Programação


Consulte aqui os eventos da IV Semana de Educação Matemática - IFSP / Câmpus Hortolândia. Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.

Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera 10 minutos antes do inicio do evento.

Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de 30 à 10 minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.

17/05/2021 - Segunda-feira

Abertura da IV Semana de Educação Matemática - Mesa redonda



O objetivo desta mesa de abertura é apresentar a IV Semana de Educação Matemática e refletir sobre as possíveis contribuições do tema e das ações do evento para as comunidades interna e externa.  

Participantes:

Caroline Felipe Jango da Silva - Diretora Geral (IFSP/HTO).

Kenia Cristina Pereira Silva - Diretora Adjunta Educacional (IFSP/HTO).

Helio da Silva Ordonio - Coordenador de Extensão (IFSP/HTO).

Guilherme Ramalho Arduini -  Coordenador de Pesquisa (IFSP/HTO).

Thiago Tambasco Luiz - Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (IFSP/HTO).

Elisete Aparecida Flório - Dirigente Regional de Ensino – Região de Sumaré

Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - Coordenadora da Comissão Organizadora da IV Semana de Educação Matemática (IFSP/HTO).


Esta atividade não terá certificação.


Link da atividade: https://youtu.be/HBkSWgPloTo


Vagas: 442 de 500 Local: Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática
Inscrições encerradas Data: 17/05/2021  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 30 min.

Atividade Cultural


Esta Atividade não terá Certificação

Local: Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática
Data: 17/05/2021  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 30 min.

Aprendizagens docentes, pesquisa da própria prática e colaboração: uma experiência investigativa com foco na comunicação - Palestra


Resumo:

Esta mesa redonda tem por objetivo compartilhar parte da experiência de
desenvolvimento de uma pesquisa da própria prática dando especial destaque as
aprendizagens docentes produzidas no processo. A pesquisa foi desenvolvida por
uma professora que atua na rede pública estadual no marco da realização do
Mestrado Profissional em Educação Escolar (UNICAMP) e contando com a
colaboração de colegas que participam de um grupo colaborativo. A pesquisa
visava compreender a analisar as ações comunicativas estabelecidas quando a
professora-pesquisadora convidou a seus alunos a participarem de um cenário
para investigação com foco na Educação Financeira. Iniciaremos caracterizando a
noção de pesquisa da própria prática, sua relevância no cenário atual, os
desafios envolvidos na sua realização e sua vinculação com a aprendizagem
docente. Em segundo lugar, apresentaremos a tarefa proposta para os alunos. Em
terceiro lugar, descreveremos as principais ferramentas teóricas adotadas na
realização da pesquisa: o modelo de Cooperação Investigativa proposto por Alrø
e Skovsmose (2006) e os diversos tipos de perguntas colocadas pelo professor
durante os momentos de socialização (GUERREIRO et al., 2015). Em quarto lugar,
relataremos como foi desenvolvida a análise dos dados revelando as fases pelas
quais passou a comunicação na sala de aula durante o cenário para investigação.
Finalizaremos refletindo sobre as aprendizagens de professores da escola e da
universidade produzidas ao longo do processo de pesquisa.



Palavras-Chave: Pesquisa da própria
prática, comunicação na sala de aula, cenários para investigação, aprendizagens
docentes.

Palestrantes:

Profa. Dra. Ana Leticia Losano (Universidade de Sorocaba/ Programa de Pós-Graduação em Educação)

É doutora
em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina
(2012). Possui experiência docente e de pesquisa nos campos da Educação e da
Educação Matemática. Como professora da Universidade Nacional de Córdoba
(2015-2019) atua na formação de professores que ensinam matemática na Faculdade
de Matemática, Astronomia e Física e na Faculdade de Filosofia e Humanidades.
Realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da
UNESP- Campus Rio Claro (2012), na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física
da Universidade Nacional de Córdoba (2013-2015) e no Programa de Pós-Graduação
em Educação da UNICAMP (2017-2019). Atualmente é professora do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas principais linhas
de pesquisa e de atuação docente são: Desenvolvimento profissional de
professores; Identidade profissional do professor que ensina matemática;
Participação em espaços de formação inicial e continuada; Dimensões sociais e
culturais da educação matemática. Contato:
ana.losano@prof.uniso.br



