Sumário
Nossa História
A Biblioteca do câmpus Hortolândia oferece produtos e serviços para a comunidade acadêmica, apoiando as atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A história da Biblioteca do câmpus é recente, começa com a data de início em 06 de fevereiro de 2014. Desde o momento da sua abertura vem trabalhando afinco para oferecer aos seus usuários, produtos e serviços para apoio educacional, bem como estender seus produtos para a comunidade externa em torno do câmpus.
De início eramos 2 (dois) Bibliotecários com o expediente da Biblioteca de 12 (doze) horas ininterruptas e, ao final de 2014, com a chegada de mais 2 (duas) servidoras com o cargo de auxiliar de bibliotecários, possibilitou a maximização do horário de expediente para 14 (quatorze) horas diárias ininterruptas.
A Biblioteca no início de 2015, passou por avaliação do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS, na qual, obteve uma boa média de pontuação em relação aos seus produtos e serviços, contribuindo assim com o câmpus no todo.
A Biblioteca busca a melhoria contínua dos seus produtos, processos e serviços, agregando valor educacional aos seus usuários e a toda comunidade no entorno.
Equipe
Kênia Cristina Cristina Pereira Silva - Diretora Adjunta Educacional - Docente
Élcio José da Costa – Bibliotecário-Documentalista / Coordenador da Biblioteca
Nirlei Maria Oliveira – Bibliotecária-Documentalista
Letícia Maria Cabral – Assistente de Administração
Samara Sivirino Marques – Auxiliar de Biblioteca
Guia do estudante - IFSP
O Guia do Estudante elaborado pela Diretoria de Comunicação (DiCom) contempla informações para os alunos de todos os 37 câmpus da Instituição. As informações foram levantadas junto aos documentos institucionais e aos diferentes departamentos da Instituição.
Acervo
O acervo é de acesso aberto, possibilitando o usuário a consultar Livros, Periódicos, Material de Referência e Material de Multimídia nas áreas de Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Mecânica, e Literatura. O acervo atende usuários dos cursos técnicos integrados, técnico concomitante e curso de ensino superior.
A organização do acervo da biblioteca é baseado segundo a CDD - Classificação Decimal de Dewey, AACR2 - Código de Catalogação Anglo Americano e para notação dos autores é utilizado a Tabela Cutter-Sanborn fornecido pela OCLC. Para gestão do acervo é utilizado software Pergamum.
Pesquisa no acervo

Serviços online: consulta, renovação, reservas, informações sobre multas, relatório de empréstimo e geração do nada consta.
Tutoriais
Serviços
- Livros
- Obras de referência (Dicionários e Enciclopédias)
- Periódicos (Jornais e Revistas)
- Multimeios (CD-ROM’s, DVD’s)
- Especial (Relatórios de Estágio, Monografias, Teses, Dissertações)
- Consulta local e online
- Empréstimos e devoluções
- Empréstimos entre bibliotecas do IFSP
- Renovações e reservas online de materiais
- Atendimento personalizado
- Orientação à normatização de trabalhos acadêmicos
- Levantamento bibliográfico
- Orientação bibliográfica
- Visitas orientadas
- Computadores com acesso à Internet
- Capacitações: Fontes de pesquisa; Portal de Periódicos CAPES; Uso de bases de dados;
- Utilização do software da biblioteca Pergamum; Wi-fi
- Catalogação na fonte para obras publicadas pelo IFSP
- Sugestão de compra de material bibliográfico para leitura e para compor o acervo
Documentos Normativos das Bibliotecas do IFSP.
Os documentos normativos da Biblioteca são padronizados os serviços oferecidos à comunidade do IFSP auxiliando nas rotinas de trabalho adotadas no setor.
Manual de Catalogação (Arquivo em pdf, tamanho 1,7 MB)
Aprovado pela Portaria nº 1.246, de 05 de abril de 2017 (Arquivo em pdf, tamanho 840 KB).O manual tem como objetivo orientar e padronizar a criação e importação de registros bibliográficos gerados pelas bibliotecas do IFSP.
|
Manual de Gestão Patrimonial dos Acervos das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 26,8 MB)
Aprovado pela Portaria Nº 2.377, de 30 de junho de 2020 (Arquivo em pdf, tamanho 829 KB). O manual visa orientar as Coordenadorias de Bibliotecas e Coordenadorias de Patrimônio do IFSP quanto aos procedimentos relacionados à incorporação de materiais bibliográficos permanente nos acervos, aos trâmites relativos a não devolução de bens patrimoniados e à alienação de bens, bem como as ações a serem tomadas nos casos de perda ou extravio de materiais permanentes nas bibliotecas.
|
Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 640 KB)
Aprovada pela Portaria nº 967, de 09 de março de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 199 kb). A Política de Desenvolvimento de Coleções das Bibliotecas do IFSP tem como objetivo deixar clara a filosofia norteadora das atividades das bibliotecas do IFSP no que diz respeito as suas coleções, e de tornar público o relacionamento de tais coleções com os objetivos da instituição.
