O sistema de chamados GLPI foi institucionalizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) através do Comunicado Nº 002/2016 – CTI: Sistema de Chamados GLPI. Veja algumas dicas de utilização do sistema:

 

 Abrir um chamado

  1. Acesse o sistema GLPI;
  2. Selecione o setor Destino para que a Categoria do chamado possa ser preenchida;
  3. Clique em Cria um chamado e preencha as seguintes informações:Destaque no link Criar Chamado da tela inicial do GLPI
    1. Entidade: Representa o setor que receberá o chamado.
    2. Tipo: pode ser incidente ou requisição:
      • Incidente: interrupção/falha inesperada ou redução na qualidade de um serviço de Tecnologia da Informação (TI);
      • Requisição: qualquer tipo de solicitação, contato, pedido de informação ou dúvida referente à TI.
    3. Categoria: ao selecionar corretamente a categoria são exibidas informações na descrição que permitem à CTI obter informações importantes que levem a solução do chamado com maior agilidade;
    4. Descrição: todas as informações solicitadas devem ser preenchidas. É importante realizar a leitura de eventuais informações extras fornecidas pela CTI. Descreva o incidente/requisição com o máximo de detalhes o possível, agilizando o processo de solução;
    5. Localização: preencha o local do incidente/chamado;
  4. Anexe arquivos que contribuam para a compreensão do chamado e clique em Enviar.glpi tela chamado setores

 

 Selecionar o setor destinatário

  1. Acesse o endereço eletrônico http://hto.ifsp.edu.br/suporte;
  2. Faça login utilizando suas credenciais da rede local;
  3. Na parte superior direita, clique em "IFSP Hortolândia" para selecionar o setor ao qual você abrirá o chamado;glpi selecionar setor
  4. No menu que abrir, clique no botão expandir [+] ao lado de "IFSP Hortolândia" para aparecer a lista de setores. Selecione então o setor que deseja abrir o chamado.

GLPI: Como selecionar um setor

Consulta de chamados

Clique na guia chamados para visualizar todas as solicitações. Na coluna Status é possível verificar o andamento de seu chamado. Atenção: chamados pendentes podem carecer de esclarecimentos solicitados através de acompanhamentos.GLPI Destaque no menu Chamados

Acompanhamentos de chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Clique na guia Processando chamado e depois em Acompanhamentos;GLPI: Destaque no menu Acompanhamentos do chamado
  3. Para adicionar um novo acompanhamento, digite o texto na caixa Descrição de novo item e clique em Adicionar. É possível também adicionar arquivos no acompanhamento;
  4. A lista de acompanhamento dos chamado é exibida em forma de conversa;GLPI: Destaque dos acompanhamentos do chamado

Visualizar informações do chamado

  1. Acesse a guia chamados e em seguida clique no título do chamado;
  2. Navegue pelas abas para obter mais informações, conforme abaixo:
    • Processamento de chamado -Acompanhamentos: informações adicionais solicitadas pela CTI e/ou respondidas pelo usuário;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Aprovações): determinadas solicitações podem requerem a aprovação do Coordenador de TI ou da chefia imediata do requerente. Nestes casos, a CTI solicitará a aprovação e somente irá executar o chamado após este ser aprovado;
    • Processamento de chamado - Acompanhamentos (Solução): parecer final que permite o encerramento do chamado. Pode ser aprovado ou recursado pelo requisitante. A recursão deve ser acompanhada de explicação sobre o não atendimento da solicitação;
    • Itens: permite visualizar os documentos e anexar novos arquivos;
    • Histórico: todas as ações realizadas no chamado;
    • Todos: permite visualizar todas as informações referentes ao chamado.

 

Informações preliminares: O Moodle utililiza a terminologia "curso" para as disciplinas.