Profa. Me. Maria Aparecida de Jesus Salgado (GdS-UNICAMP/ Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Em 1995 iniciou sua carreira
docente na Rede Municipal de Santana de Parnaíba, em que lecionou matemática
para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (1995–2012). Tem
especialização em Prática Pedagógica em Matemática em Comunidades de
Investigação, ministrado pela Universidade Estadual de Campinas (2011-2012).
Como membro ativo do Grupo de Sábado, desde 2009, teve a oportunidade participar
como professora pesquisadora do projeto Lesson
Study
Híbrido (LSH). Tornou-se
Mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
(2021). Atualmente é professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, na
cidade de Valinhos, como professora de Matemática e Eletiva para a 2ª série do
Ensino Médio. Contato:
salgado_gomes@yahoo.com.br

Link da atividade: https://youtu.be/dVcbFV9uO9A

Vagas: 435 de 500 Local: Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática
Inscrições encerradas Data: 17/05/2021  |  Horário: 20:00  |  Duração aprox.: 90 min.

18/05/2021 - Terça-feira

Invenções robótico-matemáticas e Pensamento Computacional - Palestra


Resumo:

Nas novelas, os jovens sempre são retratados enfrentando problemas com algum conteúdo matemático. Em diferentes partes do mundo a matemática tem sido apresentada como um das mais difíceis, sobretudo no início do Ensino Médio, quando aprofundam no currículo a álgebra e sua representante mais temida: a formalização de fórmulas, regularidades e generalizações. O X da Matemática, portanto, parece ser a busca por um sentido em seu aprendizado. Que iniciativas têm surgido em prol de uma educação mais mão na massa, criativa e inovadora nas aulas de matemática para mudar esse resultado em prol da formação em matemática? Esqueça aquela velha associação de que sala de aula de matemática é sinônimo de modelos tradicionais de aprendizagem ou ações mecânicas que geram repulsa pelo pensar, fazer e saber matemática. Vamos conversar sobre as inovações do ensino e aprendizagem de matemática a partir do projeto Mattics. Também conheceremos boas ideias e nos inspiraremos nos resultados de transformação e nos caminhos de impacto com a construção de dispositivos científico-tecnológicos ao tratamento da doença de Parkinson. As concepções teóricas que norteiam nossas reflexões e ações estão ancoradas nos pressupostos do Construcionismo e da Matemática Crítica, associadas a conceitos do Pensamento Computacional e da Insubordinação Criativa. Como resultados, trazemos a formação em matemática como potencial de transformação social, intelectual-científica e responsável dos estudantes que, por meio de seus jogos associados a dispositivos robóticos, contribuem com o tratamento e bem-estar dos pacientes acometidos


Palestrante:

Prof. Me. Greiton Toledo de Azevedo (IF-Goiano/ UNESP)


Doutorando em Educação Matemática (Unesp). Mestre, especialista e matemático pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor e pesquisador pelo Instituto Federal Goiano (IF-Goiano). Participou do programa de Fellowship Creative Learning Challenge Brazil Fellows, Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA). É líder do projeto de ensino e extensão Mattics (IF-Goiano). Escritor de livros paradidáticos de matemática da Coleção Hora do Pensar. Publicou artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais. Conquistou diferentes prêmios na carreira, como: Prêmio Nacional Educador Nota 10 (FVC); Prêmio Learning Creative (MIT); Prêmio Paulo Freire (júri popular); Menções Honrosas, Criativos da Escola e Fiocruz; e Altas Habilidades (PAP/PUC). 


Link da atividade: https://youtu.be/QGUlaBcKGCk





Vagas: 423 de 500 Local: Youtube
Inscrições encerradas Data: 18/05/2021  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Sessão de Comunicação 2 - Seção Oral





















 


 


Sessão 2


Terça-feira (21:00h – 22:40h)


Coordenadores:


Thaís de Oliveira Ferrasso,


Tiago Giorgetti Chinellato.


Monitora:


Gabriela de Carvalho Mello SIlva


Link:


https://meet.google.com/aby-uuwg-ckt


 


 


 



Professores que ensinam matemática em
cyberformação: aprendizagens situadas em comunidades focadas no uso de vídeos
como recurso didático



 


Marília Franceschinelli de Souza


 



As potenciliades do geogebra, na visão
do professor, no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino
médio



 


Tiago Giorgetti Chinellato



Conexão entre teoria e prática:
história da matemática, prática docente e programa de residência pedagógica



Allan Clayton dos Santos


Uilson Lima de Almeida



Reflexões sobre uma regência



Vinícius da Costa Garcia


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros


 




Esta atividade tem certificação somente para os autores dos trabalhos.

