1- Objetivos

Normatizar a utilização e gestão dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) do Moodle dentro do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Hortolândia, bem como instruir as boas práticas de utilização da plataforma.

2 - Acesso

  1. O acesso ao sistema requer conexão com a internet. É de responsabilidade do usuário a organização de seu cronograma pessoal para utilização do Moodle em computadores com acesso a internet;

  2. O acesso ao Moodle será realizado mediante o login/usuário e senha utilizados na rede local do câmpus;

  3. A senha deverá estar em consonância com a política de senhas vigente do câmpus;

  4. O login/usuário é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade do usuário a guarda de suas credenciais de acesso;

  5. É vedada aos usuários criar falsa identidade ou assumir, de qualquer maneira, a identidade de terceiros;

  6. A alteração da senha de acesso é realizada diretamente no Moodle;

  7. Poderão acessar o Moodle:

    1. Alunos do câmpus matriculados e frequentantes dos cursos do câmpus que utilizem a plataforma;

    2. Professores do câmpus que lecionem disciplinas que utilizem a plataforma;

    3. Servidores com perfil de cadastradores de disciplinas, gestão de cursos ou apoio aos cursos realizados;

  8. O acesso a novos servidores administrativos deve ser solicitado mediante abertura de chamados no sistema de suporte.

3 - Do conteúdo

  1. Todo conteúdo incluído no Moodle é de responsabilidade do usuário;

  2. O conteúdo a ser disponibilizado por qualquer um dos meios fornecidos pelo Moodle (arquivos, textos, fóruns, etc) não poderá, em hipótese alguma:

    1. Difamar, ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros;

    2. Incentivar a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo;

    3. Prejudicar os servidores de rede ou usuários e terceiros através da disponibilização de programas maliciosos;

    4. Infringir direitos de terceiros, sejam imagens, áudio, fotografias, vídeos, softwares ou qualquer material protegido por leis de propriedade intelectual, incluindo leis de direitos autorais, marcas ou patentes;

    5. Enviar ou divulgar mensagens de conteúdo falso ou exagerado que possam induzir a erro o seu receptor;

    6. Inserir endereços eletrônicos (links) que direcionem para páginas impróprias e/ou que violem as legislações vigentes;

    7. Incluir propagandas políticas ou comerciais de terceiros sem a realização de processos e trâmites legais;

  3. O conteúdo deve estar em consonância com a legislação vigente, destacando-se:

    1. Lei dos Direitos Autorais Nº 9.610 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm >

    2. Capítulo II (Dos Direitos da Personalidade) do Código Civil, Artigo 20º Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm >

    3. Lei da Acessibilidade Nº 10.098 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm >

  4. Será de responsabilidade dos usuários incluir os conteúdos com antecedência. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI)  não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

  5. Os conteúdos inseridos podem ser removidos ao término do semestre;

4 - Armazenamento de Arquivos

  1. Os arquivos serão armazenados somente no semestre vigente de utilização do Moodle;

  2. O limite de tamanho de arquivos a serem disponibilizados será definido conforme a disponibilidade de disco rígido dos servidores de rede do câmpus. A plataforma Moodle informa o tamanho do arquivo permitido durante o envio;

    1. Os docentes que quiserem disponibilizar arquivos maiores que o suportado na plataforma, devem:

      1. Utilizar a nuvem do IFSP para arquivos que não sejam de vídeo;

      2. Utilizar os serviços da RNP para hospedagem de videoaulas;

  3. Será de responsabilidade dos usuários o envio prévio dos arquivos. A CTI não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;

5 - Gestão das Disciplinas/Cursos

  1. A CTI não terá acesso para administrar cursos e/ou disciplinas. Assim, os itens abaixo relacionados deverão ser tratados diretamente com as coordenadorias e/ou professores responsáveis:

    1. Reabertura de prazos;

    2. Problemas com recebimento de notas;

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

6 - Dados cadastrais

  1. As alterações de dados cadastrais são solicitadas da seguinte forma:

    1. E-mail: o usuário acessa o Moodle e modifica seu e-mail;

    2. Dados pessoais: o usuário comparece à CTI munido de documento de identificação com foto solicitando as alterações.

  2. As informações detalhadas estarão disponíveis no Moodle no endereço eletrônico de Perguntas Frequentes (FAQ);

7 - Manutenção

  1. Todas as manutenções programadas serão divulgadas no portal do câmpus. As manutenções que podem interferir na disponibilidade são:

    1. Manutenções na plataforma Moodle;

    2. Manutenções nos servidores de rede do câmpus;

    3. Manutenções no serviço de internet do câmpus;

    4. Manutenções nas instalações elétricas do câmpus.

8 - Suporte

  1. A correta utilização do sistema é de completa responsabilidade dos usuários;

  2. O suporte será realizado apenas durante o horário de atendimento da CTI, disponível no portal do câmpus;

  3. O suporte técnico é referente apenas à disponibilidade do sistema, limitando-se à continuidade dos serviços disponibilizados;

  4. Não será provido ambiente especial de provas em laboratórios. Ao aplicar provas utilizando o sistema Moodle, o docente será responsável por monitorar seus alunos e impedir o acesso a outras páginas da internet;

9 - Backup - Cópia dos arquivos

  1. Somente será realizado o backup de arquivos inseridos por docentes;

  2. O backup ficará disponível por dez dias corridos da data de publicação;

  3. A solicitação de restauração do backup deverá ser realizada mediante abertura de chamado no sistema de suporte da CTI;

  4. O prazo para restauração do backup será de quinze dias úteis;

10 - Extensões

  1. Podem ser solicitadas apenas por servidores do câmpus;

  2. Devem ser gratuitas e compatíveis com a versão utilizada do Moodle;

  3. Devem possuir comunidade ativa de desenvolvedores e suporte;

  4. Devem ser solicitadas através da abertura de chamado no sistema de chamados do câmpus;

  5. Extensões que impeçam a atualização do Moodle serão removidas.

11 - Segurança e Privacidade

  1. A CTI não solicita senhas, não coleta nem compila dados de identificação pessoal para divulgação ou venda a terceiros para quaisquer fins;

12 - Disponibilidade

  1. A plataforma Moodle estará condicionada às instalações físicas do câmpus, disponibilidade de orçamento para melhorias da infraestrutura e continuidade de serviços externos (energia elétrica, internet).