O IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo), Câmpus Hortolândia, recebe em seu auditório de 4 a 18 de abril, a "1ª Mostra Literária de Hortolândia". A exposição que é gratuita, está aberta das 9h às 21h aos alunos, docentes e a comunidade. O Instituto Federal fica localizado na Avenida Thereza Cecon Breda, s/nº, no Jardim São Pedro. Além da exposição, o Instituto Federal vai promover no dia 5 de abril, das 10h às 11h30, a 1ª Roda de Conversa com os escritores que integram a mostra. De acordo com a Coordenadora de Extensão, Nirlei Oliveira, "a ideia é proporcionar aos alunos, docentes e a comunidade em geral do Câmpus uma conversa  com os  autores sobre sua experiência no processo da escrita, a criação de personagens, revisão, edição e publicação, bem como as alegrias e angustias da escrita como profissão". Ela ainda destaca que a Mostra Literária é uma excelente  oportunidade para conhecer os escritores, dar visibilidade e promover a literatura produzida na cidade.

Cartaz da 1ª Mostra Literária de Hortolândia: de 04 a 18/abril exposição de Pôsteres; 05/04 às 10h roda de conversas com escritores de HortolândiaSegundo o organizador da mostra, o bibliotecário Rafael Antônio da Silva, a proposta é não somente valorizar a literatura hortolandense e da região como também atrair nossos leitores. "A Mostra é uma excelente vitrine para os autores da cidade e região mostrarem seus trabalhos e essa aproximação com o ambiente acadêmico, onde geralmente se consome mais literatura técnica e científica trará aos alunos um grande ganho cultural por meio da literatura, afirma.
A Secretária de Cultura Renata Belufe apoia e incentiva a circulação da exposição em outros locais além dos espaços culturais da Prefeitura. Esta parceria com o Instituto Federal possibilita levar a "1ª Mostra Literária de Hortolândia" para um espaço acadêmico e aproxima o público estudantil e a comunidade deste coletivo que tão bem representa Hortolândia e região. Segundo Renata, é "uma importante iniciativa da valorização da literatura da cidade e região por meio de um exposição que traz diversificados gêneros ao público e aproxima escritores e leitores para interagirem em um tema primordial para o crescimento intelectual e cultural da sociedade, ainda mais nessa data tão significativa que é o dia internacional do livro, comemorado em 5 de abril", enfatiza.


Sobre a 1ª Mostra Literária de Hortolândia


A seleção dos trabalhos ficou a cargo do bibliotecário Rafael Antônio da Silva, responsável pela Biblioteca Central Terezinha França de Mendonça Duarte.Foram selecionadas 11 obras de autores da cidade e região:
José Coelho Rodrigues, Hortolândia (“Iaci, no país do Curupira” – romance);
Fabiana Gomes da Silva Tavares Panicio, Hortolândia (“Medo de ser feliz” – texto livre);
Andreia Simone Souza, Hortolândia (“Escrever” – poesia);
Sidnei Salazar, Hortolândia (“A menina dos olhos de jabuticaba” – ficção);
Juliana Perna Faria dos Santos, Hortolândia (“Doces palavras” – poesia);
Anna Garavani, Hortolândia (“Em busca do príncipe encantado!” – romance);
Arthur Ferreira Cândido, Hortolândia (“Labirinto de gelo” – infanto-juvenil);
Karol Zani, Hortolândia (“Contos de uma beija-flor” – poesia);
Valter Martins Rodrigues, Sumaré (“Pecados de um anjo” – ficção);
Jacobson Costa, Campinas (“Icarus: o cálice, o sudário e o dragão” – romance);
Mariana Guimarães, Cristiane da Silva Antônio, Juliana Terra e Jéssica Caputti Moraes, Campinas (“Pipoquinhas: papo de criança” – educação infantil).Texto de Fabiana Tavares, Agente Cultural, Secretaria de Cultura de Hortolândia.

Texto de Fabiana Tavares, Agente Cultural, Secretaria de Cultura de Hortolândia.

Cartaz: Professor Danny Anderson Menezes Cunha