Objetivo

O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Hortolândia tem o objetivo de formar, para atuar na Educação Básica (ensino fundamental – anos finais, ensino médio) e nas modalidades ensino profissionalizante, educação de jovens  adultos e educação a distância, um professor crítico, reflexivo, autônomo e apto para desenvolver seu trabalho no contexto sócio-histórico contemporâneo.

Perfil profissional do egresso

O Licenciado em Matemática é um profissional capaz de atuar na docência da educação básica, podendo dar prosseguimento nos estudos, dominando os conhecimentos teóricos e práticos, matemáticos e pedagógicos. Está preparado para lidar tanto com questões referentes à prática pedagógica quanto com a realização de projetos coletivos dentro da escola, elaboração de propostas de ensino, participação no desenvolvimento curricular, participação e atuação na administração  escolar, utilização das novas tecnologias e desenvolvimento de pesquisas sistemáticas e metodológicas relacionadas à prática. Desenvolve estratégias de ensino que favorecem a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos. Percebe a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.

Identificação do curso

  • Abertura: 1º Semestre de 2017;
  • Tempo de conclusão: 4 anos ( 8 semestres);
  • Número de vagas: 40 vagas anuais;
  • Período: Noturno;
  • Modalidade: Presencial;
  • Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Carga horária : 

A carga horária total do curso é de 3283 horas e está dividida em: 

  • 2883 horas de formação específica, das quais 411,9 são dedicadas à Prática como Componente Curricular (PCC);
  • 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado obrigatório, nas áreas de formação do curso; 

Documentos

DOCUMENTOS GERAIS

PPC 2019

 PPC 2023

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM)

 

O Laboratório de Ensino de Matemática é um espaço educativo específico para a realização de pesquisas, experiências e aulas de matemática. Além de ser um local para guardar materiais de ensino, também é reservado para os(as) docentes planejarem suas aulas e atividades, tendo um rol de materiais à sua disposição e, assim, discutirem projetos, tendências e inovações. Também é um local para criação, produção e desenvolvimento de materiais didáticos que possam auxiliar a prática pedagógica docente, potencializando ou transformando o ensino de matemática.

O Laboratório de Ensino de Matemática do câmpus Hortolândia conta com materiais pedagógicos tais como: sólidos geométricos, jogos, tangrans, material dourado, dentre outros. É utilizado tanto para o curso de Licenciatura em Matemática quanto para os outros cursos que têm disciplinas de Matemática em seu currículo, como os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Na Licenciatura em Matemática, as disciplinas atendidas são: Laboratório de Ensino de Matemática; Práticas Docente I, II, III e IV; História da Matemática; História da Ciência e da Tecnologia; Tecnologias da Informação no Ensino da Matemática.

Além dos materiais descritos abaixo, o Laboratório de Ensino de Matemática conta com livros didáticos, paradidáticos e de literaturas de divulgação matemática; bem como com materiais produzidos pelos(as) estudantes em atividades de Semanas Nacionais de Ciências e Tecnologia, de Semanas da Matemática, dentre outras. Também, o LEM possui 10 notebooks e 10 HDs externos para uso dos(as) professores(as) e estudantes em trabalhos das disciplinas e outros projetos.

Equipamentos do LEM

Equipamento

Quantidade

Ábaco

1

Área do Círculo

6

Área do Círculo de Feltro

1

Área dos Polígonos

6

Apostila Ensino Fundamental

1

Apostila Ensino Médio

1

Área dos Polígonos

1

Jogo Avançando com o Resto

5

Boliche

1

Bolas de sinuca

4

Cilindro

1

Cubo da Soma

10

Ciclo Trigonométrico

11

Ciclo Trigonométrico Imantado

1

Ciclo trigonométrico com triângulos

1

Damas

5

Dominó da Divisão

1

Dominó de Equações

5

Dominó 4 operações

1

Frações Circulares + Prancha c/ estudo de Ângulos

10

Estudo dos ângulos

5

Fichas 2 Cores

10

Frações circulares

1

Ficha 2 Cores E.V.A.

20

Geoplano Circular

10

Geoplano Quadrado

10

Jogando com as 4 Operações

5

Jogando com a Álgebra

12

Kit Álgebra

6

Kit Álgebra de Feltro

1

Kit Áreas e Volumes

20

Kit Geometria Plana

5

Kit polinômios

1

Material Dourado

2

Mosaico

6

Mosaico de feltro

1

Mandala Trigonométrica

10

Notebooks (especificar)

10

Numeral e quantidade com Libras

1

Probabilidado

6

Polinômios com Prancha

10

Produto com dadinhos

7

Prancha para Gráficos

11

Prancha para Gráficos

10

Pirâmide

3

Poliminós

5

Produto de Polinômios

19

Prisma

4

Prancha Trigonométrica

11

Quadro Verde

1

Jogo da Roleta Matemática

5

Relações Métricas dos Triângulos Retângulos

2

Roleta Matemática

5

Sólidos Geométricos

7

Sólidos geométricos planificados

9

Torre de Hanói

6

Tangram Quadrado

1

Tangram Quadrado de Feltro

1

Triângulos retângulos

6

Trigominó

5

Xadrez Escolar

25

 

 

 

 

 

Residência Pedagógica

 

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Objetivos

  1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
  3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
  4. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional;
  5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Como funciona

  • Os projetos institucionais a serem apoiados pela CAPES no âmbito do PRP serão selecionados por meio de editais, os quais estabelecerão os requisitos e os procedimentos atinentes à participação das IES interessadas.
  • O projeto institucional deve ser desenvolvido pela IES de maneira articulada com as redes de ensino e com as escolas públicas de educação básica, contemplando diferentes aspectos e dimensões da residência pedagógica.
  • O PRP será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal e as IES selecionadas, formalizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado entre a CAPES e cada IES participante, bem como pela adesão ao PRP pelas redes de ensino mediante habilitação de suas unidades escolares para participarem como escolas-campo.

Modalidades de bolsa

No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:

  1. Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);
  2. Coordenador Institucional: para o docente da IES, responsável pela execução do projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
  3. Docente Orientador: para docente da IES responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes de seu núcleo de residência pedagógica, no valor R$1.400,00 (mil e quatrocentos reais);
  4. Preceptor: para professor da escola de educação básica responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

 

Você encontra mais informações e documentação oficial no site da Capes pela Plataforma gov.br.

O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de
educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

 O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

Os coordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais de R$ 1,2 mil. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 350 e os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600 por mês.

Podem apresentar propostas de projetos de iniciação à docência instituições federais e estaduais de ensino superior, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia com cursos de licenciatura que apresentem avaliação satisfatória no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os estabelecimentos devem ter firmado convênio ou acordo de cooperação com as redes de educação básica pública dos municípios e dos estados, prevendo a participação dos bolsistas do Pibid em atividades nas escolas públicas. 

 Editais e Maiores informações pode ser acessadass no site institucional do IFSP e também no site do MEC