Conheça os editais encerrados relacionados a Coordenadoria de Extensão, do IFSP Câmpus Hortolândia. 

2013| 2014| 2015| 2016|2017|2018|2019

2019

2018

 

 

2017

 

2016

  • Edital HTO n.º 31/2016 - Chamada para projetos de extensão para o ano de 2017 (Arquivo em pdf, Tamanho 371.21 MB) 
  • Edital HTO n.º 27/2016 - 2ª chamada Processo Seletivo para cursos de extensão 2º semestre de 2016 (Arquivo em pdf, Tamanho 462.68 KB)
  • Edital HTO n.º 26/2016 - Altera o cronograma do Processo Seletivo para cursos de extensão 2º semestre de 2016 (Arquivo em pdf, Tamanho 462.68 KB)
  • Edital HTO n.º 25/2016 - Resultado Processo Seletivo para cursos de extensão 2º semestre de 2016 (Arquivo em pdf, Tamanho 2.27 MB)
  • Edital HTO n.º 24/2016 - Processo seletivo para cursos de extensão 2º semestre de 2016 (Arquivo em pdf, Tamanho 2.16 MB )
  • Edital HTO n.º 22/2016 - Chamada pública para captação de apoio à realização da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e Mostra de Arte e Cultura (Arquivo em pdf, Tamanho 4.64 MB ) 
  • Edital HTO n.º 20/2016 - Resultado da seleção de bolsistas de extensão - projetos ComunicaJovemIFSP e English is Fun (Arquivo em pdf, Tamanho 292.23 kb )
  • Edital HTO n.º 19/2016 - Resultado da seleção de bolsistas de extensão - projeto Oficina de Dança no Câmpus (Arquivo em pdf, Tamanho 264,49 KB)
  • Edital HTO n.º 18/2016 - Seleção de bolsistas de extensão (Arquivo em pdf, Tamanho 1,57 MB)
  • Edital HTO n.º 17/2016 - Resultado Seleção de projetos de extensão (Arquivo em pdf, Tamanho 358,24 KB)
  • Edital HTO n.º 15/2016 - Seleção de Bolsistas - Bolsa Extensão (Arquivo em pdf, Tamanho  1,55 MB)
  • Edital HTO n.º 14/2016 - Seleção de projetos de extensão com concessão de bolsa discente (Arquivo em pdf, Tamanho  1,84 MB)
  • Edital HTO n.º 13/2016 - Resultado seleção de bolsistas edital n.º 08/2016 (Arquivo em pdf, tamanho 331,72 KB)
  • Edital HTO n.º 12/2016 - Resultado seleção de bolsistas edital n.º 04/2016 (Arquivo em pdf, tamanho 308,08 KB)
  • Edital HTO n.º 11/2016 - Resultado do edital HTO n.º 10/2016 - Processo seletivo para Cursos de Extensão (Arquivo em pdf, tamanho 170,26 KB)
  • Edital HTO n.º 10/2016 - Processo seletivo para cursos de extensão (Arquivo em pdf, tamanho 1,26 MB)
  • Edital HTO n.º 09/2016 - Resultado do edital HTO n.º 03/2016 - Processo seletivo para Cursos de Extensão (Arquivo em pdf, tamanho 1,05 MB)
  • Edital HTO n.º 08/2016 - Seleção de bolsistas (Arquivo em pdf, tamanho 1,68 MB)
  • Edital HTO N.º 07/2016 - Resultado do edital HTO n.º 01/2016 - Resultado da seleção de projetos de extensão com concessão de bolsa discente (Arquivo em pdf, tamanho 386,55 KB)
  • Edital HTO n.º 04/2016 - Seleção de bolsistas (Arquivo em pdf, tamanho 1,6 MB)
  • Edital HTO n.º 03/2016 - Processo seletivo para cursos de extensão (Arquivo em pdf, tamanho 1,23 MB
  • Edital HTO n.º 01/2016 - Seleção de projetos de extensão com concessão de bolsa discente (Arquivo em pdf, tamanho 2,8 MB)

 

