Logo Extensão 01
 
 

 

 

 

 

 

 

NOTICIAS

SOBRE A COORDENADORIA DE EXTENSÃO ATENDIMENTO PERÍODO DE PANDEMIA
O Objetivo da Coordenadoria de Extensão é planejar, organizar, coordenar e avaliar as atividades de extensão realizadas no âmbito do campus. Também é responsável por gerenciar e coordenar a execução de ações de extensão institucional e interinstitucional, além de organizar e divulgar eventos técnico-científicos nas áreas de atuação do campus, propiciando a aproximação entre escola e comunidade.

FALE CONOSCO

SALA: E212  das 8:30 as 11h30 e das 13h30 as 18h30

telefone(19) 3865-8079 Whatsapp  

Email groen : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   

Email groen Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Instagram 

https://www.instagram.com/educom.ifsphortolandia/ 

 Facebook:   

https://www.facebook.com/EducomunicacaoIFHortolandia 

 

HÉLIO ORDONIO - Coordenador  Técnico em Contabilidade

Sergio Rykio Kussuda - Técnico em Assuntos Educacionais 

RODRIGO CRIVELARO Técnico em Assuntos Educacionais   (2021-2022 - Em afastamento capacitação) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja a relação de Cursos de Extensão e de Formação Inicial Continuada já ofertados no IFSP Câmpus Hortolândia.

Fundamentos das Energias  2021

  

Curso Período de oferta Carga Horária Responsável
Espanhol Básico I  

Março a Julho de 2018

36 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Descrição: Curso básico de espanhol (nível A1, segundo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) especialmente concebido a falantes de português com nenhum ou escasso conhecimento da língua espanhola. Fundamentado numa concepção discursiva, o curso visa a oferecer aos estudantes uma sólida formação linguística com vistas não apenas a atingirem objetivos comunicativos imediatos, como serem capazes de apresentar-se e apresentar outros, perguntarem e/ou darem respostas sobre aspectos pessoais, compreenderem e/ou produzirem textos muito breves, mas também compreenderem, a partir de um pensamento cientificamente embasado, aspectos relacionados à importância da aprendizagem da língua espanhola nos processos de integração da América Latina. Ao longo do curso, dar-se-á atenção tanto ao fato de o espanhol ser uma língua singularmente estrangeira para o brasileiro, tal como propõe a pesquisadora María Teresa Celada (2002), quanto às implicações que daí derivam para o processo de ensino/aprendizagem da língua.
       
Espanhol Básico II

Agosto a dezembro de 2018

36 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Descrição: 

Curso básico de espanhol (nível A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) especialmente concebido a falantes de português com poucos conhecimentos da língua espanhola. Fundamentado numa concepção discursiva, o curso visa a oferecer aos estudantes uma sólida formação linguística com vistas não apenas a atingirem objetivos comunicativos imediatos, como serem capazes de interagir em situações sociais cotidianas simples, tratar de assuntos simples presentes, passados e futuros, realizar transações simples em lojas, restaurantes, bancos, entre outros e compreender e produzir textos breves, mas também compreenderem, a partir de um pensamento cientificamente embasado, aspectos relacionados à importância da aprendizagem da língua espanhola nos processos de integração da América Latina. Ao longo do curso, dar-se-á atenção tanto ao fato de o espanhol ser uma língua singularmente estrangeira para o brasileiro, tal como propõe a pesquisadora María Teresa Celada (2002), quanto às implicações que daí derivam para o processo de ensino/aprendizagem da língua.

 
Espanhol Intermediário I Março a junho de 2018 36 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Descrição: 

Curso intermediário de espanhol (B1, segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas) especialmente concebido a falantes de português com conhecimentos básicos da língua espanhola (A2, também de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas). Fundamentado numa concepção discursiva, o curso visa a oferecer aos estudantes uma sólida formação linguística com vistas não apenas a atingirem objetivos comunicativos imediatos, como serem capazes de interagir em situações sociais cotidianas um pouco complexas, tratar de assuntos mais complexos no presente, passado e futuro, compreender e produzir textos mais complexos, com indícios de autoria, mas também compreenderem, a partir de um pensamento cientificamente embasado, aspectos relacionados à  importância da aprendizagem da língua espanhola nos processos de integração da América Latina. O curso dará especial atenção ao fato de o espanhol ser uma língua singularmente estrangeira para o brasileiro, segundo o que pensa a pesquisadora María Teresa Celada (2002).

