Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.
As Comissões Temáticas e Locais, viabilizam os espaços de diálogo com a comunidade, interna e externa, por meio de Fóruns de Desenvolvimento Institucional em cada câmpus, Conferência de Desenvolvimento Institucional, pesquisas quantitativas e qualitativas, Audiências Públicas, entre outros.
Veja as informações detalhadas sobre os PDIs, navegue pelos links abaixo:
Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2024-2029
Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2024-2029
Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2019-2023
Plano de Desenvolvimento Institucional PDI 2019-2023
Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) _2024-2029
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) deu início ao processo da primeira revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029. A ação cumpre o previsto no capítulo 1.7.3 do próprio plano, que estabelece revisões em dois momentos: 2025 e 2027. A iniciativa foi formalizada por meio da Resolução nº 42/2024, aprovada pelo Conselho Superior em 27 de agosto de 2024.
O processo de revisão está sendo conduzido por uma comissão instituída por meio da Portaria HTO IFSP n.º 0054, de 25 de abril de 2025. A comissão foi composta com base nas orientações dadas no COMUNICADO N.º 1/2025 - PRO-PRD/RET/IFSP, ficando com a seguinte composição:
Rayssa Ferreira Pires - representante discente
Augusto Emmel Selke - representante docente
José Valdemir do Nascimento - representante técnico-administrativo
Israel Souza Moraes - representante da administração
Kênia Cristina Pereira Silva - representante do ensino/presidente
Documentos da revisão do PDI 2024-2029:
Documentos do Campus Hortolândia
Documentos enviados pela Reitoria
Relatório de revisão do PDI 2024-2029 - em construção
Abaixo o cronograma previsto para realização dos trabalhos de revisão:
Diálogo com as CEICs e NDEs sobre ajustes em atribuição de aulas (Saída de um docente de Informática II e chega de uma docente de Pedagogia) * | 10/12/2024 - 19/03/2025 | Realizado. |
Atualização da Portaria da Comissão Local | 25/04/2025 | Realizada: Portaria HTO IFSP n.º 0054, de 25 de abril de 2025 |
Reunião com a comissão de revisão da reitoria | 05/05/2025 | Realizada. |
Levantamento dos dados da Plataforma Nilo Peçanha | 26/05/2025 | Realizado. |
Ajuste do Portal institucional | 29/05/2025 | Iniciado e em constante atualização. |
Entrega do relatório parcial (itens 1,2,3,4,5 e 6) | 30/05/2025 | Realizada: Relatório de revisão do PDI 2024-2029 |
Reunião da Comissão Local e envio de e-mail as CEICs e NDEs para devolutiva sobre conferências dos dados da Planilha do PDI (E-mail enviado em 19/03/2025) | 30/05/2025 | Realizada: Ata nº 1/2025 - Reunião 30/05/2025 - Comissão PDI |
|
05/06/2025 |
Realizada: Apresentação Ata em elaboração/assinatura |
|
12/06/2025 | Convocação |
Conclusão do Relatório | 26/06/2025 | A ser realizada. |
Audiência pública do relatório final/ Enviar Relatório Final para comunidade interna - Reunião on-line gravada | 01/07/2025 | |
Prazo para recebimento de sugestões sobre o relatório final | 07/07/2025 | Formulário de Contribuições Sugestões relatório: pdi.hto@ifsp.edu.br |
Reunião para análise das respostas do formulário e ajuste do calendário, caso seja necessário. | 08/07/2025 às 17h30 |
A ser realizada. Os servidores serão convidados via e-mail institucional. Estudantes e comunidade externa podem solicitar o link de acesso pelo e-mail pdi.hto@ifsp.edu.br |
Mandar a pauta para o CONCAM | 29/07/2025 | A ser realizada. |
Reunião do CONCAM | 05/08/2025 | A ser realizada. |
Entrega do relatório final, via processo no SUAP, à Comissão de Revisão do PDI 2024-2029, com a manifestação de ciência da direção-geral, incluindo as devidas correções de gramática, ortografia e atendimento, no mínimo, às Normas da ABNT 6023:2018 (referências) e 10520:2023 (citações). O não envio do relatório pela Comissão Local de Revisão do PDI na data prevista no cronograma implicará na permanência do relatório constante no PDI vigente |
01/09/ 2025 | A ser realizada. |
* Anteriormente a atualização da portaria da comissão, diálogos já estavam sendo feitos nas reuniões de coordenação de curso, juntamente com presidentes das CEICs e NDEs para ajustes em atribuições de aulas, visto que o campus teve a saída de um docente da área de Informática II e chegada de uma docente da área de pedagogia. Essas discussões iniciaram em 10/12/2025 e ocorreram também nos dias 25/02/2025 e 11/03/2025. |
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) _2024-2029
Os trabalhos para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP (PDI 2024-2029) tiveram início no mês de agosto de 2022, com a formação das comissões locais. O processo tem como premissa a análise do PDI vigente (2019-2023), para aprimoramento e alinhamento à realidade do momento atual do IFSP.