 2015

2014

  • Edital HTO n.º 23/2014 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 111,11 KB)
  • Edital HTO n.º 22/2014 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 424,04 KB)
  • Edital HTO n.º 18/2014 - Seleção de bolsistas bolsa extensão (Arquivo em pdf, tamanho 1007,38 KB)
  • Edital HTO n.º 13/2014 - Seleção de bolsistas bolsa extensão (Arquivo em pdf, tamanho 1,4 MB)
  • Edital HTO n.º 12/2014 - Seleção simplificada interna para equipe do pronatec (Arquivo em pdf, tamanho 207,66 KB)
  • Edital HTO n.º 07/2014 - Processo seletivo simplificado para seleção de bolsistas (Arquivo em pdf, tamanho 1,26 KB)
  • Edital HTO n.º 02/2014 - Processo seletivo simplificado para seleção de bolsistas (Arquivo em pdf, tamanho 1,64 KB)

 

2013

  • Edital HTO n.º 15/2013 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 271,12 KB)
  • Edital HTO n.º 10/2013 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 277,45 KB)
  • Edital HTO n.º 06/2013 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 252,01 KB)
  • Edital HTO n.º 05/2013 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 253,05 KB)
  • Edital HTO n.º 02/2013 - Processo seletivo para curso de formação inicial e continuada (Arquivo em pdf, tamanho 214,07 KB)

Empenho: 2017NE000002

Processo: 23439.0018777/2016.49

Projetos em desenvolvimento em 2019

 

Projeto Coordenador(a) Edital
AfroIF e Casa Quilombola: Arte, Literatura, Lazer e Empreendedorismo Social Caroline Feitosa Jango Edital PRX n.º 147/2019
Café Filosófico Marival Balduíno dos Santos Edital HTO n.º 042/2018

Cine-debate II: a questão africana, afro-brasileira e indígena em pauta

Davina Marques Edital HTO n.º 042/2018
Costurando Oportunidades e Construindo Novos Horizontes Caroline Feitosa Jango Edital PRX n.º 218/2019
Comunic@Jovem: Educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede Rodrigo Crivelaro Edital HTO n.º 042/2018

Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional e Técnológico (EPT)

Cássia Moretti Edital HTO n.º 042/2018
Fomento ao uso das tecnologias sociais pelo IFSP Campus Hortolândia como instrumento de interação com a comunidade e disseminação da cultura de inovação e inclusão social Luiz Claudio Marangoni Edital HTO n.º 042/2018
Formação continuada em matemática para professores do Ensino Fundamental anos iniciais Kenia Cristina Pereira Silva Edital PRX n.º 147/2019

Hora Literária:conversas sobre livros e autores

Nirlei Maria Oliveira Edital HTO n.º 042/2018
Horta Experimental: saberes e sabores: saberes e sabores Douglas Beiro Edital HTO n.º 042/2018

Mata ciliar: teoria e prática

Douglas Beiro Edital HTO n.º 042/2018

Memórias II: encontros com raízes africanas e indígenas

Davina Marques Edital HTO n.º 042/2018

Palavras Temperadas: os sabores e as memórias gastronômica na literatura

Nirlei Maria Oliveira Edital HTO n.º 042/2018
ParticipAÇÃO: protagonismo juvenil em grêmio estudantil Rodrigo Crivelaro Edital HTO n.º 042/2018

 

 

 

AfroIF e Casa Quilombola: Arte, Literatura, Lazer e Empreendedorismo Social

O projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Câmpus Hortolândia, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Hortolândia. A ação objetiva promover a valorização da cultura africana e afro-brasileira, bem como desenvolver ações formativas para inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade a qual o Câmpus está localizado. Para tanto, serão realizadas diversas oficinas destinadas ao público atendido em programas sociais organizados pelas secretarias mencionadas. Tais oficinas foram elaboradas em parceria com a prefeitura de forma a atender a demanda solicitada e serão desenvolvidas a partir das seguintes temáticas: arte, literatura, lazer e empreendedorismo social, tendo como eixo a cultura africana e afro-brasileira. As atividades ocorrerão no espaço municipal Casa Quilombola, localizado no centro da cidade. Com essa ação esperamos que o público atendido possa acessar conhecimentos relevantes à sua formação humana e profissional de forma significativa, visando a inclusão social e a promoção da valorização da diversidade étnico-racial. 

