A partir da vigência da Portaria 203/2021 (arquivo em pdf, tamanho 3.2 mb), não serão mais emitidas Portarias de Substituições individuais, com envio de processo a CDI do câmpus para emissão destes documentos.

Em atenção ao Art. 10º da portaria n º 203/2021  e ao Comunicado nº 02/2022 CGP-HTO quando houver substituição em caráter interino,  , deverá ser preenchido o Requerimento " Substituição e Função Gratificada ou Cargo de Direção por motivo de Afastamento do Titular" no Suap e encaminhado por processo diretamente a CGP-HTO antes do período da substituição.

O titular ou seu superior imediato deverá preencher requerimento especifico no SUAP, solicitando o pagamento da substituição no período.


A partir de 01/03/2021 as substituições interinas seguirão o fluxo abaixo:

 

Procedimentos

Titular ou chefia do titular :

  • Acessar o Suap.
  • Adicionar Documento Eletrônico: Em Documentos/Processos→ Documentos eletrônicos→ Modelo: Requerimento →Tipo: Pagamento de Substituição Interina -FCC/ FG/ CD (Portaria nº 203/2021)→ Nível de Acesso: Restrito→ Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011)→Setor Dono: Selecione seu setor de exercício→ Assunto: Substituição de Função Por afastamento do Titular.  Após editar o texto , assinar e solicitas as assinaturas do Interino e DRG , e por fim finalizar o documento.
  • Criar Processo eletrônico: No documento eletrônico criado, clicar em Criar Processo Eletrônico no Suap→ Interessado: servidor requisitante→Nível de acesso Restrito e Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011) ;
  • Incluir  Cópia da Portaria de indicação do substituto eventual emitida pela CGP-DGP e
  • Documento comprobatório do afastamento do titular (conforme cada situação);
  • Enviar o processo para CGP do Câmpus , que realizará o cadastramento do interino (caso se faça necessário) e inclusão do pagamento no SIAPE e finaliza.Caso falte alguma assinatura,  DRG ou interino poderão assinar através de despacho no processo Suap;
  • IMPORTANTE: O titular deverá conceder permissão ao interino indicado no respectivo período de substituição no Suap (antes de sair de férias/afastamento): manual substituição interina

 

Link para consultaPortarias de Substitutos Interinos - Campus Hortolândia

 

 

Fundamentação legal

 

Importante: No rodapé do documento eletrônico do suap, constam informações como as assinaturas, lista de documentos que compõe o processo e os trâmites.

 

 Registro de Frequência 

 

 

A Instrução Normativa nº 08 de 01/07/2022 estabelece o procedimento padrão, no âmbito do IFSP, para o registro regular da jornada de trabalho e orienta os procedimentos operacionais e fluxo do sistema de ponto via Suap.

O sistema Oficial para registro de ponto (frequência) no âmbito do IFSP, é o SUAP- Sistema Unificado de Administração Pública, conforme  Comunicado nº 25/2019 - DGP-PRD  (arquivo em pdf, tamanho 201 kb).

Dessa forma,  as justificativas de faltas, atrasos, saídas antecipadas, viagens a serviço e demais ocorrências referentes ao registro de ponto eletrônico deverão constar  no SUAP .

  

 

 MANUAL DE REGISTRO DE FREQUÊNCIA A PARTIR DE 01/03/23

 

 

Casos em que os servidores deverão anexar documentação comprobatória para o abono da falta e/ou atraso no seu registro de frequência pelo Suap (por enquanto informar a chefia por email ou via processo suap com a documentação):

a) Atestado de horas para Ausência Parcial por motivo de saúde do servidor ou de seu familiar;

b) Declaração para: Participação do Tribunal do Júri; Justiça Eleitoral; Militar; Doação de Sangue (nos casos de Justiça Eleitoral e Doação de Sangue, os documentos originais deverão ser entregues na CGP depois de anexados no SUAP);

c) Anexos I e II da portaria IFSP n. 4011/2018 para Trabalho Remoto (TR).

   

OBS : Os manuais de registro de frequência serão atualizados pela DGP.