O PDI 2024-2029 contemplará o planejamento dos recursos de tecnologia da informação e da comunicação, por meio do PDTIC. Esse documento serve para descrever, de forma tática, como uma organização, no que se refere à TIC, pode realizar a mudança de uma situação atual para uma futura, a partir da definição de um plano de metas e ações.
O novo PDI teve sua metodologia de elaboração aprovada pelo Conselho Superior (CONSUP) e teve como princípio o planejamento participativo. Para tanto, a elaboração do PDI foi sob a responsabilidade de basicamente quatro tipos de comissões: Central, Local, Sistematização e Temáticas.
No Campus Hortolândia, a Comissão local para a construção do PDI foi designada pela portaria nº 0046/2022, de 1ª de junho de 2022, e alterada pela portaria nº 0065/2022, de 5 de setembro de 2022, ficando com a seguinte composição:
Rayssa Ferreira Pires - representante discente titular
Augusto Emmel Selke - representante docente suplente
Huyra Estevao de Araujo - representante docente titular
Tayná Povia de Oliveira Bergamaschi - representante técnico-administrativo titular
José Valdemir do Nascimento - representante técnico-administrativo titular
Israel Souza Moraes - representante da administração titular
Kênia Cristina Pereira Silva - representante do ensino titular/presidente
Documentos PDI 2024-2029:
Outros documentos PDI 2024-2029: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/LtgCssB2YKmBX5f
Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) _2019-2023
No dia 12 de março de 2019, o CONSUP aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP para o período de 2019 a 2023. Que pode ser conferido no portal institucional ifsp.edu.br
Estavam previstas duas revisões para o documento, mas, por consequência da pandemia de Covid-19, está sendo realizada uma única revisão. Até o dia 18/11/2021, a Comissão Local do nosso Câmpus deve enviar para a Comissão Central vários documentos que organizam a revisão no âmbito local.
Esse trabalho deve contar com a participação da comunidade interna e externa ao câmpus.
A Comissão Local do Câmpus Hortolândia estabeleceu o seguinte calendário de revisão:
- de 05/07 a 18/08: Preparação da documentação;
- entre 15/08 e 17/08: Reuniões com público-alvo e interessados da pós-graduação em Educação Básica e Proeja, com mobilização do poder público e movimentos sociais. Conversa com ex-alunos, comunidade externa e docentes do curso, para estudo da viabilidade de continuidade do curso de eletroeletrônica.
- 19/08: (Reunião geral no calendário) – Audiência Interna - confira: https://www.youtube.com/watch?v=PekEp9V_xw4
- até 10/09: Consulta Pública;
- 05/10: Audiência Externa: https://youtu.be/uG8_ZwGM91U
- Consulta Externa - participe pelo formulário: https://forms.gle/daE3S6CYVY1egJ9y9
- 12/11: Apreciação no CONCAM;
Vídeo da 5ª Reunião Ordinária do CONCAM: https://www.youtube.com/watch?v=AhryqBdB52I
Resolução do CONCAM que aprova a revisão do PDI 2019/2023: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/CjHesr6AEFz65Ns
- 18/11: Envio da documentação para a comissão central.
