Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NEABI

Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 09h43 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 15h28

Histórico NEABI

 

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas –NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas.

Tendo como base as leis  10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país.

Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação  da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas.

Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo.

Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

Materiais e Ações Desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP

Desde a fundação, o NEABI-IFSP tem desenvolvido atividades em âmbito local conforme as dinâmicas e especificidades dos campi ao mesmo tempo que tem atuado em ações sistêmicas articuladas com as dimensões de Ensino, Pesquisa, Extensão, Sustentabilidade Financeira, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Institucional.
Destacam-se dentre essas ações, a atuação junto às Reformulações Curriculares desenvolvidas em 2022 para todos os cursos do IFSP; a criação de editais de Ensino, Pesquisa e Extensão para projetos na temática e a Organização e Realização das Bancas de Heteroidentificação para os Cursos Técnicos do IFSP, como instrumento complementar à Lei 12.711 de 2012 ( atualizada pela Lei 14.723 de 2023 ) e a Lei 12.990 de 2014, todas que tratam da reserva de vagas em processos seletivos de discentes e servidores.
Adicionalmente, entre 2023 e 2024 o NEABI-IFSP desenvolveu a ação Acolhimento NEABI que dialogou com estudantes de 16 campi do IFSP em caráter de discussão e compreensão inicial sobre as Relações Étnico-Raciais no Brasil.

Como processo de produção e compartilhamento de conhecimento com a comunidade do IFSP, o site do NEABI no portal institucional do IFSP (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi - IFSP - Portal Institucional) apresenta diversos materiais de consulta e apoio bem como a indicação de outros portais complementares. Destacam-se

- NEABI Indica: Com três edições, o NEABI Indica apresenta literaturas e referências para a composição de sequências didáticas para a Educação das Relações Étnico-Raciais com possibilidade de atuação em diversas áreas do conhecimento.

- Cartas Abertas: O NEABI desenvolveu documentos abertos à toda comunidade que tratam de pontos de reflexão sobre a População Negra e Indígena no Brasil, tais como a Carta Referente à Crise Pandêmica COVID-19, Carta aberta contra o Genocídio da População Indígena, dentre outros.

- Bibliotecas: O NEABI realizou um diagnóstico em 2016 sobre a disponibilidade de livros nos acervos das bibliotecas do IFSP referentes à Educação das Relações Étnico-Raciais e Bibliografias com autores e autoras negros e negras. Em 2017 foi elaborado um relatório com a indicação de livros para serem adquiridos. O relatório foi novamente realizado em 2022 com o objetivo de comparar o acervo de 2016 ao mesmo tempo que foi articulado com duas ações de compras de livros fomentadas pela articulação do NEABI com a Pró-Reitoria de Ensino e a partir do Projeto de Pesquisa Aplicada AfroIF, fomentado pelo CEERT.

- Playlist no Youtube: Com a participação de todos os membros, o NEABI-IFSP possui uma Playlist específica dentro do Canal oficial do IFSP ( IFSP NEABI - YouTube). Um total de 185 vídeos referentes à webinários, formações, etc., é compartilhado com toda a comunidade em temas diversos que se relacionam com a Educação das Relações Étnico-Raciais, tais como debates sobre Tecnologia e Educação Antirracista, Tradições de Matriz Africana, Marcos Legais do Combate ao Racismo no Brasil, dentre outros. 

NEABI no Campus Hortolândia

 

O campus Hortolândia do IFSP possui atualmente cinco participantes no NEABI-IFSP, de diversas áreas do conhecimento e setores, que atuam de forma articulada no desenvolvimento de atividades que tratem da Educação das Relações Étnico-Raciais. As atividades abrangem a realização de ações de formação continuada, debate sobre estruturas curriculares e proposições multidisciplinares transversais aos eixos tecnológicos de formação. Anualmente o campus realiza a Semana da Consciência Negra de forma complementar às outras atividades desenvolvidas ao longo do ano e articuladas com outros eventos tais como Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, Semana de Direitos Humanos e Diversidade, Mundos do Trabalho, Olha Ela, dentre outros.


Atividades Desenvolvidas

O campus Hortolândia do IFSP apresenta uma atuação contínua no desenvolvimento de estratégias de uma Educação Antirracista. Tais estratégias passam pela valorização da diversidade étnico-racial a partir de quadros e ilustrações no campus, exposições que valorizem a intelectualidade e produção de conhecimento dentro da diversidade epistemológica, além de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão coordenados diretamente pelos Membros do NEABI no Campus.

Em 2020, o campus foi um dos executores do Projeto AfroIF: Pensamento Decolonial e Formação Docente, que atravessou toda instituição, a partir de um diagnóstico de práticas exitosas e lacunas, realização de uma formação e teve como desdobramento a criação do AfroIF Ubuntu Maker, que é um Laboratório Maker que também tem como intencionalidade a produção de materiais e recursos didáticos para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
Outro projeto de destaque é o Coletivo de Música AfroIF que possui uma proposta afro referenciada de estudos musicais sobre ritmos e corporeidades afrodescendentes e indígenas que são fundamentais na constituição cultural do Brasil. O coletivo envolve estudantes de diversos cursos e possui atuação articulada com outros campi do IFSP e de outros institutos bem como com escolas públicas da região.
O CineClube é um projeto de extensão coordenado por um dos membros do núcleo que debate a produção cinematográfica e faz a interlocução direta com outras ações vinculadas ao outros eventos tais como Semana de Direitos Humanos e Diversidade e a Semana da Consciência Negra. No mesmo sentido, o projeto Café Filosófico desenvolvido por um dos membros do núcleo tem feito o debate da educação das relações étnico-raciais de forma articulada com disciplinas em cursos de Nível Superior, Nível Médio e Pós-Graduação. Por fim, é relatado também o CeraMina-CeraMana que é um projeto que trata da Promoção da Diversidade de Gênero e Étnico-Racial na STEM a partir das discussões da Ciência dos Materiais. O projeto possui articulações com outras escolas e ações tais como a produção de recursos didáticos por manufatura aditiva que valorizam a diversidade étnico-racial no país.

Membros do NEABI no Campus Hortolândia

Caroline Felipe Jango da Silva

Henrique Okajima Nakamoto

Huyra Estevão de Araujo

Marival Baldoino de Santana

William Goncalves de Siqueira



Fim do conteúdo da página