A internet tornou-se também facilitadora para compras e vendas. Diversos produtos e serviços são oferecidos pela web onde o consumidor pode fazer suas compras com facilidade e rapidez.
Com toda a praticidade para adquirir o produto ou serviço ideal, como fazer para que a compra se torne um sonho e não um pesadelo? Além dos próprios aspectos da compra, o internauta deve também se atentar para os aspectos da segurança da informação.
Ao comprar pela internet o usuário precisa fornecer dados importantes como endereço, CPF, cartão de crédito e senhas. Nas mãos erradas, estes dados podem lhe trazer prejuízos e perdas enormes. Alguns cuidados recomendados são:
-
Utilize sempre computadores confiáveis: computadores públicos podem estar vulneráveis ou mesmo com programas maliciosos. Como saber o que os últimos usuários fizeram nestes computadores? Por isso, procure sempre usar computadores que você conheça ou de pessoas que você sabe que pode confiar.
-
Jamais faça compras através de redes wi-fi públicas: É muito comum termos pessoas que estão “ouvindo” nossas conexões, e apesar dos avanços quando falamos em criptografia, existem sites que não implementam essas tecnologias, além de elas também serem suscetíveis a brechas de segurança. Portanto, utilize sempre redes sem-fio confiáveis quando for realizar essas operações.
-
Sites Seguros: Como falado no item anterior, é sempre bom se preocupar se o site possui certificados de segurança para garantir uma comunicação privativa. Os sites que possuem ambientes seguros e que implementam corretamente tecnologias de segurança recebem os certificados da “Ebit”. Acesse o site e saiba mais sobre essa certificação: http://www.ebit.com.br/
-
Confira com atenção a URL da página: É muito fácil usuários serem redirecionados para páginas falsas sem perceberem. Muitas vezes o endereço do site pode parecer similar, mas não é o site oficial da loja. Quando estiver visitando uma loja online, confirme se o endereço que você está navegando realmente é o da loja que você pensa estar. Por exemplo, um endereço “www.lojaexemplo.com.br” é diferente de um “www.lojaexemplo.com”, ou outro caso mais famoso, um “paypal.com” é diferente de um “paypaI.com”. Notou a diferença? O primeiro link está escrito com um “L” minúsculo, enquanto o segundo com um “i” maiúsculo. Para fazer o teste, copie e cole ambos os textos num bloco de notas.
-
Pesquise sobre a loja virtual antes de fazer a sua compra: Segurança não está vinculada apenas a computadores, mas também com as pessoas por trás da tecnologia. É sempre importante pesquisar a integridade da empresa por trás da compra, e verificar se a loja existe ou é apenas um endereço falso para enganar os internautas. A própria internet oferece ferramentas de pesquisa como o site da Receita Federal onde é possível buscar a situação do CNPJ ou mesmo sites de reclamação de produtos e empresas, onde outros consumidores expõe os problemas que tiveram. E lembre-se: preços extremamente convidativos podem ser a máscara para uma farsa! Pesquise bem antes de fazer sua compra.
-
Mantenha o software antivírus atualizado: Você pode estar no seu computador e em uma rede wireless confiável, e ainda sim correr um enorme risco de segurança da informação. Às vezes, pelo acaso ou pelo mal uso, o usuário pode ter seus equipamentos infectados por vírus. Esses programas maliciosos podem desde incomodar o usuário com a lentidão no computador até roubar dados pessoais, como senhas. Portanto é sempre bom manter um bom antivírus instalado e atualizado em seu computador.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse a Cartilha de Compras Seguras na Internet da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e veja dicas de como se proteger.
Rodrigo Alexander de Andrade Pierini Josiane Rosa de Oliveira Gaia
Tecnólogo em Segurança da Informação Bacharela em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação
Este boletim faz parte das ações realizadas no MESEG - Mês da Segurança da Informação, pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI).