Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Painel Covid-19
Início do conteúdo da página

Painel Covid-19

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 10h40 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 16h10
Utilize o links abaixo para navegar nesta página:
 

O Painel

O Painel da Covid-19 do IFSP Câmpus Hortolândia foi criado com o objetivo de monitorar as informações sobre a vacinação dos servidores e terceirizados, levantar os casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus nesse grupo, acompanhar os indicadores da pandemia que nortearão as mudanças de cenários referentes ao retorno das atividades presenciais e divulgar o Protocolo de Biossegurança aprovado para implementação no Câmpus, bem como as demais legislações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Este painel será atualizado, sempre que necessário e com o cuidado de omitir quaisquer informações pessoais, pelo Grupo de Trabalho (GT) da Comissão de Protocolo de Biossegurança responsável pelo Monitoramento, formado pelos servidores Denise Hirose, Élcio Jose da Costa, Letícia Maria Cabral e José Valdemir do Nascimento.

 

Questionários aplicados

O Grupo de trabalho da comissão de Biossegurança responsável pelo de Monitoramento aplicou, por duas vezes, a todos(as) servidores(as) efetivos, contratados(as) e funcionários(as) terceirizados(as) questionário com o objetivo de verificar qual era a situação em relação ao contágio da COVID-19 e a vacinação da força de trabalho do Câmpus Hortolândia.
A primeira vez, o questionário ficou disponível no período de 21/07/2021 à 23/07/2021 através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeWyn09Gs7baMmuaaBg2dJk_xAcx3esxiBT7GBZGsPXobd2TQ/viewform. 
Na segunda, ficou disponível no período de 15/09/2021 à 21/09/2021 através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemtp7KyuqggXbJnPTSf8hOQydxEdlfP7l0P0RRU1J7YvCGSw/viewform.

Na primeira aplicação do questionário, dos 129 servidores e contratados, 107 responderam, ou seja, aproximadamente 83%. Dos 13 funcionários terceirizados, tivemos 100% de adesão. Já na segunda aplicação, dos 129 servidores e contratados, 96 responderam, isso equivale a  aproximadamente 74%. Entre os funcionários terceirizados, apenas 1 não respondeu.

Para os estudantes, o questionário foi aplicado uma unica vez pelo GT, do dia 27/09/2021 ao dia 19/10/2021, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDKp6M1vQxOpLoJNkrQ40tx4ZCsyF0IRHDjp3JzberL4IMyQ/closedform.

Entre os discentes a participação foi de 72,30%, responderam às perguntas 577 estudantes do total de 798 matriculados no Campus Hortolândia no segundo semestre letivo de 2021.

   

Contágio pela Covid-19

Os questionários levantaram também o quantitativo de membros da nossa comunidade acadêmica acometidos pela COVID-19.

Do total de 685 membros da comunidade acadêmica participantes do levantamento, 542 não tiveram contato com a doença, ou seja, 79% da comunidade e dos 21% restante, 141 tiveram a doença e estão curados, os outros 2 responderam que estavam em tratamento no momento. 

 

Imagens 1: Gráfico "Força Comunidade acadêmica X contágio". FONTE: Questionários aplicados.

  

Vacinação

Em relação a vacinação,  19 membros da comunidade acadêmica não tomaram nenhuma dose (3%), 44 tomaram a primeira (6%) e 622 (91%) tomaram duas doses, estando, portanto, com o esquema vacinal completo. O calculo foi realizado considerando as datas ou datas previstas para a 2ª dose da vacina informadas pelos estudantes e a antecipação dessas doses em 4 semanas pelas Autoridades Sanitárias. Dessa forma, aqueles que informaram que tomariam a 2ª dose até 07/12/2021, foram considerados com esquema vacinal completo até 07/11/2021 e imunizados após 15 dias, ou seja, 22/11/2021.
 
Imagens 2: Gráfico "Vacinação da comunidade acadêmica". FONTE: Questionários aplicados.
*Calculo considerando a antecipação da 2ª dose em 4 semanas e imunização após 15 dias.
 