 

Café Filosófico

O projeto “Café Filosófico: um papo legal sobre a vida cotidiana” quer ser uma atividade voltada para o corpo discente, docente e demais servidores do Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia, bem como a comunidade externa, em atendimento a um chamado do Edital PRX nº 042 - Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP 2018 O projeto foi desenvolvido no Campus Hortolândia, no ano de 2016, com uma adesão e aceitação do público alvo. Teve sua duração de março a setembro de 2016. O nome ‘Café Filosófico’ remonta a uma tradição existente desde pelo menos a década de 1990, originalmente francesa, de encontros informais em que se discutem ideias, animados por uma pessoa de formação intelectual, geralmente (mas não sempre) um professor de Filosofia. Tal projeto visa um vínculo institucional de extensão, mas visa, em especial, abordar a filosofia de forma viva e dinâmica, tornando-a mais próxima da vida das pessoas, especialmente às que a desconhece. O ser humano é naturalmente um filósofo. O fazer perguntas básicas (questionamentos)é o que o move e dá sentido à sua vida. A proposta é realizar mensalmente o evento no campus. O turno preferencial será o vespertino,podendo realizá-lo em outro turno fora do campus, ofertando-o de forma itinerante nas escolas da cidade de Hortolândia. Diferente de 2016 e, com uma tônica nova, queremos propor discussão tendo um tema norteador. Para este ano, o tema será a Tolerância, importante para a vida em sociedade.

 

Cine-debate II: a questão africana, afro-brasileira e indígena em pauta

O projeto Cine-debate II: a questão africana, afro-brasileira e indígena em pauta pretende propor reflexões sobre a questão africana, afro-brasileira e indígena no câmpus tomando como ponto de partida produções cinematográficas, televisivas, videoartes e demais produtos audiovisuais relacionados à temática do projeto. As obras serão apresentadas aos participantes em sessões mediadas por intermédio dos bolsistas e da professora responsável pelo projeto, com o intuito de funcionar para a promoção de sensibilidade à causa da cidadania e da democracia, a fim de fortalecer práticas que combatam o preconceito e as discriminações. Além disso, trata-se de criar, no câmpus, um espaço privilegiado de cultura, com acesso à comunidade externa.

 

 

Costurando Oportunidades e Construindo Novos Horizontes

O presente projeto é uma iniciativa constituída para integrar o Programa Mulheres do IFSP. É, portanto, uma iniciativa destinada às mulheres em situação de vulnerabilidade social, com pouca ou nenhuma escolaridade. Tal proposta tem por foco viabilizar um conjunto de ações para proporcionar a formação profissional dessas mulheres visando o seu ingresso no Mundo do Trabalho e, consequentemente, a sua emancipação social e financeira. Para tanto, no bojo das ações desenvolvidas teremos um curso de extensão em costura e empreendedorismo, um ciclo de oficinas de dança, um ciclo de oficinas sobre mundo do trabalho e uma feira de economia solidária. A ação será desenvolvida pelo Câmpus Hortolândia em parceria com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, com a Associação de Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião e com o Ponto de Cultura Caminhos, a fim de oferecer a comunidade hortolandense uma gama de possibilidades formativas que possibilitem a construção de novos horizontes e perspectivas de vida. 

 

 

Comunic@Jovem: Educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede

 

O projeto Comunic@ Jovem:educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede tem por objetivo criar uma rede de coletivos jovens de educomunicação no IFSP-HTO e em escolas públicas de Hortolândia fomentando a democratização dos meios de comunicação e o protagonismo juvenil. Através da rede de coletivos, os jovens educomunicadores poderão produzir e disseminar conteúdos relacionados às escolas, ao município, a região e a temas de seu interesse utilizando diversas mídias e técnicas de comunicação, do jornalismo social, comunitário e colaborativo. A formação em direitos humanos e o reconhecimento da cultura e comunicação como direitos da juventude são vistos como essências na formação de educomunicadores visando a democratização dos meios e da cultura de paz.

