Consulte aqui os eventos do Diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática.
Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a
lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.
Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera
10 minutos antes do inicio do evento.
Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de
30 à 10
minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.
Palestrante: Prof. Dr. Mauro Sala (IFSP/ Hortolândia).
Vagas: 348 de 400 Local: Canal da Licenciatura em Matemática no YouTubeAritmética das Frações Adotadas no Egito Antigo
Palestrante: Profa. Ma. Marília de Souza (IFSP/HTO)
Nesta palestra vou
apresentar um recorte da minha pesquisa de doutorado que está em andamento, que
visa compreender as aprendizagens docentes situadas em um contexto de
Cyberformação focado no trabalho com vídeos. O vídeo é um dos recursos digitais
que pode atuar como porta de entrada para as Tecnologias Digitais (TD) nos
processos de ensino e de aprendizagem, porém, a discussão sobre como inseri-lo
efetivamente em atividades matemáticas não é muito oportunizada em ações de
formação docente. A proposta da Cyberformação é uma concepção de formação com
professoras e professores que compreende o trabalho com TD como partícipes da
constituição do conhecimento, não se valendo de seu uso como ferramenta para
agilizar os processos ou como motivação para o ensino. Essa proposta de
formação busca oferecer situações de aprendizagem docente a partir do
entrelaçamento contínuo das dimensões que a constituem, como a matemática,
pedagógica, tecnológica, social, política, entre tantas outras. Baseada nessa
concepção, foi elaborado um curso de extensão para professoras e professores
que ensinam matemática, que recebeu o nome de ‘Vídeos do Youtube no
Ensino de Matemática’. O curso contou com duas edições (2019 e 2020) e ocorreu no
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus
Hortolândia. A partir de algumas práticas estabelecidas no curso, vou relatar
como se deu o desenvolvimento de sua 1ª edição (2019) e, assim, destacar
indícios de aprendizagens docentes das professoras e professores participantes,
incluindo as minhas, enquanto formadora-pesquisadora-professora que está em
constate processo de formação.
Mini-currículo:
Professora de Matemática
do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Hortolândia, atuando na
Educação Básica, Superior e Formação de Professores. Graduada em Matemática
Aplicada e Computacional (2005) e em Licenciatura em Matemática pela
Universidade Estadual de Campinas (2008) e Mestra em Matemática pelo Programa
em rede nacional - PROFMAT (2014), realizado na Unicamp. Atuou como professora
do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, e em projetos interdisciplinares e
de educação não-formal. Atualmente é doutoranda em Ensino de Matemática pelo
PECIM - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, UNICAMP,
em que pesquisa formação de professores com tecnologias, em especial vídeos
digitais, e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia
(GPEMATEC-IFSP), do Grupo de Pesquisa PECIMAT: Tecnologias Digitais em Educação
Matemática (UNICAMP).
Palestrantes:
Profa. Dra. Zionice Garbelini Martos Rodrigues - IFSP - Câmpus Birigui
Profa. Dra. Luciane Quintiliano - IFSULDEMINAS - Câmpus Pouso Alegre
Para receber cerificação é preciso fazer inscrição e assinar a lista de presença.
Resumo:
Esse momento de formação tem como objetivo apresentar um histórico das ações desenvolvidas por um grupo colaborativo que se iniciou no ano de 2014 no espaço físico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Birigui-SP. E mostrar ações desenvolvidas pelo grupo atualmente, bem como os benefícios das práticas colaborativas para a integração tanto da comunidade de professores quanto dos futuros professores junto à universidade.
Evento encerrado. Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2022.
Por conta do aumento considerável do número de casos de Covid-19, o Câmpus Hortolândia não manterá as atividades presenciais aos sábados até o fim do primeiro semestre letivo.
Portanto, a Oficina - Matrizes para todos: uma perspectiva de ensino inclusivo foi suspensa e a nova data será divulgada em breve.
Palestrante: Profa. Célia Regina Roncato
Palestrantes:
Profa. Dra. Ana Paula Barros (IFSP/HTO)
Prof. Allan Clayton Santos (SEDUC-SP; Lic.no IFSP/HTO)
O objetivo deste diálogo é
fomentar reflexões sobre as possibilidades de ações docentes que visam a
formação do(a) professor(a) em exercício e do(a) professor(a) em formação inicial,
de forma que as práticas e teorias compartilhadas sejam ressignificadas, e que novos
sentidos e aprendizados sejam produzidos pelos envolvidos. Assim, a conversa
será pautada em perspectivas teóricas que nos ajudam a compreender o que são e
como ocorrem aprendizagens docentes, em experiências do projeto de extensão “diálogos
contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a
prática na formação docente” e em uma experiência de Iniciação Científica que
ocorreu numa parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de São Paulo, Câmpus Hortolândia, e a Escola Estadual de Ensino
Médio Integral Professora Liomar Freitas Câmara. Tal experiência de pesquisa,
culminou na publicação de um trabalho com foco nas “potencialidades de uma
tarefa com produção de vídeo planejada no contexto do ensino remoto emergencial”,
o qual nos ajuda a refletir sobre as aprendizagens docentes quando a complexidade
da sala de aula é considerada e sobre algumas possibilidades do ensino com a
tecnologia.
Dia: 21/09
Data: 21/09
Reflexões sobre o que é perfeito: relato de experiência de uma aula de matemática numa parceria universidade-escola
Ana Paula Barros
Ana Ester do Nascimento
Antonio Marcos da Luz
Clarita Rosário da Silva
Douglas Pedroso Gonçalves
Ivani Lucimar de Carvalho
Joana Necy Guillen
Julia Maria Saurin
Juliana Cristina da Silva
Murilo Teixeira da Silva Santos
Rayssa Ferreira Pires