As informações apresentadas abaixo foram extraídas conforme o Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do câmpus Hortolândia.
Sumário
Perfil profissional do egresso
Requisitos para conclusão do curso
Apresentação do curso
O curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio proporciona ao estudante formação no ensino médio e habilitação profissional com bases científicas, tecnológicas e humanísticas para o exercício da profissão, numa perspectiva crítica, pró-ativa, ética e global, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econômica e o desenvolvimento sustentável, agregando valores artístico-culturais.
O curso forma técnicos na área de Mecânica, ou seja, profissionais que atuem em diferentes setores da mecânica, na integração coordenada e simultânea de projetos, fabricação e manutenção de produtos que envolvam as áreas de conhecimento da mecânica, elétrica e de controle computacional.
Objetivos
Para atender ao perfil do profissional que combine o conhecimento técnico com a visão mercadológica, os pressupostos humanísticos e culturais, baseando-se no Decreto 5154, que regulamenta algumas das disposições fixadas na LDB, oferecemos o curso Técnico em Mecânica, que propiciará ao educando:
- atuar em diferentes setores da mecânica, na integração coordenada e simultânea de projetos, fabricação e manutenção de produtos que envolvam as áreas de conhecimento da mecânica, elétrica e de controle computacional.
Perfil profissional do egresso
Profissional habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanísticas para o exercício da profissão, numa perspectiva crítica, proativa, ética e global, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econômica e o desenvolvimento sustentável, agregando valores artístico-culturais.
Participa da elaboração de projetos de produtos, máquinas e ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados a equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Conhece as capabilidades de máquinas e ferramentas de usinagem convencional e não convencional, de ensaios mecânicos, de soldagem, de fundição, de máquinas de fluxo e térmicas.. Aplica procedimentos de soldagem. Realiza interpretação e projeto mecânico. Projeta e participa de montagem de circuitos de tecnologias de automação hidráulica e pneumática. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.
Requisitos para ingresso
Para ingressar no curso técnico Mecânica integrado ao Ensino Médio, o estudante candidato deverá:
- Ter concluído o Ensino Fundamental, devendo apresentar o Certificado e respectivo Histórico, além de documentos pessoais;
- Ter sido aprovado em processo seletivo e convocado para matrícula.
Outras formas de ingresso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29/08/2012.
Em caso de dúvidas, o candidato poderá acessar o endereço eletrônico www.ifsp.edu.br/processoseletivo, ou encaminhar sua mensagem pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pela Central de Atendimento da CAIP, telefones (11) 4221-4552 e (11) 4224-4834, em dias úteis, das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 13h.
Resumo do curso
Forma de oferta: Presencial.
Duração: 3 anos.
Turno: Matutino e Vespertino.
Vagas semestrais: 40 vagas.
Período de integralização: 6 anos.
Requisitos para conclusão do curso