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional e Técnológico (EPT)

Parte-se do pressuposto que os alunos da Educação de Jovens e Adultos do ensino fundamental têm pouca ou quase nenhuma oportunidade de qualificação com conhecimentos ligados as áreas de tecnologias. Tendo em vista tratar-se de um público que por vários motivos não teve acesso à escolarização na idade oportuna, o que dificulta ainda mais a oportunidade de uma qualificação profissional. Desta forma, busca-se a partir de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Hortolândia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia, desenvolver cursos, minicursos, oficinas e palestras, relacionadas a qualificação profissional para alunos da Educação de Jovens e Adultos da EMEF Amanda I CAIC, na cidade de Hortolândia. O Projeto, além de oferecer as oportunidades ligadas ao mundo do trabalho aos discentes da EJA, também busca auxiliar a aproximação deste público com os professores da EBTT para um melhor desempenho destes docentes em cursos a serem ofertados em PROEJA já aprovados em PDI para o exercício de 2020.

 

Fomento ao uso das tecnologias sociais pelo IFSP Campus Hortolândia como instrumento de interação com a comunidade e disseminação da cultura de inovação e inclusão social.

Tecnologias sociais podem ser definidas como um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida (INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL, 2009). Assim sendo, sua aplicabilidade dentro das políticas de Extensão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia mostra-se alinhada à sua missão institucional de disseminação da cultura da inovação e inclusão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. O campus Hortolândia atua oferecendo à comunidade cursos nos eixos tecnológicos de controle e processos industriais e de informação e comunicação, além de licenciatura. Tal atuação contribui para difusão da chamada tecnologia convencional nos termos definidos pela UNESCO como “[...] o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos diretamente aplicáveis à produção ou melhoria de bens ou serviços” (UNESCO, 2009). Além desta atuação, há o desejo e a necessidade de oferecer às comunidades internas e externas, elementos conceituais e práticas no aprendizado da Ciência e da Tecnologia que adquiram significado, utilidade e ou soluções que tenham concreticidade no contexto das comunidades acadêmica e externa, atendendo também às suas demandas. Este projeto visa oferecer à comunidade interna e externa, por meio de palestras, oficinas e workshops, ferramentas práticas e conceituais que estimulem a cultura da inovação tecnológica com foco na busca de soluções aos problemas da comunidade e que estimulem a criatividade e as metodologias de aprendizagem ativa.

 

 

Formação continuada em matemática para professores do Ensino Fundamental anos iniciais

Este projeto tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores da rede municipal de Hortolândia. Entende-se formação continuada como um processo crítico-reflexivo do saber docente, mais especificamente, no caso deste projeto, o saber docente para o ensino da Matemática. O intuito é o de oferecer aprofundamento nos conteúdos e metodologias utilizados para o ensino de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto surgiu de uma parceria estabelecida entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Hortolândia e a Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia. A ação tomará como ponto de partida as demandas apresentadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da secretaria e será desenvolvida por meio de oficinas que serão oferecidas aos professores da rede.

 

Hora Literária:conversas sobre livros e autores

O projeto de extensão Hora Literária:conversas sobre livros e autores tem por objetivo geral oferecer possibilidades para o desenvolvimento da formação de leitores e o estímulo à leitura junto aos alunos do ensino médio do município de Hortolândia. O projeto pretende estabelecer um espaço para a leitura voluntária e o compartilhamento através de estratégias de mediação, priorizando as competências da leitura, escrita e comunicação, utilizando-se de ações com criatividade, participação e o prazer da leitura por parte dos estudantes.

Horta experimental: saberes e sabores

O Projeto “Horta Experimental: saberes e sabores” tem como escopo principal a elaboração de saberes em torno da construção de uma horta comunitária no Câmpus Hortolândia (IFSP).

 

 

Mata ciliar: teoria e prática

Os rios fazem parte da História humana. Rios famosos estão presentes nas principais civilizações do passado: Tigre, Eufrates, Nilo, Ganges, etc. Avançando no tempo, a sociedade pós-revolução industrial tem causado muitos impactos negativos sobre os cursos d’águas, mesmo sabendo de sua enorme importância social e ambiental. Mirando os rios de nossa comunidade, perguntamos: como estão? A qualidade de suas águas? Servem para abastecimento? Têm matas ciliares? Pensando nisso, as matas ciliares são ambientes que protegem os rios da erosão, favorecem a biodiversidade, facilitam o fluxo gênico, etc. Sobre suas condições ambientais: está degradada? É biodiversa, a ponto de poder fornecer mudas de espécies arbóreas para outras áreas em recuperação? O foco deste projeto é construir práticas e saberes sobre matas ciliares.