 
Espanhol Intermediário II Agosto a dezembro de 2018 32 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Descrição: Curso intermediário de espanhol (B1-B2, segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas) especialmente concebido a falantes de português com conhecimentos básicos da língua espanhola (A2-B1, também de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas). Fundamentado numa concepção discursiva, o curso visa a oferecer aos estudantes uma sólida formação linguística com vistas não apenas a atingirem objetivos comunicativos imediatos, como serem capazes de compreender exposições mais longas e mais complexas, ler artigos e reportagens sobre assuntos mais afastados do cotidiano, estabelecer uma comunicação mais eficiente, com um maior grau de autonomia e espontaneidade, compreender e produzir textos mais complexos, com indícios de autoria, mas também compreenderem, a partir de um pensamento cientificamente embasado, aspectos relacionados à importância da aprendizagem da língua espanhola nos processos de integração da América Latina. O curso dará especial atenção ao fato de o espanhol ser uma língua singularmente estrangeira para o brasileiro, segundo o que pensa a pesquisadora María Teresa Celada (2002).
 
Excel: do Básico ao Avançado Março a julho de 2018 32 horas Ricardo Inácio Batista Júnior
Descrição: O curso visa abordar o uso do Excel, tornando seu uso mais simples para todo servidor do IFSP-Câmpus Hortolândia e o público em geral. O Excel consiste em uma planilha eletrônica que permite inserir dados, fazer operações matemáticas e criar gráficos. É um programa fácil de mexer e conhece-lo é fundamental para o bom desempenho profissional, uma vez que as planilhas facilitam a rotina de milhares de empresas e pessoas que precisam transformar números em tabelas e gráficos que facilitem a visualização dos resultados alcançados.
 
Francês I

Março a julho de 2018

32 horas Julia Frascarelli Lucca
Descrição: Este curso visa introduzir moradores da região do IFSP Hortolândia na língua francesa, tanto em relação a seus aspectos estruturais quanto a seus aspectos culturais. Trata-se do primeiro módulo do curso de francês que aborda aspectos básicos da língua, como formas de cumprimento, números, apresentação, descrição de ações do presente, entre outros. Ao final, o aluno terá tido seu primeiro contato com a língua francesa e poderá dar prosseguimento ao estudo e aperfeiçoamento para que possa se comunicar e compreender os aspectos culturais da língua francesa.
 

Francês II

Agosto a dezembro de 2018

 32 horas

Julia Frascarelli Lucca

Descrição: Este curso visa dar continuidade ao estudo da língua francesa, tanto em relação a seus aspectos estruturais quanto a seus aspectos culturais. Trata-se do segundo módulo do curso de francês que aborda aspectos básicos da língua, como a expressão dos hábitos cotidianos e fatos do passado. O curso tem carga horária de 32 horas. Ao final, o aluno estará mais familiarizado com a língua francesa e poderá dar prosseguimento ao estudo e aperfeiçoamento para que possa se comunicar e compreender os aspectos culturais da língua francesa.
 
Matemática para Concursos Públicos

Março a julho e

agosto a dezembro de 2018

32 horas Carlos Eduardo de Oliveira
Descrição: Sabe-se que a concorrência para a inserção no mercado de trabalho, muitas vezes, exige habilidades e conhecimentos envolvidos no ensino da Matemática. Por essa razão, a presente proposta busca oferecer aos participantes do curso, ferramentas que lhe possibilitem desenvolver habilidades no processo de aprendizagem da Matemática Básica. Nesse sentido, espera-se que o curso 'Matemática para concursos públicos' fomente a preparação dos participantes para a realização de concursos públicos que exigem esse nível de conhecimento da Matemática.
 

 

Curso Período de oferta Carga Horária Responsável
Preparatório de História e Ciências Humanas para o ENEM  

Março a agosto de 2018

80 horas  
Descrição: A proposta de curso tem como objetivo auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Através de resoluções de provas anteriores e de questões da área Ciências Humanas e suas Tecnologias, em especial das questões relacionadas à disciplina História, serão desenvolvidas reflexões sobre temas que aprofundem as habilidades e competências exigidas para o exame e assuntos da atualidade.
       
Química para o ENEM

Março a julho e

agosto a dezembro de 2018

32 horas  
Descrição: 

Curso de Química direcionado para os principais assuntos cobrados no ENEM.

 
Resolução de Problemas Matemáticos – ENEM

Março a junho e

agosto a dezembro de 2018

32 horas  
Descrição: 

Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas.