|
Política de Processamento Técnico dos Acervos das Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 404 KB)
Aprovada pela Portaria nº 2.964, de 24 de agosto de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 115 KB) , que retifica a Portaria nº 2.660, de 31 de julho de 2015 (Arquivo em pdf, tamanho 451 KB). A Política de Processamento Técnico visa orientar as atividades que compõem o processamento técnico dos acervos das bibliotecas do IFSP e definir os instrumentos necessários a sua realização.
|
Procedimentos de Entrega de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses (Arquivo em pdf, tamanho 1,5 MB)
Portaria nº 264, de 24 de janeiro de 2017 (Arquivo em pdf, tamanho 1,5 MB), que estabelece os procedimentos de entrega dos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses às bibliotecas do IFSP.
|
Regulamento de Uso das Bibliotecas dos IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 3,1 MB)
Aprovado pela Portaria nº 1.612, de 07 de maio de 2019 (Arquivo em pdf, tamanho 1,4 MB), que revoga parcialmente a Portaria Nº 1.279, de 20 de abril de 2016. O regulamento visa disciplinar os procedimentos de uso e funcionamento das bibliotecas do IFSP.
|
Política de Auto Arquivamento de Monografias de Especialização, Dissertações e Teses no Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo* (Arquivo em pdf, tamanho 112 KB)
Aprovado pela Portaria Normativa nº 65/2022, de 25 de agosto de 2022 (Arquivo em pdf, tamanho 112 KB), que estabelece os procedimentos para Auto Arquivamento de Monografias de Especialização, Dissertações e Teses no Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
* A Política deve ser implementada a partir da disponibilização do novo repositório.
|
Serviços continuados do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 2,7 MB)
Assinatura via WEB Normas Técnicas ABNT (N BR) e MERCOSUL (AMN); Biblioteca Virtual (coleções de livros virtuais de acesso via web); Manutenção e suporte do Software Pergamum entre outros
|
Plano de Contingência - Biblioteca - IFSP-HTO (Arquivo em pdf, tamanho 667 KB)
Plano de Contingência na integra da Biblioteca do Campus Hortolândia do IFSP.
|
Relatório de Gestão - Biblioteca - IFSP-HTO (Arquivo em pdf, tamanho 840 KB)
Relatório de Gestão da Biblioteca do Campus Hortolândia do IFSP.
|
Contratos Vigentes - Bibliotecas IFSP
Contrato - Pearson (Arquivo em pdf, tamanho 131 KB)
Termo aditivo - Pearson (Arquivo em pdf, tamanho 131 KB)
Contrato - TARGET GEDWEB (Arquivo em pdf, tamanho 185 KB)
Contrato de Prestação de Serviço - Pergamum (Arquivo em pdf, tamanho 440 KB)
Nota de Empenho - TARGET GEDWEB (Arquivo em pdf, tamanho 69 KB)
Relatório de Adequação de Acervo do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 2,9 MB)
Termo de Compromisso para Adesão CAFE_RNP CAPES (Arquivo em pdf, tamanho 1,6 MB)
Sugestões de compra/aquisição de títulos
O formulário de sugestões tem como objetivo colher informações complementares ao processo de desenvolvimento de coleções, buscando exaustivamente atender as necessidades informacionais da comunidade acadêmica.
A Aquisição dos materiais sugeridos para compra, dependerá exclusivamente do orçamentos anual destinado a compra de acervos.
Faça aqui sua sugestão
Normatização de trabalhos acadêmicos
Para elaboração de trabalhos acadêmicos é necessário a padronização através das normas de documentação. Sendo assim, a biblioteca listou as normas da ABNT necessárias para consulta:
- NBR6023:2002 Informação e documentação – Referência – Elaboração
- NBR6024:2012 Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento – Apresentação
- NBR 6027:2012 Informação e documentação — Sumário — Apresentação
- NBR 6028:2003 Informação e documentação - Resumo - Apresentação
- NBR 6034:2004 Informação e documentação - Índice - Apresentação
- NBR 10520:2002 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação
- NBR 12225:2004 Informação e documentação - Lombada – Apresentação
- NBR 14724:2011 Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação
Procedimentos de entrega dos trabalhos de conclusão de curso, Dissertações e Teses às Bibliotecas do IFSP (Arquivo em pdf, tamanho 1,52 MB)
Template para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos - TCC (Arquivo em word, tamanho 94,5 KB)
Política de Doação de Obras
Os critérios para a seleção de doações na Biblioteca IFSP-Hortolândia segue rigorosamente os mesmo dos empregados para a seleção de materiais a serem adquiridos por compra. Isso leva a considerar que as bibliotecas do IFSP não devem aceitar doações de materiais que elas não adquirissem se pudessem comprar.
Vale ressaltar que não serão incorporados no acervo materiais danificados ou em mau estado de conservação, cópias reprográficas, volumes avulsos de dada coleções, ou materiais religiosos, pornográficos ou que incitem a violência. Os materiais recebidos por doação poderão ser oriundos de pessoa física ou jurídica.
A apresentação e entrega dos itens a serem doados devem ser realizadas, exclusivamente, nas bibliotecas das unidades e entregues aos servidores do setor.
