Comissão Própria de Avaliação (CPA)
O que é CPA?
Acesse nosso vídeo para conhecer as atividades da CPA.
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA. A Resolução nº. 199, de 13 de dezembro de 2010, regulamenta a CPA do IFSP.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
É importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
Avaliação das instituições de ensino superior
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:
Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.
Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.
Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.
CPA do câmpus Hortolândia
Docentes:Thiago Tambasco Luiz, Julio Cesar de Oliveira Brito e Paulo Celso Vieira Paino
Técnico-administrativo: Élcio José da Costa, Patrícia Santos Araújo, William Gonçalves de Siqueira
Discentes: Ivani Lucimar de Carvalho, Larissa Vieira Montecino, Murilo Teixeira da Silva Santos
Sociedade civil: Mirella de Almeida Villas Boas, Rafael Bonato Quintanilha, Vinicius da Costa Garcia
RELATÓRIO 2023 - Exercício 2022: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/PpMzNgTQSnrQ2FA
Portarias:
Portaria HTO nº. 0073 de 10 outubro de 2022. Biênio 2021-2022 (Arquivo em PDF, tamanho 53,9 kb)
Portaria HTO nº. 0048 de 29 de junho de 2020. Biênio 2020-2021 (Arquivo em PDF, tamanho 55.7 kb)
Portaria HTO nº. 0085 de 07 de novembro de 2018. Biênio 2018-2019 (Arquivo em PDF, tamanho 978 kb)
Portaria HTO nº. 0057 de 02 de agosto de 2018. Biênio 2018-2019 (Arquivo em PDF, tamanho 78.2 kb)
Portaria nº. 1.061 de 22 de março de 2017. Biênio 2016-2017 (Arquivo em PDF, tamanho 4.248 kb)
Portaria nº. 2.762 de 25 de junho de 2016. Biênio 2016-2017 (Arquivo em PDF, tamanho 3.250 kb)
Portaria nº. 2.381 de 30 de maio de 2014. Biênio 2014-2015 (Arquivo em PDF, tamanho 785 kb)
Vídeos que ajudam a entender algumas siglas utilizadas no questionário aplicado pela CPA
*Créditos: Renata Gomes da Silva e Divana A. J. do E. Santo
*Créditos: Elisangela Dubiel dos Santos
Redes Sociais