As reuniões acontecem todas as terças feiras, às 19h, por meio da Equipe Reuniões Gerais-HTO no Teams. Caso tenha ficado com alguma dúvida, queira enviar alguma sugestão ou receber mais informações, entre em contado pelo e-mail pdi.hto@ifsp.edu.br
Todos as atas das reuniões e audiências podem ser acessados aqui: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/7AMTH8iPKgCcwiL
Todos os outros documentos que integram o processo de revisão podem ser acessados aqui: https://hto.ifsp.edu.br/cloud/s/cobgoazYqc8x379
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) _2019-2023
O PDI anterior é o referente aos anos de 2014 a 2018 e pode ser acessado Acesse o PDI em vigência referente aos anos de 2014 à 2018.
A Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, criada através da Portaria nº 5.540, de 16 de outubro de 2014, teve como premissas:
- Acompanhar o processo de implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP no quadriênio 2014/2018, nos câmpus e reitoria;
- Orientar e monitorar ações, eventos e etapas gerais deste PDI;
- Analisar o processo vigente, retornando resultados que norteiem mudanças que se façam necessárias durante o processo.
No câmpus Hortolândia a Comissão Local de Acompanhamento do PDI foi estabelecida pela Portaria nº HTO.0016/2015, de 13 de março de 2015 e atualizada pela Portaria nº HTO.0067/2015, de 30 de novembro de 2015 e tem como membros:
- Ricardo Barroso Leite - segmento Docente
- Cássia Moretti - segmento Técnico Administrativo
- Cleber Fernandes Nogueira - segmento Sociopedagógico
- Emanuelle de Paulo Alves - segmento Discente
- Pablo Marcondes Guilherme da Silva - segmento Discente
Propostas de alteração aprovadas:
- Manutenção das ofertas de vagas para os cursos integrados de Automação Industrial, Informática e Mecânica, para os anos de 2017 e 2018;
- Mestrado Profissional em Matemática, com entrada a partir de 2018;
- Engenharia de Controle e Automação, com certificação intermediária em Tecnologia de Controle e Automação, com entrada a partir de 2018 (substituem os cursos de engenharia de Controle e Automação e Mecânica previstos inicialmente no PDI);
- Suspensão das vagas para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas período matutino;
- Suspensão das vagas dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes do período vespertino;
Atas de reuniões realizadas:
- Comissão de Acompanhamento do PDI 18/11/2015
- 1ª Reunião Deliberativa do PDI - Câmpus Hortolândia 09/12/2015
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 25/02/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 03/03/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 10/03/2016 a 07/04/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 14/04/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 09/05/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 16/05/2016
- Reunião do Grupo de Trabalho para Revisão e Acompanhamento do PDI - Câmpus Hortolândia 23/05/2016
- Reunião para apresentação do orçamento do câmpus e propostas de alteração do PDI - Câmpus Hortolândia 17/08/2016
- Reunião para apresentação das propostas de alteração do PDI para comunidade de servidores- Câmpus Hortolândia 19/08/2016
- Reunião deliberativa das propostas de alteração do PDI com toda comunidade - Câmpus Hortolândia 24/08/2016
Memorandos:
Legislação de referência:
- Plano Nacional de Educação 2014-2024
- Portaria 17 SETEC 2016 - diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
- Portaria 25 SETEC 2015 - conceitos e fatores para fins de cálculo dos indicadores de gestão das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
- Resolução 109 IFSP 2015 - Regulamento de Atribuição de Atividades Docentes
- Resolução 112 IFSP 2014 - Regulamento de Atribuição de Atividades Docentes
- Lei federal 11.892 - Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
- Decreto federal 5.773 2006 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino.
- Portaria 4.361 MEC 2004 - processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior,...
Planilha de Análise Consolidada
Redes Sociais