As bibliotecas do IFSP poderão decidir em receber ou não os materiais disponibilizados. Optando pelo recebimento, elas terão autonomia para incorporar, repassar ou descartar o material doado.
Para o recebimento dos materiais, a biblioteca deverá solicitar ao doador o preenchimento do termo de doação (Apêndice B), anexando a ela a lista de materiais recebidos por doação.
O processamento técnico e incorporação no acervo dos itens recebidos por doação serão realizados segundo os tramites normais dos demais itens da biblioteca, ou seja, de acordo com as necessidades dos usuários e disponibilidade da equipe técnica.
Baixe o formulário de doação de livros:
Ferramentas para elaboração de Referência

É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. Acesso Livre.

Ferramenta que elabora citação e referência para trabalhos acadêmicos. A ferramenta gera automaticamente as referências bibliográficas dentro dos padrões da ABNT, e permite que você acesse on-line seus artigos em qualquer lugar e, indica artigos relevantes com base no que você está lendo.
O Latex é a ferramenta mais usada pela área de exatas, pois, permite escrever textos acadêmicos que exijam muitas fórmulas, já que traz diversos símbolos e fórmulas, sem apresentar problemas de formatação. O programa concentra uma estrutura mais lógica e coerente na hora de escrever sua tese, focando em capítulos, seções, ênfases e tabelas.

É uma plataforma para coletar, organizar, citar e compartilhar sua pesquisa científica. Possui também pluggin para o Firefox. Plataforma gratuita.
Acesso à base de dados conveniadas
Acesso remoto via CAFe/CAPES

Esta opção permite o acesso remoto ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.
Este serviço é provido pelas instituições participantes, ou seja, o nome de usuário e senha para acesso deve ser verificado junto à equipe de TI ou de biblioteca de sua instituição.
Para utilizar a identificação por meio da CAFe, sua instituição deve aderir a esse serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Acesse aqui!
Links rápidos
Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.Área do conhecimento: Gerais
________________________________________________________________________________________________

Coleção de E-books editados pela Elsevier e disponível via Portal Capes (aproximadamente 150 títulos)
Forma de acesso: Via IP Institucional
Áreas do conhecimento: TODAS
Endereço eletrônico de e-books em português:http://americalatina.elsevier.com/ebooks/capes/colecoes/21 (aproximadamente 40 títulos)Áreas do conhecimento: Exatas e Sociais
___________________________________________________________________________________________________________________
Diretório de Livros de Acesso Aberto – A OAPEN Foundation, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de acesso aberto com sede na Biblioteca Nacional da Holanda, desenvolveu o Diretório de Livros de Acesso Aberto (DOAB), hoje com 1257 exemplares em formato PDF , alguns deles podem ser adquiridos para acesso com leitores de e-books, exemplo: Access to Knowledge in Brazil: new research on intellectual property, innovation and developmen.
___________________________________________________________________________________________________________________
E-books (livros eletrônicos) da Editora Brasiliana publicados no período de 1931 a 1993, que reúne relatos de brasileiros e estrangeiros a cerca da realidade brasileira vista pelos ângulos da política, sociologia, ciências e cultura.
___________________________________________________________________________________________________________________
O Site Livros Grátis, disponibiliza a todos usuários da Internet uma biblioteca virtual de e-books com objetivo de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. Área do conhecimento: Gerais
___________________________________________________________________________________________________________________
Site Google voltado ao acesso de livros disponibilizados na Internet. Alguns Livros permitem acesso integral ao texto, outros, permitem acesso a pequenos trechos da obra. Área do conhecimento: Gerais
__________________________________________________________________________________________________________________

Biblioteca digital composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes. Área do conhecimento: Gerais
__________________________________________________________________________________________________________________
Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa que disponibiliza acesso gratuito a textos literários em versão integral. Trata-se de obras do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.
_________________________________________________________________________________________________________________
Fontes de Informação
Bibliotecas Digitais
A França no Brasil: portal digital conjunto das bibliotecas nacionais da França e do Brasil com mapas, fotografias, textos impressos e desenhos sobre a relação entre a França e o Brasil desde o século XVI até o início do século XX.
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estimula o registro e a publicação dessas teses em meio eletrônico.
Biblioteca Digital Camões: Criado pelo Instituto Camões, vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, o acervo traz materiais sobre diferentes temas. Nem todos os conteúdos estão disponíveis para baixar.
Biblioteca Digital da Unesp: Acervo digital da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp) com obras de diversas áreas. Parceria da Universidade com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.
Biblioteca Digital da Unicamp: Sistema Nou-Rau: Disponibiliza teses e dissertações defendidas na instituição. Arquivos completos em pdf.
Biblioteca Digital de Ciências: Site da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que traz recursos criados pelo Laboratório de Tecnologia Educacional da universidade. O sistema também permite que interessados enviem materiais para incluir no acervo.
Biblioteca Digital de Obras Raras da USP: Site reúne livros, folhetos, revistas, jornais, entre outras tipologias cobrindo do século XV ao XX. O material é selecionado segundo parâmetros considerados raros ou preciosos.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da Universidade de São Paulo (USP) foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com o Portal do Conhecimento.
Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano: Iniciativa da Associação de Bibliotecas Nacionais da IBERO-América (Abinia), o site reúne milhares de conteúdos das bibliotecas nacionais de Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Panamá.
Biblioteca Digital Mundial: Iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o site agrega conteúdos de bibliotecas e arquivos de vários países, organizados por continentes. Opção de textos em português.
Biblioteca do IBGE: O site reúne um vasto acervo de informações relacionadas a documentação territorial do Brasil. Além de ter mecanismo de busca, permite baixar materiais.
Biblioteca Interativa do Sebrae: O site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece conteúdos para auxiliar empreendedores de diferentes áreas.
Biblioteca Multimídia: Acervo reúne conteúdos produzidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), ligada à Fundação Osvaldo Cruz. Os materiais são divididos por temas relacionados a saúde e às ciências biológicas.
Biblioteca Nacional de Portugal: Site reúne documentos e livros clássicos portugueses digitalizados em um acervo que alcança quase dez séculos de história.
Biblioteca Nacional Digital Brasil: O site reúne obras digitalizadas da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), incluindo uma hemeroteca digital. Os materiais estão organizados em acervos e podem ser encontradas por mecanismo de busca.
Bases de Dados
AEPS Infologo - Base de Dados Históricos da Previdência Social Sistema da Dataprev que produz tabelas, gráficos de benefícios, fiscalizações e outros dados da seguridade social
AliceWeb - Base de dados sobre importação e exportação de produtos pelo Brasil
AliceWeb Mercosur - Base de dados sobre importação e exportação de produtos por países membros do Mercosul
Anatel - Dados sobre o setor de telecomunicações
Atlas do Desenvolvimento Humano - Evolução dos indicadores de IDH no Brasil
Banco Mundial - Banco de dados socioeconômicos de vários países
Base de dados do SIPRI - Base de dados sobre gastos militares no mundo
Câmara dos deputados - Permite o acesso direto aos dados produzidos na Câmara dos Deputados, inclusive informação de gastos com cota parlamentar
CVM - Informações de empresas de capital aberto
Dados do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e indicadores sociais comparáveis entre países
DataGov - Banco de dados com informações sobre diversos países pelo Banco Mundial
Datasus - Repositório de dados sobre saúde, doenças e mortalidade no Brasil
Estatísticas da OCDE - Base gigante que permite comparações nas, mais diferentes áreas, entre o grupo de países mais ricos do mundo. O Brasil está em algumas das estatísticas, junto com emergentes, em caráter de comparação
Estatísticas da Previdência Social - Oferece alguns dados históricos e dados recentes
Census - Censo Americano
Fundação Seade - Números relacionados ao Estado de São Paulo
IFC Dados econômicos do IFC
IFDM Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios (IFDM), publicado pela Federação de Indústrias do RJ. Traz dados semelhantes aos do Atlas do Desenvolvimento Humano, possibilitando consultas diretas e downloads dos dados.
IFGF Índice Firjan de Gestão Fiscal dos Municípios (IFGF). Com base em informações de gestão declaradas pelos Municípios, estabelece índices e possibilita comparativos entre itens como receita, gastos com funcionalismo etc.
Índice de transparência (estados e municípios) avalia o nível de transparência dos portais de informações públicas dos governos federal, estaduais e municipais do Brasil.
INEP Microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Dados e metadados de países da OCDE.
Objetivos do Milênio - Página oficial para acompanhar a evolução dos países nas metas do milênio.
ONU Data Repositório que reúne informações de todas as agências da ONU.
Portal Brasileiro de dados abertos - Ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas.
Portal da Transparência Federal - Grande banco de dados com as receitas e despesas do Governo Federal, transferências aos Estados e Municípios, convênios, etc.
Portal Meu Município Finanças Municipais da maioria das cidades do Brasil retiradas dos dados do Tesouro. Dá para comparar arrecadação e gastos de municípios diferentes.
Programa todos pela Educação números sobre a qualidade e evolução da educação por regiões do Brasil.
Projeto Excelências Informações sobre parlamentares brasileiros.
QEdu Dados do MEC em um formato de mais fácil navegação.
Ranking de Saneamento Trata Brasil - Ranking de saneamento do Trata Brasil, com base em informações declaradas pelos municípios para as áreas de água e esgoto.
Registro BR Saiba quem são os responsáveis por sites com a terminação .br
Salic - Sistema de consulta a dados de projetos culturais com apoio da Lei Rouanet.
Senado - Gastos dos senadores com verba de gabinete, orçamentos temáticos.
SIDRA - IBGE Bancos de dados integrados do IBGE, em que é possível uma série de consultas sobre dados que vão da população à economia.
TSE Estatísticas - Estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral.
Unesp Portal da Transparência da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
Unicamp Site que reúne anuários e orçamento da Universidade Estadual de Campinas.
USP Portal de Transparência da Universidade de São Paulo - reúne dados de remuneração de servidores.
Whois - Site que permite a pesquisa dos donos de vários domínios no mundo.