Vagas: 34 de 50 Local: Sessão de Comunicação 2
Inscrições encerradas Data: 18/05/2021  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 100 min.

Sessão de Comunicação 1 - Seção Oral





















Sessão
1


Terça-feira (21:00h – 22:40h)


Coordenadores:


Rosana Catarina Rodrigues de Lima,


Thiago Tambasco Luiz,


Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa


Monitora:


Joana Necy Guillen


Link: https://meet.google.com/wgk-jxaq-vyz



Alfabetização STEAM no contexto da Educação Básica



 


Alberto Alves Marques



Um olhar para a escola durante a pandemia



 


Ana Ester do Nascimento


Douglas Pedroso Gonçalves


 



Os desafios da Residência Pedagógica no contexto atual



 


 


Mirella de Almeida Villas Boas


 



Provimento de diretores de escolas estaduais no Brasil (2005-2017)



 


 


 


Nadia Pedrotti Drabach



Esta atividade tem certificação somente para os autores dos trabalhos.

Vagas: 38 de 50 Local: Sessão de Comunicação 1
Inscrições encerradas Data: 18/05/2021  |  Horário: 21:40  |  Duração aprox.: 100 min.

20/05/2021 - Quinta-feira

Desafios do Ingresso na Carreira Docente - Palestra


Resumo:

O mundo do trabalho
contém problemáticas que exigem reflexões no contexto dos desafios do trabalho
docente. Desta maneira, faz-se necessário o conhecimento sobre as políticas de
incentivo, sua importância, formas de contratação e políticas de valorização
dessa importante categoria na garantia do direito à educação e ratificação da
função pública. Nessa mesa, serão abordados pontos que circunscrevem as
perspectivas sobre o ingresso na carreira docente, explicitando, sobremaneira,
dados e informações importantes do cenário nacional e do estado de São Paulo. O
Plano Nacional de Educação e a atual Reforma do Ensino Médio propalam arcabouço
normativo importante de análise sobre a política educacional, especialmente no
que diz respeito ao complexo cenário apresentado à educação. Diante disso, o
que se espera da carreira docente?

Palavras-chave: Política
Educacional; Plano de Carreira; Remuneração Docente; Trabalho docente

Palestrantes:

Prof. Me. Flávio
Sousa 





É
graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).
Atualmente está vinculado aos cursos de Filosofia da UnB, e do Doutorado em
Estado, Políticas Públicas e Educação da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), bem como aos Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional
(GREPPE/Unicamp) e; Grupo de Estudos sobre Democracia, Sociedade Civil e
Serviço Social (Política Social/UnB). 


Prof. Me. Fábio Cesarini da Silva

 





Graduado em em Educação Física
pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Pedagogia pela Faculdade
da Aldeia de Carapicuiba (FALC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp). Diretor de escola na Prefeitura de Valinhos, desde 2017.
Experiência na área de Educação Física Escolar, Gestão Escolar e Políticas
Pública Educacionais. 

Link da atividade: https://youtu.be/p99nkc5zhrI



Vagas: 415 de 500 Local: Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática
Inscrições encerradas Data: 20/05/2021  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Sessão 4 - Seção Oral





















Sessão
4


Quinta-feira


(21:00h – 22:40h)


 


Coordenadores:


Maria Aparecida de Jesus Salgado,


Nadia Pedrotti Drabach e


Flávio Margarito Martins de Barros


 


Monitor:


João Oriel de Lima


 


Link:


 


https://meet.google.com/bxo-dxzc-bqr


 


 



Possibilidades com o software geogebra:
aprendizagens de um pibidiano



Anderson Ferreira Souza de Oliveira


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros



Residência pedagógica em tempos de
pandemia



Vagner do Nascimento


 



A aplicabilidade da ciência de dados na
educação


Dados estruturados e não estruturados



Alberto Alves Marques


 



Aprendizagens tecidas no planejamento
de oficinas: uma experiência com formação de professores que ensinam
matemática



Rosana Catarina Rodrigues de Lima


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros


Thiago Tambasco Luiz


Kênia Cristina Pereira Silva



Somente os autores dos trabalhos serão certificados nesta atividade

Vagas: 39 de 50 Local: Sessão 4
Inscrições encerradas Data: 20/05/2021  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 100 min.