 

Protocolos e retorno de atividades presenciais

O Conselho de Câmpus - (CONCAM) do Câmpus Hortolândia aprovou, na última Reunião Extraordinária, o Protocolo de Biossegurança do Câmpus Hortolândia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
O protocolo foi elaborado por uma comissão de servidores designada pela portaria HTO.0104/2020, de 15 de dezembro de 2020 e observou as diretrizes e orientações das autoridades públicas competentes. O Documento não prevê uma data para o retorno das atividades presenciais, sua publicação não significa uma autorização para iniciar atividades no Câmpus e sim que, quando for possível e as autoridades competentes permitirem, esse retorno será feito com segurança.
 

Protocolo de Biossegurança do IFSP

Portaria de aprovação do Protocolo de Biossegurança - Clique aqui

Protocolo de Biossegurança do Câmpus Hortolândia - Clique aqui

Protocolo de Biossegurança - documento complementar referente a etapa 2 (atividades parcialmente presenciais) - Clique aqui

Protocolo de Biossegurança - documento complementar referente a etapa 3 (atividades acadêmicas em regime de alternância) - Clique aqui

Horário de Atendimento do Câmpus Hortolândia  

Anexo I -  Formulário de Denúncia Anônima de Quebra de protocolo - Para comunicar quebra de Protocolo

Anexo II - Termo de Ciência do Protocolo de Biossegurança - Para o estudante dar ciência e se comprometer a cumprir o Protocolo de Biossegurança do Câmpus Hortolândia

Anexo III - Termo de Autorização para participação de atividade - Para o estudante que optar por retornar as atividades presenciais

Anexo IV - Termo de Assentimento livre e esclarecido - Para o estudante que optar por NÃO retornar as atividades presenciais

Anexo V - Termo de Interesse em almoço na escola - Para o estudante que optar por almoçar no Câmpus Hortolândia.

 

Legislação 

Nota Técnica SEDUC n.º 03/2021 - Vacinação dos Profissionais da Educação

Nota Técnica SEDUC n.º 02/2021 - Vacinação dos Profissionais da Educação

Lei nº 17.320, de 12 de fevereiro de 2021 - Dispõe sobre penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento da ordem de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19.

Portaria nº 4937/IFSP de 1 de setembro de 2021 - Viabiliza retorno de atividades presenciais no Câmpus e Reitoria .

Portaria nº 5227/IFSP de 2 1 de setembro de 2021 - Viabiliza retorno das atividades acadêmicas no Câmpus

 

 

Indicadores para mudança de cenários

Taxa de transmissão comunitária: número de casos novos por dia por 100.000 habitantes, nos últimos 07 dias; (Após clicar no link, utilize o filtro "Dep. Regional Saúde e Munícipios" no menu superior e escolha a opção "Campinas", ao lado direito, acima do gráfico, escolha o menu "Casos")

Número de óbitos e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comparando à Semana Epidemiológica (SE) finalizada, em relação a duas semanas anteriores (Faixa verde – CONASS / CONASEMS); (Após clicar no link, utilize o filtro "Dep. Regional Saúde e Munícipios" e escolha a opção "Campinas", ao lado direito, acima do gráfico, escolha o menu "Óbitos")

Capacidade de atendimento da rede hospitalar local (taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI);  ( Após clicar no link, na parte de baixo do site, lado esquerdo, na lista suspensa do menu "Dep. Regional Saúde e Municípios" e escolha a opção "Campinas") 

Taxa de contágio (Rt) (em 7 dias consecutivos); (Após acessar o link, é possível consultar a taxa de contágio no Estado de São Paulo ou escolher Sub-regiões como Campinas.)

Índice de vacinação da população; (Após entrar no link, clique no menu "Dose aplicadas por Município", utilize o filtro "DSR" para escolher a região "DSR VII - CAMPINAS" e, caso queira, selecione um município no filtro "Município")

Índice de vacinação da comunidade acadêmica. (Veja a "Imagem 2", gráfico acima)

 

 

E em qual etapa/cenário estamos hoje?

Quadro de observação dos indicadores (17/11/2021) -  clique aqui

Quadro de observação dos indicadores (03/11/2021) -  clique aqui

Quadro de observação dos indicadores (21/10/2021) -  clique aqui

Quadro de observação dos indicadores (13/10/2021) -  clique aqui

Quadro de observação dos indicadores (22/09/2021) clique aqui

 

 

 

 

 

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página