1

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Hortolândia, participaram pela primeira vez na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A equipe vencedora foi a "Rumo à órbita", que marcou a distância de 110 metros após o lançamento, alcançando a maior distância horizontal de voo. A equipe é composta pelos alunos Gabriel Oliveira, Lucas Vilela e Vinicius Santos do 2° ano do curso Técnico Integrado em Informática. Os resultados finais de todas as equipes podem ser conferidos na tabela abaixo.

A MOBFOG é uma olimpíada nacional que consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento, com objetivo de obter o maior alcance horizontal possível. Os foguetes e as bases de lançamentos foram construídos inteiramente pelas equipes participantes. O combustível usado provém da mistura de vinagre (ácido acético) e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). Participaram da olimpíada 5 equipes de alunos dos cursos integrados e a coordenação dos trabalhos esteve sob responsabilidade do professor Marcelo Camponez do Brasil Cardinali, com apoio dos professores Thiago Tambasco Luiz e Danny Anderson Menezes Cunha.

CLASSIFICAÇÃO EQUIPE E CURSO MEMBROS DISTÂNCIA

Rumo à órbita

2° Ano Informática

Gabriel Oliveira 110 m
Lucas Vilela
Vinicius Santos

Cheese Music

2° Ano Automação

Lucas Elias 101 m
Rute Santos
Ana Clara Rocha
1° Ano Automação Gabriel Lopes 75 m
Kayke Maldonado
Leonardo Riccieri
1° Ano Informática Denis Gramacho 65 m
João Pedro Alves
Allyne Peixoto
1° ano Informática Isadora Estanislau 39 m

O professor de Física Marcelo Cardinali comemora os resultados obtidos e destaca o empenho dos alunos na competição. "O lançamento culmina todo um trabalho que usa fundamentos das disciplinas de Física e Química, tornando essas disciplinas mais atrativas e contagiantes”, disse. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

21ª OBA - A MOBFOG é realizada no âmbito da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (21ª OBA). A prova teórica da OBA será realizada no auditório no dia 18/05 (sexta-feira) às 13h30