 
 

----------

Curso Período de oferta Carga Horária Responsável
Educomunicação  

Agosto a Novembro de 2017

40 horas Anderson Zotesso Rodrigues e Rodrigo Crivelaro
Descrição: Esta proposta de curso de extensão tem por base a oferta de curso de educomunicação que permita a jovens estudantes dominar técnicas de produção e edição de conteúdo de rádio, fotografia e vídeo. A partir do domínio destas técnicas de educomunicação espera-se a criação de uma rede de coletivo de educomunicação envolvendo estudantes do IFSP, escolas públicas municipais e estaduais que será articulada por três projetos de extensão existentes no câmpus: Novas Ondas no Rádio, Comunic@Jovem e JuventudeComunic@Ação.
       
Espanhol II

Março a Agosto de 2017

32 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Descrição: 

Curso básico de espanhol (nível A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) especialmente concebido a falantes de português com poucos conhecimentos da língua espanhola. Fundamentado numa concepção discursiva, o curso visa a oferecer aos estudantes uma sólida formação linguística com vistas não apenas a atingirem objetivos comunicativos imediatos, como serem capazes de interagir em situações sociais cotidianas simples, tratar de assuntos simples presentes, passados e futuros, realizar transações simples em lojas, restaurantes, bancos, entre outros e compreender e produzir textos breves, mas também compreenderem, a partir de um pensamento cientificamente embasado, aspectos relacionados à importância da aprendizagem da língua espanhola nos processos de integração da América Latina. Ao longo do curso, dar-se-á atenção tanto ao fato de o espanhol ser uma língua singularmente estrangeira para o brasileiro, tal como propõe a pesquisadora María Teresa Celada (2002), quanto às implicações que daí derivam para o processo de ensino/aprendizagem da língua.

 
Informática Básica para a Terceira Idade Agosto a Novembro de 2017 48 horas Michele Cristiani Barion
Descrição:  A tecnologia está cada vez mais presente na sociedade como um todo, deixando muitas vezes as pessoas da terceira idade isoladas devido à falta de conhecimento diante desta era digital. O curso visa proporcionar a este público conhecimentos básicos sobre o manuseio do computador a partir de aplicativos que auxiliem em atividades cotidianas, além da utilização da internet e dos diferentes meios de comunicação eletrônica.
 
Libras I
Abril a Novembro de 2017 60 horas Patrícia de Andrade
Descrição: Pretende promover uma aproximação com a história das artes visuais possibilitando assim o entendimento de sua relação com a vida em sociedade e as transformações culturais ocorridas através dos séculos. Para tanto, a dinâmica das ações estará pautada não apenas pelos aspectos técnicos da criação das obras, mas também pela leitura dos campos de sentido e contextos presentes em sua produção, representação e recepção. Com o intuito de promover à inclusão das pessoas com deficiência auditiva, no mínimo 50% das produções artísticas analisadas durante o curso terão audiodescrições.
 
Matemática para Concursos Públicos
Agosto a Novembro de 2017 32 horas Carlos Eduardo de Oliveira
Descrição: Sabe-se que a concorrência para a inserção no mercado de trabalho, muitas vezes, exige habilidades e conhecimentos envolvidos no ensino da Matemática. Por essa razão, a presente proposta busca oferecer aos participantes do curso, ferramentas que lhe possibilitem desenvolver habilidades no processo de aprendizagem da Matemática Básica. Nesse sentido, espera-se que o curso 'Matemática para concursos públicos' fomente a preparação dos participantes para a realização de concursos públicos que exigem esse nível de conhecimento da Matemática.
 
Miniempresa

Março a Junho de 2017

56 horas Associação Junior Achievement Brasil e Dell
Descrição: Proporcionar a estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e a na operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Na versão Miniempresa, os estudantes terão possibilidade de entender como a tecnologia pode ajudar no processo de administração de um negócio.
 
Resolução de problemas matemáticos (ENEM)

Março a Julho de 2017 e 

Agosto a Novembro de 2017

 32 horas

Thiago Tambasco Luiz

Descrição: Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas.
 
Resolução de problemas matemáticos (Reforço)

Março a Junho de 2017 e

Agosto a Novembro de 2017

32 horas Carlos Eduardo de Oliveira
Descrição: Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas.
 

 

----------

 

CursoPeríodo de ofertaCarga HoráriaResponsável
Ciência e Tecnologia na Prática

Março à Junho de 2016 e 

Agosto à Dezembro de 2016

32 horas Luciana de Jesus Jatobá
Objetivo:  Busca-se explorar a ciência e a tecnologia que permeiam o nosso cotidiano, assim como as suas relações e seus impactos no nosso dia-a-dia. Essa exploração será feita de forma prática, por meio do desenvolvimento de projetos didáticos de pesquisa com a participação direta dos alunos do ensino médio, tanto aqueles da comunidade interna do IFSP quanto os da rede pública de ensino no município de Hortolândia. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos poderão ser inscritos para participação em feiras de ciências regionais e nacionais.
       
