Consulte aqui os eventos da IV Semana de Educação Matemática - IFSP / Câmpus Hortolândia.
Não se esqueça de realizar inscrição nos eventos escolhidos e assinar a
lista de presença no dia para garantir o direito ao certificado.
Lembramos também que o evento estará liberado para lista de espera
10 minutos antes do inicio do evento.
Pedimos aos participantes que compareçam ao local do evento de
30 à 10
minutos antes do início para que sua vaga esteja garantida.
Caroline Felipe Jango da Silva - Diretora Geral (IFSP/HTO).
Kenia Cristina Pereira Silva - Diretora Adjunta Educacional (IFSP/HTO).
Helio da Silva Ordonio - Coordenador de Extensão (IFSP/HTO).
Guilherme Ramalho Arduini - Coordenador de Pesquisa (IFSP/HTO).
Thiago Tambasco Luiz - Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (IFSP/HTO).
Elisete Aparecida Flório - Dirigente Regional de Ensino – Região de Sumaré
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros - Coordenadora da Comissão Organizadora da IV Semana de Educação Matemática (IFSP/HTO).
Esta atividade não terá certificação.
Link da atividade: https://youtu.be/HBkSWgPloTo
Esta Atividade não terá Certificação
Local: Canal do YouTube da Licenciatura em MatemáticaEsta mesa redonda tem por objetivo compartilhar parte da experiência de
desenvolvimento de uma pesquisa da própria prática dando especial destaque as
aprendizagens docentes produzidas no processo. A pesquisa foi desenvolvida por
uma professora que atua na rede pública estadual no marco da realização do
Mestrado Profissional em Educação Escolar (UNICAMP) e contando com a
colaboração de colegas que participam de um grupo colaborativo. A pesquisa
visava compreender a analisar as ações comunicativas estabelecidas quando a
professora-pesquisadora convidou a seus alunos a participarem de um cenário
para investigação com foco na Educação Financeira. Iniciaremos caracterizando a
noção de pesquisa da própria prática, sua relevância no cenário atual, os
desafios envolvidos na sua realização e sua vinculação com a aprendizagem
docente. Em segundo lugar, apresentaremos a tarefa proposta para os alunos. Em
terceiro lugar, descreveremos as principais ferramentas teóricas adotadas na
realização da pesquisa: o modelo de Cooperação Investigativa proposto por Alrø
e Skovsmose (2006) e os diversos tipos de perguntas colocadas pelo professor
durante os momentos de socialização (GUERREIRO et al., 2015). Em quarto lugar,
relataremos como foi desenvolvida a análise dos dados revelando as fases pelas
quais passou a comunicação na sala de aula durante o cenário para investigação.
Finalizaremos refletindo sobre as aprendizagens de professores da escola e da
universidade produzidas ao longo do processo de pesquisa.
Palavras-Chave: Pesquisa da própria
prática, comunicação na sala de aula, cenários para investigação, aprendizagens
docentes.
É doutora
em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina
(2012). Possui experiência docente e de pesquisa nos campos da Educação e da
Educação Matemática. Como professora da Universidade Nacional de Córdoba
(2015-2019) atua na formação de professores que ensinam matemática na Faculdade
de Matemática, Astronomia e Física e na Faculdade de Filosofia e Humanidades.
Realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da
UNESP- Campus Rio Claro (2012), na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física
da Universidade Nacional de Córdoba (2013-2015) e no Programa de Pós-Graduação
em Educação da UNICAMP (2017-2019). Atualmente é professora do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas principais linhas
de pesquisa e de atuação docente são: Desenvolvimento profissional de
professores; Identidade profissional do professor que ensina matemática;
Participação em espaços de formação inicial e continuada; Dimensões sociais e
culturais da educação matemática. Contato: ana.losano@prof.uniso.br
Em 1995 iniciou sua carreira
docente na Rede Municipal de Santana de Parnaíba, em que lecionou matemática
para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (1995–2012). Tem
especialização em Prática Pedagógica em Matemática em Comunidades de
Investigação, ministrado pela Universidade Estadual de Campinas (2011-2012).
