O sistema de chamados GLPI foi institucionalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do Comunicado Nº 002/2016 – CTI: Sistema de Chamados GLPI. Veja algumas dicas de utilização do sistema:

 

 Abrir um chamado

  1. Acesse o sistema GLPI, Faça login utilizando suas credenciais da rede local;

  2. Selecione o setor Destino para que a Categoria do chamado possa ser preenchida;

    Na parte superior direita, clique em "IFSP Hortolândia" para selecionar o setor ao qual você abrirá o chamado;glpi selecionar setor

    No menu que abrir, clique no botão expandir [+] ao lado de "IFSP Hortolândia" para aparecer a lista de setores. Selecione então o setor que deseja abrir o chamado.

    GLPI: Como selecionar um setor



  3. Clique em Cria um chamado e preencha as seguintes informações:Destaque no link Criar Chamado da tela inicial do GLPI
    1. Entidade: Representa o setor que receberá o chamado.
    2. Tipo: pode ser incidente ou requisição:
      • Incidente: interrupção/falha inesperada ou redução na qualidade de um serviço de Tecnologia da Informação (TI);
      • Requisição: qualquer tipo de solicitação, contato, pedido de informação ou dúvida referente à TI.
    3. Categoria: ao selecionar corretamente a categoria são exibidas informações na descrição que permitem à CTI obter informações importantes que levem a solução do chamado com maior agilidade;
    4. Descrição: todas as informações solicitadas devem ser preenchidas. É importante realizar a leitura de eventuais informações extras fornecidas pela CTI. Descreva o incidente/requisição com o máximo de detalhes o possível, agilizando o processo de solução;
    5. Localização: preencha o local do incidente/requisição;
  4. Anexe arquivos que contribuam para a compreensão do chamado e clique em Enviar.glpi tela chamado setores

 


 

Consulta de chamados

Clique na guia chamados para visualizar todas as solicitações. Na coluna Status é possível verificar o andamento de seu chamado. Atenção: chamados pendentes podem carecer de esclarecimentos solicitados através de acompanhamentos.GLPI Destaque no menu Chamados

Acompanhamentos de chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Selecione o setor em "IFSP Hortolândia", para que os chamados sejam exibidos;
  3. Clique na guia Processando chamado e depois em Acompanhamentos;GLPI: Destaque no menu Acompanhamentos do chamado
  4. Para adicionar um novo acompanhamento, digite o texto na caixa Descrição de novo item e clique em Adicionar. É possível também adicionar arquivos no acompanhamento;
  5. A lista de acompanhamento dos chamado é exibida em forma de conversa;GLPI: Destaque dos acompanhamentos do chamado

Visualizar informações do chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Navegue pelas abas para obter mais informações, conforme abaixo:
    • Processamento de chamado -Acompanhamentos: informações adicionais solicitadas pela CTI e/ou respondidas pelo usuário;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Aprovações): determinadas solicitações podem requerem a aprovação do Coordenador de TI ou da chefia imediata do requerente. Nestes casos, a CTI solicitará a aprovação e somente irá executar o chamado após este ser aprovado;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Solução): parecer final que permite o encerramento do chamado. Pode ser aprovado ou recursado pelo requisitante. A recursão deve ser acompanhada de explicação sobre o não atendimento da solicitação;
    • Itens: permite visualizar os documentos e anexar novos arquivos;
    • Histórico: todas as ações realizadas no chamado;
    • Todos: permite visualizar todas as informações referentes ao chamado.

 

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), a fim de melhorar e organizar o atendimento referente às requisições de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR), a partir do dia 11 de dezembro de 2018  estabelece o seguinte processo:

  1. O servidor interessado deve abrir um chamado no sistema GLPI, do tipo Requisição, categoria Instalação de Software;
  2. No chamado o servidor deverá informar os sistemas e compartilhamentos que irá utilizar;
  3. Se houver a necessidade de instalação e configuração específica no notebook pessoal do servidor, a CTI responderá o chamado através de acompanhamento e fará o agendamento com o servidor para que ele traga o notebook pessoal para a devida configuração. Caso não haja necessidade de configuração, a CTI informará ao requisitante;