 Mais informações acessar link da Reitoria : Ponto eletrônico

 

Programa de Gestão  de Desempenho (Teletrabalho)

Link PGD

 

Fundamentação Legal:

 

 

 

 

 

A concessão do Auxilio-transporte aos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é realizada conforme regras explicitadas na Instrução Normativa 001/2019 (arquivo em pdf, tamanho 2,77 MB).

Nos casos em que o Auxílio-transporte seja referente à utilização de veículo próprio nos deslocamentos diários, o valor a ser utilizado é baseado no mesmo que o transporte coletivo.

O Auxílio-transporte será concedido na folha de pagamento do mês anterior ao da competência, para o atendimento parcial dos gastos com o deslocamento do servidor.

 

Como requerer: Através de processo SUAP.

Procedimentos

  • Acessar o Suap;
  • Adicionar o Documento eletrônico : Em Documentos/Processos→Documentos eletrônicos →Documentos→Adicionar Documento de Texto→Tipo: Requerimento→Modelo: Auxílio Transporte→Nível de Acesso: Restrito→Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011)→Setor Dono: Selecione seu setor de exercício→ Assunto: Atualização Cadastral . Após editar o texto e assinar ,finalizar o documento.
  • Criar Processo eletrônico: No documento eletrônico criado, clicar em Criar Processo Eletrônico no Suap → Interessado: servidor requisitante→Nível de acesso Restrito e Hipótese Legal: Informação Pessoal – dados pessoais e dados de pessoas sensíveis (Art.31 da Lei 12527/2011) ;
  • Print com pesquisa de valores das passagens e itinerário (com data) em conformidade com a Instrução Normativa 001/2019.
  • Encaminhar processo a CGP.

 

Qualquer alteração ( valor, dias de utilização e etc) deverá ser informada por meio de um novo processo no Suap com o requerimento.

O lançamento referente a alteração será realizado a partir da data de entrega, sendo o valor calculado, a partir da mesma.

 

Atenção: Nos afastamentos com  período igual  ou superior  a  30  dias (como, por exemplo, para capacitação ou qualificação), será  excluído o  auxílio  transporte.

Cabe esclarecer que, no retorno do afastamento ,o servidor  deverá requerer o auxílio transporte   novamente   por   meio   de   novo   preenchimento   de   formulário e envio de processo a CGP. 

Salientamos que o benefício será pago novamente a partir da data de entrega do novo requerimento.

 

Fundamentação Legal:

 

 

Comunicados/Portarias/Instruções Normativas

 

2022

 

Instrução Normativa nº 11/2022 RET/IFSP

Retifica IN 08/22 e torna sem efeito IN 09/22

Instrução Normativa nº 09/2022 RET/IFSP

Retifica a IN 08/22 registro de frequência

Instrução Normativa nº 08/2022 RET/IFSP

Procedimentos para o registro regular de frequência dos servidores.

Comunicado nº 33/2022 DGP/PRD

Recadastramento manutenção saúde suplementar pelo SouGov

Comunicado nº 32/2022 DGP/PRD

Tramites para concessão de jornada flexibilizada

Comunicado nº 24/2022 DGP-PRD

Concessão de auxilio transporte e adicionais Teletrabalho

Comunicado nº 20/2022 DGP/PRD

Divulgação do sistema informatizado, tabela de atividades e ato administrativo próprio do teletrabalho

Instrução Normativa nº 08/2022 de 01/07/2022

Procedimento padrão para registro de jornada de trabalho e sistema de ponto.

Instrução Normativa nº 65 de 30/07/2020

Orientações, critérios e procedimentos gerais relativos à implementação de Programa de Gestão.

Portaria nº 46/2022- RET/IFSP DE 25/04/2022

Implementação do Programa de Gestão na modalidade de teletrabalho

Portaria nº 36/2022 - RET/IFSP, DE 13/01/2022

Implementação do Programa de Gestão na modalidade de teletrabalho

Comunicado nº 01/2022-DGP/PRD

Agendamento e Homologação de férias : Módulo Sou.Gov Líder

 

2021

Comunicado nº 47/2021- DGP-PRD

Portaria nº 5.612/IFSP, de 13 de outubro de 2021 - Novas orientações sobre a retomada das atividades presenciais nos câmpus
e na Reitoria do IFSP. 