Como membro ativo do Grupo de Sábado, desde 2009, teve a oportunidade participar
como professora pesquisadora do projeto Lesson
Study Híbrido (LSH). Tornou-se
Mestra em Educação Escolar pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
(2021). Atualmente é professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, na
cidade de Valinhos, como professora de Matemática e Eletiva para a 2ª série do
Ensino Médio. Contato: salgado_gomes@yahoo.com.br
Link da atividade: https://youtu.be/dVcbFV9uO9A
Sessão 2 Terça-feira (21:00h – 22:40h) Coordenadores: Thaís de Oliveira Ferrasso, Tiago Giorgetti Chinellato. Monitora: Gabriela de Carvalho Mello SIlva Link: https://meet.google.com/aby-uuwg-ckt
| Professores que ensinam matemática em |
Marília Franceschinelli de Souza
|
As potenciliades do geogebra, na visão |
Tiago Giorgetti Chinellato | |
Conexão entre teoria e prática: | Allan Clayton dos Santos Uilson Lima de Almeida | |
Reflexões sobre uma regência | Vinícius da Costa Garcia Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
|
Sessão Terça-feira (21:00h – 22:40h) Coordenadores: Rosana Catarina Rodrigues de Lima, Thiago Tambasco Luiz, Stefanie Fernanda Pistoni Della Rosa Monitora: Joana Necy Guillen Link: https://meet.google.com/wgk-jxaq-vyz | Alfabetização STEAM no contexto da Educação Básica |
Alberto Alves Marques |
Um olhar para a escola durante a pandemia |
Ana Ester do Nascimento Douglas Pedroso Gonçalves
| |
Os desafios da Residência Pedagógica no contexto atual |
Mirella de Almeida Villas Boas
| |
Provimento de diretores de escolas estaduais no Brasil (2005-2017) |
Nadia Pedrotti Drabach |
Resumo: O mundo do trabalho Palavras-chave: Política Palestrantes: Prof. Me. Flávio É Prof. Me. Fábio Cesarini da Silva Graduado em em Educação Física Link da atividade: https://youtu.be/p99nkc5zhrI
contém problemáticas que exigem reflexões no contexto dos desafios do trabalho
docente. Desta maneira, faz-se necessário o conhecimento sobre as políticas de
incentivo, sua importância, formas de contratação e políticas de valorização
dessa importante categoria na garantia do direito à educação e ratificação da
função pública. Nessa mesa, serão abordados pontos que circunscrevem as
perspectivas sobre o ingresso na carreira docente, explicitando, sobremaneira,
dados e informações importantes do cenário nacional e do estado de São Paulo. O
Plano Nacional de Educação e a atual Reforma do Ensino Médio propalam arcabouço
normativo importante de análise sobre a política educacional, especialmente no
que diz respeito ao complexo cenário apresentado à educação. Diante disso, o
que se espera da carreira docente?
Educacional; Plano de Carreira; Remuneração Docente; Trabalho docente
Sousa
graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).
Atualmente está vinculado aos cursos de Filosofia da UnB, e do Doutorado em
Estado, Políticas Públicas e Educação da Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp), bem como aos Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional
(GREPPE/Unicamp) e; Grupo de Estudos sobre Democracia, Sociedade Civil e
Serviço Social (Política Social/UnB).
pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Pedagogia pela Faculdade
da Aldeia de Carapicuiba (FALC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual
de Campinas (Unicamp). Diretor de escola na Prefeitura de Valinhos, desde 2017.
Experiência na área de Educação Física Escolar, Gestão Escolar e Políticas
Pública Educacionais.
Sessão Quinta-feira (21:00h – 22:40h)
Coordenadores: Maria Aparecida de Jesus Salgado, Nadia Pedrotti Drabach e Flávio Margarito Martins de Barros
Monitor: João Oriel de Lima
Link:
https://meet.google.com/bxo-dxzc-bqr
| Possibilidades com o software geogebra: | Anderson Ferreira Souza de Oliveira Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros |
Residência pedagógica em tempos de | Vagner do Nascimento
| |
A aplicabilidade da ciência de dados na Dados estruturados e não estruturados | Alberto Alves Marques
| |
Aprendizagens tecidas no planejamento | Rosana Catarina Rodrigues de Lima Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros Thiago Tambasco Luiz Kênia Cristina Pereira Silva |
Sessão Quinta-feira (21:00h – 22:40h).
Coordenadores:
Marília Franceschinelli de Souza
Fabiano Ionta Andrade Silva
Monitora: Kathleen Jully da Silva Rodrigues
Link: https://meet.google.com/thm-bibs-qdc
| O soroban como ferramenta didática | Fabiano Luiz Camargo Junior Lucas Juan Leonel Pereira Thiago Henrique Coelho de Camargo Flávio Margarito Martins de Barros
|
Um estudo sobre demonstrações | Vinícius da Costa Garcia Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros Kênia Cristina Pereira Silva
| |
A construção de uma tarefa com o | Giovanni Torres de Melo Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
| |
Potencialidades de uma tarefa de | Allan Clayton dos Santos Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros
|
Graziela Rocha Reghini Ramos é
graduada em Linguística e Letras-Português pela Unicamp (Universidade Estadual
de Campinas), e em Letras-Português/Inglês pela FAM (Faculdade de Americana).
Tem especialização em Libras – Prática e Tradução/Interpretação pela
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e mestrado e doutorado em Linguística
pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Unicamp. Atuou como professora
de português e de inglês em diferentes redes municipais e em instituições
particulares, e como professora de inglês da Faculdade de Tecnologia de São
Paulo (Fatec) de Americana. Tem vasta experiência em correção de redações
segundo os critérios adotados pelos vestibulares e é professora do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus
Hortolândia, desde setembro de 2016.
Link: https://youtu.be/M5WU-5pYGoI
Vagas: 434 de 500 Local: Canal do YouTube da LicenciaturaSessão 5 Sexta-feira (19:30h Coordenadores: Zionice Garbelini Martos Rodrigues e Flávio Monitores: João Oriel de Lima Joana Link: https://meet.google.com/ive-hmkp-rdz | Um olhar para o | Ivani L. de Carvalho |
Podcast e a história da | Angélica Tyemi Yamasaki | |
Práticas docentes de futuros | Ana Paula Rodrigues Magalhães de | |
A formação continuada que | claudiarandrade@prof.educacao.sp.gov.br Cláudia Rodrigues de Andrade |
Esta mesa será dirigida pela Comissão Organizadora do Evento