Objetivo

O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Hortolândia tem o objetivo de formar, para atuar na Educação Básica (ensino fundamental – anos finais, ensino médio) e nas modalidades ensino profissionalizante, educação de jovens  adultos e educação a distância, um professor crítico, reflexivo, autônomo e apto para desenvolver seu trabalho no contexto sócio-histórico contemporâneo.

Perfil profissional do egresso

O Licenciado em Matemática é um profissional capaz de atuar na docência da educação básica, podendo dar prosseguimento nos estudos, dominando os conhecimentos teóricos e práticos, matemáticos e pedagógicos. Está preparado para lidar tanto com questões referentes à prática pedagógica quanto com a realização de projetos coletivos dentro da escola, elaboração de propostas de ensino, participação no desenvolvimento curricular, participação e atuação na administração  escolar, utilização das novas tecnologias e desenvolvimento de pesquisas sistemáticas e metodológicas relacionadas à prática. Desenvolve estratégias de ensino que favorecem a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos. Percebe a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.

Identificação do curso

  • Abertura: 1º Semestre de 2017;
  • Tempo de conclusão: 4 anos ( 8 semestres);
  • Número de vagas: 40 vagas anuais;
  • Período: Noturno;
  • Modalidade: Presencial;
  • Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Carga horária : 

A carga horária total do curso é de 3283 horas e está dividida em: 

  • 2883 horas de formação específica, das quais 411,9 são dedicadas à Prática como Componente Curricular (PCC);
  • 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, nas áreas de formação do curso; 

Documentos

DOCUMENTOS GERAIS

PPC 2019

 PPC 2023

A Resolução CNE/CP n.º 2, de 1º de julho de 2015, estabelece que a estrutura curricular dos cursos de licenciatura deve contemplar 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCC), distribuídas ao longo do processo formativo.

Essa carga horária foi dividida entre diversos componentes curriculares no decorrer de todos os semestres, inclusive nas disciplinas específicas, com o objetivo de trabalhar a prática docente de maneira intensa na formação do licenciado. Essas disciplinas têm como proposta a inserção dos mecanismos e processos de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos voltados a temáticas globais ou específicas, possibilitando ao discente se posicionar no papel de educador docente como parte fundamental da sua formação profissional.

É importante ressaltar que a relação entre teoria e prática é tratada no curso como um processo contínuo, está ligada a questões mais amplas que não dizem respeito diretamente ao ensino, mas sim a toda complexidade relacionada à escola, como gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar, como indicado no Parecer CNE/CP n.º 28/2001.

São realizadas atividades no próprio câmpus e também nas escolas de Educação Básica da região. Há incentivo à possibilidade de seu cumprimento por meio de atividades que transcendam a sala de aula, levando em consideração práticas interdisciplinares e a formação em excelência do professor como educador, inserindo-o no contexto das comunidades, das famílias e dos próprios alunos.

As disciplinas que atendem a PCC possuem essa informação descrita no plano de ensino e as atividades desenvolvidas são registradas de forma detalhada no plano de aula semestral e também no diário de classe, de cada professor responsável. 

Na Estrutura Curricular v2019  e Estrutura Curricular v2023 (vigente) estão presentes a carga horária de PCC para cada disciplina.

 

O EVENTO

A Semana de Educação Matemática "Docência em Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" Desde 2018 o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Hortolândia, desenvolve, anualmente, a Semana de Educação Matemática. Este evento tem por objetivo reunir estudantes e professores tanto da comunidade interna, quanto da externa, além de pessoas que tenham interesse no assunto, para juntos refletirem sobre práticas docentes e discentes, projetos e pesquisas tendo como foco principal, a Educação Matemática. O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. A cada edição o evento vem aprimorando o seu formato e assim, amplia o seu alcance, reunindo trabalhos de diversas áreas do ensino e do conhecimento. São bem-vindos todos os trabalhos que visam a Educação, visto que a escola é um lugar de interdisciplinaridade e multiplicidades.

 

 

HISTÓRICO

Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, Câmpus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês do dia nacional da Matemática que é comemorado dia 06, abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos, como o GeoGebra, e estatísticos, como o R. Foi um amplo escopo de atividades que envolveram a comunidade interna e externa do Câmpus.

 Em 2019, a II Semana da Educação Matemática também ocorreu em maio, na tentativa de manter a tradição da data no mês da Matemática. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sócio-raciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos dos estudantes do curso e de professores da região. 

O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que  o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma  articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III Semana da Educação Matemática aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras, no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos pesquisadores, dentre outras. Além disso, os participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.

 Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se assim, a participação de professores de comunidades externas na região. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, e da atividade cultural, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores e funcionários do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do Câmpus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.

Nesse prisma, em 2022, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". Espera-se o fortalecimento de parcerias, a ampliação do diálogo e das trocas, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorre nos contextos das escolas. Apesar do formato presencial do evento, com a intenção de oportunizar que o máximo de pessoas tenham acesso ao conteúdo das atividades, algumas delas serão disponibilizadas no formato assíncrono em nossos canais. 

 

 

EDICÕES ANTERIORES

Site de IV Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.

Site de V Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.

Site de V Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.

 

 

 

 

 

 

Residência Pedagógica

 

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Objetivos

  1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  4. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Como funciona

  • Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PRP serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.
  • O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da residência pedagógica.
  • O PRP será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  1. Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);
  2. Coordenador Institucional: para o docente da IES, responsável pela execução do projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
  3. Docente Orientador: para docente da IES responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes de seu núcleo de residência pedagógica, no valor R$1.400,00 (mil e quatrocentos reais);
  4. Preceptor: para professor da escola de educação básica responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

 

Você encontra mais informações e documentação oficial no site da Capes pela Plataforma gov.br.