UIT União Internacional de Telecomunicações
Sites - Propriedade Intelectual
Periódicos citados nos PPCs
CURSO: Licenciatura em Matemática
BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR
|
Cód. Disciplina
|
SEM
|
1
|
VIZEU, Fábio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE.BR., Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 569-583, 2012.
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5480/4202 (acesso em 15/08/16)
|
HCTM1 -
|
1º
|
2
|
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, v. 5, n. 11, p. 173‐190, 1991. http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601/10152
|
HTEM1 -
|
1º
|
3
|
REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas: SBHE, 2001-.
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index
|
HTEM1 -
|
1º
|
4
|
REVISTA INTERDISCIPLINAR DE DIREITOS HUMANOS. Bauru: Unesp. 2013-. Semestral. ISSN: 2357-7738.
https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh
|
LITM1 -
|
1º
|
5
|
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: Unesp, 1985-. Quadrimestral. ISSN: 1980-
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0103-636X&lng=en&nrm=isso
|
LITM1 -
|
1º
|
6
|
ENSAIO: Avaliação e políticas públicas em Educação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio. 2004-. Trimestral. ISSN: 1809-4465.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=en&nrm=isso
|
LITM1 -
|
1º
|
7
|
REVISTA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas: CEDES, 1997-. ISSN 0101-7330. Trimestral.
http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-7330/lng_pt/nrm_iso
|
EDSM2 -
|
2º
|
8
|
ENSAIO: Avaliação e políticas públicas em Educação. Petrópolis: Vozes, 2016-. ISSN 0104-4036. Trimestral.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=en&nrm=isso
|
LITM2 -
|
2º
|
9
|
SUR. REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. São Paulo: Conectas, 2004-. ISSN: 1983-3342.
https://sur.conectas.org/
|
LITM2 -
|
2º
|
10
|
BOLEMA: Boletim de Educação Matemática. Rio Claro: Unesp, 1985-. Quadrimestral. ISSN: 1980-4415.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0103-636X&lng=en&nrm=isso
|
LITM2 -
|
2º
|
11
|
CADERNOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Mato Grosso: Instituto Merireu de Estudo Socioambiental, 2009-. ISSN: 1677-0277. Anual.
http://www.merireu.org.br/publicacoes
|
LITM2 -
|
2º
|
12
|
EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: Revista de ciência da Educação. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), 1978-. ISSN: 1678-4626. Trimestral. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=isso
|
LITM2 -
|
2º
|
13
|
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA. Brasília: SBEM, 2013-. ISSN online: 2317-904X. Trimestral. http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index
|
DIDM3 -
|
3º
|
14
|
REVISTA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: PUCSP, 2004-. ISSN 2175-3520. Semestral. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1414-6975&lng=en&nrm=is
|
PSIM3 -
|
3º
|
15
|
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Bauru: ABPEE, 2005-. ISSN 1980-5470. Trimestral. http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_1413-6538/nrm_iso
|
EDIM4 -
|
4º
|
16
|
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 1992-. ISSN: 1980-5470. Trimestral.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-6538&lng=en&nrm=isso
|
LBSM4 -
|
4º
|
17
|
REVISTA SINALIZAR. Goiânia: Faculdade de Letras/UFG, 2016-. Semestral. ISSN: 2448-0797. Semestral.
https://www.revistas.ufg.br/revsinal
|
LBSM4 -
|
4º
|
18
|
ALLSOPP, David H.; HALEY, Kery C. A Synthesis of Research on Teacher Education, Mathematics, and Students with Learning Disabilities. Learning Disabilities: a Contemporary Journal, Waltham, MA, v. 13, n. 2, p. 177-206, 2015. http://search-ebscohost-com.ez338.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=111832562&lang=pt-br&site=ehost-live
|
IN1M5 -
|
5º
|
19
|
CHAPMAN, Olive. Challenges in mathematics teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, New York, v. 15, n. 4, p.263-270, 27, jul. 2012. http://dx.doi-org.ez338.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10857-012-9226-z
|
IN1M5 -
|
5º
|
20
|
LOONEY, Lisa; PERRY, David; STECK, Andy. Turning negatives into positives: the role of an instructional math course on preservice teachers' math beliefs. Education, v. 138, n. 1, p.27-41, 2017. http://search-ebscohost-com.ez338.periodicos.capes.gov.br/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=125376916&lang=pt-br&site=ehost-live
|
IN1M5 -
|
5º
|
21
|
GONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio; CARVALHO, Dione Luchesi de. Percursando Diários de aulas e produzindo narrativas sobre a disciplina estágio supervisionado de um curso de licenciatura em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 28, n.49, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a16
|
PD2M6 -
|
6º
|
22
|
CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Gestão do Currículo de Matemática sob Diferentes Profissionalidades. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, vol.28, n.49, pp.601-620, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n49a07
|
PD2M6 - Prática Docente II
|
6º
|
23
|
D’AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático/Creative Insubordination: an invitation to reinvent the mathematics educator. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, p. 1, 2015. http://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n51/1980-4415-bolema-29-51-0001.pdf
|
PD3M7 - Prática Docente III
|
7º
|
24
|
PONTE, João Pedro da Ponte.; QUARESMA, Marisa; MATA-PEREIRA, Joana; BAPTISTA, Mónica. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Rio Claro, SP: Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 30, n. 56, p. 868 - 891, 2016.