Comunicado nº 44/2021 DGP-PRD

Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 54, de 20/05/ 2021 sobre Registro de Greve

Comunicado nº 38/2021- DDGP/DGP

Novas orientações sobre a retomada das atividades presenciais

Comunicado nº 37/2021- DDGP/PRD

Retomada de atividades presenciais nos câmpus e Reitoria IFSP

Comunicado nº 36/2021 DDGP/DGP

Agendamento de férias do Exercício 2022 via módulo “Férias” do SIGEPE

Comunicado nº 34/2021-DDGP-DGP

Ação fraudulenta (golpe) em recebimento de Precatórios /RPV

Comunicado nº 33/2021-DDGP-DGP

Fluxos e procedimentos processos de alteração de regime de trabalho docente.

Comunicado nº 22/2021-DDGP-DGP

Fluxo e procedimentos para processos de Função de Apoio a Gestão

Comunicado nº 20/2021- DDGP/DGP

Disponibilização do aplicativo SouGov e desativação do Sigepe servidor e pensionista

Instrução Normativa nº 01/2021-PRO-DI

Regulamenta os Procedimentos para afastamento, autorização e licença ao pesquisador público

Comunicado nº 16/2021-DDGP/DGP

Concessão do benefício de auxílio-natalidade aos servidores públicos adotantes

Comunicado nº 12/2021-DDGP//DGP

Movimentação de servidores - Edital IFSP nº 480/2020, retificado pelo Edital n 482/2020

Comunicado nº 11/2021- DDGP/DGP

Prorrogação de prazo para o Recadastramento Anual de Saúde Suplementar 2021

Comunicado nº 10/2021 DDGP/DGP

Recadastramento Anual de Saúde Suplementar 2021

 

2020

Portaria nº 4389 de 21 de dezembro de 2020

Programa de Promoção a Qualidade de Vida do Servidor

 Comunicado nº 13/2020- DDGP-DGP

Acesso ao Atestado Web por desktop(computador)

Comunicado nº 10/2020 -DDGP/DGP

Alteração de Férias devido a eventual mudança do calendário acadêmico

Comunicado nº 09/2020- PRO-DI/RET/IFSP

Novos critérios: pagamento de auxílio-transporte, adicional noturno, adicionais ocupacionais, modificação de período de férias e de jornada de trabalho para os servidores em trabalho remoto e/ou grupo de risco durante o surto da Covid-19.

 Comunicado nº   08/2020- DDGP-DGP

Implantação Atestado Web

Comunicado nº 08/2020- PRO-DI

Concessão de Adicional Noturno e Reprogramação de Férias durante o surto da Covid-19.

Comunicado nº 02/2020-DADP-DGP

Licença Gestante para mães de prematuros.

Comunicado nº 02/2020- PRO-DI 

Suspensão temporária de auxílio-transporte, adicional noturno, adicionais ocupacionais, modificação de período de férias e de jornada de trabalho para os servidores em trabalho remoto e/ou grupo de risco durante o surto da Covid-19.

Comunicado nº 01/2020-DACP-DGP

Agendamento de Férias do Exercício de 2021- Modulo Férias Web-Sigepe

Comunicado nº 01/2020- CLN-DGP

Nova data de concessão de Licença para Atividades Politicas -Eleições 2020

Comunicado nº 07/2020- DGP

Instruções sobre Registro de Frequência devido ao surto de Covid-19

 

2019

Instrução Normativa nº 002 /2019

Procedimentos para Registro de Frequência -SUAP

 

2018

Comunicado nº 32/2018 DGP

Obrigatoriedade de utilização do módulo “Férias Web” para agendamento e/ou alteração de férias no âmbito do IFSP.

 

2016

Comunicado nº 004/2016 DAGP

Agendamento de férias para servidores afastados para licença capacitação

 

2015

Comunicado nº 41/2015-DAGP

Controle de frequência dos professores substitutos e temporários.

Comunicado 003/2015 - SCDP

Comunica sobre o Ressarcimento de Passagens Rodoviárias pagas pelo proposto.