 

 

Memórias II: encontros com raízes africanas e indígenas

Trata-se de resumo de 10 horas semanais de dois bolsistas, multiplicado por 8 meses de projeto, realizando o cronograma de atividades proposto. São ações de extensão do nosso projeto: a. Sensibilização com exibição de filmes: um documentário sobre a diversidade indígena brasileira e outro sobre a diversidade africana; b. Rodas de conversa Memórias africanas e Memórias Indígenas - com mães, avós de alunos e servidores (Encontros com Angola: a partir de um aluno angolano do Curso de Licenciatura, fazer a aproximação do grupo que vive na cidade para conhecer suas histórias); c. Exposição de fotos e textos produzidos pelos alunos sobre os temas; d. Material disponibilizado pelo nosso projeto Comunic@JovemIFSP, rádio e jornal. Etapa 1 – Levantamento das informações e convocação dos participantes a) Organizar reuniões com os participantes para a estruturação, distribuição de atividades e orientações quanto à execução do projeto; b) Identificar e selecionar o bolsista do projeto; c) Buscar parcerias e colaboradores nas escolas, associações de bairros, grupo de escritores, Secretarias de Educação, Cultura, etc. para contribuir com o projeto. Convidar, em especial, membros do grupo de angolanos residentes na cidade. Etapa 2 – Coleta de narrativas (com o bolsista) a) Gravar ou registrar de forma escrita as participações de membros da comunidade. Etapa 3 – Organização do material (com o bolsista) a) Apresentar o material à comunidade em evento para isso destinado; b) Definir como será divulgado o material. Etapa 4 – Avaliação (com o bolsista) a) Organizar a avaliação geral do projeto; b) Elaborar relatório, conforme cronograma da PRX.

 

 

Palavras Temperadas: os sabores e as memórias gastronômica na literatura

O projeto tem objetivo estimular a leitura e a identificação da relação dos textos com a comida, nas diversas formas como são tratadas e apresentadas pelos autores, seja pelo requinte do paladar, pela forma de elaboração das receitas e degustação, ou seja pela ausência da comida como tema de várias obras. Além deste objetivo, pretende-se estimular o resgate através da escrita das memórias gastronômicas dos participantes e a elaboração de um cardápio literário.

 

 

ParticipAÇÃO: protagonismo juvenil em grêmio estudantil

O projeto tem por objetivo a criação de rede de Grêmios estudantis, possibilidade a formação e a produção de conteúdos para utilização em espaços estudantis, reconhecendo os Grêmios como um espaço de resistência, atuação e formação de lideranças jovens.

 

2019|2018|2017 |2016| 2015| 2014

 

