O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente educacional, que visa à preparação para o trabalho educativo. Assim, o estágio objetiva o aprendizado de vivências próprias do educador matemático e a contextualização curricular, com foco no desenvolvimento de práticas educativas para a vida cidadã e para o trabalho. É uma ação pedagógica, obrigatória, de parceria entre o IFSP Câmpus Hortolândia e a escola de Educação Básica, preferencialmente pública, com o intuito de aprimorar a formação do futuro docente. Por esse motivo, ele é pensado como um movimento amplo do estagiário na escola e na comunidade que a cerca. Segundo o Parecer CNE/CP 28/2001, também são importantes nessa etapa de formação o contato com a elaboração do projeto pedagógico, a organização das turmas e os espaços escolares.

Para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares, observamos o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº. 1204/IFSP, de 11 de maio de 2011, elaborado em conformidade com a Lei do Estágio (Nº 11.788/2008) e a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do CNE, dentre outras legislações.

O estágio se inicia no quinto semestre do curso e será orientado, de forma coletiva ou individual, pelo Professor Orientador de Estágio. Os Professores Orientadores de Estágio são docentes do curso de Licenciatura em Matemática, indicados pelo colegiado e designados pelo diretor-geral do câmpus, mediante portaria, com atribuição de duas aulas para essas orientações a cada grupo de vinte alunos.  Em cada semestre, o estagiário deverá cumprir 100 horas com atividades acordadas com os Professores Orientadores de Estágio.

A primeira metade do estágio é dedicada aos anos finais do Ensino Fundamental, tanto regular quanto EJA. No quinto semestre, o aluno realiza observações referentes ao conhecimento do espaço escolar, documentos da escola,  processos de avaliação, reuniões de pais, reuniões pedagógicas, projetos, aulas e demais atividades inerentes à prática docente. No sexto semestre, as ações são direcionadas para a sala de aula e para a relação professor-aluno, com participações na aula do Professor Supervisor (professor da turma), discussão de planos de aula, planejamento e regência de atividades com essa turma.  A divisão para a segunda metade do estágio se mantém, substituindo os anos finais do Ensino Fundamental por Ensino Médio, tanto regular quanto EJA e profissionalizante.

Entre as várias atividades contabilizadas para o cumprimento das 400 horas do estágio, estão a participação em reuniões pedagógicas, reunião de pais, o estudo dos documentos da escola, o acompanhamento nos processos de avaliações externas, a observação e a regência em sala de aula ou qualquer outra ação previamente acordada.

Com o estágio supervisionado, objetiva-se, portanto, auxiliar na compreensão do papel social da escola e no domínio do conhecimento pedagógico, de acordo com o Parecer CNE/CP 09/2001: 

  • compreender o processo de sociabilidade e de ensino e aprendizagem na escola e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino e atuar sobre ele;
  • utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social, para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa;
  • participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando em diferentes contextos da prática profissional, além da sala de aula;
  • promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular;
  • estabelecer relações de parceria e colaboração com os pais e/ou responsáveis dos alunos, de modo a promover sua participação na comunidade escolar e a comunicação entre eles e a escola;
  • criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos, utilizando o conhecimento das áreas ou disciplinas a serem ensinadas, das temáticas sociais transversais ao currículo escolar, dos contextos sociais considerados relevantes para a aprendizagem escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas;
  • utilizar modos diferentes e flexíveis de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos, para favorecer e enriquecer seu processo de desenvolvimento e aprendizagem;
  • manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;
  • identificar, analisar e produzir materiais e recursos para utilização didática, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações;
  • gerir a classe, a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;
  • intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
    • utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.

Para garantir o acompanhamento dessas ações, o Professor Orientador tem as seguintes atribuições:

  • divulgar o regulamento do estágio aos estudantes;
  • orientar o preenchimento e submissão de documentos junto à Coordenadoria de Extensão (CEX);
  • orientar e acompanhar o plano de atividades de estágio;
  • visitar os ambientes de estágio, se julgar conveniente;
  • avaliar as atividades desenvolvidas no estágio;
  • verificar e validar as horas computadas como estágio;
  • fomentar as discussões das vivências do estágio individualmente e em reuniões coletivas;
  • dar suporte pedagógico às atividades desenvolvidas no estágio;
  • validar as atividades de estágio por meio de documento específico.

O principal instrumento de avaliação do Estágio Supervisionado é o relatório semestral de estágio entregue ao Orientador de Estágio. Esse é um documento de reflexão, elaborado com base nos referenciais teóricos estudados no curso, nas experiências realizadas nas escolas e discutidas nos momentos de orientação. Fica arquivado na coordenadoria de extensão, sob responsabilidade do Coordenador de Estágio, após validado pelo Professor Orientador  e pelo próprio Coordenador de Estágio.

            Este PPC incorpora, nas ementas das Práticas Docentes, Educação em Direitos Humanos, História da Educação, Educação e Sociedade, História da Ciência e Tecnologia e Educação para a inclusão, temas essenciais aos cursos de licenciatura, tais como a formação de professores capacitados para  EJA, educação profissionalizante,  educação indígena e de estudantes com necessidades educacionais específicas, estimulando essa discussão e a realização de parte das horas de estágio com a atenção voltada a esses grupos.

Os seguintes itens serão levados em conta no que diz respeito à avaliação e à aprovação do período de estágio, conforme Portaria nº 1204, de 11 de maio de 2011:

  • a compatibilidade das atividades desenvolvidas com aquelas previstas no Plano de Atividades de Estágio previamente aprovado;
  • a qualidade e eficácia das atividades realizadas;
  • a capacidade inovadora ou criativa demonstrada pelo estagiário;
  • a capacidade de o estagiário se adaptar socialmente ao ambiente institucional.

O resultado das atividades  do estágio  é registrado no fim de cada período letivo, por meio das expressões “cumpriu” / “aprovado” ou “não cumpriu” / “retido”.

O regulamento do Estágio foi aprovado pelo Colegiado do curso no dia 05 de dezembro de 2018.

O atual professor orientador de estágio é Valter Aparecido Silva Junior.

Segue abaixo o regulamento:

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – IFSP-HTO

Segue abaixo os anexos editáveis:

ANEXO I - Termo de Compromisso do Estágio - ATUALIZADO EM OUTUBRO DE 2021

ANEXO II - Credenciamento de Estagiário (a)

ANEXO III - Formulário de Aceite do(a) Professor(a) Orientador(a)

ANEXO IV - Carta de Apresentação 

ANEXO V - Plano de Atividades

ANEXO VI - Folha de Estágio

ANEXO VII - Relatório Parcial

ANEXO VIII - Ficha de Avaliação do Estagiário

ANEXO IX - Relatório Final

ANEXO X - Termo de Rescisão

ANEXO XI - Termo de Convênio

As Atividades do Núcleo de Estudos Integradores para Enriquecimento Curricular (NEIEC) têm como objetivo complementar e ampliar a formação do futuro educador, proporcionando-lhe a oportunidade de sintonizar-se com a produção acadêmica e científica relevante para sua área de atuação, bem como com as mais diferentes manifestações culturais. Tais ações enriquecem o processo de aprendizagem do futuro professor e sua formação social e cidadã, permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional ao estimular a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização. Com isso, visa a progressiva autonomia intelectual, para proporcionar condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, e colocá-los em prática na sua atuação pedagógica.

Na estrutura curricular do curso de licenciatura constam 200 horas destinadas à realização das Atividades do Núcleo de Estudos Integradores para Enriquecimento Curricular (NEIEC), em conformidade com a Resolução CNE/CP, nº2 de 01/06/2015.

O regulamento do NEIEC foi aprovado pelo Colegiado do curso, no dia 11 de abril de 2017, segundo Resolução do Colegiado  n°001 ( documento em pdf 1.19 MB) .  Posteriormente, houve uma atualização do regulamento do NEIC que foi aprovada pelo Colegiado do curso no dia 7 de março de 2019 e, por conta de adequações ao módulo de atividades complementares do SUAP, foi feita uma nova atualização em 19/08/2021(Resolução do Colegiado 01/2021). Seguem abaixo os arquivos editáveis já atualizados de acordo com o novo regulamento e o referido documento.

 O Coordenador do NEIEC é o professor Me Thiago Tambasco Luiz.

 

O TCC constitui-se numa atividade curricular obrigatória, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do TCC são:

  • consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
  •  possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
  • desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.

Dentre as atividades que podem ser contempladas no TCC, estão:

  • elaboração de projetos, voltados para a Educação Básica, envolvendo o estudo do conteúdo, aspectos históricos e uso de recursos tecnológicos;
  • levantamento e análise de livros didáticos sob uma perspectiva crítica e teórica;
  • análise do planejamento das atividades didáticas observadas em sala de aula e discutidas com os professores das escolas visitadas durante o estágio supervisionado e outras que propiciem a articulação entre teoria e prática;
  • construção de materiais didáticos e paradidáticos;
  • avaliação de softwares e propostas governamentais para a área de Informática Educativa;
  • análise crítica de vídeos e sua utilização em sala de aula e de projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Educação, MEC e outras Instituições;
  • trabalho de pesquisa com a finalidade de aprofundamento em algum assunto estudado no curso, ou outro que seja de interesse comum do aluno e de algum membro do corpo docente.

O TCC deve ser concluído até o último semestre do curso. O trabalho pode ser realizado em conjunto com dois professores, um orientador (obrigatório) e um coorientador (opcional), sendo que um deles pode ser externo ao curso. A conclusão do trabalho é feita pela entrega e apresentação de um artigo ou monografia, podendo ser individual ou em grupos de até quatro alunos. Essa apresentação, ou defesa, será diante de uma banca composta por três professores, escolhida pelo professor orientador. O aluno é avaliado como aprovado ou reprovado e só conclui o curso com a aprovação no TCC.

O atual Coordenador de TCC é o professor Marcelo Lisboa Mota que foi escolhido pelo Colegiado do curso no dia 29 de agosto de 2018. 

O regulamento do TCC foi aprovado pelo Colegiado do curso no dia 29 de agosto de 2018. Posteriormente, houve uma atualização do regulamento que foi aprovado pelo Colegiado do curso no dia 07 de março de 2019. 

Segue abaixo o regulamento atualizado: 

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Segue abaixo os anexos editáveis:

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FORMULÁRIO DE PARECER SOBRE TCC

MANUAL DO TCC - PDF

MANUAL DO TCC - ARQUIVOS TEX (ao abrir o link, no canto superior direito clique num ícone com uma seta apontando para baixo para fazer download)