http://www.scielo.br/pdf/bolema/v30n56/1980-4415-bolema-30-56-0868.pdf
|
PD3M7 - Prática Docente III
|
7º
|
25
|
SILVA, Lilian Aragão da.; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira. A transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática na prática pedagógica escolar. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul.: UFMS. v.7. n.14. 2014. http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/887/566
|
PD3M7 - Prática Docente III
|
7º
|
26
|
REVISTA USP 37: Dossiê Direitos Humanos no Limiar do Século XXI. São Paulo: Mar/Maio,1998.
http://www.usp.br/revistausp/37/SUMARIO-37
|
EDHM8 - Educação em Direitos Humanos
|
8º
|
27
|
VIZEU, Fábio; MENEGHETTI, Francis Kanashiro; SEIFERT, Rene Eugenio. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cadernos EBAPE.BR., Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 569-583, 2012. http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5480/4202 (acesso em 15/08/16)
|
EDHM8 - Educação em Direitos Humanos
|
8º
|
28
|
AMARAL-SCHIO, Rubia Barcelos. Livro didático de ensino médio, geometria e a presença de tecnologias. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE). Rio Grande do Sul, v.16, n.2, 2018. https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89217
|
PD4M8 - Prática Docente IV
|
8º
|
29
|
COSTA, Bruno José Ferreira; TENORIO, Thaís; TENORIO, André. A Educação Matemática no Contexto da Etnomatemática Indígena Xavante: um jogo de probabilidade condicional. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP vol.28, n.50, pp.1095-1116. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a05
|
PD4M8 - Prática Docente IV
|
8º
|
30
|
BORBA, Marcelo de Carvalho, OECHSLER, Vanessa. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. RBECT: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, PR, v.11, n. 2, p. 181-213, maio/ago. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434
|
TIEM8 - Tecnologias da Informação no Ensino de Matemática
|
8º
|
31
|
JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Tereza. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, n.29, v. 53, 2015, p. 998-1022. 2018.
http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a11
|
TIEM8 - Tecnologias da Informação no Ensino de Matemática
|
8º
|
32
|
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/78
|
TIEM8 - Tecnologias da Informação no Ensino de Matemática
|
8º
|
33
|
MONDONI, Maria Helena de Assis; LOPES, Celi Espasandin. O Processo da Avaliação no Ensino e na Aprendizagem de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 22, n, 33, p. 199 – 204, 2009.
|
PD2M6 - Prática Docente II
|
|
CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: História da Ciência e da Tecnologia
Disciplina: Inglês Técnico
Disciplina: Comunicação e Expressão
Disciplina: Matemática
Disciplina: Algoritmos e Programação
http://www.sbc.org.br/component/tags/tag/computacao-brasil
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Disciplina: Linguagem de Programação I
Disciplina: Introdução à Administração
Disciplina: Banco de Dados I
Disciplina: Componente Curricular: Engenharia de Software
Disciplina: Sistemas Operacionais
- SBC. Proceedings of Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering
http://sbesc.lisha.ufsc.br/sbesc2018/PreviousEditions
Disciplina: Linguagem de Programação 2
Disciplina: Inglês Técnico Avançado
Disciplina: Análise Orientada a Objetos
http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2973839&CFID=670073520&CFTOKEN=71654978
Disciplina: Banco de Dados II
Disciplina: Interação Humano-Computador
Disciplina: Estrutura de Dados I
Disciplina: Linguagem de Programação 3
Disciplina: Matemática Financeira
Disciplina: Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica
Disciplina: Estatística
Disciplina: Estrutura de Dados II
Disciplina: Programação Orientada a Objetos
Disciplina: Redes de Computadores
Disciplina: Arquitetura de Software
Disciplina: Gestão de Projetos
Disciplina: Desenvolvimento Web
Disciplina: Projeto de Sistemas I
Disciplina: Qualidade de Software
Disciplina: Serviços de Rede
Disciplina: Empreendedorismo
Disciplina: Tópicos Especiais
Disciplina: Segurança da Informação
Disciplina: Componente Curricular: Desenvolvimento de Sistemas Web
Disciplina: Componente Curricular: Projeto de Sistemas II
Disciplina: Componente Curricular: LIBRAS – OPTATIVA
- SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos:caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, 2004 http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lpvol1.pdf
- SBC e ACM. Anais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em SistemasComputacionais. https://dl.acm.org/event.cfm?id=RE449
- ALBRES, N. A.; SANTIAGO, V. A.A. (Orgs.) Libras em estudo: tradução/interpretação. São Paulo: FENEIS, 2012. https://www.passeidireto.com/arquivo/47176957/libras-em-estudo-traducao-interpretacao