2019

Estudante Curso Responsável Edital Projeto
Allyson Lucas de Oliveira Rocha ELE Luiz Claudio Marangoni Edital HTO n.º 42/2018 Fomento ao uso das tecnologias sociais pelo IFSP Campus Hortolândia como instrumento de interação com a comunidade e disseminação da cultura de inovação e inclusão social
André Marques de Santana MSI Caroline Feitosa Jango Edital PRX n.º 147/2019 AfroIF e Casa Quilombola: Arte, Literatura, Lazer e Empreendedorismo Social
Camilla Davanço Prudêncio INF Rodrigo Crivelaro Edital HTO n.º 42/2018 ParticipAÇÃO: protagonismo juvenil em grêmio estudantil
Camila Ramos Zulian INF Davina Marques Edital HTO n.º 42/2018 Cine-debate II: a questão africana, afro-brasileira e indígena em pauta
Gabriela Pereira Salomão INF NIrlei Maria Oliveira Edital HTO n.º 42/2018 Palavras Temperadas: os sabores e as memórias gastronômica na literatura
Gabriel Esteves Cipriano  MEC Douglas Beiro Edital HTO n.º 42/2018 Horta Experimental: saberes e sabores:
Giovanna Ferreira dos Santos INF Rodrigo Crivelaro Edital HTO n.º 42/2018 Comunic@Jovem: Educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede
Ivani Lucimar de Carbalho MAT Kênia Cristina Pereira da Silva Edital PRX n.º 147/2019 Formação continuada em matemática para professores do Ensino Fundamental anos iniciais
Jayni dos Santos Borges MEC Nirlei Maria Oliveira Edital PRX n.º 147/2019 Hora Literária:conversas sobre livros e autores
Jenifer Gomes Ramalho AUT Davina Marques Edital HTO n.º 42/2018 Memórias II: encontros com raízes africanas e indígenas
Jennifer Moreira Zambianco INF Douglas Beiro Edital HTO n.º 42/2018 Horta Experimental: saberes e sabores
Luana Mayara Rosa da Silva ELE Caroline Feitosa Jango Edital PRX n.º 218/2019 Costurando Oportunidades e Construindo Novos Horizontes
Matheus Carriel da Silva MEC Douglas Beiro Edital HTO n.º 42/2018 Mata ciliar: teoria e prática
Murilo Teixeira da Silva Santos MAT Cássia Moretti Edital HTO n.º 42/2018 Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Profissional e Técnológico (EPT)
Welber de Oliveira Alves AUT Marival Balduíno de Santana Edital HTO n.º 42/2018 Café Filosófico

 

2018

Estudante Curso Responsável Edital Projeto
Bruno Camargo Martins INF Lucas Ferreira Rosa Penha/ Alberto Luis HTO 43/2018 IFormação - Um jornal com a nossa cara
Camila Davanço INF Rodrigo Crivelaro HTO 43/2018 Novas Ondas no Rádio
Carlos Eduardo Fernandes de Santana INF Flávio Margarito Martins de Barros HTO 43/2018 Desenvolvimento de um banco de questões de física
Carolaine de Jesus Xavier AUT Rodrigo Crivelaro 903/2017 Comunic@Jovem
Fernanda Silva Grigório AUT Davina Marques HTO 43/2018 Experimentações escritas e imagéticas, questões adrodescendentes e indígenas
Gabriel Santos Almeida AUT Lucas Ferreira Rosa Penha/ Alberto Luis HTO 43/2018 IFormação - Um jornal com a nossa cara
Guilherme Pires Pinheiro AUT Marival Baldoíno de Santana HTO 43/2018 Café Filosófico
Isabela da Fonseca AUT Rodrigo Crivelaro NEABI Memórias: encontros com raízes africanas e indígenas
Jady Fortunato Ruas MEC Priscila Benar/ Danilo Ferreira Pinto Fluxo Contínuo Recicla Horto! Educação ambiental, coleta seletiva e cidadania participativa no IFSP- Hortolândia
Jayni Santos Borges MEC Douglas Beiro Fluxo Contínuo Projeto Horta Experimental
Jhonny Ribeiro da Silva AUT Davina Marques HTO 43/2018 Experimentações escritas e imagéticas, questões adrodescendentes e indígenas
Larissa da Cruz Chiquito Ortega ADS Rodrigo Crivelaro 903/2017 Comunic@Jovem
Matheus Vicente Bertos INF Flávio Margarito Martins de Barros HTO 43/2018 Desenvolvimento de um banco de questões de física
Mirella de Almeida Villas Boas MAT Davina Marques HTO 43/2018 Experimentações escritas e imagéticas, questões adrodescendentes e indígenas
Natalia Carolina Cangussu Costa MEC Rodrigo Crivelaro HTO 43/2018 Novas Ondas no Rádio
Polliana Cristo de Oliveira Roberto MEC Davina Marques NEABI Memórias: encontros com raízes africanas e indígenas
Stephani Ferreira da Silva  MEC Douglas Beiro Fluxo Contínuo Projeto Horta Experimental

