculados e frequentantes dos cursos do câmpus que utilizem a plataforma;

    2. Professores do câmpus que lecionem disciplinas que utilizem a plataforma;

    3. Servidores com perfil de cadastradores de disciplinas, gestão de cursos ou apoio aos cursos realizados;

  8. O acesso a novos servidores administrativos deve ser solicitado mediante abertura de chamados no sistema de suporte.

3 - Do conteúdo

  1. Todo conteúdo incluído no Moodle é de responsabilidade do usuário;

  2. O conteúdo a ser disponibilizado por qualquer um dos meios fornecidos pelo Moodle (arquivos, textos, fóruns, etc) não poderá, em hipótese alguma:

    1. Difamar, ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros;

    2. Incentivar a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo;

    3. Prejudicar os servidores de rede ou usuários e terceiros através da disponibilização de programas maliciosos;

    4. Infringir direitos de terceiros, sejam imagens, áudio, fotografias, vídeos, softwares ou qualquer material protegido por leis de propriedade intelectual, incluindo leis de direitos autorais, marcas ou patentes;

    5. Enviar ou divulgar mensagens de conteúdo falso ou exagerado que possam induzir a erro o seu receptor;

    6. Inserir endereços eletrônicos (links) que direcionem para páginas impróprias e/ou que violem as legislações vigentes;

    7. Incluir propagandas políticas ou comerciais de terceiros sem a realização de processos e trâmites legais;

  3. O conteúdo deve estar em consonância com a legislação vigente, destacando-se:

    1. Lei dos Direitos Autorais Nº 9.610 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm >

    2. Capítulo II (Dos Direitos da Personalidade) do Código Civil, Artigo 20º Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm >

    3. Lei da Acessibilidade Nº 10.098 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm >

  4. Será de responsabilidade dos usuários incluir os conteúdos com antecedência. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI)  não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

  5. Os conteúdos inseridos podem ser removidos ao término do semestre;

4 - Armazenamento de Arquivos

  1. Os arquivos serão armazenados somente no semestre vigente de utilização do Moodle;

  2. O limite de tamanho de arquivos a serem disponibilizados será definido conforme a disponibilidade de disco rígido dos servidores de rede do câmpus. A plataforma Moodle informa o tamanho do arquivo permitido durante o envio;

    1. Os docentes que quiserem disponibilizar arquivos maiores que o suportado na plataforma, devem:

      1. Utilizar a nuvem do IFSP para arquivos que não sejam de vídeo;

      2. Utilizar os serviços da RNP para hospedagem de videoaulas;

  3. Será de responsabilidade dos usuários o envio prévio dos arquivos. A CTI não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

5 - Gestão das Disciplinas/Cursos

  1. A CTI não terá acesso para administrar cursos e/ou disciplinas. Assim, os itens abaixo relacionados deverão ser tratados diretamente com as coordenadorias e/ou professores responsáveis:

    1. Reabertura de prazos;

    2. Problemas com recebimento de notas;

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

6 - Dados cadastrais

  1. As alterações de dados cadastrais são solicitadas da seguinte forma:

    1. E-mail: o usuário acessa o Moodle e modifica seu e-mail;

    2. Dados pessoais: o usuário comparece à CTI munido de documento de identificação com foto solicitando as alterações.

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

7 - Manutenção

  1. Todas as manutenções programadas serão divulgadas no portal do câmpus. As manutenções que podem interferir na disponibilidade são:

    1. Manutenções na plataforma Moodle;

    2. Manutenções nos servidores de rede do câmpus;

    3. Manutenções no serviço de internet do câmpus;

    4. Manutenções nas instalações elétricas do câmpus.

8 - Suporte

  1. A correta utilização do sistema é de completa responsabilidade dos usuários;

  2. O suporte será realizado apenas durante o horário de atendimento da CTI, disponível no portal do câmpus;

  3. O suporte técnico é referente apenas à disponibilidade do sistema, limitando-se à continuidade dos serviços disponibilizados;

  4. Não será provido ambiente especial de provas em laboratórios. Ao aplicar provas utilizando o sistema Moodle, o docente será responsável por monitorar seus alunos e impedir o acesso a outras páginas da internet;

9 - Backup - Cópia dos arquivos

  1. Somente será realizado o backup de arquivos inseridos por docentes;

  2. O backup ficará disponível por dez dias corridos da data de publicação;

  3. A solicitação de restauração do backup deverá ser realizada mediante abertura de chamado no sistema de suporte da CTI;

  4. O prazo para restauração do backup será de quinze dias úteis;

10 - Extensões

  1. Podem ser solicitadas apenas por servidores do câmpus;

  2. Devem ser gratuitas e compatíveis com a versão utilizada do Moodle;

  3. Devem possuir comunidade ativa de desenvolvedores e suporte;

  4. Devem ser solicitadas através da abertura de chamado no sistema de chamados do câmpus;

  5. Extensões que impeçam a atualização do Moodle serão removidas.

11 - Segurança e Privacidade

  1. A CTI não solicita senhas, não coleta nem compila dados de identificação pessoal para divulgação ou venda a terceiros para quaisquer fins;

12 - Disponibilidade

  1. A plataforma Moodle estará condicionada às instalações físicas do câmpus, disponibilidade de orçamento para melhorias da infraestrutura e continuidade de serviços externos (energia elétrica, internet).

