A telefonia do câmpus é regida pelas Instruções Normativas:

Para justificar suas chamadas o servidor deve acessar Sistema de Justificativa de Chamadas Telefônicas utilizando seu login e senha da rede do câmpus.

Todos os servidores precisam ter um código de conta cadastrado para realizar chamadas externas. O código da operadora para realizar chamadas de Longa Distância é o 15.

Para realizar chamadas externas o servidor precisa digitar 1#cccSSS onde CCC é o código de conta e SSS é a senha cadastrada. O servidor pode alterar sua senha a qualquer momento ao discar 1*6cccSSSnnn onde nnn corresponde a nova senha.

Lista de Ramais

Os ramais que não recebem chamadas externas possuem *.

Localização SIGLA Ramal
Biblioteca CBI 8064
Licenciatura em Matemática Cursos 8079
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Cursos
Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio Cursos 8063
Técnico em Fabricação Mecânica Cursos
Técnico em Eletroeletrônica Cursos
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Cursos 8065
Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio Cursos
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Cursos
Coordenadoria de Licitações e Contratos CLC 8073
Coordenadoria de Apoio à Direção CDI 8071
Coordenadoria de Almoxarifado, Manutenção e Patrimônio CAP 8074
Coordenadoria de Apoio ao Ensino CAE 8066
8085*
Coordenadoria de Extensão CEX 8078
Coordenadoria de Gestão de Pessoas CGP 8060
Coordenadoria de Pesquisa e Inovação CPI 8079
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Secretaria) CRA 8061
8062
Coordenadoria Sociopedagógica CSP 8069
8088*
Coordenadoria de Tecnologia da Informação CTI 8082*
8068
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças CCF 8076
Diretoria Adjunta de Administração DAA 8077
Diretoria Adjunta Educacional DAE 8075
Diretoria Geral DRG 8072
Técnicos de Eletroeletrônica   8086*
Técnicos de Mecânica/Laboratório de Mecânica   8081*
Sala dos Professores   8083*
Portaria   8067
Terceirizados: Manutenção Predial   8084*
Terceirizados: Limpeza   8087*
Cantina   8089*

 

 

 

O login de rede é utilizado em todos os computadores do Câmpus. Ao utilizá-lo o aluno concorda com os termos de login estabelecidos pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI).

Sumário

Primeiro acesso

O primeiro acesso será realizado através do sistema de login onde o aluno deve preencher seu CPF e Data de Nascimento, ler e declarar ciência  no Termo de utilização da internet e compartilhamento de redes. Após estes procedimentos o aluno obterá os dados para o primeiro acesso, devendo alterar a senha em qualquer computador do câmpus, imediatamente após a obtenção da mesma. A alteração é necessária para que seja possível utilizar a rede wi-fi do câmpus.

Alteração de Senha

A alteração da senha do login de rede é realizada através do moodle do câmpus.

Ativação de Usuário

Após receber a mensagem de usuário desativado o aluno deverá comparecer a CTI  munido de documento original com foto para solicitar a ativação.

Termo de utilização da internet e compartilhamento de redes

O Termo de Utilização visa estabelecer as normas vigentes para utilizar a internet e os compartilhamentos de redes no câmpus Hortolândia. O aluno e seu responsável legal (caso menor de idade) devem ler atentamente estas normas antes de utilizar a Internet e os compartilhamentos de redes disponibilizados pelo IFSP – Câmpus Hortolândia.

Através deste termo, o aluno recebe seu login e senha, a qual deverá ser alterada no primeiro logon em computador da instituição. Alterações de senha posteriores irão requerer o comparecimento do discente na CTI, portando a carteirinha do estudante ou documento oficial com foto.

A Internet no IFSP – Câmpus Hortolândia é um serviço gratuito, que tem como finalidade servir à Pesquisa, ao Ensino, Atividades Administrativas e Assistenciais aos seus servidores, docentes e alunos vinculados a estas entidades.

O aluno recebe através deste, um login para acesso a Internet e compartilhamentos de redes (descrito abaixo), sendo que este é sua identidade eletrônica dentro do IFSP – Câmpus Hortolândia, assumindo total responsabilidade pelos atos vinculados a este login. 

Normas de conduta do aluno – Utilização da Internet

São proibidas as seguintes condutas por parte do ALUNO:

  • Criar falsa identidade ou assumir, sem autorização, a identidade de outro ALUNO;
  • Utilizar-se da Internet e outros serviços disponibilizados com o intuito de cometer fraude;
  • Invadir a privacidade de terceiros, buscando acesso a senhas e dados privativos, violando sistemas de segurança de informação ou redes privadas de computador conectadas à Internet;
  • Prejudicar intencionalmente ALUNOS ou SERVIDORES, através de alterações de arquivos de programas ou vírus de computador;
  • Utilizar a Internet e e-mail institucional para participar de atividades de pesquisa de mercado, concursos, correntes, lixo eletrônico, spam, mensagens não solicitadas (comerciais ou não);
  • Difamar, ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros;
  • Publicar, postar, carregar, distribuir ou divulgar quaisquer tópicos, nomes, materiais ou informações que incentivem a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo;
  • Fazer download de qualquer arquivo disponibilizado por outro ALUNO de um serviço de comunicação que sabe, ou racionalmente deveria saber que não pode ser legalmente distribuído;
  • Violar, através da utilização da Internet e seus serviços, qualquer código de conduta ou outras diretrizes que possam ser aplicáveis a qualquer serviço de comunicação;
  • Utilizar os serviços para de qualquer modo reproduzir ou de qualquer forma infringir direitos de terceiros, sejam imagens, áudio, fotografias, vídeos, softwares ou qualquer material protegido por leis de propriedade intelectual, incluindo, leis de direitos autorais, marcas ou patentes;
  • Enviar ou divulgar mensagens de conteúdo falso ou exagerado que possam induzir a erro o seu receptor;
  • Utilizar programa de busca e download de músicas, vídeos, softwares ou sistemas on-line de recepção sons e vídeos sob demanda (streaming), exceto aqueles destinados a trabalhos específicos da unidade;
  • Utilizar os recursos de Internet para acessar e manter conversa em "salas de bate papo" (chat) quer via navegador ou Internet Relay Chat (IRC);
  • Acesso a sites de relacionamento virtual (Orkut, Facebook, Par Perfeito, Almas Gêmeas, entre outros);
  • Utilizar programas de computador para "baixar", manter ou disponibilizar arquivos de conteúdo pornográfico, racista, preconceituoso ou ilegal;
  • Manipular, alterar, deturpar ou suprimir os dados identificadores dos direitos autorais do IFSP – Câmpus Hortolândia e de seus funcionários, assim como as marcas digitais, logotipos, banners, os sinais, os símbolos, ou os dispositivos de funcionalidade e proteção dos sites mantidos pela instituição.
  • Inserir links que direcionem para páginas impróprias e/ou que violem as legislações vigentes, em páginas mantidas em computadores e servidores do IFSP – Câmpus Hortolândia;
  • Incluir propagandas comerciais de terceiros na forma de textos, imagens ou banners em páginas mantidas em computadores e servidores da INSTITUIÇÃO, sem o prévio consentimento da CTI;
  • Qualquer outra situação não prevista nos tópicos acima será avaliada pela CTI;

Normas de conduta do aluno – Compartilhamento de arquivos

É responsabilidade do aluno realizar a cópia periódica (backup) de seus arquivos digitais salvos em compartilhamentos. Arquivos salvos em máquinas locais podem ser excluídos sem prévio aviso. São proibidas as seguintes condutas por parte do ALUNO:

  • Utilização de qualquer software de origem maliciosa (vírus, trojans, spywares, root kits, etc) que possam danificar ou alterar o bom funcionamento do equipamento, ou realizar quaisquer informações ou arquivos provenientes dos equipamentos da instituição;
  • Utilizar quaisquer aplicativos e/ou arquivos de entretenimento (jogos, players ou de vídeo e áudio, etc) para qualquer compartilhamento sem a autorização prévia da CTI;
  • Realizar cópias de arquivos com conteúdo pornográfico ou que contenha qualquer insinuação ao mesmo;
  • Realizar cópias de arquivos de origem imoral ou antiético, que possam prejudicar a imagem de qualquer pessoa, independente de sua classe social, cor, crença ou origem;

Da segurança e Privacidade

O IFSP – Câmpus Hortolândia não coleta nem compila dados de identificação pessoal para divulgação ou venda a terceiros para quaisquer fins, inclusive mala direta.

O IFSP – Câmpus Hortolândia mantém - em arquivo digital - a identificação dos ALUNOS conectados à rede e os endereços que estes acessaram na Internet, para resposta a autoridades legais, se assim o exigirem.

O IFSP – Câmpus Hortolândia JAMAIS solicita a senha de login.

Para serviços como acesso a Internet e acesso a compartilhamento de arquivos, os ALUNOS recebem usuário e senha pessoal de acesso, a qual deverá ser alterada no primeiro logon. Dessa forma, comprometem-se a fazer uso das senhas, de forma segura e confidencial, zelando por sua guarda e confidencialidade, declarando-se cientes de que não poderão transferir ceder ou emprestar a outrem, a qualquer título, senhas, que são de caráter pessoal e intransferível.

De pleno acordo, estou de ciente e concordo com os termos acima.

  1. Acesse o site https://suap.ifsp.edu.br ;
  2. Escolha a opção Trocar/Esqueci minha senha,conforme a imagem abaixo: suap primeiro acesso troca senha
  3. Você deverá preencher o número de matrícula, CPF e o código de segurança;
    1. Seu número de matrícula começa com a sigla HT seguida de uma sequência numérica. Este número é fornecido pela Secretaria Acadêmica (Coordenadoria de Registros Escolares - CRA); suap primeiro acesso preencher dados
  4. Após clicar no botão enviar dados, você receberá um e-mail com um link de ativação. O endereço de e-mail é o mesmo que foi fornecido na matrícula. Caso seja necessário alterá-lo, entre em contato com a Secretaria Acadêmica (Coordenadoria de Registros Escolares - CRA) e solicite a atualização cadastral;

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) atua no desenvolvimento de projetos para atender as necessidades do câmpus e propõe soluções que melhorem a qualidade dos serviços prestados.

Projeto Descrição Início
Revisão de Processos Internos da CTI Revisão e otimização dos processos da CTI referentes à compras, estoque, patrimônios, suporte e projetos realizados. 04/julho/2016
Expansão do sistema de videomonitoramento Revisão dos pontos atuais de monitoramento e expansão para os novos patrimônios e áreas incorporadas ao câmpus. 05/agosto/2016
GLPI - Expansão Projeto piloto para expansão do GLPI para utilização nos laboratórios de mecânica, eletroeletrônica e para a manutenção predial. 03/outubro/2016