  1. Solicitar inclusão de disciplinas/cursos de extensão:
    1. Crie a(s) disciplina(s) no Moodle (arquivo em PDF, tamanho 463,86 kB);
    2. Após a criação o professor responsável recebe um e-mail automático de notificação e faz a aprovação. A partir deste momento a disciplina poderá ser utilizada.
    3. Observação: Atualmente o professor que faz a aprovação é o Flávio Barros.
  2. Editar conteúdo da disciplina (curso)/acrescentar atividades: abra o curso, acesse o Menu Ações (ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e e acesse a opção "Ativar Edição". Escolha o tópico/semana e clique em “Acrescentar atividades”.Ao finalizar as mudanças, clique em Desativar edição;
  3. Cadastrar código de acesso do curso/disciplina (utilizado para o aluno se matricular na disciplina): acesse o curso e escolha a opção Usuários > Métodos de Inscrição > Auto-inscrição (estudante). Em chave de inscrição, digite o código para a disciplina e clique em Salvar Mudanças;
  4. Personalizar mensagem de boas vindas (e-mail enviado ao aluno quando é realizada a matrícula na disciplina/curso): acesse o curso e escolha a opção Usuários > Métodos de Inscrição > Auto-inscrição (estudante). Marque a opção “Enviar mensagem de boas vindas ao curso” e digite o texto em “Mensagem de boas vindas padrão”. Clique em Salvar Mudanças;
  5. Esconder semanas/tópicos: clique na disciplina/curso. Serão exibidos os tópicos/semanas do curso. Escolha a opção Editar (referente ao tópico) e clique em “Esconder Semana”. Nota: esta disciplina somente se tornará visível aos alunos quando o processo inverso for realizado;
  6. Visualizar a disciplina com perfil de aluno: Acesse a disciplina e no Painel de Administração do Curso escolha a opção “Mudar Papel Para”;
  7. Acrescentar semanas/ Mudar formato de curso(tópicos, semanas): clique na disciplina e escolha a opção Editar configurações > Formato de curso. Escolha o formato desejado e o número de sessões a serem exibidas. Clique em Salvar e Mostrar;
  8. Sou professor de um curso de extensão do câmpus e gostaria de utilizar o Moodle: abra um chamado no sistema de suporte GLPI na categoria REDE - CRIAÇÃO DE USUÁRIOS FIC. Com este processo a CTI faz a criação dos logins dos alunos. Além disso, Crie o curso no Moodle, escolhendo como a categoria a extensão (arquivo em PDF, tamanho 463,86 kB);
  9. Habilitar grupos em disciplinas: acesse a disciplina/curso e clique em Editar configurações (Ativar Edições) ño painel de administração da disciplina. Dentro de usuários será exibida a opção Grupos;
  10. Cursos/Disciplinas de Idiomas - Personalizar idiomas dos menus e funções do Moodle: abra o curso, acesse o Menu Ações(ícone de engrenagem no canto superior direito da tela) e escolha a opção Editar configurações. No tópico Aparência, mude o idioma na opção "Forçar língua". Salve as edições

 

Os alunos regulares possuem acesso gratuito ao Microsoft Office 365. O acesso é concedido exclusivamente através do e-mail institucional do aluno.

Criar conta no Microsoft Office 365

  1. Crie e habilite seu e-mail institucional do aluno;
  2. Acesse o endereço https://products.office.com/pt-br/student/office-in-education , forneça seu e-mail institucional e clique em Introdução;
  3. Escolha a opção Estudante (I'm a student) e preencha todos os dados solicitados. A Microsoft enviará um e-mail com as instruções de finalização do cadastro e utilização do programa;
  4. Siga as instruções recebidas no e-mail e comece a utilizar o pacote office.

Acesso ao Office 365

  1. Após criar sua conta, faça login no endereço https://www.office.com ;

Alterar o idioma para Português

  1. Faça login em sua conta do Microsoft Office 365;
  2. No canto superior direito da tela, clique no botão de Configurações;
  3. No menu lateral direito que se abrirá, clique em Language e selecione Português (Brasil);
  4. Clique em Save;
  5. Faça logoff da conta;
  6. No próximo acesso, a conta estará em português.

Instalar o pacote Office em seu computador

A versão do Office estudantil não permite instalação em computadores pessoais, apenas acesso online.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está cadastrado no programa educacional da Microsoft, permitindo que docentes façam o acesso online e instalação do pacote Office 365 gratuitamente.