13 - Do cadastro da foto pessoal

  1. O usuário poderá incluir uma foto de perfil para sua identificação na plataforma ou utilizar a foto de ambientes geridos por terceiros (Gravatar e afins) desde que a foto respeite os seguintes procedimentos:
    1. A foto deve exibir o rosto da pessoa, somente dos ombros para cima. Não poderá utilizar foto de meio corpo ou corpo inteiro;
    2. Somente o usuário responsável pela conta deve aparecer na foto;
    3. Não é permitido usar adereços que dificultem a identificação do usuário, tais como óculos de sol, chapéus, máscaras e outros;
    4. O usuário de óculos de grau deve verificar se eles criaram o efeito de reflexo na foto. Se for o caso, deve ser tirada uma nova foto sem os óculos;
    5. A foto não deve conter nenhum tipo de conteúdo ofensivo ou proibido de acordo com as outras diretrizes de uso do Moodle e a legislação vigente;
    6. Não pode ser utilizada caricatura, avatar ou afins;
    7. A foto deve ter um fundo limpo, não podem ser utilizadas fotos com slogans de campanha, sejam eles quais forem.

O sistema de chamados GLPI foi institucionalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do Comunicado Nº 002/2016 – CTI: Sistema de Chamados GLPI. Veja algumas dicas de utilização do sistema:

 

 Abrir um chamado

  1. Acesse o sistema GLPI, Faça login utilizando suas credenciais da rede local;

  2. Selecione o setor Destino para que a Categoria do chamado possa ser preenchida;

    Na parte superior direita, clique em "IFSP Hortolândia" para selecionar o setor ao qual você abrirá o chamado;glpi selecionar setor

    No menu que abrir, clique no botão expandir [+] ao lado de "IFSP Hortolândia" para aparecer a lista de setores. Selecione então o setor que deseja abrir o chamado.

    GLPI: Como selecionar um setor



  3. Clique em Cria um chamado e preencha as seguintes informações:Destaque no link Criar Chamado da tela inicial do GLPI
    1. Entidade: Representa o setor que receberá o chamado.
    2. Tipo: pode ser incidente ou requisição:
      • Incidente: interrupção/falha inesperada ou redução na qualidade de um serviço de Tecnologia da Informação (TI);
      • Requisição: qualquer tipo de solicitação, contato, pedido de informação ou dúvida referente à TI.
    3. Categoria: ao selecionar corretamente a categoria são exibidas informações na descrição que permitem à CTI obter informações importantes que levem a solução do chamado com maior agilidade;
    4. Descrição: todas as informações solicitadas devem ser preenchidas. É importante realizar a leitura de eventuais informações extras fornecidas pela CTI. Descreva o incidente/requisição com o máximo de detalhes o possível, agilizando o processo de solução;
    5. Localização: preencha o local do incidente/requisição;
  4. Anexe arquivos que contribuam para a compreensão do chamado e clique em Enviar.glpi tela chamado setores

 


 

Consulta de chamados

Clique na guia chamados para visualizar todas as solicitações. Na coluna Status é possível verificar o andamento de seu chamado. Atenção: chamados pendentes podem carecer de esclarecimentos solicitados através de acompanhamentos.GLPI Destaque no menu Chamados

Acompanhamentos de chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Selecione o setor em "IFSP Hortolândia", para que os chamados sejam exibidos;
  3. Clique na guia Processando chamado e depois em Acompanhamentos;GLPI: Destaque no menu Acompanhamentos do chamado
  4. Para adicionar um novo acompanhamento, digite o texto na caixa Descrição de novo item e clique em Adicionar. É possível também adicionar arquivos no acompanhamento;
  5. A lista de acompanhamento dos chamado é exibida em forma de conversa;GLPI: Destaque dos acompanhamentos do chamado

Visualizar informações do chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Navegue pelas abas para obter mais informações, conforme abaixo:
    • Processamento de chamado -Acompanhamentos: informações adicionais solicitadas pela CTI e/ou respondidas pelo usuário;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Aprovações): determinadas solicitações podem requerem a aprovação do Coordenador de TI ou da chefia imediata do requerente. Nestes casos, a CTI solicitará a aprovação e somente irá executar o chamado após este ser aprovado;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Solução): parecer final que permite o encerramento do chamado. Pode ser aprovado ou recursado pelo requisitante. A recursão deve ser acompanhada de explicação sobre o não atendimento da solicitação;
    • Itens: permite visualizar os documentos e anexar novos arquivos;
    • Histórico: todas as ações realizadas no chamado;
    • Todos: permite visualizar todas as informações referentes ao chamado.

