A Resolução CNE/CP n.º 2, de 1º de julho de 2015, estabelece que a estrutura curricular dos cursos de licenciatura deve contemplar 400 horas de Prática como Componente Curricular (PCC), distribuídas ao longo do processo formativo.

Essa carga horária foi dividida entre diversos componentes curriculares no decorrer de todos os semestres, inclusive nas disciplinas específicas, com o objetivo de trabalhar a prática docente de maneira intensa na formação do licenciado. Essas disciplinas têm como proposta a inserção dos mecanismos e processos de ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos voltados a temáticas globais ou específicas, possibilitando ao discente se posicionar no papel de educador docente como parte fundamental da sua formação profissional.

É importante ressaltar que a relação entre teoria e prática é tratada no curso como um processo contínuo, está ligada a questões mais amplas que não dizem respeito diretamente ao ensino, mas sim a toda complexidade relacionada à escola, como gestão, administração e resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar, como indicado no Parecer CNE/CP n.º 28/2001.

São realizadas atividades no próprio câmpus e também nas escolas de Educação Básica da região. Há incentivo à possibilidade de seu cumprimento por meio de atividades que transcendam a sala de aula, levando em consideração práticas interdisciplinares e a formação em excelência do professor como educador, inserindo-o no contexto das comunidades, das famílias e dos próprios alunos.

As disciplinas que atendem a PCC possuem essa informação descrita no plano de ensino e as atividades desenvolvidas são registradas de forma detalhada no plano de aula semestral e também no diário de classe, de cada professor responsável.

Na Grade do curso  (arquivo em pdf, tamanho 764.02  kb) está presente uma coluna que descreve a carga horária de PCC para cada disciplina.

Colegiado

O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.

Para garantir a representatividade dos segmentos, será composto pelos seguintes membros:

1. Coordenador de Curso (ou, na falta desse, pelo Gerente Acadêmico), que será o presidente do Colegiado.
  2. No mínimo, 30% dos docentes que ministram aulas no curso.
  3. 20% de discentes, garantindo pelo menos um.
  4. 10% de técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos, garantindo pelo menos um;

Os incisos I e II devem totalizar 70% do Colegiado, respeitando o artigo n.º 56 da LDB.

As competências e atribuições do Colegiado de Curso, assim como sua natureza e composição e seu funcionamento, estão apresentadas na Instrução normativa nº 02/PRE, de 26 de março de 2010.

De acordo com esta normativa, a periodicidade das reuniões é, ordinariamente, duas vezes por semestre, e extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocadas pelo seu Presidente, por iniciativa ou requerimento de, no mínimo, um terço de seus membros.

Os registros das reuniões devem ser lavrados em atas, a serem aprovadas na sessão seguinte e arquivadas na Coordenação do Curso.

As decisões do Colegiado do Curso devem ser encaminhadas pelo coordenador ou demais envolvidos no processo, de acordo com sua especificidade.

O colegiado do curso de Licenciatura em Matemática será constituído no primeiro semestre de 2017.

Segue a série histórica da composição do Colegiado:

Portaria de nomeação n º 0013/2017, de 23 de Março de 2017;

Portaria HTO.0102.2018, de 14 de dezembro de 2018;

Portaria HTO.0030.2019, de 02 de abril de 2019;

Portaria HTO.0034.2021, de 26 de abril de 2021;

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) constitui-se de um grupo de docentes, de elevada formação e titulação, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso, conforme a Resolução CONAES no  01, de 17 de junho de 2010. A constituição, as atribuições, o funcionamento e outras disposições são normatizadas pela Resolução Nº 79/2016 de 6 de setembro de 2016.

A composição atual do NDE está disponível na Portaria de nomeação n º 0028/2022, de 14de Abril de 2022.

Sejam bem vindos ao IFSP Câmpus Hortolândia!

As matrículas seguem o calendário do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Para os alunos veteranos o início das aulas segue o Calendário Acadêmico.

Você precisa conhecer

• Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA):

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) exerce o papel de Secretaria Escolar, portanto, registra e acompanha a vida escolar do aluno desde sua matrícula até a conclusão do curso.

• Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE):

Coordenadoria de Apoio ao ensino (CAE) é responsável pelos processos de organização administrativa que envolvem a coordenação das atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo.

• Coordenadoria Sociopedagógica (CSP):

A Coordenadoria Sociopedagógica (CSP)  é composta por uma equipe multidisciplinar que conta com assistente social, pedagogo, psicóloga, técnico em assuntos educacionais e tradutor e intérprete de Libras.

• Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI):

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) é a responsável por gerenciar os recursos de tecnologia da informação (TI) do Câmpus. Os recursos de TI compreendem software, equipamentos e redes. A sala do departamento está localizado no Prédio Administrativo na sala E203 do piso superior.