- QUADROS, R. M.; SCHMIEDT, M. L. P. Ideias para Ensinar Português para Alunos Surdos. Brasília: MEC, SEEP, 2006. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf
- SBC. Computação Brasil. http://www.sbc.org.br/component/tags/tag/computacao-brasil
- O tradutor e intéprete de língua brasileira de sinais e lingua portuguesa. Secretaria de Educação Especial: Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC; SEESP, 2004. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf
- SONZA, A. P. et al. Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: pensando a inclusãosociodigital de pessoas com necessidades especiais. Bento Gonçalves: SETEC/MEC,http://cta.ifrs.edu.br/files/doc/83caa38ba1f037f639959a9e6cea601a.pdf
Disciplina: Gestão da Qualidade – ELETIVA
Disciplina: Redes Complexas – ELETIVA
Disciplina: Metodologias Ágeis – ELETIVA
Disciplina: Sistemas Distribuídos – ELETIVA
Disciplina: Inteligência Artificial – ELETIVA
- ACM. ACM Transactions on Interactive Intelligent Systems (TiiS). http://tiis.acm.org/
- ACM. ACM Transactions on Intelligent Systems and Technology (TIST). http://tist.acm.org/
- GOLDSCHMIDT, R. R. Uma introdução à inteligência computacional: fundamentos, ferramentas e aplicações. Rio de Janeiro: IST, 2010. (Série Livros Didáticos Digitais Gratuitos). http://www.boente.eti.br/boente2012/fuzzy/ebook/ebook-fuzzy-goldschmidt.pdf
- SPRINGER VERLAG. Lecture Notes in Artificial Intelligence. http://www.inf.ufpr.br/bracis2012/www.springer.com/lncs
- BARROS, L. C.; BASSANEZI, R. C. Tópicos de lógica Fuzzy e biomatemática, IMECC, 2010. https://www.researchgate.net/publication/256373655_Topicos_de_Logica_Fuzzy_e_ Biomatematica
- NILSON. N. J. The quest for Artificial Intelligence: a history of ideas and achievements. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010. http://ai.stanford.edu/~nilsson/QAI/qai.pdf
- RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Artificial intelligence: a modern approach. New Jersey, USA: Prentice Hall, 1995. http://www.cin.ufpe.br/~tfl2/artificial-intelligence-modern-approach.9780131038059.25368.pdf
- SPRINGER. Journal of Intelligent Information Systems. https://link.springer.com/journal/volumesAndIssues/10844
Disciplina: Web Semântica – ELETIVA
Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação – ELETIVA
Disciplina: Programação para Dispositivos Móveis – ELETIVA
Disciplina: Desenvolvimento de Jogos – ELETIVA
Periódicos em Automação Industrial
Periódicos em Informática
Periódicos em Mecânica
Bibliotecas Virtuais Temáticas
Bibliotecas de Acessibilidade
- Governamentais
- Organizações Nacionais
Organizações Internacionais
Perguntas Freqüentes (FAQ)
1. Qual a localização e o horário de funcionamento da Biblioteca?
A Biblioteca do Campus Hortolândia está localizada no prédio Administrativo Bloco E, e seu horário de funcionamento é das 09:00 às 21:00 de segunda à sexta-feira.
2. Qual o procedimento para efetuar meu cadastro na biblioteca?
Para efeito de cadastro e utilização da biblioteca, os usuários deverão acessar os sistemas: SUAP (Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos).
Para alunos de Programas FIC, cursos de extensão e funcionários terceirizados, o cadastro deverá ser feito diretamente na biblioteca.
3. Qual a quantidade de materiais que posso emprestar e quanto tempo posso permanecer com eles?
A quantidade de materiais que podem ser retirados da biblioteca e o prazo de empréstimo devem ser conferidos no quadro abaixo, conforme a sua categoria de usuário:
CATEGORIA DE USUÁRIO |
TIPO DE MATERIAL |
QUANTIDADE DE OBRAS |
TIPOS DE EMPRÉSTIMO |
PENALIDADE |
Normal |
Diário |
Discentes e outros funcionários |
Obra técnica, didática e de Literatura |
5 |
14 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
Multimídia (DVD, CD-ROM etc.) |
1 |
14 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
Periódicos |
2 |
1 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
Servidores (Docentes e Técnicos Administrativos) |
Obra técnica, didática e de literatura |
7 |
30 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
Multimídias (DVD, CD-Rom, etc.) |
1 |
30 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
Periódicos |
2 |
2 dias |
1 dia |
01 dia de suspensão para cada obra |
A renovação de materiais será efetuada por meio do “Meu Pergamum” no item renovação acessando o sistema Pergamum.
4. Como devo proceder para renovar os materiais emprestados? Quantas vezes posso renovar o material?
Poderão ser realizadas 3 renovações do material. Ao término das 3 renovações, será necessário comparecer na biblioteca com o material para um novo empréstimo.
IMPORTANTE! O material somente poderá ser renovado se não estiver em atraso e não possuir reserva.