2017

Estudante Curso Responsável Edital Projeto
Amanda Trubano da Silva AUT Rodrigo Crivelaro HTO 31/16 MAC: Mostra de Arte e Cultura na SNCT
Carolaine de Jesus Xavier AUT Rodrigo Crivelaro HTO 31/16 Novas Ondas no Rádio: protagonismo juvenil e educomunicação
Danielle Victória da Silva INF Juliana Fernanda da Silva HTO 31/16 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP
Divana Aparecida Josephat do Espírito Santo ADS Alan Marques da Silva 823/2016 Recicla Horto! Educação ambiental, coleta seletiva e cidadania participativa no IFSP- Hortolândia
Felipe Rocha de Oliveira INF Davina Marques NEABI Cinedebate a quesão afro-brasileira e indígena em pauta
Fernanda Silva Grigório AUT Lucas Penha HTO 31/16 O Nosso Lugar - um jornal com a nossa cara
Isabela da Fonseca AUT Rodrigo Crivelaro HTO 31/16 Novas Ondas no Rádio: protagonismo juvenil e educomunicação
Joyce Roberta Oliveira Dutra MEC Rodrigo Crivelaro HTO 31/16 MAC: Mostra de Arte e Cultura na SNCT
Juliana Cazelli Mendes Soares INF Lucas Penha HTO 31/16 O Nosso Lugar - um jornal com a nossa cara
Júlia França da Silva AUT Alan Marques da Silva 823/2016 Recicla Horto! Educação ambiental, coleta seletiva e cidadania participativa no IFSP- Hortolândia
Luiz Carlos Ribeiro Júnior INF Mauro Sala 823/2016 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO - II
Maria Verônica Raphael Batista INF Mauro Sala 823/2016 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO - II
Mirella de Almeida Villas Boas MAT Graziela Rocha Reghini Ramos NEABI Educação escolar indígena no Brasil
Polliana Cristo de Oliveira Roberto MEC Juliana Fernanda da Silva HTO 31/16 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP
Renata Gomes da Silva ADS Rodrigo Crivelaro 823/2016 JuventudeComunic@Ação:educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede
Thainara Barbosa da Silva ADS Rodrigo Crivelaro 823/2016 JuventudeComunic@Ação:educomunicação, cultura e protagonismo juvenil em rede

2016

EstudanteCursoResponsávelEditalProjeto
Aline Caroline Pedroza da Silva ELE Juliana Fernanda da Silva 592/15 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP
Amanda Caroline Pereira Rodrigues AUT Rodrigo Crivelaro HTO 18/16 Comunic@JovemIFSP
Caio Augusto Rivas ADS Stefanie F. P. Della Rosa HTO 14/16 English is Fun
Cintia Medrado Santos ADS Davina Marques HTO 1/16 Minicontos e Experimentações
Divana Aparecida Josaphat do Espírito Santo ADS Marival Balduíno Santana HTO 1/16 Café Filosófico: Papo legal sobre a vida cotidiana no Câmpus Hortolândia
Elisangela Dubiel dos Santos ADS Marina Roquette Lopreato 592/15 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO
Fábio Nonato Oliveira Santos ELE Juliana Fernanda da Silva 592/15 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP
Fabiane Corvelo de Araújo ADS Henrique Okajima Nalamoto HTO 1/16 Oficina de Dança no Câmpus
Hellen Ferreira Carneiro de Araújo ADS Guilherme Arduini HTO 1/16 Memórias em moda de viola - Mestre Chiquinho e a orquestra de violeiros de Hortolândia
Jean Vitor do Nascimento Silva INF Rodrigo Crivelaro HTO 14/16 Comunic@JovemIFSP
Juliana Cazelli Mendes Soares INF Rodrigo Crivelaro HTO 14/16 Comunic@JovemIFSP
Juliano Riccelli da Silva ADS Rodrigo Crivelaro HTO 1/16 IFSP Hortolândia - Novas Ondas no Rádio
Lilian Silva Oliveira Damasceno INF Juliana Fernanda da Silva 592/15 Concretude: Direitos Humanos, Hortolândia e o IFSP
Renata Gomes da Silva ADS Marina Roquette Lopreato 592/15 Discutindo Gênero e Diversidade no IFSP-HTO

