O EVENTO

A Semana de Educação Matemática "Docência em Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" Desde 2018 o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Hortolândia, desenvolve, anualmente, a Semana de Educação Matemática. Este evento tem por objetivo reunir estudantes e professores tanto da comunidade interna, quanto da externa, além de pessoas que tenham interesse no assunto, para juntos refletirem sobre práticas docentes e discentes, projetos e pesquisas tendo como foco principal, a Educação Matemática. O evento proporciona o encontro de pessoas que atuam ou têm interesse na área, promovendo o compartilhamento de diversas experiências. A cada edição o evento vem aprimorando o seu formato e assim, amplia o seu alcance, reunindo trabalhos de diversas áreas do ensino e do conhecimento. São bem-vindos todos os trabalhos que visam a Educação, visto que a escola é um lugar de interdisciplinaridade e multiplicidades.

 

 

HISTÓRICO

Em 2017, aconteceu a edição piloto da Semana da Educação Matemática, junto a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve como tema: "A Matemática está em tudo"! Dado o êxito dessa experiência, em 2018, demos início a nossa I Semana da Educação Matemática do IFSP, Câmpus Hortolândia. O evento ocorreu em maio, mês do dia nacional da Matemática que é comemorado dia 06, abarcando, por meio de palestras e oficinas, temas como: inclusão, modelagem, BNCC, desafios de aprender e ensinar matemática, softwares matemáticos, como o GeoGebra, e estatísticos, como o R. Foi um amplo escopo de atividades que envolveram a comunidade interna e externa do Câmpus.

 Em 2019, a II Semana da Educação Matemática também ocorreu em maio, na tentativa de manter a tradição da data no mês da Matemática. A segunda edição proporcionou palestras sobre: o fantástico mundo da Matemática, práticas culturais de ensinar com a internet em um ambiente híbrido, a matemática e as desigualdades sócio-raciais, e uma introdução sobre as estrelas. Diferente da primeira edição, a segunda abriu espaços para apresentações de trabalhos dos estudantes do curso e de professores da região. 

O formato do evento estava se moldando de acordo com a realidade do público alvo e participante. Nesse sentido, em 2020, precisamos nos reinventar para que a III Semana da Educação Matemática acontecesse, visto que  o mundo enfrentava um dos seus maiores desafios, a luta contra a COVID-19. Assim, de forma  articulada com a IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a III Semana da Educação Matemática aconteceu em novembro, no formato remoto emergencial. Tivemos palestras, no formato de lives, que abordaram temas como: inclusão, pensamento computacional, matemáticas negras, o percurso de novos pesquisadores, dentre outras. Além disso, os participantes também puderam apresentar seus relatos de experiência ou de pesquisa.

 Em 2021, ainda no ensino remoto, mas em um momento em que as pessoas já estavam mais adaptadas a esse formato emergencial, a IV Semana da Educação Matemática voltou a ocorrer no mês de maio. O tema abordado foi “Docência Matemática: aprendizagens, desafios e possibilidades" e o formato da edição contribuiu para o alcance de mais participantes, evidenciando-se assim, a participação de professores de comunidades externas na região. O evento contou com palestras que abordaram temáticas como: aprendizagem docente, desafios do ingresso na carreira docente, pensamento computacional e ensino e inclusão. Além das sessões de comunicações de experiências e científicas, que ocorreram em três dias do evento, e da atividade cultural, que reuniu diversas expressões artísticas de estudantes, professores e funcionários do IFSP e de algumas escolas. Foi um momento arrebatador em que pudemos descobrir diversos talentos, em um período em que a tensão estava presente na vida da maioria das pessoas devido ao contexto pandêmico. A quarta edição contou, pela primeira vez, com a ilustre participação, na mesa de abertura, da Dirigente Regional de Ensino da cidade de Sumaré, Elisete Aparecida Flória, junto a equipe gestora do Câmpus. Tal participação foi um marco da parceria do IFSP com as escolas da região que têm se fortalecido cada dia mais.

Nesse prisma, em 2022, a V Semana de Educação Matemática foi pensada de forma a evidenciar as trocas entre o IFSP e as escolas da Educação Básica, com o tema: "A Educação Matemática nas articulações entre o IFSP e escolas". Espera-se o fortalecimento de parcerias, a ampliação do diálogo e das trocas, de forma que as discussões sobre o ensino não sejam distanciadas da prática que ocorre nos contextos das escolas. Apesar do formato presencial do evento, com a intenção de oportunizar que o máximo de pessoas tenham acesso ao conteúdo das atividades, algumas delas serão disponibilizadas no formato assíncrono em nossos canais. 

 

 

EDICÕES ANTERIORES

Site de IV Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.

Site de V Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.

Site de V Semana de Educação Matemática, CLIQUE AQUI.