Você conhece o NAPNE do campus Hortolândia?

O NAPNE é o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e tem como principal objetivo promover ações de inclusão dentro de cada campus e prestar apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação.

O NAPNE de cada campus deve ser composto pelos integrantes da Coordenadoria Sociopedagógica e pode ainda ter como participantes outros servidores e pessoas da comunidade escolar, inclusive estudantes e familiares. No momento, nove servidores fazem oficialmente parte da composição do NAPNE - HTO:

Ana Paula Rodrigues Magalhães Barros (docente);

Cleber Fernandes Nogueira (pedagogo);

Glauciane Gomes da Cunha (tradutora e intérprete de Libras);

Graziela Rocha Reghini Ramos (docente) – atual coordenadora do Núcleo;

Juliana Fernanda da Silva (assistente social);

Kenia Cristina Pereira Silva (docente) – atual Diretora Adjunta Educacional do campus;

Marina Roquette Lopreato (psicóloga);

Priscyla dos Santos Vieira (Técnica em Assunto Educacionais); e

Ricardo Barroso Leite (docente).

 

No entanto, contamos ainda com uma importante parceria com a Equipe de Formação Docente do campus e com a colaboração de outros servidores, como o professor Rovilson Dias da Silva.

A parceria com a Equipe de Formação Docente já possibilitou, somente neste novo ano letivo que se iniciou no mês abril, a realização de algumas ações de inclusão muito relevantes para nossos docentes e servidores: o curso semestral de Libras básico e as formações Concepções de Deficiência e Capacitismo, com a professora e pedagoga com habilitação em educação especial Camila Santos Borges, e Da maternidade à inclusão escolar: contribuições para a sala de aula, com a psicopedagoga Fabiana Burgos Takahashi Garcia.

Uma outra ação de grande importância já realizada este ano pelo NAPNE-HTO com o apoio de nossa Diretora Geral, Caroline Felipe Jango da Silva, e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do campus foi o empréstimo do software Virtual Vision, um leitor de tela, para os alunos com baixa visão no período de aulas remotas. 

Vários de nossos integrantes e também o professor Fábio Garcia Neira, coordenador do NAPNE - HTO durante o ano letivo de 2020, participaram da elaboração, junto a integrantes dos NAPNE’s de outros Campi, do Guia Orientativo de elaboração de materiais educativos acessíveis para reorganização das atividades acadêmicas do IFSP durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus – COVID-19. Trata-se de um material muito importante de auxílio aos nossos docentes para a elaboração de aulas remotas mais acessíveis. O Guia Orientativo está disponível para toda a comunidade e pode ser acessado através do link https://www.ifsp.edu.br/images/reitoria/Nucleos/Napne/GuiaMateriaisAcessiveis_Napne2020_v1.pdf.

Nossos integrantes buscam, portanto, além de prestar o apoio educacional aos estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação do campus, promover diferentes ações de inclusão, buscando eliminar barreiras educacionais e atitudinais, difundindo e programando as diretrizes de inclusão dos estudantes público-alvo do Núcleo, integrando os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar do campus para desenvolver sentimento de corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão, e  promovendo a prática democrática e as ações inclusivas para estudantes com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação como diretrizes do campus, conforme a Resolução n. 137/14 que aprova o Regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFSP.

Dessa forma, é importante que, caso você saiba de algum estudante que precise de acompanhamento pelo NAPNE ou caso tenha sugestões de ações, projetos e eventos que possam colaborar com o Núcleo, entre em contato com um de nossos membros ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..