Com a finalidade de garantir o pleno desenvolvimento do processo educativo e a permanência dos estudantes na instituição, o Campus Hortolândia conta com o apoio dos profissionais da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), regulamentada pela resolução nº 138, de 04 de novembro de 2014. A equipe é composta por pedagogo(a), assistente social, psicólogo(a) e técnico(a) em assuntos educacionais. Dentre outras ações, a CSP promove atividades de acolhimento e integração dos estudantes, oferta atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento no âmbito social e psicoeducacional (os atendimentos podem ser agendados presencialmente ou pelo e-mail institucional: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

O acompanhamento do setor é permanente e se dá em conjunto com a atividade docente, a partir de questionários e análise de dados dos alunos e sua realidade, de registros de frequência e rendimentos/nota, a contenção da evasão, a assistência estudantil e o desenvolvimento dos trabalhos do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) (a ferramenta usada para interlocução com servidores professores e TAEs é o SUAP/ETEP: 3. https://manuais.ifsp.edu.br/books/ensino/chapter/etep).
A partir disso, o serviço sociopedagógico propõe intervenções e acompanhamento dos resultados, além de fazer os encaminhamentos necessários. Com relação à assistência estudantil, ela se dá por meio das Políticas de Assistência Estudantil, observando os critérios referendados no Programa Nacional de Assistência Estudantil, aprovado pelo decreto n°7234/2010 e resoluções n° 41 e nº 42/IFSP, de 02 de junho de 2015. Os editais e processos de seleção pode ser encontrados em: http://hto.ifsp.edu.br/portal/index.php/aluno/aluno-pae.
Além do PAE a CSP gerencia o programa de bolsa de ensino: https://hto.ifsp.edu.br/institucional/index.php/ultimas-noticias/948-inscricoes-abertas-edital-7-2022-programa-de-bolsa-ensino
Durante a pandemia, várias ações foram realizadas a fim de manter o vínculo com os estudantes pelos docentes, com atendimento de reforço, lives com convidados para discussão de temas relevantes ao curso, além das reuniões internas para o levantamento de alunos com dificuldades ou impossibilidades de acesso, seja por equipamento ou conexão. Com o retorno das aulas no formato remoto, o câmpus disponibilizou orientações a partir de lives com os alunos e lançou editais como o n°28/2020 acerca de doações de equipamentos para discentes, o n°24/2020 (Projeto de Inclusão Digital) e o PAE - AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO ELETRÔNICO - CAMPUS HTO, conforme processo SUAP: 23439.001008.2020-09.