Acrescenta-se que:

  1. Apenas será realizada a configuração em equipamentos que utilizem o mesmo sistema operacional e navegadores utilizados nos computadores do câmpus, de modo a garantir a compatibilidade do sistema;
  2. A CTI não está autorizada, de nenhuma maneira, a instalar softwares cujo câmpus possui licença, tais como Microsoft Office, Windows, etc. Estes softwares devem ser fornecidos pelo requisitante;
  3. A CTI não realiza manutenção em equipamentos pessoais, portanto o requisitante deve certificar-se que o equipamento a ser trazido apresenta funcionamento estável;
  4. O prazo para atendimento da requisição será de 3 dias úteis.

Hortolândia, 17 de Dezembro de 2018.

Carlos Roberto dos Santos Júnior

Coordenador de Tecnologia da Informação

 

001/2018 - CTI: Instruções para solicitações de recursos de Tecnologia da Informação para realização do Trabalho Remoto (TR)

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) informa que os logins dos alunos ingressantes no 1º semestre 2018 estarão disponíveis a partir das datas informadas abaixo. O login de rede é utilizado para acesso aos computadores dos laboratórios e biblioteca, acesso a wi-fi em dispositivos móveis e acesso a sistemas internos do câmpus. O login é obtido diretamente neste portal, através do Sistema para obter o primeiro Login. Sua utilização é realizada mediante a concordância com o Termo de utilização da internet e compartilhamento de redes.

  • Cursos Técnicos Concomitantes (alunos matriculados na 1ª chamada): a partir de 05/02/2018
  • Cursos Técnicos Integrados (alunos matriculados na 1ª chamada): a partir de 07/02/2018
  • Cursos Superiores (alunos matriculados na 1ª chamada): a partir de 08/02/2018
  • Cursos Técnicos Concomitantes e Integrados (alunos matriculados na 2ª chamada): a partir de 09/02/2018

A telefonia do câmpus é regida pelas Instruções Normativas:

Para justificar suas chamadas o servidor deve acessar Sistema de Justificativa de Chamadas Telefônicas utilizando seu login e senha da rede do câmpus.

Todos os servidores precisam ter um código de conta cadastrado para realizar chamadas externas. O código da operadora para realizar chamadas de Longa Distância é o 15.

Para realizar chamadas externas o servidor precisa digitar 1#cccSSS onde CCC é o código de conta e SSS é a senha cadastrada. O servidor pode alterar sua senha a qualquer momento ao discar 1*6cccSSSnnn onde nnn corresponde a nova senha.

Lista de Ramais

Os ramais que não recebem chamadas externas possuem *.

Localização SIGLA Ramal
Biblioteca CBI 8064
Licenciatura em Matemática Cursos 8079
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Cursos
Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio Cursos 8063
Técnico em Fabricação Mecânica Cursos
Técnico em Eletroeletrônica Cursos
Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Cursos 8065
Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio Cursos
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Cursos
Coordenadoria de Licitações e Contratos CLC 8073
Coordenadoria de Apoio à Direção CDI 8071
Coordenadoria de Almoxarifado, Manutenção e Patrimônio CAP 8074
Coordenadoria de Apoio ao Ensino CAE 8066
8085*
Coordenadoria de Extensão CEX 8078
Coordenadoria de Gestão de Pessoas CGP 8060
Coordenadoria de Pesquisa e Inovação CPI 8079
Coordenadoria de Registros Acadêmicos (Secretaria) CRA 8061
8062
Coordenadoria Sociopedagógica CSP 8069
8088*
Coordenadoria de Tecnologia da Informação CTI 8082*
8068
Coordenadoria de Contabilidade e Finanças CCF 8076
Diretoria Adjunta de Administração DAA 8077
Diretoria Adjunta Educacional DAE 8075
Diretoria Geral DRG 8072
Técnicos de Eletroeletrônica   8086*
Técnicos de Mecânica/Laboratório de Mecânica   8081*
Sala dos Professores   8083*
Portaria   8067
Terceirizados: Manutenção Predial   8084*
Terceirizados: Limpeza   8087*
Cantina   8089*