Comunicado nº 10/2015 - DDGP

Comunica sobre as progressões por capacitação profissional dos servidores integrantes do Plano de Carreira dos Servidores Técnicos-Administrativos das Instituições Federais de Ensino (PCCTAE).

Comunicado nº 45/2015 - DAGP

Simplificação de exigências na entrega de comprovante de endereço que não estiver em nome do servidor.

Comunicado nº 46/2015 - DAGP

Atualização Cadastral de Endereço

Comunicado nº 47/2015 - DAGP 

Inclusão de dependentes

Comunicado nº 48/2015 - DAGP

Retificação do Comunicado 047/2015 - DAGP - Inclusão de dependentes para fins de acompanhamento de pessoa da família.

Comunicado nº 53/2015-GCPP/DAGP 

Instruções gerais de férias, referente 2016.

 

2011

Orientação Normativa SRH nº 02 de 23/02/2011

Regras e procedimentos Sipec-férias

Sumário

 

O SIGEPE - Portal de Serviços do Servidor é mantido pelo Governo Federal e possui informações sobre a vida funcional.

 Primeiro acesso

Após acessar o SIGEPE, clique em acesso SIGAC.

SIGEPE SIGAC pagina inicial

 

Será exibida a tela abaixo. Em "Precisa de Ajuda", selecione primeiro acesso.

SIGAC primeiro acesso

 

Na próxima tela, informar número do CPF, código da imagem e continuar.

SIGAC primeiro acesso identificacao do usuario

 

Seguir instruções da tela.

 

Recuperar senha

Após acessar SIGEPE, clique em acesso SIGAC.

SIGEPE SIGAC pagina inicial

 

Será exibida a tela abaixo. Em "Precisa de Ajuda", selecione esqueci minha senha.

SIGAC primeiro acesso

Seguir instruções da tela. Será encaminhado um e-mail com a nova senha para o endereço eletrônico cadastrado. Agendamento de férias ainda é feito pelo Sigepe.

 

Contracheque

Para visualização do contracheque, acesse SOUGOV , siga os passos indicados no Comunicado 20/2021 DDGP-DGP(arquivo em pdf, tamanho 112 kb).

A prévia do contracheque é importante para verificar, antecipadamente, se os lançamentos efetuados estão corretos.

Como a prévia do contracheque fica disponível, para consulta, por pouco tempo, o aplicativo SouGov.br enviará um alerta (push) para avisá-lo. 

1º) Para consultar a prévia do seu contracheque, clique no símbolo ao lado de "Prévia":

previa_sougov.PNG

 

  

 

 

2º) Ao clicar em "Meus Contracheques" serão apresentadas informações mais detalhadas:Para acesso ao último contracheque, selecionar o ícone, conforme abaixo:

  

previa_sougov1.PNG

 

 

 

Comprovante de Rendimentos

Para visualização do contracheque, acesse SOUGOV

1º) É importante, antes de acessar o seu comprovante de rendimentos, verificar seu vínculo, caso tenha mais de um. Na seta ao lado de “Órgão – Uorg – Matrícula”, você pode selecionar o vínculo atual ou o anterior: 

 

informe_rendimentos.PNG

 

 

 

 

 

2º) Após confirmar se o seu vínculo está correto, vá para o “AutoAtendimento” e clique em “Rendimentos IRPF”:

 

informe_rendimentos1.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º) Clique na seta ao lado para escolher o ano desejado e para gerar o arquivo do documento, clique na seta ao lado de "Comprovante de Rendimentos"

 

informe_rendimentos_2.PNG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º) Caso queira enviar o comprovante de rendimentos para o whatsApp ou e-mail, clique nos três pontinhos, depois em “Enviar arquivo” e escolha a opção desejada:

informe_rendimentos3.PNG

 

  

 Desbloqueio de Usuário

 
As solicitações de desbloqueio de usuário no SIGEPE deverão ser encaminhadas exclusivamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo o nome completo e CPF do servidor interessado.


Comunicamos ainda que as solicitações serão atendidas no prazo de três dias úteis.