O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz foi instituído de acordo com a Lei n° 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto n° 5.598/2005. Segundo a Lei da Aprendizagem, um jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. Neste meio tempo, o jovem receberá uma formação única para a profissão em que está se profissionalizando. As vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, na modalidade subsequente.

Através do programa de aprendizagem, as empresas contratam jovens por período determinado, atendendo a quota de aprendiz e capacitando esses recursos humanos, os quais poderão fazer parte do quadro de funcionários da referida empresa, além de incentivar o desenvolvimento efetivo dos futuros profissionais do Brasil.

A grande vantagem, comparando-se ao estágio, é que no Programa Jovem Aprendiz a contratação se dá obrigatoriamente por registro em Carteira de Trabalho, o que confere os direitos comuns a todos os trabalhadores contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O programa funciona com as empresas cadastradas procurando as instituições de ensino para solicitar indicações de possíveis aprendizes. Em regra, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz não poderá exceder seis horas diárias.


Requisitos para participar

  • Possuir idade entre 14 e 24 anos (incompletos);
  • Estar regularmente matriculado e frequentando o Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
  • Ter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Disponibilidade de vagas pela empresa para o Programa Jovem Aprendiz;


Estrutura do Programa

A estrutura curricular do Programa Jovem Aprendiz no Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem como base os 3 módulos do curso. O programa se baseia na parte teórica (desenvolvida pelo IFSP - Campus Hortolândia, e pela parte prática, desenvolvida pela empresa. As partes teóricas e práticas possuem as seguintes cargas horárias:

Fase Teórica no IFSP Câmpus Hortolândia: Curso com 3 módulos (total de 1013 horas), sendo dividida a carga horária da seguinte forma:

  • 1º Módulo: 317 horas.
  • 2º Módulo: 317 horas.
  • 3º Módulo: 380 horas.

Fase Prática profissional na empresa: A carga horária desta fase pode ser dividida conforme os módulos do curso técnico médio, com 333 horas cada módulo (aproximadamente 4 horas diárias na empresa, por semestre). A fase prática teórica terá a seguinte carga horária, dependendo do início do programa pelo aluno durante o curso:

  • Iniciando no1° módulo com 1013 horas de carga horária teórica, contrato de 1 ano e meio.
  • Iniciando no 2º módulo com 696 horas de carga horária teórica, contrato de 1 ano.
  • Iniciando no 3º módulo com 380 horas de carga horária teórica, contrato de 6 meses.

 A carga horária prática na empresa poderá ser, no mínimo, igual a carga horária teórica. (Normalmente sendo utilizado 4 horas diárias na empresa).

 


Propostas de Atividades Práticas na Empresa (por módulo)

  • 1º Módulo:

    Instalação de dispositivos e periféricos de hardware em um computador, identificar e resolver problemas comuns relacionados à manutenção de computadores, operação de softwares de escritório (processadores de texto, planilhas eletrônicas e apresentações); Instalação, configuração e operação de sistemas operacionais (Microsoft Windows e Linux); resolução de problemas comuns em redes de computadores; crimpagem de cabos de rede par trançado; atribuição de endereços IP a dispositivos de rede;

  • 2º Módulo:

    Criação e manutenção de interfaces Web; Criação e manutenção de banco de dados; Instalação e configuração de SGBD; Configuração e acompanhamento de rotinas de backup; Realização de manutenção preventiva e/ou corretiva em equipamentos computacionais; Elaborar e implementar projetos para redes LAN; Instalação e configuração de Switchs e Roteadores; Criação e execução de scripts em sistemas operacionais Unix-like; Implementação de algoritmos em linguagem de programação;

  • 3º Módulo:

    Desenvolver e alterar aplicações web com ou sem conexão a banco de dados; Instalar, configurar e operar sistemas para virtualização de servidores de rede; Instalação, configuração e operação de serviços de diretório; Instalação, configuração e operação de servidores de rede (DNS, DHCP, compartilhamento de arquivos, impressoras, web, FTP, E-mail, etc); Instalar, configurar e manipular ferramentas de segurança em redes de computadores (Firewalls, Ferramentas de detecção de intrusão);

 

Para mais informações, entre em contato conosco:

Clique aqui para acessar a página de contato