Dança e consciência corporal: Técnica Klauss Vianna 

Março à Junho de 2016 e

Agosto à Dezembro de 2016

32 horas Henrique Okajima Nakamoto
Objetivo:  A 'Técnica Klauss Vianna' foi sistematizada na década de 1980 por Rainer Vianna e Neide Neves, a partir do trabalho desenvolvido pelo coreógrafo, diretor e preparador corporal brasileiro Klauss Vianna. Abrange propostas em que o professor não atua como modelo, mas, ao invés disso, busca orientar o reconhecimento e a reorganização do próprio corpo, educando para uma maior consciência, para o respeito a si e para uma maior disponibilidade ao movimento e à comunicação com o ambiente e com o outro. Possui foco na dança, no teatro e na saúde, com ênfase na reorganização de padrões posturais cristalizados, na improvisação e na pesquisa do movimento, a partir da relação sensível com o próprio corpo e com o ambiente.
 
Espanhol: cultura e língua(nível básico)  Agosto à Novembro/2016 32 horas Gabriel Leopoldino dos Santos
Objetivo:  Visa oportunizar aos alunos e servidores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, e a membros da comunidade externa uma relação de conhecimento com o mundo hispânico, abrangendo características da língua espanhola e da cultura hispânica. Assim, será foco do curso abordar estudo da língua acompanhado da disseminação da cultura.
 
História da arte: Leituras & Contextos – módulo 1 Março à Junho de 2016 32 horas Danny Anderson Menezes da Cunha
Objetivo:  Pretende promover uma aproximação com a história das artes visuais possibilitando assim o entendimento de sua relação com a vida em sociedade e as transformações culturais ocorridas através dos séculos. Para tanto, a dinâmica das ações estará pautada não apenas pelos aspectos técnicos da criação das obras, mas também pela leitura dos campos de sentido e contextos presentes em sua produção, representação e recepção. Com o intuito de promover à inclusão das pessoas com deficiência auditiva, no mínimo 50% das produções artísticas analisadas durante o curso terão audiodescrições.
 
Miniempresa Maio à Setembro/2016 56 horas Associação Junior Achievement Brasil e Dell
Objetivo:  Proporcionar a estudantes a experiência prática em economia e negócios, na organização e a na operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Na versão Miniempresa, os estudantes terão possibilidade de entender como a tecnologia pode ajudar no processo de administração de um negócio.
 
Pensando o ensino integrado: contribuição do marxismo

Março à Junho de 2016 e

Agosto à Novembro de 2016

32 horas Mauro Sala
Objetivo:  Apresentar e discutir a contribuição da teoria marxista para se pensar as relações entre o trabalho e a educação, apresentando e discutindo autores fundamentais dessa tradição. Trata-se de um aporte importante para se pensar o projeto de ensino integrado, que visa articular as dimensões da formação geral-intelectual com a formação para o trabalho. Nesse curso apresentaremos a questão da escola única do trabalho e a discussão sobre o trabalho como princípio educativo, visando contribuir para o debate sobre a educação técnica e tecnológica, visando superar as dificuldades de integração, bem como as perspectivas unilaterais que pensam a formação para o trabalho apenas em uma perspectiva de mercado.
 
Resíduos sólidos e poluição do ar: ações de sustentabilidade da química na sociedade

Março à Junho de 2016 e 

Agosto à Novembro de 2016

 32 horas

Adilson Roberto Gonçalves

Priscila Benar

Objetivo:  Discutir os principais problemas ambientais do município e seu entorno, fornecendo o embasamento científico introdutório para seu entendimento, especialmente os relacionados à Química. Apresentar estratégias de participação para solucionar ou mitigar esses problemas. Os principais objetivos são o entendimento dos processos poluentes e de degradação ambiental que acontecem na região e o estímulo à intervenção pessoal e coletiva para mitigar ou eliminar esses problemas.
 
Resolução de problemas matemáticos Março à Junho de 2016 32 horas Carlos Eduardo de Oliveira
Objetivo:  Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas.
 
Libras Junho à Dezembro de 2015 50 horas Maria Cecília Cazelli Mendes Soares
Objetivo:  Conhecer o uso da Libras como primeira língua dos surdos e seu uso junto à língua portuguesa; dominar o básico de Libras; diminuir a barreira linguística e cultural entre ouvintes e surdos. 
 