 2015

EstudanteCursoResponsávelEditalProjeto
Andressa Martins Dias ELE Nirlei M. Oliveira 990/2014 Janelas para Poesia II
Brenda de Oliveira ELE Rodrigo Crivelaro 990/2014 IFSP-HTO: Novas ondas do Rádio
Bruno Alex de Souza INF Rodrigo Crivelaro 990/2014 IFSP-HTO: Novas ondas do Rádio
Diógenes Galileu R. de Oliveira ADS Ricardo B. Leite 990/2014 Tecnologia em Rádio Frequência
Fabio Santos de Oliveira ADS Gustavo Bartz Guedes 990/2014 Android Smart Teen
Francisco Eduardo Rodrigues da Silva INF Gustavo Bartz Guedes 990/2014 Android Smart Teen
Thaciane da Silva Aguilar INF Stefanie F. P. Della Rosa 990/2014 Clube do Livro
Thalia Costa Torres ELE Ricardo B. Leite 990/2014 Tecnologia em Rádio Frequência
Thiago Ribeiro dos Santos ELE Rodrigo Crivelaro 990/2014 IFSP-HTO: Novas ondas do Rádio
Saul Nogueira P. Paulino INF Samara S. Marques Institucional Batalha de Mangás no IFSP Campus Hortolândia
Edineide das Dores Sousa ADS Daniela Marques Institucional Apoio discente na realização da SNCT
Luis Torres Junior ADS Carlos Roberto Institucional QR code
Fernanda Karoline Queiroz Silva INF Juliana F. Silva Institucional Concretude
Samuel Gomes de Lima ADS André Constantino Institucional Instigando a participação em comunidades virtuais
Danielle Lima de Medeiros INF Ricardo B. Leite 990/2014 Tecnologia em Rádio Frequência
Vinicius R. Costa Almeida INF Stefanie F. P. Della Rosa Institucional Inglês para os olhos de todos
Paulo Teruo Izumi ADS Ricardo B. Leite 990/2014 Tecnologia em Rádio Frequência

 2014

Estudante CursoResponsávelEditalProjeto
Alan de Souza Figueiredo ELE Daniela Marques HTO.13/2014 Certificados Online: automatizando processos da CEX
Danielle Lima de Medeiros INF Gustavo Bartz Guedes HTO.13/2014 Redução do desperdício de alimentos: desenvolvimento de aplicativo para controlar e alertar a proximidade de datas de vencimentos
Denis Vitor Bueno de Almeida INF Nirlei Maria Oliveira HTO.13/2014 Janelas para a poesia
Elaine dos Santos Inf. INF André Constatino HTO.13/2014 Projeto para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Fernando Brito ADS Daniela Marques HTO.13/2014 Cantinho da Leitura
Gabriela Silva Calado Int. INF Caroline Filipe Jango Feitosa 40/2014 AfroIF
João Pedro Ribeiro Batista INF Silce Guassi HTO.13/2014 Curta no IF
Juliane Sanches Pereira Int. INF André Constatino HTO.13/2014 Projeto para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Matheus Afonso Luiz Firmiano INF Caroline Filipe Jango Feitosa 40/2014 AfroIF
Matheus Barbosa Germano Int. MEC André Constatino HTO.13/2014 Projeto para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Nara Pinheiro Bragança Int. MEC Caroline Filipe Jango Feitosa 40/2014 AfroIF
Nathalia Fernandes Melhado INF André Constatino HTO.13/2014 Projeto para realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Pablo Marcondes INF Gustavo Bartz Guedes HTO.13/2014 Redução do desperdício de alimentos: desenvolvimento de aplicativo para controlar e alertar a proximidade de datas de vencimentos
Vitor Pereira dos Santos Int. INF Daniela Marques HTO.13/2014 Certificados Online: automatizando processos da CEX
Yasmin Caroline Abreu Lourenço Int. INF Caroline Filipe Jango Feitosa 40/2014 AfroIF

 

A Comissão de curso de extensão foi estabelecida pela Portaria nº HTO.0063/2019, de 24 de junho de 2019, e tem como membros:

 

Cássia Moretti – Coordenadora de Extensão/ Presidente

Douglas Beiro - Técnico em Assuntos Educacionais  

Gabriel Leopoldino dos Santos - Docente

Kênia Cristina Pereira da Silva – Docente

Murilo Teixeira da Silva Santos - Discente