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Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 10h59 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 15h23 | Acessos: 3272

As informações apresentadas abaixo foram extraídas conforme o Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio do câmpus Hortolândia. 

 

Sumário

Apresentação do Curso

Objetivos

Perfil Profissional do Egresso

Requisitos para Ingresso

Documentos do Curso

Apresentação do Curso

     Forma de Oferta: Presencial.

     Duração: 3 anos.

     Turno: Integral (Manhã e Tarde).

     Vagas Anuais: 40.

     Período de Integralização: 6 anos.

     Público-alvo: o curso é oferecido para quem já concluiu o ensino fundamental e está ingressando no ensino médio. O curso garante tanto a formação em nível médio quanto a técnica profissional.

     Coordenador: Prof. Dr. Valter Apdo Silva Jr (valtersjunior@ifsp.edu.br)

Objetivos

1. Formar profissionais capacitados a planejar suas ações de maneira ética, solidária e socialmente responsável, habilitando-os, com bases científicas, tecnológicas e humanísticas, por meio da articulação entre arte, filosofia, ciência e técnica e suas implicações para a educação profissional e tecnológica.

2. Proporcionar um processo educativo que articule ensino-pesquisa-extensão, considerando as especificidades regionais, relacionadas aos arranjos produtivos e à realidade socioeconômica dos discentes.

3. Promover o espaço formativo que reconheça e respeite as diversidades e identidades sexuais, de gênero e étnico-raciais de forma articulada com a educação em direitos humanos, enfrentando os preconceitos de quaisquer naturezas e discutindo o desenvolvimento sustentável pautado na responsabilidade social e ambiental.

4. Utilizar as diferentes formas de linguagem, quais sejam, verbal, artística, corporal e científica para habilitar o estudante a compreender a sociedade, incluindo a leitura e interpretação de desenho técnico, diagramas, componentes e sistemas mecânicos relacionados às normas técnicas de desenho.

5. Capacitar o estudante a apropriar-se da variedade culta oral e escrita da Língua Portuguesa bem como permitir o conhecimento das línguas estrangeiras modernas como forma de acesso à informação e a outras culturas e grupos sociais.

6. Conceber e articular as vivências e experiências históricas, geográficas, sociais, filosóficas e artísticas, desenvolvendo, produzindo e reorganizando os conhecimentos para o exercício democrático da cidadania.

7. Proporcionar a compreensão e utilização de conceitos matemáticos e das ciências da natureza para investigação, interpretação, resolução de situações-problema e tomada de decisões, relacionando-os com sua aplicação na mecânica.

8. Oferecer educação pautada na integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

9. Capacitar os educandos para o uso das tecnologias emergentes associadas às inovações nos processos industriais.

10. Desenvolver competências técnicas e empreendedoras, além de habilidades, para o desempenho de diferentes atividades no campo da mecânica, tais como ferramental técnico, interatividade, criatividade, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e multifuncionalidade.

11. Capacitar o discente a planejar, executar e controlar instalações e manutenções de equipamentos mecânicos e eletromecânicos, ciente das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica envolvidas nos processos industriais.

12. Formar profissionais aptos a operar equipamentos de usinagem, aplicar procedimentos de soldagem e controlar processos de fabricação mecânica, desenvolvendo procedimentos de acordo com as normas técnicas e legislação vigentes.

13. Proporcionar a compreensão das características dos materiais usados para construção mecânica, com a aplicação e interpretação de técnicas de medição e ensaios mecânicos destrutivos e não-destrutivos em materiais e produtos.

14. Propiciar conhecimentos de controle da qualidade dos produtos e processos.

15. Habilitar o estudante no conhecimento de normas técnicas de higiene e segurança do trabalho e legislações ambientais.

Perfil Profissional do Egresso

O técnico em mecânica é habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanísticas, capaz de atuar profissionalmente no mundo do trabalho de forma proativa, crítica, empreendedora e ética, considerando o contexto sócio-político e econômico, orientando suas ações na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Identifica as oportunidades, expectativas e demandas existentes na comunidade local e regional, e está apto a realizar escolhas que impliquem uma participação cidadã, com vista à inclusão social, aos direitos humanos e respeito e reconhecimento da diversidade sexual, de gênero e étnico-racial. Faz uso de diferentes formas de linguagem para comunicar ideias, valores e percepções em diversos contextos. Elabora projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos. Programa, controla e executa processos de fabricação mecânica para máquinas e equipamentos mecânicos atendendo às normas e aos padrões técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Domina conhecimentos e saberes relacionados aos processos de planejamento, produção e manutenção de equipamentos mecânicos de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos usuários. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos. Elabora projetos de produtos relacionados a máquinas e equipamentos mecânicos especificando materiais para construção mecânica por meio de técnicas de usinagem, soldagem e conformação mecânica. Realiza inspeção visual, dimensional e testes em sistemas, instrumentos e equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos de máquinas. Domina conhecimentos e saberes relacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos e trabalhistas e à gestão de conflitos. Reconhece tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais na sociedade. Realiza interpretação de desenho técnico. Controla processos de fabricação e aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica. Faz uso de tecnologias emergentes. Articula, aprofunda e consolida conhecimentos, competências e habilidades referentes aos conteúdos fundamentais das Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens com o Eixo Tecnológico, permitindo o prosseguimento dos estudos em qualquer área do conhecimento e a atuação profissional.

Requisitos para Ingresso

O ingresso ao curso será por meio do Processo Seletivo, de responsabilidade do Instituto Federal de São Paulo, e de processos seletivos para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico http://www.ifsp.edu.br. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência interna e externa, ex officio ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico. Para poder se candidatar ao Curso Técnico em Mecânica na forma Integrada ao Ensino Médio, o estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental. Serão ofertadas anualmente 40 vagas no período integral. O ingresso do candidato ao curso dar-se-á mediante o atendimento das seguintes condições:

  • Aprovação em processo seletivo com edital devidamente aprovado pela Reitoria da IFSP.
  • Comprovação de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, com apresentação obrigatória do respectivo Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar no ato da matrícula.

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016, serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. Dentre essas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham renda per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio). Das vagas para estudantes egressos do ensino público, os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência preencherão, por curso e turno, no mínimo, percentual igual ao dessa população, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de São Paulo.

Documentos do Curso

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Resolução No. 151/2023

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