5. Como proceder se a minha senha for esquecida?
Clique em Meu Pergamum na página da Biblioteca referente à consulta ao Sistema Pergamum, digite sua matrícula e clique em Esqueci minha senha! Você receberá um e-mail com um link para a criação de uma nova senha, ou dirija-se ao atendimento da TI do IFSP Campus Hortolândia, tendo em mãos um documento de identificação com foto e cadastre uma nova senha.
6. Como pesquisar no acervo das Bibliotecas do IFSP?
O acervo Bibliotecas do IFSP pode ser consultado por meio da página do Pergamum.
7. Qual o valor da multa caso o material não seja devolvido na data prevista?
O não cumprimento dos prazos por parte dos usuários inscritos na Biblioteca implicará no impedimento de emprestar e renovar obras pelo prazo de 2 (dois) dias corridos de penalidade para cada dia e para cada obra em atraso, conforme a fórmula abaixo descrita:
2 . x . y = Ƶ
Livros |
Dias
em
Atraso
|
Dias
em
Suspensão
|
Tabela de exemplificação de dias de suspensão
X |
Y |
2.x.y (Dias de Suspensão |
1 |
1 |
2 |
2 |
2 |
8 |
3 |
3 |
18 |
4 |
4 |
32 |
5 |
5 |
50
|
8. Como faço para emprestar livros antes do prazo final da suspensão acumulativa?
Existe a possibilidade de uma penalidade alternativa, onde os usuários suspensos por longos períodos podem trocar o período de suspensão pela doação de material bibliográfico ou multimídia determinados pela biblioteca. Para saber mais sobre os procedimentos, acesse o Regulamento de Uso das Bibliotecas do Instituto Federal de São Paulo
9. Como devo proceder para reservar materiais da Biblioteca do Câmpus Hortolândia?
A reserva de materiais será válida somente para a Unidade que você estiver vinculado. Localize o livro que está emprestado na página de consulta do Pergamum e clique no item Reserva. Preencha os dados e clique em Confirmar. Assim que a reserva estiver disponível, você receberá um e-mail alertando a disponibilidade. A situação da reserva também poderá ser acompanhada por meio do “Meu Pergamum” no item Reserva.
IMPORTANTE! O material reservado ficará à disposição do usuário por 48 horas, sem contar sábados, domingos e feriados. Após este período, estará disponível para a próxima pessoa da lista de espera, ou voltará ao acervo.
10. Onde localizo o Regulamento das Bibliotecas do IFSP e do Câmpus Hortolândia?
Você encontra este documento na aba Regulamentos.
11. Posso sugerir aquisição de materiais? Como devo proceder?
Preencha o formulário de sugestões na aba Sugestões de Compra.
12. Como proceder em caso de extravio, dano ou furto de material emprestado sob minha responsabilidade?
Você deverá repor a obra extraviada ou danificada à Biblioteca do IFSP. Será emitida a Carta de Reposição do material, conforme Apêndice B. Para os casos de impossibilidade da reposição, o usuário deverá indenizar o IFSP no valor da obra extraviada ou danificada por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).
13. Ex-alunos e professores aposentados podem pegar materiais emprestados?
O empréstimo é exclusivo para discentes e servidores que estiverem com matrícula ativa, ou no caso de funcionários terceirizados, que estiverem com contrato válido com o IFSP. Caso você seja ex-aluno ou servidor aposentado, poderá utilizar os recursos e serviços oferecidos pela biblioteca somente na forma de consulta local.
14. Qual a finalidade do envio de e-mail automático das bibliotecas?
O e-mail tem a finalidade de lembrar o usuário da data de devolução do material emprestado e/ou de avisá-lo que o material está em atraso. IMPORTANTE! O não envio da mensagem por e-mail, independentemente do motivo, não isenta o pagamento de multa na devolução com atraso.
É fundamental que o seu cadastro esteja sempre atualizado, portanto, caso mude de e-mail, avise um atendente para que a atualização de seus dados seja efetuada.
15. Quais são as normas para uso das bibliotecas do IFSP Câmpus Hortolândia?
Você precisa deixar bolsas, pastas e similares no guarda-volumes, colaborar com o silêncio nas dependências da biblioteca; não consumir alimentos e bebidas nas dependências da biblioteca, exceto água, e manter o celular no modo silencioso. É proibido fumar nas dependências da biblioteca e do IFSP, de acordo com a Lei Federal nº 12.546/14.
16. Como posso fazer uma doação para as bibliotecas do IFSP Campus Hortolândia?
Dirija-se ao atendimento da biblioteca, preencha o “Termo de Doação” e tenha ciência das condições de aceite da doação. A incorporação de materiais no acervo terá como base a Política de Desenvolvimento de Coleções do IFSP. No ato da doação não serão aceitos materiais mutilados e/ou contaminados; materiais grifados e/ou riscados; enciclopédias e apostilas; fitas de vídeo, slides e fitas cassetes; materiais fotocopiados; materiais encadernados em espiral; materiais com carimbo de outras bibliotecas ou marcas de propriedade.
17. Como entrar em contato com a da Biblioteca?
Através do nosso formulário eletrônico.
Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta-Feira das 9h às 21h.
Contato via E-mail: Fale com a Biblioteca ou Telefone: (19) 3865-8064