Comunicação básica em Língua Inglês Março a Junho de 2015 32 horas  Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa
Objetivo:  Ensinar a língua inglesa para fins gerais, ou seja, sem focar em especificidades de áreas profissionalizantes. Haverá desenvolvimento das quatro habilidades (produção oral, produção escrita, compreensão escrita e compreensão oral) porém o maior foco será o desenvolvimento da habilidade oral.
 
Informática Aplicada aos processos administrativos Setembro à Dezembro de 2014 40 horas Keth Rousbergue Maciel de Matos
Objetivo:  Atender os interessados em aprimorar seus conhecimentos na área de informática para que possam desempenhar suas funções administrativas.
 
Montagem e Manutenção de computadores Setembro à Fevereiro de 2014 84 horas  Gustavo Bartz Guedes
Objetivo:  Atender os interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de Informática, na parte teórica e prática, em especial na área de montagem e manutenção de computadores, desenvolvendo habilidades relacionadas a profissão de técnico em manutenção de hardware e softwares básicos.

 

 

Edital Seleção de Projetos de Extensão 2022 EDITAL N° 01/2022-DRG/HTO/IFSP, DE 3 DE JANEIRO DE 2022

Edital Seleção Bolsistas de Projetos Extensão (Previsão Março 2022)

Edital Ofertas Cursos Extensão  1.º Semestre de 2022 (Previsão 21 de Março de 2022)

Edital Ofertas Cursos Extensão  2.º Semestre de 2022 (Previsão 15 de Agosto 2022)

Equipe da Coordenadoria de Extensão.

 

HÉLIO ORDONIO - Coordenador  Técnico em Contabilidade

Sergio Rykio Kussuda - Técnico em Assuntos Educacionais

RODRIGO CRIVELARO Técnico em Assuntos Educacionais   (2022 - Em afastamento capacitação) 

telefone: (19) 3865-8079 Whatsapp  Email groen : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Competências da Coordenadoria de Extensão.

  • Planejar, organizar, coordenar e avaliar as atividades de extensão realizadas no âmbito do campus;
  • Manter a articulação com a Coordenadoria-Geral de Ensino, Coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Coordenadoria de EAD, objetivando contemplar, na prática, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Gerenciar e coordenar a execução de ações de extensão institucional e interinstitucional;
  • Organizar e divulgar eventos técnico-científicos nas áreas de atuação do campus, propiciando a aproximação entre escola e comunidade;
  • Promover intercâmbio com outras instituições, incentivando o contato entre docentes, alunos e técnicos administrativos no desenvolvimento de ações extensionistas;
  • Incentivar, organizar e auxiliar na implantação de projetos e programas de extensão;
  • Incentivar a participação dos alunos em eventos de extensão no IFSP-HTO  e em outras instituições;
  • Organizar a expedição e registro de atestados e certificados relativos à execução das ações de extensão;
  • Estimular e auxiliar na divulgação dos cursos e projetos do IFSP-HTO bem como das ações de extensão realizadas por servidores e discentes do campus;
  • Estimular e promover a organização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC);
  • Organizar e gerenciar  as questões orçamentárias relacionadas à extensão;
  • Coordenar as ações relacionadas a estágio no campus;
  • Apoiar alunos e egressos, oferecendo divulgação de empresas, agentes de integração e consultoria de recursos humanos, de vagas para estágio, emprego e agenciamento de oportunidades;
  • Auxiliar o Pesquisador Institucional no monitoramento dos egressos do campus;
  • Incentivar e auxiliar os extensionistas a buscarem parceria e fomento externo ao campus, seja nos poderes públicos locais e regionais, entidades da sociedade civil, bem como na iniciativa privada;
  • Assistir à Pró-Reitora de Extensão no tocante às políticas institucionais relacionadas à Extensão, auxiliando na captação de recursos e desenvolvimento de projetos;
  • Manter organizada a guarda de documentos, inerentes às atividades desta coordenadoria, bem como promover a sua efetiva recuperação, quando necessário;
  • Representar o IFSP-HTO quando solicitado;
  • Avaliar, quando pertinente à Extensão, viagens com viés de extensão;
  • Coordenar as ações que viabilizem o cumprimento de resoluções que tratam do Regimento do Centro de Línguas do IFSP-HTO;
  • Coordenar as ações relacionadas a Modelos de Práticas Profissionais, entre eles empresas juniores, escritórios escola, incubadoras e startups.