Criar conta no Microsoft Office 365

  1. Acesse o endereço https://products.office.com/pt-br/student/office-in-education , forneça seu e-mail institucional e clique em Introdução;
  2. Escolha a opção Professor (I'm a teacher) e preencha todos os dados solicitados. A Microsoft enviará um e-mail com as instruções de finalização do cadastro e utilização do programa;
  3. Siga as instruções recebidas no e-mail e comece a utilizar o pacote office.

Acesso ao Office 365

  1. Após criar sua conta, faça login no endereço https://www.office.com ;

Alterar o idioma para Português

  1. Faça login em sua conta do Microsoft Office 365;
  2. No canto superior direito da tela, clique no botão de Configurações;
  3. No menu lateral direito que se abrirá, clique em Language e selecione Português (Brasil);
  4. Clique em Save;
  5. Faça logoff da conta;
  6. No próximo acesso, a conta estará em português.

Instalar o pacote Office em seu computador

  1. Faça login em sua conta do Microsoft Office 365;
  2. Após o login, haverá um botão, no lado direito da tela escrito Instalar os aplicativos do Office;
  3. Clique no botão e siga os procedimentos descritos.

 

Os alunos regulares do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) agora podem ter acesso ao e-mail institucional. A criação do e-mail é realizada pelo próprio aluno, de forma simples, através do sistema SUAP. Veja a notícia na íntegra: E-mail Acadêmico e Office 365.

Com o e-mail institucional, o aluno poderá acessar a versão gratuita do pacote Microsoft Office 365.

A conta de e-mail seguirá o padrão: nomealuno@aluno.ifsp.edu.br , onde o próprio discente escolherá o "nomealuno" através do SUAP.

Alunos menores de idade precisarão, além de criar o e-mail, entregar o Termo de Autorização para Acesso aos Programas Educacionais (tipo docx, tamanho 40KB) na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria). A CRA fará a validação do termo e o aluno poderá fazer o primeiro acesso.

 

Tutoriais:

  1. Criar a conta de E-mail Institucional;
  2. Não recebi o e-mail com as instruções - Passos para a recuperação da chave de acesso do e-mail institucional;
  3. Acesso ao e-mail institucional do aluno;
  4. Esqueci minha senha - Recuperar senha de acesso.

Criar a conta de E-mail Institucional 

 

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. No quadro de Informações e Avisos, assine o termo de uso;
  3. Leia o termo até o final, clique em Li e Concordo e acione o botão Avançar;
  4. No quadro de Informações e Avisos, Escolha seu e-mail;
  5. Selecione uma das opções de endereço e acione o botão Enviar;
  6. Verifique em seu e-mail pessoal (o mesmo cadastrado no SUAP) e siga as instruções de acesso do seu novo e-mail;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização. Após a atualização, siga os passos descritos em "Não recebi o e-mail com as instruções";


Tutorial para que o aluno crie seu e-mail institucional

 

Não recebi o e-mail com as instruções

  1. Acesse o sistema SUAP;
  2. Clique em seu nome no canto superior esquerdo, para acessar seus dados;
  3. Selecione a aba Dados Pessoais;
  4. Ao final da página, na sessão Informações para Contato, localize seu E-mail Acadêmico e a Chave de primeiro acesso;
  5. Volte na página inicial do sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  6. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Tutorial para quando o aluno não consegue receber o e-mail pessoal com as instruções de acesso ao e-mail institucional

 

Como acessar a conta de e-mail institucional do aluno

  1. Acesse o sistema SUAP, navegue até o quadro de Links Úteis, e clique na opção E-mail Institucional;
  2. Utilize o endereço de e-mail escolhido e forneça a senha utilizada no SUAP. 

Destaque no sistema SUAP do local onde o aluno acessa o e-mail institucional

 Esqueci minha senha

  1. Acesse o sistema SUAP e clique na opção Primeiro Acesso / Trocar minha senha;
  2. Preencha os dados solicitados. Será enviado um e-mail para seu e-mail pessoal;
    • Se não possui mais acesso ao e-mail pessoal cadastrado no SUAP, compareça na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA (Secretaria) e solicite a atualização do e-mail pessoal em seu cadastro de aluno.
  3. Abra o e-mail recebido e siga as instruções;
    • Se o e-mail não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de Lixo Eletrônico, SPAM ou afins.