 

 

Os alunos regulares do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agora podem ter acesso ao e-mail institucional. A criação do e-mail é realizada pelo próprio aluno, de forma simples, através do sistema SUAP. Veja a notícia na íntegra: E-mail Acadêmico e Office 365.

Com o e-mail institucional, o aluno poderá acessar a versão gratuita do pacote Microsoft Office 365.

A conta de e-mail seguirá o padrão: nomealuno@aluno.ifsp.edu.br , onde o próprio discente escolherá o "nomealuno" através do SUAP.

Alunos menores de idade precisarão, além de criar o e-mail, entregar o Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB) na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria). A CRA fará a validação do termo e o aluno poderá fazer o primeiro acesso.

 

Tutoriais:

  1. Criar a conta de E-mail Institucional;
  2. Não recebi o e-mail com as instruções - Passos para a recuperação da chave de acesso do e-mail institucional;
  3. Acesso ao e-mail institucional do aluno;
  4. Esqueci minha senha - Recuperar senha de acesso.

Criar a conta de E-mail Institucional 

 

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. No quadro de Informações e Avisos, assine o termo de uso;
  3. Leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar;
  4. No quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail;
    • Se for menor de idade, entregue o Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB) na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria). A CRA fará a validação do termo;
    • OBSERVAÇÃO: Durante a quarentena do COVID19 os termos deverão ser assinados e enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , bem como devem ser entregues os originais assim que as aulas retornarem;
  5. Selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar;
  6. Verifique em seu e-mail pessoal (o mesmo cadastrado no SUAP) e siga as instruções de acesso do seu novo e-mail;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização. Após a atualização, siga os passos descritos em "Não recebi o e-mail com as instruções";


Tutorial para que o aluno crie seu e-mail institucional

 

Não recebi o e-mail com as instruções

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. Clique em seu nome no canto superior esquerdo, para acessar seus dados;
  3. Selecione a aba Dados Pessoais;
  4. Ao final da página, na sessão Informações para Contato, localize seu E-mail Acadêmico e a Chave de primeiro acesso;
  5. Volte na página inicial do sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  6. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Tutorial para quando o aluno não consegue receber o e-mail pessoal com as instruções de acesso ao e-mail institucional

 

Como acessar a conta de e-mail institucional do aluno

  1. Acesse o sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  2. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Destaque no sistema SUAP do local onde o aluno acessa o e-mail institucional

 Esqueci minha senha

  1. Acesse o sistema SUAP e clique na opção Primeiro Acesso / Trocar minha senha;
  2. Preencha os dados solicitados. Será enviado um e-mail para seu e-mail pessoal;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização do e-mail pessoal em seu cadastro de aluno.
  3. Abra o e-mail recebido e siga as instruções;
    • Se o e-mail não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de Lixo Eletrônico, SPAM ou afins.

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), a fim de melhorar e organizar o atendimento referente às requisições de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR), a partir do dia 11 de dezembro de 2018  estabelece o seguinte processo:

  1. O servidor interessado deve abrir um chamado no sistema GLPI, do tipo Requisição, categoria Instalação de Software;
  2. No chamado o servidor deverá informar os sistemas e compartilhamentos que irá utilizar;
  3. Se houver a necessidade de instalação e configuração específica no notebook pessoal do servidor, a CTI responderá o chamado através de acompanhamento e fará o agendamento com o servidor para que ele traga o notebook pessoal para a devida configuração. Caso não haja necessidade de configuração, a CTI informará ao requisitante;

Acrescenta-se que:

  1. Apenas será realizada a configuração em equipamentos que utilizem o mesmo sistema operacional e navegadores utilizados nos computadores do câmpus, de modo a garantir a compatibilidade do sistema;
  2. A CTI não está autorizada, de nenhuma maneira, a instalar softwares cujo câmpus possui licença, tais como Microsoft Office, Windows, etc. Estes softwares devem ser fornecidos pelo requisitante;
  3. A CTI não realiza manutenção em equipamentos pessoais, portanto o requisitante deve certificar-se que o equipamento a ser trazido apresenta funcionamento estável;
  4. O prazo para atendimento da requisição será de 3 dias úteis.

Hortolândia, 17 de Dezembro de 2018.

Carlos Roberto dos Santos Júnior

Coordenador de Tecnologia da Informação

 

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)