Regulamento dos laboratórios da Mecânica Bloco D (Arquivo em PDF, tamanho 692.42 kb).

Foto do Laboratório de Informática e SimulaçãoO Laboratório de Informática e Simulação encontra-se no primeiro andar do Bloco D de nosso câmpus. Conta com 20 computadores nos quais estão instalados softwares de interesse para a área de Mecânica.

Nossos alunos aprendem e aplicam os conceitos de desenho técnico auxiliado por computador (CAD), manufatura assistida por computador (CAM), simulação e análise (CAE), programação de robótica e CNC e construção virtual de circuitos hidráulicos e pneumáticos.

Neste ambiente, os futuros técnicos têm contato com as principais ferramentas que são hoje utilizadas em contexto industrial, no qual os testes de protótipos e amostras físicas têm cedido espaço a uma virtualização crescente.

Regulamento dos laboratórios da Mecânica Bloco D (Arquivo em PDF, tamanho 692.42 kb).

Foto do Laboratório de CNCO Laboratório de CNC encontra-se no piso térreo do Bloco D de nosso câmpus. Dispõe de um torno CNC e de um centro de usinagem CNC, nos quais os alunos desenvolvem as atividades práticas da área de usinagem por comando numérico.

A grande variedade de ferramentas e acessórios permite que se desenvolva uma larga gama de projetos de usinagem. Os corpos docente e técnico da área de Mecânica estão disponíveis para orientar e conduzir os trabalhos, tanto durante as aulas quanto em projetos de iniciação científica.

Contamos atualmente com 10 computadores localizados no mesmo ambiente, o que facilita o desenvolvimento e teste de programas de usinagem em ambiente virtual antes de sua passagem para as máquinas-ferramenta. 

Venha conhecer nosso Laboratório de CNC, entrando em contato com nossos técnicos e professores!

Regulamento dos laboratórios da Mecânica Bloco D (Arquivo em PDF, tamanho 692.42 kb).

Foto das bancadas do Laboratório de Hidráulica e PneumáticaO Laboratório de Hidráulica e Pneumática encontra-se no primeiro andar do Bloco D de nosso câmpus. Conta com 3 bancadas de pneumática e 3 bancadas de hidráulica, nas quais os alunos podem exercitar a montagem e teste de circuitos automatizados, com movimentação de pistões e uso de diversos tipos de sensores.

Contamos ainda com 10 computadores instalados na sala ao lado, nos quais são simulados os circuitos hidráulicos e pneumáticos em ambiente virtual.

Regulamento dos laboratórios da Mecânica Bloco D (Arquivo em PDF, tamanho 692.42 kb).

Foto do Laboratório de MetrologiaO Laboratório de Metrologia encontra-se no primeiro andar do Bloco D de nosso câmpus. 

A metrologia é uma disciplina de importância fundamental no controle de qualidade dos produtos industrializados. Nas aulas práticas, os alunos do IFSP aprendem a manusear e cuidar dos principais instrumentos de medidas dimensionais utilizados na indústria mecânica, como escalas, paquímetros, micrômetros, goniômetros.

Além dos instrumentos de medição e mesas desempeno, nosso laboratório conta hoje com 10 computadores onde podem ser realizadas tarefas de projeto e simulação de diversas disciplinas de Fabricação Mecânica.

Regulamento dos laboratórios da Mecânica Bloco D (Arquivo em PDF, tamanho 692.42 kb).

Foto da máquina de ensaios universais do Laboratório de Materiais e Ensaios MecânicosO Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos encontra-se no piso térreo do Bloco D do nosso câmpus. Conta com grande diversidade de equipamentos que permitem explorar a estrutura interna e o comportamento de diversos materiais submetidos a diferentes tipos de solicitação. 

Na máquina de ensaios universais, podem ser realizados testes de tração, compressão, flexão e torção de amostras de material de diferentes naturezas. Os sensores de deslocamento e força da máquina estão diretamente conectados a um computador, o que permite uma facilidade para exportar e interpretar resultados em tempo real.

Outros tipos de ensaios mecânicos podem ser realizados no laboratório, que dispõe de um durômetro e de equipamentos para ensaios não destrutivos com líquidos penetrantes.

Contamos ainda com uma estrutura completa para análise microestrutural de materiais metálicos. Amostras podem ser geradas e tratadas usando a cortadora metalográfica e a politriz. Em seguida, dois microscópios ópticos conectados a computadores permitem que se analisem as imagens das superfícies de interesse. 

As atividades práticas dos alunos neste laboratório incrementam sua formação em áreas de extrema importância no contexto industrial.

 

Foto da cortadora metalográfica, politriz e durômetro do Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos

Foto do microscópio óptico do Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos

Página 1 de 2