As informações apresentadas abaixo foram extraídas conforme o Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Fabricação Mecânica nas formas concomitante e subsequente do câmpus Hortolândia.
Para verificar o nome da disciplina pelo código da mesma, ver a grade do curso no Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Fabricação.
Sumário
Apresentação do curso
Objetivos
Perfil profissional do egresso
Requisitos para ingresso
Resumo do curso
Requisitos para conclusão do curso
Apresentação do curso
O curso técnico de Fabricação Mecânica capacita o estudante para atuar em indústrias de metalmecânica e materiais, além de oficinas mecânicas em geral. Fundição, soldagem, usinagens convencional e com comando numérico computadorizado (CNC), desenho mecânico, materiais e ensaios, processos de fabricação e metrologia são alguns dos temas abordados na formação técnica do profissional.
Objetivos
O principal objetivo é propiciar ao estudante a construção de conhecimentos técnicos na área de Fabricação Mecânica, ou seja, profissionais que atuem em diferentes setores de fabricação mecânica, na integração coordenada e simultânea de projetos, fabricação e manutenção de produtos que envolvam as áreas de conhecimento da mecânica, elétrica e de controle computacional. Além disso, o curso propiciará ao educando:
- Adquirir um conjunto de habilidades em usinagem, soldagem e fundição, necessárias a fim de tornar o educando capaz de atuar em diversos setores de produção mecânica;
- Ser capaz de desenvolver e inter-relacionar uma gama de disciplinas necessárias à manutenção mecânica;
- Ser capaz de desenvolver projetos de sistemas mecânicos.
Perfil profissional do egresso
Profissional habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanísticas para o exercício da profissão, numa perspectiva crítica, proativa, ética e global, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econômica e o desenvolvimento sustentável, agregando valores artístico-culturais.
Participa do projeto, planejamento, supervisão e controle das atividades de fundição, usinagem, fresagem, caldeiraria, soldagem e outros processos de conformação mecânica. Seleciona e especifica ferramental para os processos produtivos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais e insumos aplicados aos processos de fabricação mecânica. Planeja sequências de operações, executa cálculos técnicos e implementa ações de preservação do meio ambiente. Este curso assume linha de formação específica de acordo com o tipo de processo de fabricação mecânica.
Requisitos para ingresso
Para ingressar no curso técnico em Fabricação Mecânica, o estudante candidato deverá:
- Estar matriculado na segunda ou terceira série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, devendo apresentar o Certificado e respectivo Histórico, além de documentos pessoais;
- Ter sido aprovado em processo seletivo e convocado para matrícula.
Outras formas de ingresso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre estas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29/08/2012.
Resumo do curso
Forma de oferta: Presencial.
Duração: 4 semestres (2 anos).
Turno: Noturno.
Vagas semestrais: 40 vagas.
Período de integralização: 4 anos.
Requisitos para conclusão do curso
Estarão aptos a receber o diploma de Técnico em Fabricação Mecânica os alunos que concluírem todos os módulos e forem aprovados em todos os componentes curriculares obrigatórios.