Sessão 3 - Seção Oral





















Sessão
3


Quinta-feira (21:00h – 22:40h).


 


Coordenadores:


 


Marília Franceschinelli de Souza


 


Fabiano Ionta Andrade Silva


 


Monitora:


Kathleen Jully da Silva Rodrigues


 


Link:


https://meet.google.com/thm-bibs-qdc


 


 


 


 



O soroban como ferramenta didática
adaptada para o ensino de bases numéricas



Fabiano Luiz Camargo Junior


Lucas Juan Leonel Pereira


Thiago Henrique Coelho de Camargo


Flávio Margarito Martins de Barros


 



Um estudo sobre demonstrações



Vinícius da Costa Garcia


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros


Kênia Cristina Pereira Silva


 



A construção de uma tarefa com o
GeoGebra a partir da socialização dos resultados



Giovanni Torres de Melo


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros


 


 


 



Potencialidades de uma tarefa de
matemática com produção de vídeos: uma investigação sobre a pandemia



Allan Clayton dos Santos


Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros


 



Somente os autores da sessão receberão certificação dessa atividade.

Vagas: 46 de 50 Local: Sessão 3
Inscrições encerradas Data: 20/05/2021  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 100 min.

21/05/2021 - Sexta-feira

Ensino e inclusão: conhecendo o Napne - HTO - Palestra


Graziela Rocha Reghini Ramos é
graduada em Linguística e Letras-Português pela Unicamp (Universidade Estadual
de Campinas), e em Letras-Português/Inglês pela FAM (Faculdade de Americana).
Tem especialização em Libras – Prática e Tradução/Interpretação pela
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e mestrado e doutorado em Linguística
pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp. Atuou como professora
de português e de inglês em diferentes redes municipais e em instituições
particulares, e como professora de inglês da Faculdade de Tecnologia de São
Paulo (Fatec) de Americana. Tem vasta experiência em correção de redações
segundo os critérios adotados pelos vestibulares e é professora do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus
Hortolândia, desde setembro de 2016.

Link: https://youtu.be/M5WU-5pYGoI

Vagas: 434 de 500 Local: Canal do YouTube da Licenciatura
Inscrições encerradas Data: 21/05/2021  |  Horário: 19:00  |  Duração aprox.: 90 min.

Sessão de Comunicação 5 - Seção Oral





















Sessão 5


Sexta-feira


(19:30h
– 21:10h)


 


Coordenadores:


Zionice Garbelini Martos Rodrigues e


Flávio
Margarito Martins de Barros


 


Monitores:


João Oriel de Lima


Joana
Necy Guillen


 


Link:


https://meet.google.com/ive-hmkp-rdz


 



Um olhar para o
centro de mídias em tempos de pandemia



ivanicarvalho@ymail.com


Ivani L. de Carvalho


 



Podcast e a história da
construção de uma proposta colaborativa na docência



ty.yamasaki@gmail.com


Angélica Tyemi Yamasaki



Práticas docentes de futuros
professores de matemática: relação teoria e prática



ana.barros@ifsp.edu.br


Ana Paula Rodrigues Magalhães de
Barros



A formação continuada que
acontece quando contribuímos para a formação docente



claudiarandrade@prof.educacao.sp.gov.br


Cláudia Rodrigues de Andrade


 



Somente os autores dos trabalhos receberão certificação nesta sessão.

Vagas: 46 de 50 Local: Sessão de Comunicação 5
Inscrições encerradas Data: 21/05/2021  |  Horário: 19:30  |  Duração aprox.: 100 min.

Mesa de Encerramento


Esta mesa será dirigida pela Comissão Organizadora do Evento

Esta atividade não terá certificação

Local: Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática
Data: 21/05/2021  |  Horário: 21:00  |  Duração aprox.: 60 min.


 
IV Semana de Educação Matemática - IFSP / Câmpus Hortolândia
© 2021 - IFSP - Câmpus Hortolândia
Desenvolvido por Equipe